As melhores coisas para fazer no Luxemburgo

Férias no Luxemburgo

Um dos menores países do mundo e abrange uma área de apenas 2.586 quilómetros quadrados e uma população de 602.000 habitantes, o Luxemburgo é mais uma cidade grande do que um país, mas seu tamanho torna-o num excelente destino para visitar, pois muitas das principais atrações estão concentradas num único lugar ou a curta distância.

Luxemburgo

O centro da principal cidade, a Cidade do Luxemburgo, é Patrimônio Mundial da UNESCO por direito próprio e um dos principais pontos turísticos do país.

Tal facto não significa que deva gastar todo o seu tempo no centro da cidade, pois, se fizer uma viagem rápida para fora da capital, encontrará uma variedade de cidades e vilarejos fascinantes, e grande parte da paisagem cênica pode ser acessada de comboio. Além dos enclaves de cartões-postais, também encontrará fortalezas antigas e castelos impressionantes, e é fácil visitar o Luxemburgo passando a fronteira da Holanda, Bélgica ou França.

Independentemente dos locais que pretende visitar ou onde pretende ficar, deixamos aqui algumas sugestões das melhores coisas que poderá fazer no Luxemburgo:

 

 

Passeie pelo centro Histórico da Cidade do Luxemburgo

Old-Quarter - Luxembourg City

O bairro antigo da cidade de Luxemburgo é o lugar perfeito para iniciar a sua viagem de férias neste país encantador e também é um Património Mundial da UNESCO.

O centro teria sido cercado por fortificações antigas que antes eram conhecidas como Gibraltar do Norte, embora estas tenham sido destruídas em 1883. Hoje em dia encontrará ruas arborizadas com paralelipipedos, bem como parques e jardins verdejantes.

Ao passear por aqui, pode conferir pontes cênicas e vielas sinuosas, aqui o melhor conselho é seguir os seus instintos e explorar as áreas que lhe chamam a atenção.

 

 

 

Explore o vale do Sete Castelos “the Valley of the Seven Castles”

Valley of the Seven Castles

Em plena região de Guttland, no Luxemburgo, situa-se o chamado Vale dos Sete Castelos, que se estende ao longo de uma área de 24 quilómetros. A principal atração aqui é voltar no tempo para o período medieval e seguir o caminho ao longo da trilha, passando de um castelo para outro. Ao longo do trilho do Vale dos Sete Castelos encontrará os castelos de Mersch, Schoenfels, Koerich, Hollenfels, Septfontaines e os dois castelos em Asembourg.

 

 

 

Visite Wiltz

Wiltz

Wiltz é composto por duas partes distintas, a chamada cidade alta e a cidade baixa. Esta cidade conta com várias atrações, como o Museu da Batalha do Bulge, situado no interior do Castelo Wiltz. Também existe um emocionante festival de música nos meses de verão e um teatro ao ar livre, onde você pode assistir a vários espetáculos.

 

 

 

Visite Larochette

Larochette

Larochette é uma bonita cidade comercial situada num vale escarpado, cercado por florestas pitorescas. A cidade é famosa por não ter um, mas dois castelos que ficam no White Ernz acima do vale. Outras características de Larochette incluem uma praça medieval, bem como um interessante Museu da Indústria e uma igreja decorada no estilo neo-romano, com uma variedade de afrescos incomuns de Art Nouveau.

 

 

 

Visite o Parque Minett

Minett Park

Localizado em Fond-de-Gras, está o Minett Park, que costumava ser um importante centro da indústria. Uma das grandes delícias da região é que você pode chegar aqui usando o Comboio 1900, que é uma locomotiva a vapor tradicional que o levará até Fond-de-Gras. Aqui você encontrará uma espécie de museu ao ar livre e há um passeio a pé pelos vários edifícios em exibição, muitos dos quais feitos de madeira.

Alguns dos destaques incluem uma mercearia da época, bem como a central elétrica Paul Wurt.

 

 

 

Aprecie a natureza em Biodiversum – Nature Reserve Haff Reimech

Biodiversum – Nature Reserve Haff Reimech

A Reserva Natural Haff Reimech está localizada na base das encostas dos vinhos Schengen e Remich e é o local ideal para quem deseja conhecer uma variedade de flora e fauna no Luxemburgo. O Biodiversum situa-se numa ilha artificial e poderá explorar uma reserva natural bem preservada, além de uma exposição mundial subaquática com uma variedade de galerias e material informativo. A ênfase aqui é ensinar os visitantes sobre sustentabilidade e cuidar do meio ambiente.

 

 

 

Aprecie a vista desde Passerelle Viaduc

Passerelle Viaduc

O Passerelle Viaduc é uma das pontes com maior significado histórico no Luxemburgo e foi concluída em 1861.

Construída por uma empresa britânica chamada Waring Brothers, o viaduto vinculado ao centro da cidade, apesar de ter sido de vanguarda na época em que agora é conhecido como Ponte Velha. Uma das principais razões para vir aqui é apreciar as vistas deslumbrantes que se espalham pela cidade de Luxemburgo.

 

 

 

Admire o Castelo Beaufort

Beaufort Castle

Beaufort situa-se num planalto da região de Mullerthal, no Luxemburgo e tem um castelo que data do século XII.

Atualmente, grande parte do castelo está em mau estado de conservação e não está tão bem preservada quanto na região, mas é um ótimo local de paragem para uma experiência mais rústica. Encontrará vários trilhos próximos ao castelo que o levam através de bosques, floresta e formações rochosas impressionantes.

 

 

 

Assista a um concerto na Philharmonic of Luxembourg

Philharmonic of Luxembourg

A Filarmônica do Luxemburgo é conhecida por ser um dos locais de concertos mais espetaculares da Europa. Para além de ser o lar da Orquestra Philharmonique du Luxembourg, é também palco de actuação das grandes orquestras internacionais qundo actuam no Luxemburgo. O edifício é conhecido pela sua poderosa acústica, sendo local de visita obrigatória para assistir a um concerto local que apresenta os melhores talentos musicais do Luxemburgo.

 

 

 

Visite o Lago Upper-Sûre

Upper-Sûre Lake

Perto de Esch-sur-Sûre, em pleno Parque Natural Upper-Sûre, o Lago Upper-Sûre é conhecido como um dos principais pontos de lazer do Luxemburgo, reunindo muitos visitantes que aqui vêm aqui para praticar desportos aquáticos nos meses mais quentes, como natação, canoagem e vela. Dependendo de quão aventureiro você queira ser, também pode tentar mergulhar ou praticar windsurf.

 

 

 

Conheça Walferdange e o seu castelo

Walferdange and its castle

O castelo de Walferdange foi a residência do grão-ducal até o final do século XIX e sutua-se perto de Grunewald Wood.

A vila em si faz parte de uma das principais trilhas para visitantes em Luxemburgo e fica perto do Vale Alzette, conhecido por florestas exuberantes e vistas deslumbrantes.

Como se isso não bastasse, a vila também é famosa por suas flores e, em particular, suas rosas inebriantes. Se você gosta de arqueologia, também veio ao lugar certo, pois há uma vila romana aqui completa com um aqueduto que fica no subsolo.

 

 

 

Mime-se num spa em Mondorf-les-Bains

Mondorf-les-Bains

Localizado na região de Moselle, Mondorf-les-Bains, abriga algumas das melhores fontes termais de toda a Europa. Uma das mais famosas é o Mondorf le Domaine Thermal, que é um complexo de spa e possui um centro de saúde, academia e hotel adjacente.

O spa é abastecido com água de nascente de bombas subterrâneas de 24 graus Celsius e é conhecido por suas propriedades curativas que dizem curar uma série de doenças. Certamente, se você está procurando uma experiência relaxante no Luxemburgo, vale a pena a viagem.

 

 

 

Conheça o Castelo de Bourscheid

Bourscheid Castle

A vila de Bourscheid está localizada num planalto e é atravessada por dois rios, o Wark e o Süre.

A vila tem uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas para caminhadas e outras atividades, mas o verdadeiro atrativo aqui é o Castelo Bourscheid, que domina a vila a partir de um pico de 137 metros. Foi originalmente construído no século X e foi cuidadosamente preservado ao longo dos tempos.

Poderá fazer uma visita guiada ao Castelo  e conhecer alguns pormenores relevantes da sua história ou desfrutar de uma das excursões em áudio. Se você marcar sua visita à noite, poderá apreciar o castelo quando estiver totalmente iluminado, o que é incrivelmente bonito quando visto da vila.

 

 

 

Viaje até à cidade de Vianden

Vianden

A cidade de Vianden é uma das mais belas de todo o Luxemburgo e fica perto das margens do Rover Our. É abençoada com uma bonita mansão feudal que foi construída no século IX e a cidade é cercada por uma muralha medieval medieval repleta de torres de guarda.

Vianden é também é famosa por ser a cidade onde Victor Hugo morava quando estava no exílio e sua antiga casa agora está aberta ao público e tem uma série de recordações desse período. Se você gosta de caminhar ou passear, há uma série de trilhas que se ramificam de Vianden para o Our Valley.

Se você quiser algo mais relaxante, também há um teleférico aqui que sobe para 440 metros e oferece as vistas mais incríveis sobre o campo.

 

 

 

Aprecie a cultura no Museu de Arte Moderna

Museum of Modern Art

Para além das relíquias antigas o Luxemburgo também possui uma variedade de museus de ponta, como o Museu de Arte Moderna, também conhecido como MUDAM.

Estendendo-se por uma área de mais de 4.500 metros, construído nas paredes do antigo Fort Thungen, que data de 1732, o Museu de Arte Moderna conta com uma considerável variedade de arte, incluindo fotografias, esculturas, tecidos e até mídia digital.

Todo o complexo do museu fica no Parc Drai Eechelen, que possui uma variedade de obras de arte esculturais e vistas deslumbrantes sobre a área antiga da cidade de Luxemburgo.

 

 

 

Faça uma paragem em Place Guillaume

Place Guillaume

A Place Guillaume é conhecida por suas espaçosas áreas abertas que costumavam ser a localização de um convento franciscano.

Agora a área está totalmente fechada para veículos e há uma famosa estátua de Guilherme II a cavalo que foi o rei da Holanda e o grão-duque do Luxemburgo.

Lar do edifício da Câmara Municipal, a Place Guillaume conta com vários pontos de referência para visitar nas proximidades que incluem a torre espanhola e um antigo quartel de cavalaria.

 

 

 

Passeie pelas muralhas de Corniche

Walls of the Corniche

Situadas na cidade de Luxemburgo, as Muralhas de Corniche proporcionam uma excelente panorâmica da cidade e do um vale existente nas proximidades.

Este também é o local onde o Portão do Grund está localizado, que foi construído em 1632 e há uma série de casas e outras curiosidades na área, como a Igreja de St. Michael e a Abadia de Neumünster, que tem um famoso órgão de tubos e uma "virgem negra" do século XIV.

 

 

 

Explore o Palácio Grand-Ducal

Palais Grand-Ducal

O Palais Grand-Ducal é a residência oficial do Grão-Duque e da família real do Luxemburgo e é um dos feitos mais impressionantes da arquitetura na cidade de Luxemburgo. Data do século XVI e mistura uma variedade de estilos, incluindo toques românticos e desenhos medievais e góticos.

 

 

 

Visite a cidade de Echternach

town of Echternach

A pitoresca cidade de Echternach situa-se nas margens do bonito rio Sûre, na fronteira com a vizinha Alemanha.

A cidade é famosa por alguns de seus festivais, como um festival internacional de música que acontece de maio a junho, além de uma procissão de dança que acontece aqui há séculos na terça-feira de Whit.

Na cidade, encontrará casas antigas, ruas sinuosas e arquitetura medieval que remonta a outra era.

 

 

 

Explore Berdorf

Berdorf

Berdorf é famosa por ser um dos pontos turísticos mais visitados do Luxemburgo e situa-se numa planície de um vale envolto em incríveis rochedos, numa área atravessada pelos rios Black Ernz, Sûre e Aesbach.

Estes vales são cobertos por trilhas que permitem contemplar a majestade da paisagem do Luxemburgo e esta área também abriga mais de 3.000 acres de floresta. Se gosta de escalada, as colinas aqui oferecem a oportunidade perfeita.

 

 

 

Visite a Abadia Beneditina de Echternach

Echternach Benedictine Abbey

Se visitar a cidade de Echternach, não deixe de visitar a Abadia Beneditina, que data do século VII e tem um museu ao lado. É composta por quatro edifícios e um pátio central e a basílica tem um enorme significado religioso em todo o Luxemburgo, já que contem uma cripta com o sarcófago de São Willibrord, que é feito de mármore branco e os cofres aqui são cobertos por afrescos coloridos que foram pintados no século X.

 

 

 

Explore Bock e os tuneis da cidade

Bock

O Bock Cliff, no Luxemburgo, é conhecido pelas suas fortificações e canhões, sendo aqui que poderá explorar as Casemates, uma série de passagens subterrâneas.

Estes túneis são uma incrível façanha de engenharia, escavados em penhascos de rocha sólida, estendendo-se ao longo de 21 quilómetros. Estes túneis foram construídos com o objectivo de esconder soldados, bem como fornecer um local para armazenar cavalos e equipamentos.

Poderá caminhar por muitos dos túneis e, no topo do do rochedo, encontrará as ruínas de um antigo castelo que só foi descoberto em 1963.

 

 

 

Visite o Parc Merveilleux em Bettembourg

Parc Merveilleux

O Parc Merveilleux fica na cidade de Bettembourg, a apenas 10 km da cidade do Luxemburgo e a apenas 5 km da fronteira francesa. Este parque é um centro de diversões e você encontrará jogos, fliperamas, playgrounds e até um mini comboio que circula pelo parque. Crianças de todas as idades podem montar póneis aqui e também há um campo de mini-golfe, além de restaurantes e até concertos ao ar livre.

 

 

 

Visite o Museu Nacional de História e Arte, Cidade do Luxemburgo

National Museum of History and Art

Apesar do seu tamanho reduzido, o Luxemburgo é conhecido por ter uma envolvente riqueza de museus. Um dos melhores é o Museu Nacional de História e Arte, situado na zona do mercado do peixe, do centro antigo da cidade.

Aqui você encontrará uma enorme variedade de itens, como ferramentas, moedas, armas, documentos históricos e fotografias. Grande parte das obras de arte é focada na era galo-romana e conta a história da vida social e religiosa através dos tempos para aqueles que chamam o Luxemburgo de lar. Se gosta de arte moderna, não ficará desapontado já que o museu está repleto de obras de vários artistas do século XX.

 

 

 

Visite a Catedral de Notre Dame – Cidade do Luxemburgo

Notre Dame Cathedral

Construída no século XVII por padres jesuítas, a Catedral de Notre Dame é um verdadeiro motivo de orgulho da cidade e uma das atrações imperdíveis.

Uma das características de assinatura aqui é o portão norte, de estilo barroco e coberto com belos vitrais que datam dos séculos XIX e XX. Além das estruturas tradicionais, também encontrará peças modernas de escultura, além de uma famosa estátua da Madonna e Jesus em miniatura que fica sobre o altar.

Também é famosa por sua cripta, que contém túmulos de membros da família real luxemburguesa e é guardada por duas estátuas de leões.