Phong Nha

Phong Nha

Outrora uma aldeia sonolenta, foi a descoberta de uma das maiores cavernas do mundo  que catapultou Phong Nha para o roteiro turístico do Vietname, como o centro do turismo de aventura do país.

Phong Nha-Ke Bang National Park

A atração principal é, sem dúvida, o Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, uma faixa acidentada de montanhas calcárias crivadas de cavernas gigantescas. É também o lar de animais selvagens ameaçados e grupos de minorias étnicas. A porta de entrada para esta terra de aventura é Phong Nha, uma vila acolhedora às margens do gracioso Son River.

 

 

O clima em Phong Nha

Algumas das cavernas fecham devido às chuvas entre novembro e janeiro. De abril a junho há a colheita de amendoim e surgem imensos enxames de borboletas na região, enquanto de julho a setembro a temperatura pode ser muito quente.

 

 

Transporte Phong Nha / Como chegar a Phong Nha

roads in Phong Nha National Park

Existem ligações ferroviárias desde as cidades de Ho Chi Minh e Hanói a Dong Hoi, nas proximidades. Também existem voos directos de ambas as cidades. De Dong Hoi, a forma mais fácil e prática para chegar a Phong Nha é de táxi. Uma vez em Phong Nha a melhor forma de se locomover é a pé, de bicicleta ou moto.

 

 

Onde ficar em Phong Nha

Hotelbooking

Phong Nha é um lugar fantástico para absorver a beleza da zona rural do Vietname. A melhor opção para os amantes da natureza é reservar uma casa de família, fazenda ou villa boutique nos campos de arroz - nos arredores da cidade. Aqui, você estará imerso na vida rural e acordará com belas vistas todas as manhãs. A cidade de Phong Nha também tem um punhado de opções de acomodação para escolher, incluindo albergues tranquilos e humildes casas de hóspedes à beira do rio.

A melhor seleção de alojamento para férias em Phong Nha

banner 320x50 pt

 

 

Onde comer em Phong Nha / Restaurantes em Phong Nha

    Three coloured sticky rice and grilled pork

A maioria das casas de família e casas de hóspedes oferece seus próprios menus para os hóspedes, o que é útil após um dia de aventura ao ar livre. Na cidade de Phong Nha, você encontrará pequenos restaurantes familiares que cozinham pratos vietnamitas e ocidentais. Vá para a Coffee Station para uma tigela de smoothie tropical ou café cultivado localmente, saboreie um sundowner no Momma D’s Rooftop ou experimente o menu de churrasco no Chao Restaurant.

DICA: Para uma verdadeira experiência culinária da fazenda à mesa, visite o The Pub with Cold Beer - uma atração de Phong Nha em si.

 

 

O que fazer em Phong Nha

Phong Nha best cave treks vietnam tourism

 

Visite a maior Caverna do Mundo

Son_Doong_Cave

Hang Sơn Đoòng é, segundo alguns critérios, a maior caverna do mundo. O seu tamanho é suficiente para acomodar um arranha-céus e tem seu próprio ecossistema de selva. Não é à toa que as excursões de vários dias para Hang Sơn Đoòng se esgotaram todos os anos desde que começaram em 2013. Uma expedição completa à caverna de Phong Nha tem uma duração mínima de 6 dias e um custo aproximado de 3.000 dolares americanos, mas para aqueles com menos tempo e fundos, existe imenso para explorar em Phong Nha.

 

Junte-se a uma expedição de 2 dias ao sistema de cavernas Tú Làn

Tu Lan

Entrar no mundo mágico do sistema de cavernas Tú Làn numa viagem de dois dias significa nadar em cavernas fluviais e acampar à beira de lagoas cheias de cascatas, enquanto os olhos redondos de esquilos voadores observam curiosamente do topo das árvores. Em Hang Nuớc Nứt, pode acampar na base de um penhasco de calcário e, em seguida, entrar no  mundo surreal de Hang Va. Hang Én apresenta uma magnífica e colossal câmara principal com piscinas turquesa cintilantes, enquanto as câmaras semelhantes a uma catedral da Caverna do Paraíso constituem a oportunidade única de se maravilhar com a beleza milenar deste local.

 

 

Vá em busca de vida selvagem

Phong Nha's

As selvas de Phong Nha são o lar de uma rica diversidade de flora e fauna. A melhor maneira de descobrir isso é no Hai’s Eco Conservation Tour. Mr.Hai, um jovem e entusiasta conservacionista, levá-lo-á ao Centro de Resgate da Vida Selvagem para ver macacos, langures, porcos-espinhos e muito mais. Durante a caminhada até as Cataratas de Thác Gió, poderá avistar macacos no seu habitat natural.

 

 

Comer ao ar livre

Alugue uma bicicleta e pedale até a vila de Bong Lai em busca do Pub With Cold Beer para uma das melhores experiências gastronómicas do país. Aqui, apenas um item está no cardápio: frango grelhado servido com imbatível molho de amendoim caseiro. Após o almoço, pedale um pouco mais e rafresque-se com uma bebida gelada enquanto contempla as vistas do vale do rio Cưỡng no miradouro da Wild Boar Eco Farm.

 

 

Pedale pela Eco-trilha Non Mooc

A Ecotrilha Non Mooc permanece serena, com suas águas turquesas frescas e impetuosas, convidando a um mergulho refrescante sempre que a temperatura sobe.

É possível pedalar aqui através de fazendas e cruzar a trilha Ho Chi Minh original num passeio de bicicleta com a “Phong Nha Adventure Cycling”. Alternativamente, poderá aluguar uma bicicleta e fazer a sua própria aventura.

 

 

Guia completo para Phong Nha

Phong Nha é o verdadeiro paraíso para os aventureiros

Ngo Trần Hải An

Milhões de anos de inundações esculpiram as maiores cavernas do mundo, rios sinuosos entrelaçam-se em cársticos antigos e montanhas cobertas de selva dão cor a uma atmosfera de outro mundo.

As cavernas colossais podem ser a atração principal, mas dê um pouco mais de atenção ao seu redor e o Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang revelará trilhas para caminhadas, caminhos rurais e rios perfeitos para a canoagem. Embora este seja o principal destino de aventura do Vietname, Phong Nha ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, o que faz com que seja agora a altura ideal para a sua visita. As cavernas são imaculadas, os habitantes locais são amigáveis ​​e você vai se sentir como se tivesse a vida selvagem só para si.

 

 

Campismo e espeleologia em Phong Nha

Phong Nha Cave

As cavernas em Phong Nha variam das pequenas às colossais. Por razões de conservação, as autoridades locais restringem o acesso às cavernas maiores. Algumas empresas de turismo têm direitos exclusivos para levar os viajantes para o interior de certas cavernas, enquanto outras estão abertas a todos. Son Doong assoma como uma das maiores maravilhas naturais do mundo, mas não deixe que isso ofusque o fascínio dos outros tesouros de Phong Nha.

DICA: Tenha em consideração que muitas das cavernas de Phong Nha são inacessíveis durante a estação das chuvas (de outubro a dezembro). Tente visitá-las noutras alturas do ano, se tal for possível.

 

 

Caverna de Son Doong

Hang Son Doong

Son Doong é a maior caverna do mundo, com estalagmites que competem em altura com o Big Ben de Londres. Uma expedição a Son Doong leva pelo menos quatro dias, com locais para acampamento montados em partes pitorescas da trilha. Esta é a expedição mais desafiadora e cara da região, e muitas vezes agendada com meses de antecedência.

Inside Phong Nha Cave

 

 

Sistema de Cavernas de Tu Lan

Tu Lan

O sistema de cavernas Tu Lan permite que você navegue, nade, escale e rasteje por uma rede aparentemente interminável de túneis. Se você gosta de flutuar em rios subterrâneos e cavar em passagens estreitas, este é o sistema de cavernas ideal para si. As excursões a Tu Lan variam de viagens moderadas de um dia a expedições completas de quatro dias.

DICA: Partes do blockbuster Kong: Skull Island de 2017 foram filmadas no interior e ao redor do sistema de cavernas Tu Lan. Assista ao filme para ter um gostinho da paisagem que o espera.

 

 

Hang Va e Nuoc Nut

Hang Va

Famosas por suas estalagmites impressionantes e piscinas naturais pitorescas, Hang Va e Nuoc Nut são ideais para uma excursão de dois dias. A viagem é curta, mas desafiadora, pois você precisará navegar em rochas afiadas e escalar passagens cársticas para acessar as cavernas. Hang Va é, sem dúvida, o destaque, especialmente de janeiro a março, quando as piscinas naturais estão em sua plenitude.

 

 

 

Pygmy Cave - Caverna Pigmeu

    Setting up camp near the entrance of Hang Pigmy

Explorar a Caverna Pigmeu, a quarta maior do mundo, envolve uma expedição desafiadora de três dias completa com rapel e escalada. No caminho, você vai nadar em rios subterrâneos em Tiger Cave e navegar por lagoas cor de jade em Over Cave. Se você não tem tempo ou orçamento para Son Doong, Pygmy Cave oferece uma ótima alternativa por uma fração do preço.

 

 

Hang En

Hotelbooking

Uma caminhada moderada de um dia inteiro pelo parque nacional leva-o a Hang En, a terceira maior caverna do mundo. As expedições a Hang En incluem pernoita na selva ou na entrada da caverna, sob milhares de andorinhas velozes.

DICA: para expedições a Son Doong, Hang En, Tu Lan, Hang Va e Nuoc Nut, você precisará reservar passeios diretamente com Oxalis. Tente contatá-los com antecedência para evitar decepções.

 

 

 

Caverna Phong Nha e Caverna Paraíso

Hotelbooking

Phong Nha Cave e Paradise Cave são as atrações mais populares do parque nacional. Ambos são passeios agradáveis ​​e simples de meio-dia, facilmente reservados através do seu hotel. A entrada para Phong Nha Cave apresenta uma jornada ao longo do rio, enquanto na Paradise Cave, uma série de passarelas de madeira permite que você explore o local com segurança. Se você estiver viajando com crianças, essas duas cavernas permitirão que elas participem da diversão.

 

 

Passeios de Caiaque

Para uma maneira alternativa de ver a caverna Phong Nha, experimente um passeio de caiaque longe das multidões. Hang Toi, a poucos quilómetros de distância, também apresenta uma divertida seleção de atividades, incluindo canoagem, natação e tirolesa. Planejando sua própria aventura de caiaque? Oxalis e Victory Road Villas alugam caiaques para viagens independentes ao longo do pitoresco rio de Phong Nha.

 

 

Trekking e Caminhadas

A paisagem do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang é diferente de qualquer outro lugar do Vietname. Se a exploração de cavernas não atrai, caminhar é uma maneira gratificante de encontrar a paisagem exuberante de Phong Nha. Caminhadas organizadas são a melhor maneira de explorar a área, já que especialistas locais o levarão por trilhas escondidas desconhecidas para outros viajantes. Se você ama a vida selvagem, considere um passeio noturno ou faça uma visita a centros de resgate de animais em uma excursão ecológica com caminhada de dois dias. Hai’s Eco Tour e Jungle Boss são dois dos melhores equipamentos para caminhadas na área.

DICA: Não tenha medo de molhar os pés! Os melhores percursos para caminhadas e ciclismo passam por rios e riachos - traga calçado adequado.

 

 

 

Passeios de bicicleta e moto

Aprofunde-se na zona rural ao navegar por ruas estreitas, cruzar arrozais e riachos. Muitos hotéis oferecem aluguer gratuito de bicicletas para andar pela cidade. Para ver mais do interior, siga em direção à rodovia Ho Chi Minh até o vale de Bong Lai. Esta área pitoresca é o lar de fazendas, miradouros e piscinas naturais. É um circuito de 15 quilómetros através de um cenário calmo e de beleza incrível.

Se você é um ciclista ávido, tente percorrer as estradas pavimentadas do parque nacional - apenas certifique-se de ter uma mountain bike adequada, um mapa e bastante água. Para uma experiência mais envolvente, reserve um passeio de bicicleta com guias locais que podem mostrar caminhos não mapeados e apresentá-lo aos fazendeiros e moradores. Sentindo-se relaxado? Um passeio de moto permitirá que você aprecie a paisagem sem grandes esforços físicos.

DICA: O Phong Nha Adventure Cycling está preparado para passeios de bicicleta de qualidade com boas mountain bikes e guias especializados. O Hai’s Eco Tour também oferece passeios de moto com motoristas locais licenciados.