Férias na Geórgia

Férias na GeórgiaNo sul do Cáucaso, a Geórgia é um país simplesmente fascinante que vale a pena visitar. Com um cenário montanhoso incomparável, a Geórgia, sem se deixar intimidar por seu passado tumultuado, é um país em ascensão, atraindo viajantes da Europa e da Ásia, continentes que se estende ordenadamente nas montanhas do Cáucaso. Desde os picos nevados de Svaneti até às praias cintilantes no Mar Negro, a Geórgia é uma agradável caixa de surpresas para qualquer visitante.

Mais de 2.000 fontes de água mineral e mais de 12.000 monumentos históricos e culturais, dos quais quatro são reconhecidos como Património Mundial pela UNESCO: a Catedral de Bagrati, em Kutaisi, o Mosteiro de Ghélati, monumentos históricos de Mtscheta e o Svaneti superior, são apenas algumas das principais atrações que levam anualmente mais de 2 milhões de turistas a escolherem este país para visitar nas suas férias.

 

Localizada na Europa oriental, a Geórgia faz fronteira a norte e a leste com a Rússia, a sul com a Turquia e a Arménia, a leste e a sul com o Azerbaijão, e a oeste é delimitada pelo mar Negro. Sua capital é Tbilisi, que também é sua maior cidade.

A Geórgia tem um relevo caracterizado por regiões muito montanhosas, abrigando a maior cordilheira do Cáucaso - que serve como limite de fronteira com a Rússia. A Na parte norte, há vários pontos que ultrapassam os 4.000 metros de altitude, no que é conhecido como Grande Cáucaso.

A Geórgia possui uma cultura bastante peculiar, sendo o único Estado no mundo a ter a língua georgiana como oficial, a principal entre as kartvelianas. Os georgianos, etnicamente, não se encaixam em nenhuma das etnias predominantes da Europa ou Ásia, e eram chamados na Antiguidade de cólquicos ou iberos. A maior parte da população é adepta do cristianismo ortodoxo. Possui duas regiões independentes de facto, a Abecásia e a Ossétia do Sul, que obtiveram reconhecimento internacional limitado após a Guerra Russo-Georgiana. A nação, e grande parte da comunidade internacional, considera as regiões como parte integrante de seu território soberano, sob ocupação militar russa

 

O Clima na Geórgia

O clima é continental e diversificado, com duas zonas climáticas principais - leste e oeste do país. As montanhas do Cáucaso tem grande importância, moderando o clima georgiano e protegendo o país da penetração de correntes de ar gélidas provenientes do extremo setentrional. Os pequenos montes do Cáucaso também protegem parcialmente a região da influência de massas de ar quentes e secas do sul.

 

Língua oficial - georgiano

Outras línguas correntemente usadas - russo, arménio, azeri.

Moeda local / sistema bancário

A divisa georgiana é o lari. Os preços estão usualmente marcados em dólares US ou €, ainda que o pagamento seja feito na divisa local. A rede ATM está já bastante difundida nas principais cidades e o cartão de crédito é aceite nos principais estabelecimentos comerciais.

 

 

Regime de entrada e estada

Os cidadãos portugueses, tal como os cidadãos dos restantes Estados-Membros da UE, poderão entrar no território da Geórgia apenas munidos de cartão do cidadão, devendo informar-se sobre a duração da estada permitida junto das Autoridades daquele país.

Restrições aduaneiras

Fazer sair do país livros antigos, pinturas tapetes e outros elementos que podem estar classificados como património nacional requer uma autorização especial do Ministério da Cultura.

 

Como Chegar à Geórgia

 

Os procedimentos de manutenção das aeronaves nem sempre são respeitados. Se possível utilize os serviços de uma companhia aérea europeia.

Aeroportos em Destaque

Aeroporto Internacional de Tbilisi (TBS)

Kopitnari Airport (KUT)

Aeroporto Internacional de Batumi (BUS)

Sukhum Babushara Airport (SUI)

Procura e reserva de Voos

Reservar voos baratos para a Geórgia

Onde Ficar na Geórgia

 

Aqui encontra a a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Geórgia

banner 320x50 pt

 

Hotéis para todos os gostos e orçamentos. Seja num luxuoso Hotel de 5 estrelas ou num bom Hotel de 4 estrelas, Alojamentos, Gites, Hotéis com piscina, Apartamentos, Hotéis económicos, Hotéis com Spa, Hotéis Românticos, Hotéis só para adultos, Hotéis All Inclusive, All Inclusive Resorts, Aparthotéis, Hotéis para golfe, Hotéis de Luxo, Aldeamentos turísticos, Hotéis Design, Casas de hóspedes, Resorts, Hostels, Alojamentos de Acomodação e Pequeno-almoço, Quartos em Acomodações Particulares, Casas de campo, aqui encontra tudo. É só escolher a solução que melhor se adapte a si!

botaobooking

 

 

Os melhores locais para visitar na Geórgia

 

 

Tbilisi / Férias em Tbilisi

Tbilisi

A grande capital da Geórgia, Tbilisi é o centro nervoso do impulso da Geórgia em direção à modernidade. É também uma cidade rica em história, tornando-a um ótimo lugar para explorar ao pormenor o equilíbrio entre o antigo e o novo.

A cidade estende-se ao longo dos cumes que borbulham nas margens do rio Mtkvari. O bairro antigo de Tbilisi revestido de paralelepípedos, reflete uma história longa e complicada, com períodos de domínio persa e russo, com uma mistura de igrejas bizantinas misteriosas, varandas de madeira e peças ocasionais de impressionante arte moderna (confira a Rua Sioni).

Dominando esta paisagem, Narikala, uma fortaleza reconstruída do século IV e Kartlis Deda, uma bela estátua da "mãe da Geórgia.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Tbilisi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Batumi / Férias em Batumi

Batumi

Batumi é uma cidade costeira do Mar Negro e capital da Ajária, uma república autónoma no sudoeste da Geórgia. Em 2007 a sede do Tribunal Constitucional da Geórgia foi trasladada para Batumi, a partir da capital georgiana. Tem 123500 habitantes. Luzes de néon e avenidas movimentadas à beira-mar, arranha-céus altos e o pulso da modernidade diferenciam Batumi das cidades antigas e medievais da Geórgia.

Apesar da sua vantagem em estilo, Batumi é realmente uma das cidades mais antigas do país, com raízes que remontam à era do colonialismo grego antigo.

Relíquias dessa longa história são bem patentes em locais como a Fortaleza Gonio-Apsarosi e entre as salas do museu de arqueologia, embora apenas no meio a uma nova e brilhante linha de condomínios e indústrias que tornaram Batumi num importante centro de construção naval e destino turístico. Obviamente, a vida noturna é grande, unindo-se em bares e cafés georgianos ao longo do Boulevard à beira-mar.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Batumi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Kazbegi / Férias em Kazbegi

KazbegiStepantsminda, é uma cidade da região de Mtskheta-Mtianeti, no nordeste da Geórgia. Historicamente e etnograficamente, a cidade faz parte da província de Khevi. É o centro do município de Kazbegi

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kazbegi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

Mtskheta / Férias em Mtskheta

Mtskheta

Situado a uma curta distância da capital de Tbilisi, Mtskheta, Património UNESCO, agarra as margens baixas da confluência do rio Aragvi.

Aclamada pelos seus inúmeros locais cristãos e sua importância como um dos centros nervosos da Igreja Ortodoxa da Geórgia, a cidade atrai enormes multidões ao longo do ano.

Os visitantes vêm a Mtskheta para visitar os magníficos afrescos da grande Catedral de Svetitskhoveli, que se destaca como um dos melhores exemplos da arquitetura religiosa medieval da Geórgia e um local de peregrinação reverenciado para os georgianos do outro lado do país, ou o Mosteiro Jvari, na colina, voando alto bem acima de Mtskheta - uma curiosa mistura de arquitetura tetraconch, estilos helenístico, bizantino e georgiano escondidos entre seus absides.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mtskheta

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Kutaisi / Férias em Kutaisi

    Kutaisi

Capital legislativa e capital da região de Imerícia, no Rio Rioni, a oeste, Kutaisi Localiza-se a 229 quilômetros de Tbilisi, a capital nacional. É a terceira maior cidade do país, com uma população de quase 150 mil habitantes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kutaisi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Mestia / Férias em Mestia

    Mestia

Encobertos pelos picos cobertos de neve das montanhas do Grande Cáucaso, nas profundezas das terras lendárias de Svaneti, as várias aldeias e dabas (pequenas cidades históricas) de Mestia raramente deixam de suspirar. São instantaneamente reconhecidos graças às suas torres Svan, de corte quadrado, revestidas de pedra, que se erguem majestosamente entre os bosques de castanheiros e bétulas daqui, transbordando séculos de história e cultura georgianas.

Hoje, este antigo aglomerado de aldeias marcadas pela UNESCO está em ascensão, com um novo aeroporto na região, novas pousadas e cada vez mais visitantes deambulando entre as impressionantes peças arquitetônicas de Lekhtagi e Lagami (dois dos pequenos centros mais atraentes). Outros chegam para atingir o glaciar Chalaadi e percorrem as trilhas até a enorme montanha Ushba à distância.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mestia, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Borjomi / Férias em Borjomi

Borjomi

Apesar de popular como a fonte de sua água mineral homônima - uma mistura salgada e super frizzante que era amada pelos antigos mestres soviéticos da Geórgia - a cidade tem muito mais a oferecer do que apenas suas fontes vulcânicas e sulfúricas.

Por um lado, o cenário é magnífico, com a cidade perfeitamente conectada entre os cumes do desfiladeiro de Borjomi. Além disso, há os rostos elegantes da arquitetura imperial russa, pintados em belos amarelos e ocre e encostando-se perfeitamente às fontes e gramados do parque da cidade. Além disso, o misterioso Mosteiro Verde espreita nos limites da cidade, cercado por florestas primitivas e repleto de histórias sombrias de massacres de monges da Idade Média.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Borjomi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Gudauri / Férias em Gudauri

Gudauri

Situada a mais de 2.000 metros acima dos vales baixos que atravessam o coração da região do Grande Cáucaso, na extremidade do norte da Geórgia, Gudauri estabeleceu-se nos últimos anos como o principal destino de desportos de inverno do país e também alternativa às movimentadas pistas de ski dos Alpes. Os adeptos dos desportos na neve desfrutam aqui de um conjunto de pistas relativamente limpas, que variam de 22 quilómetros de pistas azuis a 10 quilómetros de pistas desafiadoras.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Gudauri, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Sighnaghi / Férias em Sighnaghi

Sighnaghi

Dando a sensação de se tratar de uma cidadã da Toscana, acima dos cumes verdejantes do vale Alazani, Sighnaghi faz jus à sua reputação como uma das cidades mais bonitas do país. Um mar de telhados de telha vermela em cascata destaca-se dos glaciares do Cáucaso no horizonte, enquanto ruas sinuosas de paralelepípedos e casas de madeira pintada mostram o tradicional estilo georgiano do século XIX que continua a florescer aqui. Não deixe de visitar os baluartes da ruína da muralha da cidade e suas 23 torres, maravilhar-se com o pináculo da igreja de St Giorgi e descobrir os locais de peregrinação do Convento Bodbe.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Sighnaghi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Kobuleti / Férias em Kobuleti

Kobuleti

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kobuleti, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Telavi / Férias em Telavi

Telavi

Localizada entre as colinas inclinadas de Tsiv-Gombori e com uma história de mais de 2.000 anos, Telavi foi moldada pelos romanos, pelos reis Kakheti, pelos monarcas georgianos e pelos czares russos. Em Telavi existe uma variedade única de peças arquitetónicas a serem descobertas, desde os formidáveis ​​baluartes dos Dzveli Galavani, que sobraram dos governantes dinásticos da região no século IX, até o Batonis Tsikhe, um testemunho do período medieval que floresceu aqui. Outras atrações populares incluem o sicómoro de 45 metros de altura, cujo tronco de 900 anos é realmente uma maravilha, e o Mosteiro de Alaverdi ficava entre as montanhas, nos limites da cidade.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Telavi, Geórgia

banner 320x50 pt

 

 

 

Stepantsminda

Stepantsminda

Os tentáculos gelados e as cordilheiras musculadas do Monte Kazbek dominam o horizonte em torno de Stepantsminda, numa paisagem de cortar a respiração.

Stepantsminda é uma cidade remota e selvagem que pode ser encontrada entre as cordilheiras do Cáucaso em Mtskheta-Mtianeti. Ao longo dos maciços de Kazbek, logo acima da cidade, é possível observar as calotas brilhantes dos glaciares Kuru e Shino, duas das maravilhas naturais que ajudaram a catapultar Stepantsminda para a vanguarda do ecoturismo e do turismo de aventura da Geórgia. Existem imensas oportunidades de caminhadas, juntamente com uma série de outras atividades com destaque para passeios de asa delta, rafting e escalada.

 

Uplistsikhe

Uplistsikhe

Remota e solitária nas colinas de Shida Kartli, acredita-se que Uplistsikhe tenha sido um dos principais centros políticos e econômicos do Reino de Kartli, que dominou o coração do Cáucaso por volta do ano zero. Hoje, e os visitantes que vêm aqui podem descobrir uma protrusão quase orgânica das colinas de tons castanhos nas quais Uplistsikhe está assentada; uma série de habitações monolíticas em cavernas e escadarias sinuosas escavadas profundamente na rocha. A coroação do local é um complexo de catedral um tanto anacrônico, que data do século 10 (depois da cristianização da Geórgia) e oferece vistas deslumbrantes das planícies orientais.

 

Ushguli

Ushguli

Uma série de cinco aldeias no coração da majestosa região de Svaneti, Ushguli carrega sua marca da UNESCO com orgulho. Situado entre campos de gado e fazendas a mais de 2.000 metros de altitude, o local abrange cidades como Zhibiani e Chazhashi, que apimentam as planícies de grama abaixo do gelo cintilante do Glaciar Shkhara, como relíquias antigas espalhadas ao acaso nas montanhas da Geórgia. O local também abriga um fascinante museu de etnografia e é conhecido como o lugar onde os tesouros nacionais da Geórgia foram escondidos em tempos de conflitos e conflitos nacionais.

 

 

Zugdidi

Zugdidi

Um excelente trampolim para explorar Svaneti, na região de Samegrelo, costa do Mar Negro da Geórgia e na região autônoma da Abkhazia, Zugdidi está envolto pelas cordilheiras serrilhadas do Grande Cáucaso, ao sul de onde as montanhas reivindicam a terra.

Uma cidade relativamente nova (pelo menos no que diz respeito à riqueza de centros antigos e medievais da Geórgia), esta capital regional abriga as elegantes fachadas e as fascinantes exposições arquitetônicas do Palácio Dadiani, que se erguem em belas crenulações contra as águas do rio Chkhoushi, no coração do centro. Muito visitantes chegam aqui em busca de aventura no desfiladeiro de Martvili ou para chegar às famosas fontes termais que se escondem no interior próximo à cidade.

 

 

 

Vardzia

Vardzia

Cortada e esculpida meticulosamente nas faces de rochas arenosas que se erguem como falanges contra os meandros do rio Mtkvari, no profundo sul da Geórgia, Vardzia permanece uma das vistas mais dramáticas de se ver no país. Estima-se que as várias camadas de igrejas monolíticas, cavernas e santuários vistos aqui tenham sido habitadas pelo menos até meados do século XII, quando se pensa que os reis dinásticos de Bagrationi encomendaram as primeiras construções na extremidade do Monte Erusheti. O verdadeiro imperdível, no entanto, continua sendo a gloriosa Igreja da Dormição; um santuário esculpido em pedra que exibe uma montagem fascinante de murais e iconostase que fundem os estilos oriental, bizantino e românico.

 

Parque Nacional Tusheti

Tusheti National Park

Em cascata nas margens norte das montanhas do Grande Cáucaso, nas proximidades de Rússia e Chechênia, o Parque Nacional Tusheti é o lar histórico dos povos Tush de mesmo nome.

Local com áreas de tirar o fôlego ao extremo e grande em relevo o Parque Nacional Tusheti é composta em grande parte por picos altos e colinas cobertas de grama.

Há poucas estradas à vista, e as aldeias que se encontram aninhadas no meio das montanhas são históricas, construções de tijolos como Dartlo, que podem ser vistas saindo quase organicamente das terras da Geórgia, abrangidas por fazendas de ovelhas (a região é particularmente famoso por sua lã e queijos) e por faixas de florestas de abetos.

 

 

Lago Ritsa

Lake Ritsa

As águas cintilantes do lago Ritsa nas profundezas de um vale das montanhas do Cáucaso e cercadas por verdejantes e abetos Nordman dão a sensação de estarmos perante um cenário dos Alpes austríacos ou das Montanhas Rochosas da Colúmbia Britânica. Mas não, este refúgio alpino perfeito entre as montanhas da Abkhazia situa-se realmente na Geórgia. O lago e as florestas circundantes são ótimos para os adeptos das caminhadas que pretendem explorar um dos lugares naturais menos conhecidos e explorados da Geórgia. Paseios de de barco e natação nas águas geladas são outras das actividades populares no Lago Ritsa.

 

 

 

 

Património UNESCO na Geórgia:

Catedral de Bagrati e Mosteiro de Gelati (1994)

Monumentos Históricos de Mtscheta (1994)

Suanécia (1996)