Férias em Ko Lipe

Ko Lipe

Esta pequena ilha é um autêntico paraíso perdido na Tailândia, Koh Lipe ou Ko Lipe, situa-se na província de  Satun, no extremo sul da Tailândia, no mar de Andaman.

Famosa essencialmente pelas suas belas praias de areia branca de águas límpidas e cristalinas, com uma vida marítima bastante abundante, Ko Lipe é uma ilha relativamente pequena e tranquila, apesar dos muitos turistas que a visitam ao longo de todo o ano tem uma atmosfera bastante tranquila e acolhedora. É um meio pequeno onde todos os residentes de conhecem e passado dois ou três dias também começamos a conhecer e ser conhecidos pela maioria dos comerciantes.

Ko Lipe

Se é adepto de férias de praia em destinos paradisíacos não precisa de procurar muito mais, este será certamente o destino perfeito para as suas férias de praia na Tailândia.

 

Ko Lipe já estava há alguns anos na minha lista de destinos de praias a visitar na Tailândia e, depois de Phuket, Krabi e Ko Samui, eis que finalmente esta ilha foi incluída no roteiro de viagem.

Viajamos para aqui via Langkawi (Malásia), a opção mais acertada e rápida para chegar a Ko Lipe. Do terminal de Talaga em Langkawi até Pattaya Beach (Ko Lipe) é pouco mais de uma hora de viagem de barco e como não há porto em Ko Lipe, o desembarque é feito com barcos de cauda longa. Em Telaga há que iniciar toda a burocracia de saída da Malásia e entrada na Tailândia, sendo necessário o preenchimento de um formulário que, à passagem pela alfândega malaia fica na posse das autoridades em conjunto com o Passaporte, sendo devolvidos em Pattaya onde é carimbado o visto e paga a taxa do Parque Nacional. No regresso os passaportes voltam a ser recolhidos no check in do barco, sendo devolvidos a bordo. Já em Langkawi é só recolher a bagagem e passar pela imigração em Tengah para ser carimbada a nova entrada em Langkawi.

Ko Lipe Map

 

A ilha de Ko Lipe está mais próxima da Malásia do que da Tailândia. Situa-se a 60 quilómetros de distância do território continental da Tailândia, na Província de Satun tendo Pak Bara como porto marítimo mais próximo. Nos dias mais limpos é possível avistar ao longe Langkawi, que se encontra a apenas 30 quilómetros de distância.

A ilha está inserida no Arquipélago de Adang, formado por cerca de 10 ilhas que, excetuando Ko Lipe, não são habitadas. Uma das melhores e mais populares atividades em Ko Lipe são os passeios pelas ilhas afim de explorar toda a beleza do parque marinho do arquipélago.

O Arquipélago de Adang, por sua vez, está inserido no Parque Nacional Tarutao, uma reserva natural criada em 1974 como o Segundo maior parquet nacional da Tailândia, formado por cerca de 50 ilhas ao longo de uma área de 1500 quilómetros quadrados.

 

 

Tudo o que necessita para umas férias perfeitas na Tailândia está em Ko Lipe

As praias de areia branca de Ko Lipe são simplesmente perfeitas para umas férias de praia bastante relaxantes e é possível fazer mergulho e snorkel em todas elas.

Próximo das principais praias encontra ainda vários excelentes locais para mergulho e snorkel, ideais para os exploradores do mundo subaquático mais aventureiros. Mas Ko Lipe não se resume apenas a sol, praia e mar, há muito mais para ver e fazer.

A nível de alojamento, tem em Ko Lipe todo o tipo de alojamento turístico possível e imaginário. Poderá escolher desde simples cabanas construídas em Bambu aos mais luxuosos resorts para dormir, alojamento com preços para praticamente todo o tipo de orçamentos. A nível de comida, encontra em Ko Lipe uma enorme variedade de tipos de cozinha que vai desde a popular comida de rua tailandesa aos restaurantes de vários tipos de cozinha internacional. Ko Lipe conta ainda com imensas cafetarias e bares que vão garantir-lhe uma excelente e permanente hidratação. Há ainda uma das atrações pela qual a Tailândia é bastante famosa, as casas de massagens, local de paragem obrigatória ao final do dia para uma reconfortante e relaxante massagem.

 

Como chegar a Ko Lipe

O principal hub de transporte para Ko Lipe é o Porto de Pak Bara com barcos que viajam diariamente para Ko Lipe.

Existem serviços de minibus e serviço de táxi disponíveis de Pak Bara para o Aeroporto mais próximo em Hat Yai, assim como para outros destinos localizados a sul, como Krabi e Ao Nang.

Durante a época alta (Novembro a Maio) existem barcos diários de Ko Lipe para Langkawi, Koh Lanta, Koh Phi Phi, Phuket e outras ilhas do mar de Andaman.

Aqui poderá pesquisar e reservar voos baratos para chegar a Ko Lipe, na Tailândia.

 

Onde Ficar em Ko Lipe

 

As três principais praias de Ko Lipe, coincidem com as 3 principais áreas onde se concentra a oferta hoteleira.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe

Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe

 

 

Os melhores destinos de Férias em Ko Lipe

 

 

Ko Lipe Pattaya Beach / Férias em Ko Lipe Pattaya Beach

Ko Lipe Pattaya BeachPataya beach é onde se situa o Posto fronteiriço da Ilha, onde é feito o desembarque do barcos provenientes da Tailândia e da Malásia e onde se concentram vários resorts, bares, restaurantes e clubes de praia. É, na nossa opinião a área que menos tem a ver com o caráter e atmosfera típica de Ko Lipe.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe Pattaya Beach

Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe

 

 

 

 

 

 

Ko Lipe Sunrise Beach (Hat Chao Ley) / Férias em Ko Lipe Sunrise Beach (Hat Chao Ley)

Ko Lipe Sunrise Beach

Como o nome desta praia deixa facilmente perceber, esta praia localiza-se a nascente, sendo o local privilegiado para apanhar sol durante a manhã e descansar confortavelmente à beira mar, na sombra, durante a tarde.

Uma das zonas de ancoragem de grande parte dos barcos de cauda longa, Sunrise Beach tem movimento, um charme único e conta com bons resorts, bares e restaurantes ao longo do seu areal. É também lar da comunidade de pescadores que habitam na ilha, uma comunidade bastante simpática e acolhedora.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe Sunrise Beach (Hat Chao Ley)

Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe

 

 

 

 

 

Ko Lipe Sunset Beach (Hat Pramong) / Férias em Ko Lipe Sunset Beach (Hat Pramong)

Ko Lipe Sunset Beach

Sunset Beach é a praia ideal para apanhar sol durante a tarde e apreciar o belo pôr-do-sol ao final do dia. É a mais tranquila e menos movimentada das três praias.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe Sunset Beach (Hat Pramong)

Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ko Lipe

 

Como se deslocar em Ko Lipe

Ko Lipe é uma ilha relativamente pequena e bastante plana, não é à toa que o seu nome na língua local Chao Ley signifique “Ilha de Papel”

Existem 3 praias principais e várias pequenas praias, algumas delas privadas, em Ko Lipe. Sunrise, Sunset e Pattaya são as 3 principais praias e onde se concentram os principais hotéis e resorts. Ficamos em Sunrise Beach que, após termos visitado as outras duas praias – Sunset e Pattaya, ficamos convencidos que é a melhor das 3.

O Hotel, também foi o ideal, Ficamos no Cabana Lipe Resort, um simpático hotel a pouco mais de 20 metros da água, com aproximadamente 20 quartos, situado no lado sudeste da Ilha. Apesar de bastante concorrida pelos barcos de cauda longa, esta área de Sunrise Beach revelou-se bastante agradável e, um pouco mais a sul tínhamos uma praia pequena bastante tranquila.

Sunset Beach é bastante tranquila mas conta com menos opções de hotéis e restaurantes praticamente em cima da água.

Pattaya tem imensas opções de resorts, bares, clubes de praia e restaurantes mas falta-lhe o charme de Sunrise ou Sunset.

Ao longo de Ko Lipe existem ainda várias pequenas praias, algumas delas privadas. A rua principal “Walking Street" é fechada ao transito das 18H00 até às 00H00, durante a época alta.

Todos os principais pontos da ilha são conectados por estradas pavimentadas e uma caminhada entre duas das principais praias tem uma duração de 10 a 20 minutos.

A iluminação noturna é bastante aceitável, no entanto é sempre uma boa ideia ter uma lanterna na sua bagagem para o caso de pretender explorar um pouco mais a ilha durante a noite.

Desde 2013 existem na ilha moto táxis oficiais, umas motas coloridas com um side car que transportam dois passageiros mediante um preço fixo por pessoa. É bastante fácil identificar as moto táxis oficiais pela farda de cor roxa do motorista ou pela cor da moto e os preços são super acessíveis (50 bahts por pessoa).   

 Ko Lipe

Quando visitar Ko Lipe

Qualquer altura do ano é excelente para visitar Ko Lipe, um destino tailandês que, à semelhança de outros destinos mais populares, tem tido um enorme aumento de visitantes ao longo a ultima década e atualmente é um destino bastante movimentado ao longo de todo o ano.

Poderá chegar à ilha de barco, desde Pak Bara, em qualquer altura do ano e, durante a época alta, também desde Langkawi, Koh Lanta, Koh Phi Phi, Phuket assim como de várias outras ilhas do mar de Andaman.

Os fins de semana são normalmente a altura mais movimentada em Ko Lipe, com imensos turistas oriundos da Tailândia e da Malásia a rumarem a este pequeno paraíso tailandês para passar o fim de semana.

Se pretender passar alguns dias de férias em Ko Lipe é, sempre altamente recomendável reservar o seu alojamento com alguma antecedência, assim como o respetivo transporte para a ilha.

O pico na procura hoteleira para Ko Lipe acontece desde 15 de Dezembro até ao final de Fevereiro, com a maioria dos alojamentos e transporte para a ilha a estarem praticamente lotados alguns meses antes, pelo que se a sua viagem coincidir nesta altura, reserve o alojamento e o transporte quanto antes. Chegar a Ko Lipe sem alojamento reservado, ou ter o alojamento reservado e não conseguir transporte poderá ser uma situação bastante stressante.

A época baixa na procura hoteleira em Ko Lipe ou estação verde, como é chamada pelos locais, vai de Maio a Outubro, altura em que há menos turistas na ilha e é relativamente fácil encontrar um espaço tranquilo na praia. Excelente altura para viajar até Ko Lipe e desfrutar ao máximo de uma atmosfera calma e tranquila e com tarifas hoteleiras bem mais baixas do que no resto do ano.

 

 

As praias de Ko Lipe

São 3 a principais praias da ilha, no entanto existem algumas outras de menor dimensão, alguma delas privadas, assim como várias ilhas nas proximidades de Ko Lipe para explorar. São elas Pattaya Beach, Sunrise Beach (Hat Chao Ley) e Sunset Beach (Hat Pramong)

EasyCookieInfo

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 62 visitantes e 0 membros em linha