Sobre a Noruega

Aqui encontra algumas informações úteis para a sua viagem e estada na Noruega

O Clima na Noruega

Devido à sua elevada latitude, o Inverno é longo e rigoroso, com dias curtos e noites longas. As temperaturas nesta estação do ano atingem valores negativos (-30º), com especial incidência no norte interior e nas áreas de montanha. No norte da Noruega é possível assistir ocasionalmente ao fenómeno designado por “Aurora Borealis”, muito procurado pelos turistas.

O Verão é curto e ameno, com dias longos e noites curtas. Nesta estação é possível assistir ao designado fenómeno do sol da meia-noite a Norte do círculo polar Ártico.

 

 

Língua

A língua oficial é o norueguês (obrigatório a nível profissional). Porém, a maior parte da população domina o inglês.

 

 

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é a coroa norueguesa (NOK).

O sistema bancário está ao nível da União Europeia. Para abrir conta num banco norueguês é necessário apresentar um passaporte válido bem como o seu número de Identificação local (documento que oficializa cada cidadão no país). Este último é obtido junto das autoridades norueguesas (consulte-se www.udi.no a este respeito).

 

 

Regime de entrada e estada na Noruega

Em virtude da Noruega integrar o Espaço Schengen, não é exigido visto para cidadãos portugueses ou titulares de residência permanente em Portugal para uma estada inferior a 90 dias. Para permanências superiores, deve ser solicitada uma autorização de residência ou de trabalho aos serviços de emigração (UDI): Hausmanns gate, nº 21, 0182 Oslo – tel. 0047 23351500 / 600 – www.udi.no.

Apesar de ser permitido viajar para a Noruega apenas com o cartão de cidadão / bilhete de identidade, sem necessidade de visto até 90 dias de permanência, recomenda-se a posse de um passaporte válido, porquanto este documento é exigido para qualquer ato com efeitos na ordem jurídica norueguesa, como por exemplo: abrir conta no banco, requerer autorização de permanência superior a 90 dias, autorização de residência, autorização para trabalhar, identificação junto da polícia e nos correios.

Viajar com crianças: quando um dos pais viaje acompanhado de uma criança (menor) deverá ser portador de uma autorização escrita em inglês e assinada pelo outro progenitor; se o menor estiver só ou acompanhado por um terceiro adulto, é necessária a autorização de ambos os pais.

 

 

Condições de segurança na Noruega

A Noruega é geralmente um país seguro e pacífico; contudo partilha com a Europa a ameaça de terrorismo nacional e internacional, não sendo de excluir a ocorrência de ataques ou atentados contra civis.

Como noutros países europeus, existe alguma criminalidade. Como tal, deverão ser adotadas precauções relativamente à eventualidade da ocorrência de tentativa de furto, especialmente nas áreas mais movimentadas de Oslo, tais como a Estação central de caminhos-de-ferro e os aeroportos de Gardermoen e Sandefjord Torp.

Números de telefone de Emergência:

- Bombeiros: 110;

- Polícia: 112;

- Assistência médica de emergência: 113;

- Informações gerais: 1881.

 

 

Transportes na Noruega

A Noruega está servida de uma excelente rede de transportes públicos que incluem autocarros, elétricos, metropolitanos, barcos, comboios e, durante o verão, a comum bicicleta de aluguer. Quem decidir visitar Oslo deverá consultar a página www.ruter.no, na qual se pode aceder a um vasto leque de informações que permitem organizar trajetos, bem como o transporte adequado para uma determinada deslocação. Existem vários tipos de passes (diários, semanais ou mensais) que podem ser adquiridos em qualquer loja/quiosque “Narvesen”, “7/11”, “Deli de Luca” ou balcões de turismo/informação “i”.

Transporte aéreo

Os principais aeroportos são:

1. Aeroporto de Oslo (Gardermoen), - o maior do país e um dos mais movimentados do norte da Europa. Este aeroporto tem ligações aéreas para as principais capitais europeias entre outros destinos. Várias companhias de baixo custo operam também a partir daquele aeroporto: Norwegian Air Shuttle (voa para Lisboa entre junho e outubro), Sun Express, Air Berlin, Iceland Express, Brussels Airlines, Blue 1, Cimber Air, Condor.

Como alternativa ao Aeroporto de Oslo existe o de Torp em Sandefjord - Algumas companhias de baixo custo operam neste aeroporto, tais como a Ryanair (voa para Porto e Faro) e a Norwegian (voa para Faro).

