Os melhores locais para visitar na Albânia

Albânia

Apesar de ser um país pequeno, há muito para ver e fazer na Albânia. Fazendo fronteira com a Macedónia, Grécia, Kosovo e Montenegro, a longa costa da Albânia é uma das mais belas do mundo.

Embora a Albânia esteja lentamente a ganhar notoriedade em turísticas, permanece ainda extremamente desconhecida e quase completamente preservada.

 

Como chegar à Albânia:

Muitas companhias aéreas europeias oferecem conexões para a capital, Tirana. Entre essas, encontram-se a Alitalia, Adria Airways, Lufthansa, Malev ou Turkish Airlines.

Não existem voos domésticos no país pelo que o principal meio de transporte na Albânia são os autocarros de carreira, sempre irremediavelmente superlotados.

Aeroportos na Albânia: Aeroporto de Tirana (TIA)

Procura e reserva de Voos

 

 

 

Onde ficar na Albânia:

A melhor seleção de alojamento para férias na Albânia

banner 320x50 pt

 

 

 

A Albânia possui alguns dos melhores exemplos da arquitetura otomana do mundo, junto com o ar mediterrâneo extremamente límpido e praias incrivelmente fabulosas.

E, talvez o melhor de tudo, viajar para a Albânia continua a ser extremamente acessível, mesmo em comparação com grande parte do resto desta parte da Europa.

Deixamos aqui algumas sugestões dos melhores lugares para visitar na Albânia!

Riviera albanesa / Férias na Riviera albanesa

Riviera Albanesa

A Riviera albanesa é o destino turístico mais popular do país. A riviera albanesa tem uma reputação crescente como um importante local de música, com muitos festivais internacionais de música - incluindo Turtle Fest e Soundwave Albânia.

Discotecas como a Folie Marine na praia de Jale e Havana Beach Club perto de Dhermi atraem jovens de toda a Europa para a Riviera albanesa.

A cidade litorânea de Himara é um dos melhores lugares da Riviera para se visitar, enquanto a Praia de Porto Palermo, a Praia Llamani e a Praia Filikuri são alguns dos melhores trechos de areia da área, enquanto a Praia Drymades é um dos locais mais animados.

A melhor seleção de alojamento para férias na Riviera albanesa

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Tirana / Férias em Tirana

Tirana

A capital da Albânia, Tirana é ponto de partida para muitas pessoas explorarem os melhores lugares da Albânia.

A cidade em si tem poucos locais turísticos imperdíveis, mas a mesquita Et'hem Bey do século XVIIIvale bem uma visita.

O povo de Tirana, como a grande maioria dos albaneses locais, é excepcionalmente amigável e a cidade é extremamente acessível, com comida e bebidas surpreendentemente excelentes, ambas muito baratas.

A Praça Skanderbeg é um dos lugares mais importantes de Tirana e é aqui que também se encontra o Museu da História Nacional.

No coração da Praça Skanderbeg - e, portanto, no coração de Tirana - está uma estátua do histórico herói nacional albanês Skanderbeg.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Tirana

banner 320x50 pt

 

 

Berat / Férias em Berat

berat

Berat situa-se no centro da Albânia e acredita-se que seja uma das cidades mais antigas do país. Berat é frequentemente conhecida pelo seu apelido - a Cidade das Mil Janelas - devido à sua mistura de arquitetura otomana e albanesa.

O principal local turístico de Berat é o castelo do século XIV, Kalaja, que ainda abriga centenas de pessoas. Anteriormente uma das cidades albanesas mais importantes do Império Otomano, Berat foi adicionada à lista de locais do Patrimônio Mundial da Unesco em 2008.

A Igreja de Santa Maria de Blachernae é imperdível para quem visita Berat, assim como o bairro Mangalem.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Berat

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Saranda / Férias em Saranda

Saranda

Saranda é um dos locais turísticos mais badalados da Albânia, com a cidade passando por um grande desenvolvimento nos últimos 20 anos.

Saranda é o lar de algumas das praias inesquecíveis da Albânia, enquanto o Patrimônio Mundial da Unesco em Butrint está localizado nos arredores de Saranda e também vale a pena uma visita.

O Castelo Lekursi é um dos melhores lugares para se visitar em Saranda, com pessoas que se aglomeram aqui para desfrutar de um pôr-do-sol deslumbrante. Saranda está localizada a uma curta viagem pelo Mar Jônico da popular ilha grega de Corfu.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Saranda

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Gjirokastra / Férias em Gjirokastra

    Gjirokastra

Com o seu centro histórico a figurar na lista do Património UNESCO, Gjirokastra é, sem dúvida, um dos melhores lugares para visitar na Albânia. A arquitetura única do período otomano - com casas projetadas como pequenos castelos - pode ser encontrada em todo Gjirokastra, que tem um museu militar e uma galeria de arte em seu castelo incrível que domina o horizonte.

Um festival de folclore também acontece no castelo de Gjirokastra a cada cinco anos - o último foi em 2015. Visitar o antigo bazar otomano em Gjirokastra deve estar na agenda para quem visita esta parte do país.

Gjirokastra é famosa por ser o local de nascimento do escritor de renome mundial Ismail Kadare e do ex-ditador Enver Hoxha da Albânia - hoje, suas antigas casas são museus.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Gjirokastra

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Kruja / Férias em Kruja

Kruja

Localizada a uma curta viagem da capital Tirana, Kruja é um local de visita obrigatória para quem vai à Albânia pela primeira vez.

Kruja abriga o museu etnográfico nacional, mas é mais conhecido por ser onde o museu Skanderbeg pode ser encontrado. Localizado no castelo Kruja, o museu é uma das atrações turísticas mais importantes e populares da Albânia.

Foi a partir desta fortaleza que o herói da Albânia - George Kastrioti Skanderbeg - defendeu o país da invasão otomana ao longo de um período de três décadas.

O castelo também oferece vistas deslumbrantes do Mar Adriático. O parque nacional Qafe Shtama e a tumba de Sari Saltik também estão localizados perto de Kruja.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Kruja

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Theth / Férias em Theth

Theth

Longe das maiores cidades da Albânia, no norte do país, está Theth. Localizada no alto dos Alpes Albaneses, Theth é uma área designada de grande beleza natural e é fácil perceber porquê.

O Parque Nacional Theth é talvez o lugar mais bonito de toda a Albânia, com sua Cachoeira Grunas e a Torre Lock-in, ambas extremamente populares entre os visitantes.

Os picos das montanhas de Thethi, Boga, Razma e Vermoshi proporcionam uma experiência inesquecível da Albânia em seu estado mais natural.

Os adeptos das caminhadas e amantes da natureza considerarão Theth um dos melhores lugares para se visitar durante uma viagem à Albânia.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Theth

banner 320x50 pt

 

 

 

 Ilhas Ksamil / Férias em Ksamil

Ksamil

O destaque da Riviera albanesa talvez sejam as ilhas Ksamil, um grupo remoto de três pequenas ilhas localizadas ao largo da costa, acessíveis apenas por barco a partir da pequena cidade de Ksamil.

Parte do maior Parque Nacional Butrint, as Ilhas Ksamil são um exemplo fantástico da Albânia em sua forma mais original e intocada.

Visitar a Blue Eye Spring também é uma obrigação para quem deseja experimentar o que Ksamil tem a oferecer durante suas férias mágicas na Albânia. Julho e agosto são as épocas do ano mais movimentadas para as Ilhas Ksamil, mas mesmo assim há poucos turistas por aqui.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Ksamil

banner 320x50 pt

 

 

 

Shkodra / Férias em Shkodra

Shkodra

A maior cidade do norte da Albânia, Shkodra é frequentemente considerada a capital cultural do país. Tal deve-se ao facto da cidade abrigar eventos como o Carnaval, o Dia do Lago, Festival das Crianças e Shkodra Jazz Fest, enquanto também abriga um famoso castelo histórico notável por seu importante papel durante a Primeira Guerra dos Balcãs.

Shkodra tem um lago simplesmente lindo, enquanto a cidadela medieval de Drisht fica a apenas alguns quilómetros de distância. O famoso teatro Migjeni também fica em Shkodra, assim como um mercado que também vale a pena visitar. A culinária Malazeze de Shkodra é talvez a melhor da Albânia.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Shkodra

banner 320x50 pt

 

 

 

Vlore / Férias em Vlore

Vlore

No sudoeste da Albânia fica o popular resort costeiro de Vlore, que há muito é mais conhecido por sua produção de azeitonas - acredita-se que abrigue cerca de 280.000 oliveiras.

Vlore tem muitos locais históricos importantes, mas talvez o mais famoso deles seja o Edifício da Proclamação da Independência da Albânia, onde a Albânia declarou independência há pouco mais de 100 anos.

Hoje, existe um monumento dedicado a este momento decisivo na história da Albânia. A área de Cold Water em Vlore é popular entre os turistas mais jovens devido à sua escolha de bares e restaurantes da moda.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Vlore

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Durres / Férias em Durres

Durres

Principal porto da Albânia, Durres também é uma das cidades mais antigas do país. Durres é mais famosa por abrigar o maior anfiteatro dos Bálcãs, enquanto o trecho litorâneo preservado da Baía de Lalzit é um dos lugares mais bonitos da Albânia para se visitar.

Os turistas devem considerar reservar um tempo fora de suas programações para visitar o Museu Arqueológico de Durres, o Teatro Aleksander Moisiu e a Villa Real de Durres durante sua estada na segunda maior cidade da Albânia.

Muitos eventos culturais e festas são realizados em Durres ao longo do ano.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Durres

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Pogradec / Férias em Pogradec

Pogradec

Um dos lugares mais promissores para se visitar na Albânia é Pogradec, que pode ser encontrado nas margens do Lago Ohrid, no leste da nação.

O Lago Ohrid é o lago mais profundo da região dos Balcãs e, embora o lado macedônio do lago seja mais popular, a costa da Albânia está definitivamente em alta.

Pogradec é famosa por seu rico folclore, enquanto o Festival de Teatro de Marionetas é um dos eventos mais interessantes do calendário de turismo da Albânia.

O impressionante Parque Nacional Shebenik-Jabllanice fica a cerca de 30-45 minutos de Pogradec também, enquanto as nascentes de Drilon também estão próximas.

A melhor seleção de alojamento para  férias em Pogradec

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Lago Koman

lake Koman

Para a paisagem mais deslumbrante de todos os Bálcãs, visitar o Lago Koman, na Albânia, deve estar na lista de coisas para fazer de qualquer visitante.

Muitas vezes descrito como um dos melhores passeios de barco do mundo, a viagem leva os visitantes da barragem hidroelétrica em Koman ao porto de Fierza.

Embora os habitantes locais que usam o barco regularmente possam agora aceitar a beleza agreste das montanhas albanesas, qualquer visitante pela primeira vez achará as vistas da balsa do Lago Koman de cair o queixo. A viagem na balsa também é uma grande oportunidade para ver como é a vida de muitos albaneses em áreas remotas.

 

 

 

 

Apolónia

Apolónia

Apolónia já foi uma das cidades mais importantes do mundo e, como tal, é um destino obrigatório para quem visita a Albânia pela primeira vez.

Localizadas no coração da Albânia, com fácil acesso a partir da cidade de Fier, as ruínas de Apollonia são de tirar o fôlego e as vistas desta parte do país também são excelentes.

 

 

 

 

Passo de Llogara

    Llogara Pass

O Llogara Pass é um dos lugares mais famosos da Albânia, com uma das estradas mais espetaculares do mundo.

Localizada no meio do Parque Nacional Llogara, a estrada percorre mais de 1.000 metros acima do nível do mar e a paisagem vai tirar o fôlego.

No topo da passagem, há uma boa variedade de restaurantes, que são locais ideais para desfrutar de algumas das vistas mais deslumbrantes da Albânia.

O próprio Parque Nacional de Llogara é o lar de animais como a águia-real, o gato selvagem europeu e o gamo.

Uma viagem de carro de Tirana a Saranda pelo Passo de Llogara deve levar algumas horas, mas conte sempre com mais algum tempo do que o previsto já que pelo caminho irá encontrar muitas razões para parar e fotografar a área.

 

 

 

As melhores Praias da Albânia:

Saranda

Saranda

 

 

 

Ksamil

Ksamil

 

 

 

Syri Kalter - O Olho Azul

The Blue Eye (Syri Kalter)

 

 

 

Dhermi

Dhermi

 

 

 

Borsh

    Borsh

 

 

 

Himara

Himara

 

 

 

Bunec

Bunec

 

 

 

Lukova

Lukova

 

 

 

Palasa

Palasa

 

 

 

Praia Jalë

Jale

 

 

 

Praia Pasqyrat

    Pasqyrat Beach

 

 

 

Praia Golem

Golem

 

 

 

Praia Orikum

Orikum Beach

 

 

 

Praia Gjipe

Gjipe

 

 

 

Praia Zvërnec

    Zvërnec