Sobre a Guiana Francesa

A Guiana Francesa, é uma região e departamento francês – Département et Région d’Outre-Mer (DROM) – na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil e Suriname.

As competências desses dois níveis administrativos são exercidas no âmbito de uma colectividade territorial única, cujo órgão deliberativo é a assembleia da Guiana. Tem uma área de 83.846 km e uma população de 259.865 habitantes (2015), sendo a segunda maior região da França e a segunda menos populosa. É também o departamento mais arborizado, uma vez que 98% do território é coberto por floresta equatorial.

Regista-se o risco de transmissão do vírus Zika na Guiana Francesa e têm sido confirmados casos de Febre-amarela e Dengue. Visite a medicina do viajante, para adoptar as precauções necessárias, antes de se dirigir a este destino.

Não registo recente de actividade terrorista na Guiana Francesa e os níveis de criminalidade são baixos, embora ocorram crimes violentos. Aconselha-se aos viajantes as normais precauções.

A estação chuvosa na Guiana Francesa, durante a qual podem ocorrer tempestades tropicais, ocorre entre Dezembro e Julho.

O apoio consular pode ser limitado na Guiana Francesa. Utilize, em caso de necessidade, os seguintes contactos:

Gabinete de Emergência Consular:

  • Telefone de 24 Horas) +351.21.792.97.14
  • Telemóvel de Emergência (atendimento Emergência (atendimento 24h):

  + 351.961.706.472 e/ou Consulado-Geral em Paris: + 33.6.95.83.57.11”