Os melhores locais para visitar no Brunei

Brunei

País de contrastes, o Brunei é sinónimo de riqueza, excessos e extravagância com dinheiro proveniente do petróleo e poucos são os pormenores que contradizem esta imagem nesta nação de mesquitas cintilantes pintadas de branco com minaretes de ponta dourada.

 

A oeste e por toda a capital de Bandar Seri Begawan, poderá conferir que praticamente tudo gira em redor da indústria de petróleo do Sultanato, assim como ricos Palácios e ambiciosos projetos arquitetónicos que surgem em cada esquina.

No entanto tenha em mente que este pequeno país situa-se no Bornéu e, como tal, para além do petróleo há ainda densas florestas tropicais e picos vulcânicos, assim como aldeias rústicas que parecem ter parado no tempo.

 

Hotéis em Brunei

banner 320x50 pt

 

Página Oficial do Turismo de Brunei

 

O que fazer no Brunei:

Excursões e actividades no Brunei

 

 

 

Os melhores locais para visitar no Brunei:

 

Bandar Seri Begawan

Bandar Seri Begawan - Omar-Ali-Saifuddien-Mosque

Bandar Seri Begawan é provavelmente a capital mais ricamente adornada e menos famosa do mundo.

Lar de apenas pouco mais de 50 mil habitantes, Bandar Seri Begawan é um bom exemplo de como o dinheiro do petróleo pode mudar o mundo.

Transformada no século passado, de uma simples cidade comercial à beira-mar no epicentro dourado da perfuração e lar do grande sultão de Brunei, a cidade abriga maravilhosas vistas que chegam ao ponto do exagero, como a mesquita de ouro Omar Ali Saifuddien e a colossal Istana Nurul Iman, que detém o recorde mundial do maior edifício governamental do mundo.

Há também artesanato islâmico fascinante em exibição no Museu de Brunei e muitas oportunidades de compras nos Centros Comerciais de Gadong.

 

 

 

 

Gadong

Gadong

Gadong, apesar de ser oficialmente uma cidade distinta, dá a sensação de ser um subúrbio da capital Bandar Seri Begawan, é o mais famoso destino de compras no Brunei.

Bastante movimentada e procurada pelos adeptos das compras, Gadong conta com os maiores bazares e mercados do Brunei, assim como grandes e modernos Centros Comerciais, repletos de lojas de moda e de alta tecnologia, assim como o único McDonald's no país.

Quando a noite chega, é hora rumar ao energético mercado noturno, que pulsa com barracas de peixe e barracas de frios, as fragrâncias de tamarindo e gengibre e pimenta e soja flutuando no ar.

 

 

 

 

Kampong Ayer

Kampong Ayer

Esta ilha situada no meio do sinuoso rio Brunei, que serpenteia através do coração de Bandar Seri Begawan, é considerada como uma área independente da capital e pode ser vista como um destino à parte da cidade.

Também conhecida como a vila das águas, Kampong Ayer é formada na sua totalidade por casas que se projetam acima dos canais sobre palafitas. Muitas destas casas estão ligadas entre si por frágeis passadiçoes e são lar de famílias locais felizes que adoram mostrar o seu modo de vida aos visitantes inesperados.

A única forma de chegar a Kampong Ayer é  através de um táxi aquático a partir de Bandar Seri Begawan

 

 

 

 

Parque Nacional Ulu Temburong

Ulu Temburong National Park

Considerada a Jóia Verde do Brunei, o Parque Nacional Ulu Temburong, situa-se no enclave oriental do país e é uma verdadeira meca para os ecoturistas e amantes da vida selvagem, tem sido saudada em todo o mundo como um excelente exemplo de conservação patrocinada pelo estado.

Ao todo, o Parque Nacional Ulu Temburong cobre impressionantes 550 quilômetros quadrados de florestas tropicais primitivas e hospeda exóticos calaus e gibões, entre outra vida selvagem.

Os visitantes podem desfrutar de safaris em pontes de corda especialmente construídas nas copas das árvores que oferecem uma perspectiva única no topo da selva de crescimento antigo.

O Parque Nacional Ulu Temburong é um daqueles destinos naturais simplesmente imperdíveis.

 

 

 

 

Pekan Tutong

Pekan Tutong

Pekan Tutong ou Tutong Town é o centro regional de todo o distrito de Tutong - a área encontrada imediatamente a leste de Bandar Seri Begawan, no extremo norte de Brunei.

Localizado à beira do Mar do Sul da China, é o lar de um punhado de escolas aclamadas e de algumas boas casas de hóspedes, no entanto, a grande atração de Pekan Tutong é o trecho dourado de areia que reveste a cidade em Seri Kenangan.

Esta ampla e cintilante praia corre ao longo dos cursos do Rio Tutong e é palco de atraentes bares de praia e restaurantes de frutos do mar, pois é um dos melhores lugares para sol, areia e mar em todo o Brunei.

 

 

 

 

Kuala Belait

Kuala Belait

Vizinha do estado malaio de Sarawak, no extremo oeste de Brunei, esta cidade oferece uma imagem do Brunei da era moderna.

Cidade vibrante e repleta de visitantes de negócios que vêm de longe em busca do “ouro negro”, Kuala Belait também abriga a famosa “rotunda do bule de chá” (teapot roundabout).

Kuala Belait também tem a sua própria praia, que encontra o seu auge com o pequeno parque de boas-vindas no Silver Jubilee.  Para comida, compras e lembranças, não deixe de visitar o Tudong Saji - um bazar que entra literalmente em erupção depois do escurecer com pratos de peixe e artesanato asiático.

 

 

 

 

Muara

Muara

Projetando-se para o Mar do Sul da China, Muara é conhecida como uma das principais cidades de praia do Sultanato.

Lar de um grande trecho de areia dourada e uma infinidade de locais para piqueniques e áreas de lazer onde se destacam os relvados bem cuidados do Muara Beach Recreational Park, Muara oferece imensas possibilidades de agradáveis passeios ao longo das palmeiras da Praia de Serasa, ao sul, desfrutando das excelentes vistas do oceano pontilhadas pelos barcos.

 

 

 

 

Reserva florestal Andulau

Andulau Forest Reserve

Um mar de palmeiras e de antigas árvores de teca aguardam os viajantes na Reserva Florestal Andulau, situada no centro do Brunei, a uma curta distância ao leste da capital, Bandar Seri Begawan.

Tornada famosa pela proliferação de madeiras perenes de crescimento antigo que domina o seu interior, a área também é dotada de rios selvagens e cascatas com piscinas para natação.

Uma das áreas menos povoadas do Sultanato, a Reserva florestal Andulau conta ainda com uma vida selvagem abundante, com imensas criaturas tropicais, leopardos e raros macacos da floresta tropical.

 

 

 

Hutan Simpan Bukit Ladan

Hutan Simpan Bukit Ladan

Estendendo-se até à fronteira com a Malásia, na extremidade oeste do distrito de Tutong, o Parque Hutan Simpan Bukit Ladan é outro bom exemplo da natureza exuberante do Brunei, não fosse este país estar localizado na incrível ilha do Borneu.

Não se esqueça de levar na bagagem um robusto e seguro par de botas para as caminhadas neste Parque, uma vez que os trilhos que penetram na selva mais profunda estão normalmente cobertos de lama e são algo escorregadios.

 

 

 

 

Tasek Merimbun

Tasek Merimbun

Cercado pelo interior protegido do Tasek Merimbun Heritage Park (uma das principais áreas de conservação do sultanato), este enorme lago - o maior lago natural do país - atrai visitantes para conferir uma fauna e flora única no país.

Ao redor de seus bancos pintados com lírios de tigre, verá esquifes antigos ancorados em molhes envoltos pelos verdes florescentes do dossel da floresta, onde morcegos de frutas de colarinho branco voam entre os galhos, leopardos e macacos perseguem a vegetação rasteira.

 

 

 

 

Jerudong

Jerudong

Jerudong é um destino brilhante e vibrante, onde as luzes e placares de néon são bastante apelativos, nesta localidade localizada à beira do oceano e diretamente a oeste do centro de Bandar Seri Begawan.

Embora atualmente contíguo à capital, o subúrbio tem seu próprio caráter distinto; em grande parte graças aos casinos iluminados e às salas de jogos extravagantes que se alinham ao longo das ruas.

Jerudong é lar de várias atrações e Parques Temáticos, assim como belas praias artificiais. Nem falta uma incrível rotunda decorada com um gigantesco anel de diamantes.

 

 

 

 

Reserva florestal Labi

Labi Forest Reserve

Batizada em homenagem à pequena aldeia da sua periferia, as vastas reservas da floresta de Labi vão dos planaltos do sudoeste de Brunei até as fronteiras onde o parque Gunung Mulu, na Malásia, desce do planalto do Bornéu.

É um lugar selvagem e indomável, oferecendo paisagens de cortar a respiração sobre os topos das selvas, as cascatas de Wasai Kadir e claro as oportunidades de avistar criaturas raras da floresta nos vários trilhos.

Outra grande atração são as tradicionais longhouses do povo Iban, que alinham as trilhas de terra próximas à reserva.

 

 

 

 

Seria

Seria

Localizada na costa norte do Brunei, Seria é uma localidade onde as areias e as avenidas da cidade praticamente mergulham no Mar do Sul da China.

Agora famosa pela sua riqueza de poços de petróleo, a área é salpicada com as relíquias reconhecíveis da indústria de petróleo de décadas de idade.

A história da Seria foi definida pelo petróleo desde o início, com as batalhas da Segunda Guerra Mundial entre os Aliados e os japoneses ocorrendo aqui, enquanto os dois poderes competiam pelo controle da riqueza petrolífera de Brunei.

 

 

 

 

Labi

Labi

Aninhada nas profundezas do extremo sudoeste do Sultanato, a pequena cidade de Labi é um dos melhores destinos para os ecoturistas que se dirigem ao Brunei.

Essencialmente, apenas um aglomerado de casas de bambu e aldeias encharcadas pela chuva, Labi situa-se nos limites da Reserva Florestal de Labi.

Isso significa que enquanto aqui estiver poderá contar com a companhia de muita da fauna da floresta e poderá ocupar grande parte do seu tempo a procurar cascatas, pântanos e percorrer os vários trilhos na floresta.

Um punhado de boas pousadas de natureza pode ser encontrado na aldeia, enquanto Terawan e Tarunan também têm outras opções de casas de hóspedes próprias.

 

 

 

 

Bangar

Bangar

Uma das poucas cidades do enclave de Temburong, Bangar representa o coração administrativo e comercial deste distrito destacado no leste.

Local pequeno e compacto, Bangar é bem conectado à capital em Bandar Seri Begawan por lancha, que pode ser vista saindo dos molhes dos portos ribeirinhos de manhã até a noite.

O verdadeiro atrativo deste lugar é certamente as florestas tropicais que se escondem nos limites da cidade, com a lendária Floresta Labu e o Parque Nacional Ulu Temburong.

Bangar é também um excelente destino para conhecer os locais e se familiarizar com o caráter mais selvagem da região leste.