Sobre o Azerbaijão

Ganja

Aqui encontará algumas informações úteis sobre este destino como o clima, línguas oficiais, moeda oficial, regime de entrada e estada, regime de vistos, transportes, condições de segurança, condições de saúde, telecomunicações, e muito mais.

Oficialmente designado República do Azerbaijão, o Azerbaijão localiza-se na região do Cáucaso, no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático.

É delimitado pelo Mar Cáspio a leste, Rússia a norte, Geórgia a noroeste, Armênia a oeste e Irão a sul.

 

O exclave de Naquichevão é delimitado pela Armênia a norte e leste, Irão ao sul e oeste, além de possuir uma pequena borda com a Turquia a noroeste.

A República Democrática do Azerbaijão proclamou sua independência em 1918 e tornou-se a primeira república democrática cuja população é composta maioritariamente por muçulmanos e, ao mesmo tempo, secular.

O Azerbaijão foi também a primeira nação de maioria muçulmana após o Egito a contar com óperas, teatros e universidades modernas.

O país foi incorporado à União Soviética em 1920 como a República Socialista Soviética do Azerbaijão, e proclamou sua independência em outubro de 1991, antes da dissolução da união.

O Clima no Azerbaijão

Húmido e ventoso. Invernos relativamente amenos mas com ventos bastante violentos. Verão muito quente em Baku (40 º, em Junho e Julho). Nas montanhas os Invernos são rigorosos.

 

Línguas

Azeri. Língua Russa é falada em Baku por grande parte da população.

 

Moeda local / Sistema Bancário

Moeda local: Manat (AZN)

Todos os pagamentos se efetuam em AZN. Contudo, USD e EUR poderão ser usados e trocados pela moeda local.

Os cartões de crédito ou traveller’s cheques raramente são aceites como forma de pagamento.

Aconselha-se que não transporte consigo uma grande quantia em dinheiro.

 

 

Regime de entrada e estada no Azerbaijão

É necessário visto de entrada e de saída. Visto deverá ser solicitado pelo menos um mês antes da data da viagem.

Para estadias superiores a 10 dias deverá efetuar o registo numa esquadra da polícia; os hotéis normalmente fornecem este serviço aos clientes.

Procura e reserva de Voos

Condições de segurança no Azerbaijão

Desaconselha-se qualquer deslocação à região de Nagorno-Karabakh e às zonas adjacentes. Têm-se registado violações do cessar-fogo e incidentes na fronteira Arménia - Azerbaijão e na Linha-de-Contacto, causando por vezes vítimas mortais.

Será impedida a entrada no Azerbaijão a qualquer pessoa que tenha visitado o Nagorno-Karabakh sem previa autorização das autoridades azeris.

Deverão igualmente ser evitadas as zonas de fronteira com a Arménia na República Autónoma de Nakhchivan, com a Rússia (perto da região russa do Daguestão).

Existe risco de ataques terroristas, os quais podem acontecer indiscriminadamente e contra alvos civis (último ocorreu em 2009).

A situação política no país é relativamente calma, com níveis de criminalidade reduzidos. Todavia, não pode ser afastada a possibilidade de ocorrência de assaltos, devendo manter-se particularmente vigilante à noite em locais públicos, incluindo zonas turísticas. Deverá guardar o passaporte no cofre seguro do hotel e estar munido da respetiva cópia.

O Azerbaijão encontra-se numa zona de atividade sísmica.

 

Números úteis:

Polícia – 102

Urgência – 103 (ambulância)

Bombeiros – 101

 

 

Transportes no Azerbaijão

Infraestrutura rodoviária – Circulação livre com exceção das regiões vizinhas ao Nagorno-Karabakh e no Norte do Cáucaso, perto da fronteira com o Daguestão. A zona de fronteira com o Irão está mal sinalizada. A fronteira internacional com a Geórgia encontra-se aberta mas a entrada de veículos privados está sujeita a uma regulamentação severa (pagamento de uma taxa que pode variar na fronteira).

As regras de condução básicas nem sempre são respeitadas. Em caso de acidente, os procedimentos legais serão morosos; o seguro é obrigatório mas simbólico, pelo que a apólice poderá não cobrir o sinistro.

Evitar circular durante a noite.

 

 

Infraestrutura ferroviária : apesar de antiquada é muito utilizada, sendo os horários sujeitos a variações. Se tiver que viajar de comboio nunca largue os seus bens e tranque a porta do compartimento por dentro.

 

Infraestrutura aérea: Nos voos domésticos nem sempre são observadas as regras internacionais da aviação civil.

 

 

Cuidados de saúde no Azerbaijão

A água não é potável no Azerbaijão, sendo o consumo de água engarrafada, fechada, imperativo. Os grandes hotéis internacionais dispõem de sistemas de filtragem eficazes.

Nos meses de verão, registam-se alguns casos de malária em certas regiões, mas não na capital. Podem verificar-se casos de gastroenterites, pois a fiabilidade dos controlos sanitários sobre a carne e produtos frescos importados (da Turquia, Rússia e Dubai) é aleatória.

Deverá consultar o seu médico antes de viajar, sendo aconselhável a realização de um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo o repatriamento explicitamente do Azerbaijão.

Em BaKu, as clínicas estrangeiras encontram-se bem equipadas e dispõem da maior parte dos medicamentos necessários mas são muito dispendiosas (de 50 a 250 USD por consulta).

Números úteis:

Central Customs Hospital

Kazim Kazimzade str. 118.

AZ 1065, Baku

Tel: +994 12 537 01 82/83/84/85

Website: http://customshospital.az

International SOS

Yusif Safarov Street 1, - Khatai District

Tel : +994 12 4937 354

Fax : +994 12 4939 644

Website : http://www.internationalsos.com

MediClub

Uzeir Hajibayov str. 45

Tel : +994 12 497 09 11, +994 12 497 09 12

Fax : +994 12 498 70 96

Website: http://www.mediclub.az/en/contacts

 

 

 

Telecomunicações

Boa rede telefónica, seja fixa ou móvel.

 

 

Informações úteis

O consumo, detenção e transporte de drogas é severamente punido com penas pesadas de prisão. Deverá manter-se vigilante a qualquer pedido de transporte de embrulhos devido ao elevado risco de tráfico dessas mesmas drogas.

Recomenda-se bom senso aos que porventura pretendam fotografar determinados locais mais sensíveis, como bases militares, equipamentos e instalações públicas.

Notas:

A Embaixada de Portugal em Ankara, Turquia, acompanha os assuntos do Azerbaijão. Portugal tem atualmente Encarregado de Negócios ad ínterim, residente no país.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:

- http://www.portaldascomunidades.mne.pt

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:

- http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/

Na ausência duma secção consular de Portugal (já que Portugal não dispõe de Embaixada Residente em Bacu) é a França quem localmente representa Portugal para efeitos de emissão de vistos Schengen.

 

Para mais informação importante sobre o destino, antes de viajar, não deixe de consultar os conselhos ao viajante no portal da Comunidades

Mais Informao

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda