Sobre a Estónia

Lahemaa National Park

Aqui encontrará algumas informações úteis sobre a Estónia, como o clima, línguas oficiais, moeda oficial, regime de entrada e estada, regime de vistos, transportes, condições de segurança, condições de saúde, telecomunicações, e muito mais.

República da Estónia, designação oficial da Estónia, cobre uma área com 45.339 km2 e está situada nas margens do Mar Báltico. A capital, Tallinn, está apenas a 85 km a sul de Helsínquia, capital finlandesa. A Estónia é limitada a oeste e a norte pelo Mar Báltico e faz fronteira a leste com a Rússia e sul com a Letónia.

A Estónia tem uma população de cerca de 1,34 milhões de habitantes e uma densidade populacional de 30 habitantes por km2. As cidades mais importantes são Tallinn, com 400 mil habitantes, Tartu com 101 mil, Narva com 69 mil, Kohtla-Järve com 48 mil e Pärnu com 46 mil habitantes.

A Estónia é uma democracia parlamentar com uma constituição republicana. Nos princípios do século XIII a Estónia foi subjugada ao domínio da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos, tendo sido sucessivamente ocupada por dinamarqueses, suecos, polacos e russos. Declarou a sua independência em Fevereiro de 1918 mas foi anexada em 1940 pela União Soviética. A independência só foi recuperada em 1991. A constituição republicana foi aprovada em Junho de 1992.

O Presidente é eleito por um colégio eleitoral por um período de 5 anos. A actual Presidente, foi eleita a 10 de Outubro de 2016, é a Sra. Kersti Kaljulaid

O Parlamento é composto por 101 membros e é eleito por sufrágio universal, por um período de 4 anos. As últimas eleições foram realizadas em 01 de Março de 2015. O actual Primeiro-ministro é o Sr. Juri Ratas (Partido do Centro Estónio).

O país está dividido em 15 concelhos, 205 municipalidades rurais e 42 cidades. Os membros dos conselhos municipais são eleitos por um período de três anos.

A adesão à União Europeia foi em 1 de maio de 2004. É membro do espaço Schengen desde 21 de Dezembro de 2007.

 

 

O Clima na Estónia:

O clima da Estónia é temperado, caracterizado por verões quentes e Invernos não excessivamente frios. A temperatura média máxima no verão é de cerca de 21°C (Julho) e de –14°C (Janeiro) no Inverno. Ocasionalmente as temperaturas podem subir no verão aos 30°C e no Inverno o termómetro descer aos 23°C negativos.

 

 

Língua Oficial na Estónia

A língua oficial é o estónio falado por 68% da população. Outras línguas: russo (25,6%), ucraniano (2,1%) e finlandês (0,9%). O turista fluente em inglês não encontrará grandes dificuldades em se fazer compreender nas grandes cidades Tallinn, Tartu e Pärnu, nas cidades junto à fronteira leste como Narva ou Kohtla-Järve não serão de menosprezar bons conhecimentos de língua russa.

 

 

Moeda local / sistema bancário na Estónia:

A unidade monetária é o Euro (Euro). É membro da zona Euro desde 1 de Janeiro de 2011.

Os Bancos estão abertos de 2.ª a 6.ª feira das 9.00h às 16.00h. As caixas automáticas aceitam, pelo menos, os seguintes cartões: Visa, Visa Electron e Maestro.

Em caso de necessidade urgente de fazer/receber transferências de dinheiro: escritórios da Western Union, Hansapank e Uhispank.

Regime de entrada e estada na Estónia:

Embora não seja necessário visto, necessita de bilhete de identidade válido. Se pretender permanecer na Estónia por mais de 90 dias necessita de uma visto de negócios ou visto de residência.

 

 

Condições de segurança na Estónia:

Boas. A Estónia é um país seguro com baixas taxas de mortalidade. Não existem zonas de particular risco no território estónico. Como em qualquer país ou cidade com elevada afluência turística, e em particular no centro histórico de Tallin e áreas circundantes, será aconselhável não deixar sem vigilância bens pessoais, bagagem, computadores pessoais, telemóveis ou outros de valor material significativo.

A documentação e os cartões bancários devem, se possível, ser guardados no cofre do hotel ou em lugar seguro.

Os cuidados com bens pessoais devem ser redobrados nos transportes públicos, portarias de hotéis, restaurantes, estações de comboio, aeroportos ou centros comerciais, tudo zonas com afluxo considerável de pessoas.

Visibilidade e Segurança:

Os refletores são obrigados por lei e devem ser usados para tornar os pedestres visíveis em condições de pouca luz, por isso, certifique-se antes de sair à noite que colocou um deles na sua roupa, bolsa, mochila e pedais da bicicleta.

Fora das cidades a circulação automóvel deve ser feita, de preferência, de dia (à noite as estradas são amiúde atravessadas por animais de grande porte que vivem em bosques estónios) e o estacionamento em parques privativos, em especial no centro de Tallin onde escasseiam lugares de rua.

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:

- Polícia – 110

- Emergência Médica – 112 (ambulância, bombeiros).

 

 

Transportes na Estónia:

Transportes públicos em autocarros, eléctricos e tróleis sempre cheios podem ser um meio de transporte pouco apetecível, mas funcional.

Transporte aéreo

O aeroporto internacional de Tallinn tem um serviço de informações telefónico (00372 6058888) ou por Internet - www.tallinn-airport.ee. A companhia aérea Estonian Air fornece informações telefónicas pelo 00372 6313302.

Transporte rodoviário

Aluguer de automóveis: Avis, Budget, Europcar, Hertz.

Táxis (em estónio taxi ou takso: verifique se se trata de um táxi oficial com taxímetro visível. Os preços variam entre 0,50 e 0,65 euros por quilómetro, a começar por 2,50.

Transporte ferroviário

Caminhos-de-ferro: informações pelo telefone (00372 6156851) ou por Internet (www.evr.ee).

Transporte marítimo

Tráfego marítimo: ligações diárias para Helsínquia (Finlândia):

- ECKERÖ LINE: Tel. 00372 6312412 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

- SILJA LINE: Tel. 0049 (0) 40547541222;

- TALLINK: Tel. 0049 40 547 541 222 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

- NORDIC JET LINE: Tel. 00372 6137000 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

- LINDA LINE: Tel. 00372 6 999 331\ 412 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

 

Alojamento na Estónia

Não é fácil encontrar alojamento, e o seu custo é, em geral, elevado, principalmente na capital. Existem em todo o país inúmeros estabelecimentos hoteleiros, de várias categorias, classificados segundo as normas europeias.

 

Estónia

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias na Estónia

banner 320x50 pt

 

Hotéis para todos os gostos e orçamentos. Seja num luxuoso Hotel de 5 estrelas ou num bom Hotel de 4 estrelas, Alojamentos, Gites, Hotéis com piscina, Apartamentos, Hotéis económicos, Hotéis com Spa, Hotéis Românticos, Hotéis só para adultos, Hotéis All Inclusive, All Inclusive Resorts, Aparthotéis, Hotéis para golfe, Hotéis de Luxo, Aldeamentos turísticos, Hotéis Design, Casas de hóspedes, Resorts, Hostels, Alojamentos de Acomodação e Pequeno-almoço, Quartos em Acomodações Particulares, Casas de campo, aqui encontra tudo. É só escolher a solução que melhor se adapte a si!

botaobooking

 

 

Cuidados de saúde na Estónia:

É aconselhável obter, antes do início da viagem, um seguro de viagem abrangente. Os cidadãos UE devem verificar se o seu prestador de cuidados de saúde no seu Estado-membro tem um acordo com o Fundo de Seguro de Saúde da Estónia (Estonian Health Insurance Fund), deve ainda viajar com Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC). Embora o EHIC não seja um substituto do seguro médico e de viagem, dá-lhe o direito de receber tratamento médico de urgência nos serviços públicos nos mesmos termos que os cidadãos estónios.

Não são exigidos certificados internacionais de vacinas aos viajantes, mas é aconselhável que o seguro de viagem cubra a maior parte dos riscos possíveis. Se planeia visitar zonas de bosque no interior do país, em especial no verão, é recomendável que se vacine contra a encefalite, a difteria e a hepatite A.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

Tallinn:

- Primeiros Socorros: +372 6971145 (serviço disponível em inglês);

- Hospital Central: +372 666 1900 - www.keskhaigla.ee;

Farmácias: procure letreiro em estónio APTEEK.

P.ex., na rua Tõnismägi 5, Tel. (00372) 6442282, existe uma farmácia, Tõnismäe Südameapteek, aberta 24 horas.

Dentistas: p.ex. Eurodent (00372) 6115551.

 

 

Telecomunicações na Estónia

Os telefones públicos operam com moedas ou cartões (vendem-se p.ex. nos quiosques ou nos postos de correio). A rede de telemóvel cobre praticamente todo o país. Antes de viajar consulte a sua companhia em Portugal para efeitos de compatibilidades do seu telemóvel.

Leis locais:

Esteja ciente que quando se encontra na Estónia se lhe aplicam também as leis e sanções locais, inclusive aquelas que lhe parecem duras demais segundo os padrões portugueses. Se for detido ou preso, a proteção consular fará o possível para ajudá-lo, mas não poderá, no entanto, libertá-lo da prisão, pagar as suas contas do hotel, do médico, do advogado, de viagens ou outras.

Tenha em atenção que a legislação estoniana prevê também sanções para todos os delitos de drogas, até mesmo pela posse de pequenas quantidades, sendo que tais sanções incluem multas pesadas e pena de prisão.

 

Para mais informação importante sobre o destino, antes de viajar, não deixe de consultar os conselhos ao viajante no portal da Comunidades.

Mais Informao

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.


travel 2 icon

 

Pacotes de Férias

tracking route icon

 

Circuitos

cruise icon
 

Cruzeiros

Transport Airplane icon
 

Voos

Household Bed icon
 

Hotéis

car icon
 

Aluguer de Carro

colosseum icon
 

Passeios Turísticos

insurance icon
 

Seguro de Viagem

 

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao