Férias em Angola

Angola

Para grande parte dos viajantes regulares, Angola é, em termos de viagem de férias, um dos últimos grandes mistérios de viagens para a África.

Apesar das magnificas paisagens, de toda a diversidade, quer a nível de cenários naturais, quer a nível cultural, Angola, com a sua economia fortemente dependente do petróleo, permanece um destino fechado para todos, graças a rigorosas politicas de vistos, preços elevados e um historial político algo conturbado onde os períodos de guerras e conflitos armados têm sido mais frequentes do que os períodos de paz.

Situada na costa ocidental de África, banhada pelo oceano atlântico, a Angola é um dos maiores países de África em termos de superfície e um país com uma enorme riqueza, não só em termos de recursos naturais como também em recantos naturais e cenários de cortar a respiração.

 

Mapa de Angola

Bandeira Angola

Capital : Luanda

Área : 1 246 700 km²

População : 25 021 974

Governo : República presidencialista

Língua oficial : Português

Moeda : Kwanza angolano (AOA)

Países vizinhos : Congo-Brazzaville, Namíbia, República Democrática do Congo, Zâmbia

Fronteiras marítimas : Oceano Atlântico

 

 

 

A Angola faz fronteira com a República Democrática do Congo, Zâmbia e a Namíbia. Ao território angolano pertence ainda o enclave de Cabinda, que encontra-se completamente dentro do território congolês.

 

Como Chegar a Angola:

Aeroportos em Angola

Aeroporto de Cabinda (CAB)

Catumbela Airport (CBT)

Aeroporto de Huambo (NOV)

Aeroporto Kuito (Silva Porto) (SVP)

Aeroporto de Lubango (SDD)

Aeroporto de Luena (LUO)

Aeroporto M'Banza Congo (SSY)

Malange (MEG)

Menongue (SPP)

Namibe (MSZ)

Ondjiva Pereira Airport (VPE)

Aeroporto Internacional Quatro de Fevereiro(LAD)

Saurimo (VHC)

Soyo (SZA)

 

Onde Ficar em Angola:

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Angola

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Geografia:

Angola

A partir da planície costeira, relativamente plana, o terreno torna-se elevado em sentido do interior leste até ao Planalto de Bié. Este encontra-se exatamente no centro do país e ocupa mais de 65% da superfície angolana.

Este platô é tomado principalmente por um terreno maioritariamente arenoso, seco e com savanas que prolonga-se até ao sul e transforma-se em deserto de estepes na Namíbia.

As melhores condições de vida são oferecidas somente pelas planícies no norte e o leste angolano, ao longo do Rio Zambeze.

A montanha mais alta em Angola é o Morro de Moco, com 2.610, no Planalto de Bié, nas proximidades da cidade de Huambo.

O Cubango-Okavango é o maior rio do país, com 1.700 km, que nasce como Cubango no Planalto de Bié e desagua finalmente na Bacia do Okavango, o maior delta interior pantanoso do mundo, ao noroeste do deserto de Kalahari, em Botsuana.

 

O Clima em Angola:

Angola possui três zonas climáticas distintas.

Namibe

Na zona costeira predomina um clima tropical, com uma temperatura diária média equilibrada de 27° C. Estas temperaturas não baixam muito nas zonas costeiras e, durante a noite, ficam frequentemente acima dos 20° C.

Desento de Namibe

O período das chuvas na costa inicia-se normalmente em Novembro e dura até Março. A chuva é acompanhada por neblinas diárias, provocadas pelas correntes frias de Benguela. Este fenómeno climático também pode ser observado no sul, no Deserto da Namíbia.

Angola

Nos planaltos do interior angolano e no sul, o clima é tropical temperado, o que é percetível tanto durante o dia quanto durante a noite. O período das chuvas é o mesmo que na costa.

Na região sudeste de Angola, o clima é caracterizado pelo calor durante o dia com o mercúrio dos termómetros a baixar até ao zero graus durante a noite. Estas condições na região sudeste angolana mantêm-se ao longo de todo o ano.

O melhor período para uma viagem à Angola é imediatamente após a estação de chuvas, entre Maio e Outubro. Durante os meses de chuva há uma humidade de cerca de 95% que provocam um mal-estar corporal em muitos europeus.

 

Com uma enorme riqueza natural que vai muito para além da beleza e diversidade do país, a economia da Angola foi, até à década de 70, predominantemente agrícola, com o café, cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim, algodão, tabaco e a borracha a serem alguns dos produtos mais significantes. A produção de batata, arroz, cacau e banana era relativamente importante. Os maiores rebanhos eram de gado bovino, caprino e suíno.

Angola é um país rico em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possuindo também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina.

As minas de diamantes estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Luanda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, e mais tarde ao largo da costa até Luanda, tornando Angola num dos importantes países produtores de petróleo, com um desenvolvimento económico possibilitado e dominado por esta atividade. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.

Angola tem um enorme potencial turístico por explorar, um país que tem praticamente tudo para ser um dos destinos turísticos em destaque na África.

Uma diversidade paisagística e cultural incrível, as segundas maiores quedas de água do continente africano, uma enorme coleção de vestígios coloniais portugueses dispersos por todo o país, vários parques nacionais emergentes, praias em abundância, a larga maioria delas de beleza e espetacularidade única e uma enorme diversidade de antigas tribos que conservam até os dias de hoje todos os seus costumes e tradições.

Se Angola apostará brevemente no turismo, abrindo as suas fronteiras para o exterior é uma questão que permanece no segredo dos deuses.

O potencial está todo lá, falta apenas que a indústria turística subdesenvolvida, ganhe asas para se expandir e quanto mais cedo o governo abordar e solucionar os problemas políticos persistentes do país, mais rápido Angola poderá emergir de seu sono prolongado e mostrar ao mundo toda a beleza que existe dentro das suas fronteiras.

 

 

Idioma:

O idioma oficial é o português. Mas a maioria dos angolanos fala línguas Bantu - por exemplo - umbundo, quimbundo, quicongo, fiote, ibinda, chocué, cuanhama, nhaneca e mbunda. Muito poucos angolanos dominam uma outra língua estrangeira.

 

 

Férias em Luanda

Luanda

Luanda, a capital de Angola e o principal ponto de entrada na Angola e atualmente o principal ponto turístico do país.

É também o maior porto do país encontra-se na foz do Rio Cuanza, no oceano Atlântico.

A região metropolitana de Luanda conta com cerca de 5 milhões de habitantes e é o centro económico e administrativo do país.

No centro de Luanda, as imensas construções coloniais são importantes testemunhos da importância desta cidade portuária não só na atualidade, como também no passado.

Locais como a Fortaleza de São Miguel, o Museu Nacional de Antropologia, o Museu de história Natural, o Museu de Escravatura, a Biblioteca Nacional de Angola, o Teatro Nacional de Luanda, o Teatro Elinga ou o Arquivo Histórico de Angola são locais de visita obrigatória em Luanda.

Luanda

Os mercados são outras das atrações imperdíveis em Luanda, nomeadamente o mercado diário de Roque Sateiro ou o mercado em Funtogo, atualmente o maior mercado de artesanato de Angola. Os mercados ganham uma extraordinária animação durante os fins-de-semana com as apresentações de grupos de música e folclóricos que transformam os mercados em autenticas festas.

Aproximadamente a 20 quilómetros de Luanda encontrará o Museu da Escravidão de Luanda, onde estão expostos documentos e objetos da época da escravidão.

A ilha de Massula, situada em frente a Luanda é outro dos locais de deverá ser visitado. Poderá facilmente chegar à ilha de Massula recorrendo aos táxis aquáticos ou barcos a partir da zona portuária de Luanda.

A ilha de Massula tem algumas praias bastante convidativas, envoltas num cenário de areias brancas e palmeiras, excelentes restaurantes com cozinha portuguesa e angolana.

Outra praia fantástica mas não muito segura, é a praia de Palmeirinhas que se situa a cerca de 44 km ao sul da capital.

 

 

As Atrações turísticas de Angola:

Angola

Uma das grandes atrações de Angola era a sua rica fauna que foi praticamente esquecida e dizimada durante o período da guerra civil angolana.

Parque Nacional de Kissama

O Parque Nacional de Kissama, situado a 70 km ao sul de Luanda, tem nos dias de hoje um papel fundamental no restabelecimento das vida selvagem de Angola. Kissama abriga nas suas savanas várias espécies de fauna como antílopes, gnus, bisontes, zebras, girafas, emas, tartarugas e elefantes.

Outros parques nacionais angolanos são o Parque Nacional de Lona, o Parque Nacional de Bicuar, o Parque Nacional de Mupa, o Parque Nacional de Cameia, o Parque Nacional de Candandala e a Reserva Especial de Luanda.

Quedas de Kalandula

Outra atração que merece visita em Angola é as Quedas de água de Kalendula, com os seus impressionantes 105 metros, situadas na província de Malange.

Imediatamente após a estação das chuvas as quedas de água de Kalendula são um espetáculo inesquecível e impressionante. Esta quedas de água estão a cerca de 85 km ao sul de Malange, e são as terceiras maiores quedas de água de África.

 

Vulcão Tunda Vala

Fenda de Tundra Vala

Outro destino que vale a pena visitar, em especial para os amantes de caminhadas e de trekking, é o vulcão extinto de Tunda Vala, próximo a Lubango.

O vulcão mede no total 1.615 metros e oferece de sua plataforma uma vista espetacular do Oceano Atlântico, que está a apenas 30 quilómetros, onde pode-se conhecer as praias mais bonitas de Angola, em Namibe.

 

 

Religião:

Mais de 50 % dos angolanos praticam religiões animistas, bem como adoração aos antepassados. Mas 45% de cristãos e há uma minoria de muçulmanos.

 

Principais Cidades de Angola:

Luanda, Huambo, Lobito, Benguela, Lucapa, Kuito, Lubango e Malange.

 

 

Património UNESCO na Angola

Vestígios da Capital do antigo Império do Kongo  em M'Banza Kongo (2017)

 

 

Já estiveste em Angola, vives em Angola ou estás a planear visitar este país em breve?
Partilha aqui as tuas experiências de viagem, sugestões de locais a visitar ou eventuais questões relativas aos destinos que pretendes visitar, ajudando ou sendo ajudado por outros visitantes.
Obrigado!

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 69 visitantes e 0 membros em linha