2. Aeroporto de Bergen - além da rede doméstica de voos, serve diversos destinos internacionais. Algumas companhias de baixo custo operam no local, tais como a Wizz Air, a Flybe, a Cimber Air, a Norwegian Air Shuttle e a Skyways.

3. Aeroporto de Stavanger, o mais antigo da Noruega. Além dos voos domésticos, tem ligações diárias para vários destinos internacionais. Norwegian Air Shuttle, Skyways e Wizz Air são algumas das companhias de baixo custo que aqui operam.

Procura e reserva de Voos

 

Transporte terrestre

Comboio:

Flytoget  https://flytoget.no/en/

NSB https://www.nsb.no/en/frontpage

 

Autocarro:

Ruter https://ruter.no/en/

SAS Flybussen https://www.flybussen.no/?dir=to

Flybussekspressen https://www.nor-way.no/en

Nettbuss http://www.nettbuss.no/

Informação geral relativa ao serviço de táxis: para uma deslocação de táxi para o aeroporto convém especificar o nome exato do aeroporto pretendido porque existem vários em Oslo. Quando a deslocação implicar uma viagem direta entre Oslo e o aeroporto de Gardermoen é aconselhável estabelecer uma tarifa fixa.

Principais empresas de táxis na Noruega

0-Taxi +47 08294

Asker og Bærum Taxi +47 06710

By Taxi +47 04580

Christiania Taxi +47 02365

Follo Taxi +47 06485

Nedre Romerike Taxi +47 09080

Norges Taxi +47 08000

0-Taxi +47 08294

Oslo Taxi +47 02323

Scandinavian Taxi +47 02495

Ski Taxi +47 06491

Taxi 2 +47 02202

Taxi 3 +47 06945

Øvre Romerike Taxi +47 03550

Informação sobre custo e informação geral https://taxiguide.no/

Segurança rodoviária

É necessário um seguro automóvel apropriado. As distâncias são grandes e as estradas estreitas e sinuosas, tomando-se por vezes inacessíveis, especialmente no Inverno, com a queda de neve. É obrigatório o uso de pneus de Inverno de 1 de Novembro a 15 de Abril (podendo estas datas variar de ano para ano). É obrigatório circular com os faróis médios permanentemente ligados e observar os limites de velocidade. As multas por excesso de velocidade são elevadas, assim como as multas por estacionamento em locais proibidos. Os controlos dos níveis de álcool no sangue são habituais, sendo igualmente severas as penalidades por condução sob influência de álcool, podendo inclusivamente ser aplicada a pena de prisão. O limite de 0,20ml implica não consumir álcool nas 12 horas anteriores à condução. É suficiente a carta de condução portuguesa ou da UE/EEA, não sendo necessária a carta de condução internacional. Deverá ainda ter em conta o facto de algumas regras serem distintas das praticadas em Portugal. Por exemplo, quando se circula numa via não assinalada com o sinal de prioridade (losango amarelo), deve-se sempre ceder passagem ao veículo da direita.

Correntes de neve para veículos pesados: desde 1 de Novembro de 2005, todos os veículos com um peso máximo autorizado de 3.500 kg são obrigados a circular com correntes de neve quando viajam na Noruega. Uma resenha informativa para camionetas e veículos pesados de carga pode ser descarregada do sítio Donna Diesel (www.vegvesen.no), da autoria da entidade estatal de transportes terrestres noruegueses, contendo regulamentação atualizada e informações úteis sobre condução rodoviária na Noruega.

Transporte marítimo

Para uma informação sobre barcos e/ou cruzeiros nos rios e fiordes da Noruega aconselha-se a consulta da página www.visitnorway.com

 

 

Cuidados de saúde na Noruega

Não são necessários cuidados especiais de saúde, dado não serem conhecidas quaisquer epidemias ou doenças específicas na Noruega. A posse do Cartão Europeu de Saúde (que deverá ser sempre solicitado em Portugal, junto dos serviços da Segurança Social, antes de uma viagem pela Europa) faculta o acesso directo aos serviços de saúde noruegueses, sobretudo os de emergência.

O padrão dos serviços de prestação de cuidados de saúde na Noruega é relativamente bom, mas os respectivos custos são elevados, pelo que se recomenda a obtenção de um seguro médico e de viagem abrangente (incluindo acidentes pela prática de desportos de Inverno, caso o motivo da viagem inclua o ski, o snowboard ou outros desportos de risco).

Urgências

Emergência grave 116117 ou 113

Oslo Urgent Care Center, Storgata (Legevakt) – Telef. +47 23 48 72 00

 https://www.oslo.kommune.no/dognapne-vakttjenester/legevakt-oslo/legevakt-storgata-eller-aker/

 

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

Oslo: Rikshospitalet - Oslo Universitetssykehus, Sognsvannsveien 20, 0372 Oslo - Tel. +47 91502770 / 23070000

Oslo: Radiumhospitalet - Ullernchausseen 70, 0379 Oslo - tel. +47 22934000

https://oslo-universitetssykehus.no/oslo-university-hospital

Oslo: Kirkeveien, 166, 0407 Oslo - Tel. +47 91502770 - www.ulleval.no

Oslo: Aleris :Fredriksgate 11, 0264 Oslo - Tel. +47 22541000 - www.aleris.no

Bergen: Jonas Liesvei 65, 5021 Bergen - Tel. +47 55975000 - www.helse-bergen.no

Stavanger: Thorsens gate 8, 4011 Stavanger - Tel. +47 51518052 - www.sus.no

Farmácias de Serviço:www.vitusapotek.no , https://www.apotek1.no

 

 

Telecomunicações na Noruega

 Existe uma boa rede de telecomunicações, quer fixa quer móvel, sendo a Telenor, a Netcom e a Lebara as principais empresas de fornecimento de serviços de telecomunicações, em particular redes móveis. Tal como em Portugal, poderão ser adquiridos cartões pré-pagos em qualquer estabelecimento “Narveseren”, “7/11”, “Deli de Luca” ou balcões de turismo / informação “i”.

Os telemóveis com cartões “sim” portugueses funcionam bem, desde que devidamente adequados a redes de telecomunicações internacionais.

 

 

Costumes locais: a sociedade norueguesa é igualitária, homogénea e respeitadora da dignidade humana. A lei é restrita em matéria de assédio sexual, pelo que é importante compreender que a liberdade que as mulheres demonstram na Noruega não deve ser confundida com provocação ou exibicionismo.

Os Serviços de Proteção de Menores na Noruega são extremamente zelosos na proteção dos direitos dos menores. Qualquer abuso verbal ou físico a um menor poderá resultar na perda imediata e definitiva desse menor para os cuidados daquela instituição. Recorda-se que o desconhecimento ou a má interpretação da lei, não implica o seu incumprimento.

Restrições aduaneiras e sanitárias à importação de produtos: existem fortes restrições aduaneiras à entrada de bebidas alcoólicas, tabaco, plantas e medicamentos. É proibida a entrada de armas de fogo e brancas. Na Noruega a posse e uso de estupefacientes, tais como “ecstasy”, marijuana, cocaína ou LSD são ilegais. Os cidadãos estrangeiros que infrinjam a lei serão multados, detidos, condenados e, no final do cumprimento da pena, deportados do país. Conduzir sob a influência de álcool e/ou droga é alvo de pesadas sanções. A lei norueguesa proíbe igualmente o acto de fumar em todos os edifícios públicos e, desde Junho de 2004, em restaurantes, cafés e bares.

As autoridades norueguesas admitem a importação até 10 kg (no total e em combinação) de queijo e carne, desde que seja para consumo pessoal.

Para a entrada de animais domésticos na Noruega, consultar a página em inglês do sítio: www.mattilsynet.no

Para a entrada de animais domésticos na Noruega, consultar a página em inglês do sítio: www.mattilsynet.no

É possível requerer o reembolso do IVA (MVA) nos aeroportos sobre os produtos comprados na Noruega. O respectivo pedido poderá ser feito junto dos balcões de atendimento “tax free”, apresentando os artigos acompanhados da respectiva factura que deverá ser solicitada especificamente para efeitos de taxas no acto de aquisição.

Há limites ao total de dinheiro efectivo que poderá ser transportado para a Noruega. Actualmente está fixado em 25.000 coroas norueguesas. Se aquele limite for ultrapassado, terá de ser declarado nos serviços de alfândega dos aeroportos, à chegada. Para transportar valores em quantia superior ao total supra referido para o exterior da Noruega, será necessário obter uma autorização e fazê-lo através de transferência bancária (para mais dados sobre esta matéria, deverá ser consultado o sítio Internet “Tollvesenet”), preenchendo o anexo 30A do regulamento 648/2005. O não cumprimento destas regras poderá acarretar detenção, multa e retenção temporária do excedente monetário.

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda