Os melhores locais para visitar em São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

País formado por duas ilhas distantes, situadas ao largo do Golfo da Guiné, São Tomé e Príncipe, apesar de algo popular entre os viajantes portugueses, é talvez um dos destinos menos conhecidos de África, no entanto, uma viagem de férias a São Tomé e Príncipe é uma das experiências mais gratificantes que se pode ter numa viagem a África.

Desde a sua exuberante vegetação, ao forte carater colonial das cidades e vilarejos tudo é surpreendente neste país de língua portuguesa onde a abordagem vibrante da vida é inegavelmente africana, para não mencionar uma cozinha única e bastante saborosa onde o peixe é rei e senhor, acompanhado de legumes e fruta fresca que se estende às tradições culinárias do leste e do oeste.

Se isto, por si só aguça e deque maneira o desejo de viajar para São Tomé e Príncipe então junte uma variedade de lindas praias de areia dourada, raras tartarugas marinhas e lindas cidades montanhosas, juntamente com os pináculos altíssimos de montanhas vulcânicas, São Tomé e Príncipe é um daqueles destinos de férias que é muito difícil resistir!

Deixamos aqui alguns dos melhores locais para visitar em São Tomé e Príncipe.

 

 

Cidade de São Tomé

Cidade de São Tomé

O ponto de partida para a descoberta deste pequeno-grande paraíso que é São Tomé e Príncipe,  uma verdadeira “caixinha de surpresas”, com belas igrejas românicas e edifícios coloniais ornamentados, avenidas ladeadas por palmeiras e bonitas praças, São Tomé é a única cidade propriamente dita nestas ilhas.

Capital, centro politico e económico, a Cidade de São Tomé é ideal para explorar calmamente. Locais como o Palácio Presidencial ou a Praça da Independência - marcando o ano em que São Tomé e Príncipe conseguiu a sua independência de Portugal, são de visita obrigatória.

São Tomé

Explore ao pormenor o vibrante mercado central e interaja com os simpáticos comerciantes que lhe esclarecem quaisquer dúvidas relativamente aos produtos dispostos nas bancas, visite as belas construções em terracota, contemple as belas fachadas barrocas e os baluartes pontilhados de canhão do Forte São Sebastião, tudo antes de chegar às fascinantes exposições do Museu Nacional, instalado no forte.

Pelo caminho não faltarão locais para uma relaxante paragem ao longo da costa da bela baía de Ana Chaves.

 

 

Parque Nacional Ôbo

Parque Nacional ôbo

Criado em 2006, com o objetivo de proteger a grande biodiversidade existente no arquipélago, o Parque Nacional Ôbo ocupa uma área de cerca de 235 km2 na ilha de São Tomé e de cerca de 85 km2 na ilha do Príncipe.

O parque situa-se na parte mais sul de ambas as ilhas, sendo a zona mais interior o local onde se regista maior diversidade.

Nessa zona interior da reserva natural situam-se as montanhas de maior altitude do país, como o Pico de São Tomé (maior elevação de São Tomé e Príncipe) ou o Pico do Príncipe (maior elevação da ilha do Príncipe).

Na ilha de São Tomé, destaca-se o imponente Pico do Cão Grande, uma rocha de origem vulcânica situada 600 metros acima do mar, que se eleva a 300 metros de altura, sendo bem visível ao longe à medida que nos aproximamos do sul da Ilha. Mais escondido na vegetação, o Pico do Cão Pequeno não é menos impressionante.

Relativamente à fauna, destaca-se o Macaco-mona mas há também populações de gatos, porcos selvagens e ratos. Pode encontrar-se também a civeta-africana que poderá ter sido introduzida pelos colonos para combater os roedores nas suas plantações agrícolas. Existem também morcegos, sendo algumas espécies deste animal espécies endémicas.

O grande destaque da fauna da floresta são-tomense são as aves, sendo possível encontrar aqui inúmeras espécies diferentes, entre elas o Tordo-do-Príncipe, espécie endémica da ilha.

No que diz respeito aos répteis destacam-se as tartarugas que habitam nas águas de São Tomé e Príncipe e utilizam as praias para reprodução.

 

 

 

Santo António

Santo António

Como uma população de pouco mais de 1.000 habitantes, Santo António é a principal cidade da ilha do Príncipe, um local bastante tranquilo com vários edifícios coloniais envelhecidos e casas salpicadas de lama em estilo Pueblo, com um charme bastante peculiar e autêntico.

Santo António

Os canais sinuosos do rio Palhota cortam o coração da cidade, cortando as ruas à beira-mar enquanto eles tecem ao longo da costa através de palmeiras e pântanos.

Enquanto isso, as colinas vulcânicas verdejantes do interior da ilha acenam no horizonte, e os pescadores locais flutuam em seus barcos pelos molhes ribeirinhos.

 

 

 

Santana

Santana

Um local popular para os amantes da praia e para os que procuram algum luxo enquanto usufruem do mar e do sol de São Tomé, a pequena cidade de Santana desce até à costa no extremo leste da ilha, emergindo das esguias palmeiras de a selva e as colinas vulcânicas como uma aldeia  esquecida na terra de Robinson Crusoé.

É conhecido principalmente pelo aclamado Club Santana Resort, que oferece bangalôs e cabanas bonitas a poucos passos das areias douradas da Praia de Santana.

Há também quartos situados no alto dos escarpados penhascos ao longo da costa, juntamente com operadores de mergulho, oportunidades de passeio de barco e muito mais.

 

 

 

Monte Café

É nas profundezas das cordilheiras vulcânicas que sobem aos céus no coração da ilha de São Tomé que se encontram as antigas fábricas coloniais e as fazendas de café do Monte Café.

Vale a pena não só a visita como toda a viagem até aqui, onde as vistas da floresta tropical primitiva, dos vales que perecem não ter fim, dos bosques cobertos de nevoa e das aldeias de casa de lata enferrujada, é algo único e deslumbrante.

Uma vez em Monte Café, desfrutará igualmente de belas vistas das terras altas salpicadas de palmeiras do país, juntamente com um aclamado museu do café, narrando o cultivo, as vendas e a história da maior indústria da ilha.

 

 

 

Ilhéu das Rolas

Ilhéu das Rolas

Um “must visit” em São Tomé, situa-se e uma curta viagem de barco do extremo sul da Ilha, o Ilhéu das Rolas é famoso por suas praias de areias brancas cintilantes e paradisíacas, delimitadas por belas e exuberantes palmeiras.

As areias são invariavelmente totalmente isoladas, caindo em cascata da costa coberta de selva em uma mistura de enseadas cheias de pedras e longos trechos de tons de marfim salpicados de sol.

Há também um hotel resort aqui (perfeito para uma estadia tropical remota e romântica longe dos pontos mais movimentados do arquipélago), juntamente com um monumento à passagem da linha do equador que atravessa o Ilhéu das Rolas.

 

 

 

Trindade

Trindade

Trindade é um dos poucos destinos possíveis em São Tomé que não de situa no litoral da Ilha de São Tomé, Trindade, uma pequena cidade, situa-se acima da capital, no topo das elevações das colinas do interior.

Trindade está cercada por grandes extensões de plantações de café e campos de cultivo de cacau (os principais impulsionadores económicos aqui) que compõem o maior distrito de Me-Zochi.

É o caráter assombrado e dilapidado das antigas fachadas coloniais que realmente atraem visitantes para a cidade.

 

 

 

Boca de Inferno

As curiosas formações geológicas que surgem para encontrar as ondas do Atlântico na costa oriental de São Tomé encontram seu apogeu com a Boca de Inferno. Os visitantes chegam a este ponto a uma curta viagem de carro ao sul da capital, para ver como as ondas do mar chocam violentamente contra a costa, e as correntes atraem água para uma caverna subterrânea, tudo antes de disparar a água para o alto como um geiser marinho.

A visão é realmente algo por si só; tornado ainda melhor pelos belíssimos penhascos de rocha negra e promontórios vulcânicos que se projetavam e irrompiam da costa ao redor.

 

 

 

Praia do Jalé

Para aqueles que viajam para São Tomé para ver o raro fenómeno das tartarugas que rumam às praias para porem ovos, talvez não haja melhor destino do que o arco de areia dourada que é a praia de Jalé.

Curvando seu caminho ao redor das curvas da costa sul, esta baía é conhecida como um dos melhores lugares para avistar tartarugas marinhas ameaçadas durante a época de acasalamento.

Também é popular entre os nadadores locais, e há várias cabanas de praia rústica feitas de ramos de bambu e palmeiras.

 

 

 

Porto Alegre

Porto Alegre

Com uma população de pouco mais de 500 habitantes, Porto Alegre é um aglomerado populacional em ruínas de cabanas e canoas de pesca desbotadas, dando-lhe um charme único.

Porto Alegre

Porto Alegre é um dos pontos de partida no circuito de observação de baleias de São Tomé (que percorre toda a costa leste). Também é um ótimo lugar para iniciar outras explorações ao longo das lindas praias do litoral sul - Jale, a paradisíaca Praia Piscina - e os maravilhosos trechos do Ilhéu das Rolas.

 

 

 

Zona Ecológica da Ilha do Príncipe

Zona Ecológica Principe

Uma enorme área de vegetação que ocupa um recorte colossal da pequena ilha do Príncipe, a Zona Ecológica da Ilha do Príncipe tem muitas semelhanças com o Parque Nacional de Obo, com muitas das mesmas raras florestas virgens e topos majestosos cobertos de neblina, no entanto esta região é muito menos explorada.

 As grandes montanhas de Matterhorn saem diretamente da selva; as florestas das nuvens descem em cascata até as baías cintilantes do Atlântico; répteis raros correm pela vegetação rasteira e as baleias nadam nas águas do mar.

Trata-se de um autêntico paraíso natural por explorar que faz as delicias de qualquer amante da natureza.

 

 

 

Santo Amaro

Santo Amaro

A localidade de Santo Amaro vai-se juntando lentamente aos subúrbios da capital São Tomé, que fica um pouco a sudeste.

Atualmente ainda permanece separada da Capital, com o seu próprio centro que tem apenas um punhado de casas baixas e pequenos quadrados, onde se encontra ocasionalmente um ou outro café nas proximidades de uma charmosa igreja ocre para visitar.

Santo Amaro tem fácil acesso à área próxima de Bela Vista - uma parte da capital - e às pistas do único aeroporto internacional do arquipélago.

 

 

 

Neves

Neves

Neves é - ao contrário da maioria das outras cidades que pontilham a costa da bela São Tomé - um lugar industrial no coração.

Fábricas, depósitos, cervejarias e uma usina de eletricidade particularmente produtiva apimentam seu litoral, sendo que todos foram levantados devido ao útil porto de águas profundas que foi construído em 2012, em parceria com o governo nigeriano.

Há também um par de hotéis e pousadas aqui, juntamente com um punhado de restaurantes locais.

 

 

 

São João dos Angolares

São João dos Angolares

Com os curiosos sons crioulos locais e logo atrás do belo arco de areia que é a Praia São João dos Angolares, esta pequena cidade de 2.000 habitantes situada na costa leste é uma ótima opção para férias descontraídas.

Aqui existem muitas casas de hóspedes com redes de descanso e pequenas cozinhas de terra divulgando o medley de caril com infusão portuguesa e pratos de estilo crioulo de São Tomé.

E a própria configuração simplesmente exala vibrações geladas: a selva balança na brisa do mar, as casas são pintadas em cores bem caribenhas, as pessoas sorriem e os dias passam devagar.

 

 

 

Neves Ferreira

Neves Ferreira

Abraçada por colossais montes de topo plano e falésias cobertas de selva, cercada pelas florestas primitivas da Zona Ecológica do Príncipe e os desertos desta região tropical, a pequena aldeia de Neves Ferreira é talvez o destino mais inacessível de toda a região do Arquipélago de São Tomé.

No entanto, o isolamento garantiu uma falta de desenvolvimento atraente, enquanto as praias ao redor das cabanas pulverizadas com lama que compõem o centro ainda são pisoteadas pelas enormes carapaças de tartarugas marinhas e grande quantidade de outras espécies raras e ameaçadas de extinção.

Planear uma viagem até aqui não é tarefa fácil, no entanto as maravilhas naturais que aqui existem garantem uma experiência única e bastante gratificante.

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda