Sobre Macau

Macau

Macau tem cerca de 607.500 habitantes, 94% dos quais de etnia chinesa (oriundos de diversas Províncias, sobretudo de Guangdong e Fujian). Os restantes 6% incluem portugueses, australianos, filipinos, americanos e ainda diversas nacionalidades.

Há vários jornais diários e semanários em Macau, em Português, Chinês e Inglês. Além disso, publicam-se em Macau várias revistas chinesas e portuguesas, focando vários aspectos da vida e cultura em Macau e na região. A "Revista de Cultura" é editada pelo Instituto Cultural (publicação trimestral, em chinês, português e inglês) e a revista "Macau" é uma publicação periódica com versões em chinês, português e inglês.

Macau tem as suas próprias transmissões de rádio e televisão, em chinês e português, através da estação de rádio/TV local, a Teledifusão de Macau (TDM), enquanto a Televisão por Cabo de Macau oferece aos seus telespectadores cerca de 40 canais com programas diversificados.

A imprensa internacional é facilmente adquirível e a Livraria Portuguesa recebe alguns periódicos de Portugal. 

Clima

O clima é bastante quente, com a maior parte das características dos climas tropicais. A temperatura média anual é de cerca de 22ºC, variando entre os 15ºC no Inverno e os 30ºC no Verão. Os níveis de humidade são elevados e os valores médios variam entre os 73% e 90%. Os valores de pluviosidade atingem os 1.778mm, sobretudo durante os meses de Verão. A época dos tufões pode ocorrer de Junho a Outubro.

O Outono (Outubro - Dezembro) é a estação mais agradável. Os dias são soalheiros e mornos e os níveis de humidade são baixos. O Inverno (Janeiro - Março) é frio, mas soalheiro. A temperatura pode cair ocasionalmente abaixo dos 10ºC. Em Abril os níveis de humidade aumentam e de Maio a Setembro o clima torna-se quente, húmido e chuvoso, por vezes com tempestades tropicais.

Língua

O Chinês e o Português são as línguas oficiais, sendo o dialecto chinês Cantonense o mais falado em todo o território. As línguas oficiais são usadas nos organismos públicos e em documentos oficiais. Embora o estatuto do Português seja observado, a tramitação de processos em português pode ser muito demorada. O inglês usa-se muito frequentemente em todos os planos. 

Moeda local / sistema bancário

A Pataca (MOP) é a moeda oficial de Macau; divide-se em 100 avos e apresenta-se nas seguintes notas e moedas:
- Moedas: de 10, 20 e 50 avos; 1, 2 e 5 Patacas;
- Notas: de 10, 20, 50, 100, 500 e 100 Patacas.

A Pataca está oficialmente indexada ao dólar de Hong Kong (HK$). A taxa de câmbio é de MOPs 103,2 para HK$100,com uma ligeira variação até 10%. Cerca de 10 Patacas correspondem a 1 Euro e 8 Patacas a um dólar americano.

As moedas estrangeiras e os cheques de viagem podem trocar-se facilmente nos hotéis, nos bancos e nas casas de câmbio autorizadas que existem por toda a cidade. Os visitantes que precisarem de trocar dinheiro fora dos horários de expediente deverão ir ao Aeroporto Internacional de Macau (na ilha de Taipa) ou ao Hotel Lisboa (Macau) que têm balcões de câmbios abertos 24 horas por dia. Os bancos funcionam, geralmente, das 9h00 às 17h00 estando abertos à hora do almoço. A maioria dos hotéis, lojas e restaurantes aceita cartões de crédito.

A rede ATM é extensível a todo o Território e é compatível com a maior parte dos cartões de débito ou crédito.

Não há qualquer restrição ao montante de dinheiro que entra ou sai do Território.

 

Regime de entrada e estada

Os cidadãos portugueses devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de pelo menos 6 meses.

Os portadores de passaporte de Estados-membros da União Europeia (incluindo Portugal) não necessitam de vistos para períodos de permanência até 90 dias.

Para mais informações sobre os requisitos para entrar em Macau, pode consultar o Serviço de Migração da PSP de Macau (+853 2872 5488) ou www.fsm.gov.mo, email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os cidadãos portugueses que não sejam titulares dum BIR (Bilhete de Identidade de Residente) e pretendam residir na RAEM devem comparecer nos Serviços de Migração, para efeitos de autorização de residência, mediante a apresentação de requerimento do Modelo nº 4. Geralmente é requerida a prova dum emprego qualificado para a obtenção de residência.

 

Condições de segurança

Macau é uma cidade geralmente segura. Embora o português seja língua oficial, a maior parte dos agentes de polícia fala essencialmente chinês. Alguns também falam inglês.

Outras informações importantes

Números de telefone de emergência:
- Socorro: 999 (Existem também duas linhas para chamadas de emergência, disponíveis 24h por dia, com os números 110 e 112);
- Polícia de Segurança Pública: 2857 3333
- Polícia Judiciária: 2855 775
- Corpo de Bombeiros: 2857 2222
- Emergência (Esperança de vida): 2852 5222.

 

Transporte aéreo

Aeroporto Internacional de Hong Kong (Central e Aeroporto)

As ligações marítimas de Macau com o aeroporto de Hong Kong e Shenzhen fazem-se através de Jetfoil. No aeroporto internacional de Hong Kong pode apanhar directamente o "jetfoil" para Macau, sem entrar em Hong Kong (vide abaixo). Não há voos directos de e para Portugal. A conexão mais fácil é através de algum dos principais aeroportos europeus, com voo para Hong kong. Há transporte marítimo directo para Macau a partir do Aeroporto Internacional de Hong Kong até Macau. Os passageiros em trânsito são dispensados das formalidades de Alfândega e de Imigração de Hong Kong e podem despachar directamente as suas bagagens para o terminal marítimo de Macau. As viagens de e para Macau levam cerca de 50 minutos. Há ligações frequentes durante o dia, mas não de noite.

Procura e reserva de Voos

 

Aeroporto Internacional de Macau.

De e para vários destinos da Ásia, os viajantes podem utilizar o Aeroporto Internacional de Macau. O Aeroporto fica na Taipa, a 15 minutos do Terminal Marítimo de Macau, a 20 minutos das Portas do Cerco e a apenas 10 minutos do Posto Fronteiriço do COTAI. Funciona 24horas por dia. Para informações ligue para (853) 2886 1111 ou veja o site http://www.macau-airport.com. Os principais hotéis fornecem serviço de transporte que pode ser reservado antecipadamente ou marcado à chegada. Há autocarros para o Aeroporto (carreiras Ap1, MT1, MT2, N2, 21, 26) que atravessam a cidade. O serviço de helicópteros oferece as ligações mais rápidas para chegar a Macau, de Hong Kong ou de Shenzhen.

Para informações referentes à Regulamentação sobre Controlo de Líquidos Transportados pelos Passageiros na Bagagem de Mão, visite http://www.aacm.gov.mo. Para informações sobre imigração e formalidades alfandegárias, visite http://wwwfsm.gov.mo 

Companhias aéreas: http://www.macau-airport.com 

Helicópteros: para mais informações, deve ligar para Macau (+853) 2872 7288, Hong Kong (+852) 2108 9898 e Shenzhen (+86) 75527778333, ou ver o website http://www.skyshuttlehk.com

 

Transporte rodoviário

Autocarros: os visitantes poderão consultar os percursos indicados, em mapas que fornecem outras informações aos turistas. Para além das carreiras que servem a península de Macau, o visitante que quiser ir de Macau à Taipa deverá tomar os autocarros 11, 22, 28A, 30, 33 e 34. Os autocarros AP1, MT1, MT2, N2, 21, 26 e 36 ligam Macau e o Aeroporto. Os autocarros 21, 21A, 25, 26 e 26A ligam Macau e as duas ilhas - Taipa e Coloane. Para mais informações: telefone (+853) 28850060 e (+853) 28271122 ou os "websites": Sociedade de Transportes Colectivos de Macau, S.A.R.L, TRANSMAC - Transportes Urbanos de Macau, S.A.R.L. e Reolian Public Transport Co., LTD.

Táxis: a Direcção dos Serviços de Turismo forneceu aos taxistas mapas e guias com os nomes dos locais mais visitados, em chinês, português e inglês, para os ajudar a resolver as dúvidas habituais entre passageiros e motoristas. Vang lek Radio Taxi Company Ltd - Tel. 28519519.

Conselho prático: trazer o endereço escrito em chinês para mostrar ao taxista.

Aluguer de automóveis: para conseguir autorização para conduzir em Macau pode consultar o Departamento de Trânsito da PSP - Tel. (+853) 28374214, Fax: (+853) 28523407, email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou website: http://www.fsm.gov.mo. Informações sobre o aluguer de carros: Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  - Website: http://www.avis.com.mo 

Os portadores de cartas de condução ou de licenças internacionais de condução emitidas por países e localidade que fazem parte da Convenção sobre Trânsito Rodoviário em Genebra (Consulte a página electrónica da DSAT), devem registar-se para continuar a conduzir após percorridos os 14 dias de estadia em Macau. (Isenção de registo, a condução dentro dos primeiros 14 dias de permanência na RAEM). Documentos a exibir (portadores de Carta/Licenças Internacionais de condução de outros países e localidades):
- Cópia da carta ou de licença internacional;
- Passaporte, documento de viagem ou Título de Identificação de Trabalhador Não-Residente (ou BIRM);
- Boletim de entrada em Macau (não aplicável a residentes da RAEM).

É punido com multa de trezentas patacas (MOP$300.00) quem não se registar para conduzir na Região, após percorridos os primeiros 14 dias permanência em Macau.

 

Transporte marítimo

De e para Hong Kong:
- Turbo Jet - Informações: Tel. (+853) 87907039 - Macau, ou (+852) 2859333 - Hong Kong. Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Website: http://www.turbojet.com.hk 
- The Cotai Strip Cotaijet™ - Informações e marcações: Tel. (+853) 28850595 - Macau, ou (+852) 23599990 - Hong Kong, website: http://www.cotaijet.com.mo 

 

 

Cuidados de saúde

Macau dispõe de uma moderna rede de cuidados de saúde com dois Hospitais, um público e outro privado mas sem fins lucrativos. A urgência de ambos os hospitais funciona 24h.

Em casos menos urgentes os visitantes poderão dirigir-se a qualquer centro de saúde em Macau ou nas ilhas. O mais central é o Centro de Saúde do Tap Seac, entre a Rua do Campo e a Av. Conselheiro Ferreira Almeida. Existem médicos de língua portuguesa nalguns sectores.

Além da medicina ocidental, os visitantes poderão encontrar mestres de medicina tradicional chinesa. Informações sobre medicina chinesa poderão ser obtidas nos Serviços de Saúde de Macau (Tel.: 28562404) ou no Hospital Kiang Wu (Tel.:28371333).

Recomenda-se a subscrição de uma apólice de seguro de viagem com cobertura nesta área e que preveja a possibilidade de evacuação sanitária.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas

- Hospital de S. Januário (público): Estrada do Visconde de S. Januário – Tel. +28313731;
- Hospital Kiang Wu (particular): Estrada Coelho do Amaral - Tel. +28371333;
- Hospital de Universidade de Ciências e de Tecnologia de Macau (particular): Avenida Wai Long, Bl H, Taipa, Macau: Tel: (+853) 28821838;
- Maloclinic – (particular): Estrada da Baía de N. Senhora da Esperança, s/n, The Venetian® Macao-Resort-Hotel, Grand Canal Shoppes, 5 andar - Tel: (853) 8862 2688.

 

 

Telecomunicações

Macau está dotada de boas infra-estruturas de telecomunicações. As chamadas locais em Macau são grátis na linha fixa, quando feitas de um telefone privado. A partir de um telefone público o custo é actualmente de MOP1. Há à venda cartões telefónicos a 50, 100 e 150 MOP que podem ser usados como alternativa em qualquer dos telefones púbicos. Nas zonas mais centrais da cidade, há também telefones para cartões de crédito.

Os telemóveis portugueses podem ser utilizados desde que tenham o respectivo serviço de "roaming" ou utilizando os cartões de "SIM" adquiridos localmente. Caso prefira ou necessite, contacte os seguintes números para informações:
- 1000 (CTM);
- 1118 (Hutchison Telecom);
- 1628 (SmarTone);
- 1888 (China Telecom [Macau] Co.

 

 

Informações úteis

A hora local regista um avanço de oito horas em relação ao meridiano de Greenwich no Verão e sete horas no Inverno.

A água de Macau vem do Interior da China. Contém cloro para maior segurança. É geralmente potável.

Assembleia Legislativa de Macau aprovou uma revisão da lei da droga que agrava as penas do consumo até um ano e do tráfico até 15 anos, introduzindo testes de urina como método de prova. Com esta nova lei, quem seja encontrado com uma quantidade de estupefacientes superior ao que é considerado cinco doses diárias, será punido como traficante.

Os viajantes que necessitem de apoio dos Serviços Consulares portugueses poderão dirigir-se ao Consulado Geral de Portugal em Macau:
- Endereço: Rua Pedro Nolasco da Silva, nº45;
- Tel. +853 2835 6660/1/2;
- Fax +853 2835 6658.

Para situações urgentes que requerem intervenção imprescindível da Embaixada, contactar o número de Emergência Consular da Secção Consular: 00 86 1343 9240 756.

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao