Férias na Islândia

Islândia

Islândia, um país de contrastes extremos que apaixona qualquer visitante.

Islândia

Conhecida como a terra do fogo e gelo, a Islândia é lar dos maiores glaciares da Europa e de alguns dos vulcões com maior atividade no mundo, um país de contrastes extremos, paisagens incríveis… e muito mais.

Qualquer altura do ano é excelente para visitar este incrível país nórdico com uma população de pouco mais de 319.000 habitantes espalhados por uma área total de 103.000 km2.

A Islândia, uma grande ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico, é a massa terrestre mais nova na Europa, forjada em erupções vulcânicas há 18 milhões de anos.

Desde os campos de lava cobertos de musgo no sudoeste, às planícies áridas no centro, até os fiordes crescentes no noroeste, um passeio pela Islândia comprova a grande diversidade de paisagem, que muda a cada quilómetro percorrido, assim como o clima, tudo com uma magia e charme único.

Formado pelas implacáveis ​​forças da natureza, o ambiente natural áspero da Islândia criou uma nação resiliente que aprendeu a existir em condições extremas e aproveitar os recursos naturais para sua própria prosperidade.

O turismo é um dos setores que registam maior crescimento da economia islandesa.

Na última década, o número de turistas aumentou em mais de cem por cento, atingindo 566 mil em 2011 que movimentaram cerca de 824 milhões de euros no país.

A Islândia possui as mais diversas atrações turísticas.

As características naturais, principalmente as mais peculiares como os geiseres, as piscinas quentes de lama e os glaciares, atraem muitos visitantes para o país.

Uma das principais atrações é a Lagoa Azul, famosa principalmente pelas suas propriedades terapêuticas.

Sendo o país com a menor densidade populacional da Europa, os cenários naturais da Islândia encontram-se incrivelmente bem conservados, o que atrai, além dos turistas, muitos fotógrafos e artistas.

Na Islândia, estão dois patrimônios mundiais declarados pela UNESCO, o primeiro deles é o parque nacional de Thingvellir, notório porque no local funcionou o parlamento do país a céu aberto até 1768; o segundo é a ilha de Surtsey, que surgiu na década de 1960 a partir de uma erupção vulcânica, e permaneceu intocada desde então.

 

O Clima na Islândia

O clima da costa da Islândia é oceânico subpolar: os verões são frescos e curtos, os invernos suaves com temperaturas medias a rondar os 0ºC.

As temperaturas no país são amenas comparadas com outras regiões na mesma latitude devido à corrente marítima do Golfo, cujo fluxo de água quente faz com que os invernos sejam menos rigorosos.

No verão os dias são longos, sendo que no final de junho escurece (nunca é totalmente noite) à meia-noite e amanhece às 3 da manhã. As auroras boreais podem ser visualizadas desde o final do mês de agosto. No inverno as noites são longas, invertendo-se as horas com luz solar. O clima no sul é mais quente do que no norte do país, porem húmido e ventoso.

O centro da ilha tem temperaturas mais baixas devido à sua elevada altitude e por isso é inabitado.

 

Línguas: A língua oficial é o islandês.

Moeda local/ Sistema Bancário

A moeda local é a coroa islandesa.

O sistema bancário é bom e eficaz. Os principais cartões de crédito são aceites.

 

Como Chegar:

O aeroporto internacional de Keflavík encontra-se a cerca de 50 minutos de autocarro do centro de Reiquiavique.

Aeroporto Internacional Keflavik (KEF)

Procura e reserva de Voos

Aeroportos Regionais:

Aeroporto de Akureyri (AEY), Aeroporto de Reiquiavique (RKV), Bildudalur Airport (BIU), Breiddalsvik Airport (BXV), Egilsstaðir Airport (EGS), Gjogur Airport (GJR), Grimsey Airport (GRY), Hjaltabakki Airport (BLO), Holmavik Airport (HVK), Hornafjordur Airport (HFN), Husavik Airport (HZK), Isafjordur Airport (IFJ), Kopasker Airport (OPA), Nordfjordur Airport (NOR), Patreksfjordur Airport (PFJ), Raufarhofn Airport (RFN), Saudarkrokur Airport (SAK), Siglufjordur Airport (SIJ), Stykkisholmur Airport (SYK), Thingeyri Airport (TEY), Vestmannaeyjar Airport (VEY), Vopnafjordur Airport (VPN)

 

 

Onde Ficar

Reiquiavique, a Capital, é o ponto de partida ideal para explorar ao pormenor toda a beleza e autenticidade da Islândia.

Com uma população de pouco mais de 120.000 habitantes, Reiquiavique é uma cidade de fortes contrastes: Cosmopolita e pequena; Vibrante e sofisticada; Jovem de coração e, ao mesmo tempo, cheia de história.

Muitos monumentos, novos e antigos, também merecem uma visita, incluindo o recém-construído centro de música e conferências à beira-mar, Harpa.

Felizmente, dadas as dimensões desta cidade, tudo em Reiquiavique encontra-se a curta distância pelo que, a melhor forma de explorar a cidade é mesmo a pé ou de bicicleta.

Apesar de ser o principal centro populacional da Islândia e apesar do constante aumento na procura deste país nórdico como destino turístico, Reiquiavique não tem uma oferta de alojamento turístico por aí além, apesar de diversificada.

Deslocando-se para outos destinos a história repete-se, com a oferta de alojamento turístico a variar do quase inexistente ao bastante limitado pelo que, este é um dos destinos que é imprescindível reservar previamente (e com bastante antecedência) os hotéis nos destinos onde pretende pernoitar.

Aqui encontra a melhor oferta de Hotéis com desconto e promoções de férias na Islândia

banner 320x50 pt

 

 

Locais em Destaque em Islândia

 

Regiões

 

Reiquiavique / Férias em Reiquiavique, Islândia

Regiao da Capital

Localizada na costa da Islândia, Reiquiavique é a capital e a maior cidade do país insular, com uma população de pouco mais de 120.000 habitantes. A costa da cidade é dominada por enseadas, penínsulas, estreitos e várias ilhas menores, incluindo a Ilha Videy. Cidade dinâmica, Reiquiavique tem muito para ver e fazer independentemente da altura em que visita. Com uma rica herança culinária, galerias de arte e museus cativantes, bares animados e até centros comerciais, a cidade também possui várias piscinas públicas - um plano perfeito para um dia com sua família. A vida noturna, especialmente nos finais de semana, é uma das melhores do país. Quando estiver aqui, não perca a oportunidade de visitar a Exposição de Liquidação e o Museu Saga.

Aeroportos: Reykjavík Airport.

Principais atrações: cultura, vida noturna, banhos geotermais, museus, Edificio sede do município, Igreja Hallgrímskirkja, Harpa, Höfði, Imagine Peace Tower, Mount Esja, The Pearl, Ilha Viðey.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Reiquiavique, Islândia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Região Norte da Islândia / Férias na Região Norte da Islândia

Região do Norte

Principais destinos: Akureyri, Húsavík, Sauðárkrókur and Dalvík

Aeroportos: Akureyri International Airport, Grímsey, Húsavík, Sauðárkrókur and Þórshöfn

Principais atrações: Akureyri, Caldeira vulvânica de Askja, Desfiladeiro Ásbyrgi, Quedas de água Dettifoss, Quedas de água Goðafoss, Lago Mývatn, Hvítserkur Cliff, Peninsula Vatnsnes, Desfiladeiro Kolugljúfur, Borgarvirki, Langanes peninsula, Ilha Grímsey, Ilha Hrísey, Troll Peninsula, Kálfshamarsvík, Parque Nacional Vatnajökull.

Reykjanes

Principais destinos: Grindavík, Reykjanesbær, Garður, Sandgerði, Reykjanesbær, Vogar

Aeroportos: Keflavik Airport

Principais atrações: Blue Lagoon (Lagoa azul), Gunnuhver, Krýsuvík, Valahnúkur, Keilir, Bridge Between Continents

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Reykjanes, Islândia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Região Sul da Islândia / Férias na Região Sul da Islândia

Região do Sul

Principais destinos: Selfoss, Hveragerði, Vestmannaeyjar, Höfn in Hornafjörður

Aeroportos: Aeroporto Höfn - Hornarfjörður, Ilha Vestmannaeyjar

Principais atrações: Þingvellir, Gullfoss, Geysir, Hekla, Landmannalaugar, Queda de Água Seljalandsfoss, Queda de água Skógafoss, Þórsmörk, Glaciar Eyjafjallajökull, Dyrhólaey, Reynisfjara, Vestmannaeyjar, Fjaðrárgljúfur, Skaftafell e Jökulsárlón

 A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Região Sul da Islândia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Região Este da Islândia / Férias na Região Este da Islândia

Região do Leste

Principais destinos: Egilsstaðir, Seyðisfjörður and Fjarðabyggð

Aeroportos: Egilsstaðir, Hornafjörður and Vopnafjörður

Principais atrações: Bustarfell, Vatnajökull, Hengifoss, Skriðuklaustur, Lagarfljót, Eiðar, Hallormsstaðaskógur, Djúpivogur e Borgarfjörður eystri

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Região Este da Islândia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Região Oeste da Islândia / Férias na Região Oeste da Islândia

Região Oeste

Principais destinos: Akranes, Borgarnes e Stykkishólmur

Principais atrações: Quedas de água Barnafoss, Borg, Djúpalónssandur, Cratera de Eldborg, Ilha Flatey, Quedas de Água Glymur, Hellnar, Museu Laxness, Reykholt, Parque Nacional Snæfellsjökull, Montanha Akrafjall, Farol de Akranes, Hraunfossar, Deildartunguhver, Cratera Grábrók, Arnarsstapi, Krikjufell, Guðrúnarlaug, Eiríksstaðir e Djúpalónssandur

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Região Oeste da Islândia

banner 320x50 pt

 

 

 

Westfjords / Férias em Westfjords

Westfjords

A área mais escassamente povoada da Islândia, o Fiordes do Oeste constituem geologicamente a parte mais antiga do país. Devido à sua distância da maioria das atrações imperdíveis da Islândia, esta região está entre as áreas menos visitadas da Islândia. Isso, no entanto, não muda o fato de os fiordes ocidentais serem um dos locais mais inspiradores do país insular. As Quedas de Água de Dynjandi, são um verdadeiro sucesso entre os amantes da natureza e fotógrafos, são as maiores do gênero na região e são apelidadas como a "jóia dos fiordes ocidentais". E existem os penhascos de observação de aves de Látrabjarg - um local perfeito para observar e admirar os adoráveis ​​papagaios-do-mar. Acessível apenas durante os meses de verão devido aos fortes nevões e às más condições das estradas no inverno, Westfjords é o lar da Reserva Natural de Hornstrandir. A área menos povoada do país fora das Highlands, a Reserva Natural oferece residência para a Raposa do Ártico, uma espécie quase impossível de localizar em qualquer outro lugar do país.

Principais destinos: Ísafjörður, Bolungarvík, Patreksfjörður and Hólmavík

Aeroportos: Ísafjörður, Bíldudalur e Gjögur

Principais atrações: Látrarbjarg, Rauðasandur, Reserva natural de Hornstrandir, Ísafjörður, Patreksfjörður, Dynjandi

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Westfjords

banner 320x50 pt

 

 

 

Highlands, Islândia

Highlands, Islândia

 Principais atrações: Askja, Kjölur, Kverkfjöll, Landmannalaugar, Sprengisandur, Þórsmörk.

 

 

Destinos populares na Islândia

 

Reiquiavique / Férias em Reiquiavique

    Reiquiavique

Localizada na costa da Islândia, Reiquiavique é a capital e a maior cidade do país insular, com uma população de pouco mais de 120.000 habitantes. A costa da cidade é dominada por enseadas, penínsulas, estreitos e várias ilhas menores, incluindo a Ilha Videy. Cidade dinâmica, Reiquiavique tem muito para ver e fazer independentemente da altura em que visita. Com uma rica herança culinária, galerias de arte e museus cativantes, bares animados e até centros comerciais, a cidade também possui várias piscinas públicas - um plano perfeito para um dia com sua família. A vida noturna, especialmente nos finais de semana, é uma das melhores do país. Quando estiver aqui, não perca a oportunidade de visitar a Exposição de Liquidação e o Museu Saga.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Reiquiavique

banner 320x50 pt

 

 

Akureyri / Férias em Akureyri

Akureyri

Quarta maior cidade da Islândia com perto de 17.500 habitantes, Akureyri é frequentemente reconhecida como a “Capital do Norte da Islândia” e tem muito o que fazer para um lugar tão pequeno.

Principal ponto de entrada para a beleza fascinante do norte da Islândia, Akureyri é o lar de casas de relva de Laufás - construídas em 1865, estas estruturas incrivelmente preservadas são as mais próximas que você poderá ver de como os islandeses viviam nos tempos antigos. A 15 minutos de carro da cidade encontrará incríveis fazendas e uma paisagem deslumbrante que é melhor explorada a cavalo. Eyjafjörður, um fiorde longo e estreito localizado ao lado de Akureyri, abriga baleias jubarte, golfinhos e focas. Devido à pequena população da cidade e à menor poluição luminosa, é um dos locais para testemunhar a aurora boreal durante os meses de inverno.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Akureyri

banner 320x50 pt

 

    Akranes

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Akranes

banner 320x50 pt

 

    Blönduós

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Blönduós

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Bíldudalur / Férias em Bíldudalur

Bíldudalur

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Bíldudalur

banner 320x50 pt

    Grundarfjordur

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Grundarfjordur

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Vik / Férias em Vik

Vík

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vik

banner 320x50 pt

 

 

 

Hofn / Férias em Hofn

Höfn

Localizada perto dos maiores glaciares da Europa, Vatnajökull, a deslumbrante cidade de Höfn emergiu como uma das cidades turísticas mais importantes, não apenas na Islândia, mas na Europa. Lar do maior parque nacional da Europa, o Parque Nacional Vatnajökull, Höfn está repleto de hotéis, restaurantes, lojas, parques de campismo, piscinas e trilhos para caminhadas. Com sua crescente indústria pesqueira, Höfn também é famosa pela captura de lagosta islandesa e realiza um "Festival de lagosta" anualmente durante todo verão para comemorar seu status no negócio de pesca do país.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hofn

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Keflavik / Férias em Keflavik

Keflavík

Situado ao longo da costa de Reiquiavique, Keflavík abriga o único aeroporto internacional da Islândia, o Aeroporto Internacional de Keflavík. Bastante menor que a capital, Keflavík pode ser facilmente explorada a pé.

Keflavík forma em conjunto com Njarðvík e Hafnir a área metropolitana de Reykjanesbær com uma população de porso mais de 14.000 habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa do país.

Keflavík foi usada como base da OTAN durante a guerra fria. Lar de alguns dos melhores músicos da Islândia, a cidade abriga um dos museus mais interessantes da região, o Museu Islandês do Rock 'n' Roll - um museu dedicado à história da música do país como um todo.

Muitas vezes considerado um base para explorar a Lagoa Azul, nas proximidades, o porto da cidade é ponto de partida para passeios de barco para observação de baleias, que é outra atividade popular na área.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Keflavik

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Egilsstadir / Férias em Egilsstadir

    Egilsstadir

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Egilsstadir

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Selfoss / Férias em Selfoss

Selfoss

Com menos de 10.000 habitantes, Selfoss, no sul da Islândia, é uma das localidades mais pitorescas do país. Aninhado ao longo das margens do rio Olfusa, o cenário de Selfoss é dominado pela montanha Ingolfsfjall, que dá um caráter único à paisagem e oferece grandes oportunidades de escalada. Juntamente com a velha ponte que fica sobre o rio, Selfoss foi de extrema importância para os britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Se visitar Selfoss em agosto, não perca o Festival Anual Sumar a Selfossi - aprecie os jardins locais bem decorados e um carnaval com mágicos, músicos, fogueira e fogos-de-artifício.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Selfoss

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Borgarnes / Férias em Borgarnes

    Borgarnes

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Borgarnes

banner 320x50 pt

    Seyðisfjörður

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Seyðisfjörður

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Skogar / Férias em Skogar

Skogar

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Skogar

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Hveragerði / Férias em Hveragerði

Hveragerði

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hveragerði

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Vestmannaeyjar / Férias em Vestmannaeyjar

    Vestmannaeyjar

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vestmannaeyjar

banner 320x50 pt

 

 

Património Mundial UNESCO na Islândia

Parque Nacional de Thingvellir (2004)

Ilha vulcânica de Surtsey (2008)

Parque Nacional Vatnajökull (2019)

 

 

Parques nacionais da Islândia

Parque Nacional Snæfellsjökull

Parque Nacional Vatnajökull

Parque Nacional Thingvellir

 

 

Os Vulcões na Islândia

A Islândia tem no seu território entre 200 a 300 vulcões, dos quais cerca de 30 estão ativos. As mais recentes erupções registadas foram do Bárðarbunga (2014-2015), Eyjafjallajökull (2010), Grímsvötn (2010), Katla (2010) e Hekla (2000).

A Islândia forte concentração de vulcões devido a estar situada na zona de encontro da placa Eurasiática com a placa norte-americana, mais exatamente na Dorsal Mesoatlântica, uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico, cujos pontos mais elevados emergem em vários locais, formando ilhas.

Existem cerca de 130 montanhas vulcânicas, tendo 18 delas tido erupções desde que a ilha foi descoberta e colonizada por volta do ano 900. Os vulcões da Zona Este têm sido os mais ativos, com especial preponderância para Grímsvötn, Laki e Eyjafjallajökull.

Os vulcões mais importantes da Islândia são:

 Askja, Herðubreið, Kolbeinsey, Krafla e Kverkfjöll, na Zona norte da Islândia

Bárðarbunga, Eyjafjallajökull, Grímsvötn, Hekla, Katla, Laki, Vatnajökull, na Zona Este

Ok e Skjaldbreiður na Zona Oeste

Öræfajökull na Zona de Öræfajökull

Eldfell e Surtsey, na Zona das Ilhas Vestmann

Snæfellsjökull, na Zona das Snæfellsnes

 

Os Fiordes da Islândia

Formados pela erosão provocada pelos glaciares que se movimentaram em direção ao mar, existem vários fiordes de grande dimensão na Islândia, com destaque para o Skagafjörður, Breiðafjörður, Eyjafjörður e Húnaflói.

Montanhas, rios, quedas de água e lagos na Islândia

A nível de montanhas destacam-se Hvannadalshnúkur, Bárdarbunga, Kverkfjöll, Snæfell, Hofsjökull

Os glaciares atuais e antigos, associados à natureza vulcânica da ilha, levaram à existência de rios caudalosos com grandes quedas de água, correndo entre montanhas.

Apesar de existirem muitos rios na Islândia, nenhum é muito longo nem é bom para a navegação, devido à natureza do terreno e da escassez de povoamento nos planaltos centrais da Islândia, onde eles têm a sua origem. Os rios mais importantes na Islândia são o Thjórsá, Skjálfandafljót, Jökulsá á Fjöllum, Lagarfljót.

Quanto a quedas de água, tal como os rios são imensas e destacam-se Dettifoss – a maior queda de água da Europa, Goðafoss, Gullfoss e a Skógafoss.

A nível de Lagos, destacam-se o Thingvallavatn e o Mývatn

 

 

Glaciares na Islândia:

Onze por cento da superfície da ilha é coberta por glaciares: Vatnajökull (8300 km²), Langjökull (953 km²), Hofsjökull (925 km²) e Mýrdalsjökull (695 km²), além de outros de menores dimensões, Drangajökull (199 km²), Eyjafjallajökull (107 km²) e Snæfellsjökull.

Glaciar Vatnajökull: 8.300 km2; a 2.109,6 metros de altitude

Glaciar Langjökull: 953 km2; a 1.360 metros de altitude

Glaciar Hofsjökull: 925 km2; a 1.765 metros de altitude

Glaciar Mýrdalsjökull: 596 km2; a 1.493 metros de altitude

Glaciar Drangajökull: 160 km2; a 925 metros de altitude

Glaciar Eyjafjallajökull: 78 km2; a 1.666 metros de altitude

Glaciar Tungnafellsjökull: 48 km2; a 1.535 metros de altitude

Glaciar Þórisjökull: 32km2; a 1.350 metros de altitude

Glaciar Eiríksjökull: 22km2; a 1.672 metros de altitude

Glaciar Þrándarjökull: 22km2; a 1.236 metros de altitude

Glaciar Tindfjallajökull: 19km2; a 1 462 metros de altitude

Glaciar Torfajökull: 15km2; a 1.190 metros de altitude

Glaciar Snæfellsjökull: 11km2; a 1.446 metros de altitude