Férias na Bahia

Bahia

 Clima excelente, paisagens naturais verdadeiramente inesquecíveis, uma excelente gastronomia e a natural alegria do povo fazem do Brasil um dos mais apetecíveis destinos de férias do mundo.

Este verdadeiro paraíso na terra é um destinos de férias onde há sempre uma razão para regressar, seja ao mesmo local onde esteve anteriormente, seja num novo local ainda não visitado, não fosse o Brasil um verdadeiro mundo com um indeterminável numero de locais paradisíacos por descobrir.

 

O Estado da Bahia é um dos mais fabulosos para quem pretende umas férias inesquéciveis no Brasil.

 

O Clima na Bahia

O clima tropical predomina em toda esta região, apenas com algumas variaçoes de precipitação em cada uma das diferentes regiões. No litoral e na região de Ilhéus, a humidade é superior, com índices de pluviosiddae que podem ultrapassar os 1.500 mm anuais. A estação mais quente perdura entre dezembro e março.

 

Como chegar à Bahia

Aeroporto Internacional Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544.

Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem, também, ter voos internacionais.

Procura e reserva de Voos

 

A Bahia é o mais importante Estado do Nordeste do Brasil, cuja costa foi ponto de chegada dos navegadores portugueses, no início do século XVI. Com uma área de 564.273 Km2, apresenta grandes diferenças no seu relevo. Ao longo da costa Salvador, podem ser apreciadas diferentes praias. O ponto mais alto, o pico das Almas, na Chapada Diamantina, tem 1.958 metros de altitude.

 

Destino de milhares de pessoas que buscam lazer e aventura, a Bahia surpreende pela quantidade de atrações. As belezas naturais estão espalhadas por todos os lugares do seu litoral de mais de 1000 km. As Costas do Descobrimento, das Baleias e dos Coqueiros são alguns de seus encantos naturais com extensa variedade de opções.

Praias como Itacaré, Costa do Sauípe, Morro de São Paulo e Trancoso, com resorts e pousadas de charme, são verdadeiros paraísos para descansar e apreciar a natureza. Já a Chapada Diamantina, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, é um local perfeito para a prática de exploração de cavernas, caminhadas e trekking.

O estado preserva um rico patrimônio cultural em suas igrejas, museus e casarões antigos. Em Salvador, não faltam atrações famosas, como o Farol da Barra e o Pelourinho, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico. E a capital ferve durante o Carnaval, quando milhões de pessoas dançam atrás dos trios elétricos – caminhões com caixas de som que percorrem as ruas da cidade.

A culinária baiana é baseada nas tradições dos antepassados. No tabuleiro das baianas, você pode provar o acarajé, o vatapá e vários outros pratos temperados pelo delicioso azeite de dendê. A contagiante alegria de seu povo mistura influências africanas também na música, na dança e na religiosidade.

A história do Brasil começa literalmente na Bahia, onde diferentes heranças se unem para formar uma atmosfera vibrante.

Pode-se muito bem afirmar que é no nordeste que se encontra a verdadeira alma do Brasil e o Estado da Bahia é um dos berços da cultura brasileira.

A história do Brasil começa literalmente na Bahia onde as diferentes heranças culturais se unem para dar lugar a um cenário vibrante, recheado de música, dança e tradição – um verdadeiro caldeirão de raças, origens e religiões que funciona em perfeita harmonia.

Se os brasileiros são conhecidos por serem receptivos e simpáticos, os baianos são o melhor exemplo disso. Foi lá que o país nasceu. Como se isso não bastasse, a Bahia tem lindas praias, uma rica história e paisagens naturais deslumbrantes.

Música, dança e cultura em Salvador

Salvador, a capital do estado, possui bastante história. Durante o período colonial, foi a capital do Brasil. O centro da cidade é decorado com arquitetura dos séculos XVII e XVIII – uma mistura do estilo europeu com um toque local. As igrejas barrocas são particularmente impressionantes, com suas ornamentações douradas.

Outra parte essencial da herança brasileira pode ser encontrada aqui: a cultura, a dança, a música e a religião afro-brasileiras.

É praticamente impossível andar em qualquer canto da cidade e não ver ou ouvir artistas de rua, grupos tocando tambor, rodas de capoeira e outras apresentações locais. Acrescente a tudo isso uma gastronomia que inclui frutos do mar e elementos da culinária europeia com uma pitada africana e você terá um retrato fiel de Salvador.

Porto Seguro, o berço do Brasil

Em Porto Seguro, você estará onde surgiu, literalmente, o Brasil. Trata-se do lugar onde os portugueses colocaram pela primeira vez os pés na costa brasileira. A pequena cidade colonial ainda preserva muito das suas constuções históricas e, assim como Salvador, também tem sua porção de música, comida e cultura africanas.

Se você deseja apenas relaxar ao sol e descansar, há sempre a opção de pegar um barco para as praias paradisíacas de Arraial d'Ajuda, que fica nas proximidades.

Praia do Forte

Para os verdadeiros amantes de praia, a Praia do Forte, uma das mais bonitas do mundo, é simplesmente imperdível. A pequena cidade com lojinhas e restaurantes é bastante acolhedora, mas a maior atração é, dem sombra de dúvidas, a praia. Repleta de coqueiros e com águas cristalinas. Quando a maré baixa, você encontra piscinas naturais na barreira de corais.

Morro de São Paulo

Outro local maravilhoso é o Morro de São Paulo, um dos favoritos dos turistas. Localizado ao norte da Ilha de Tinharé, um paraíso tropical no qual os carros são proibidos. As águas rasas são perfeitas para quem gosta de relaxar. Golfinhos podem ser avistados nadando próximo à vila. Para uma vista paradisíaca, vá ao Farol do Morro e aproveite o pôr-do-sol.

Costa do Sauípe

Localizada a 85 quilômetros ao norte de Salvador, a Costa do Sauipe tem renomados resorts, dunas, árvores e uma praia perfeita. Porém há muito mais a explorar: lagoas, esportes, bares e restaurantes maravilhosos. Algumas atrações podem ser acessadas rapidamente por ônibus. Se você prefere aventura, pranchas de SUP podem ser alugadas, e tirolesas adicionam emoção ao seu dia.

 

Onde ficar na Bahia

 

A melhor seleção de alojamento para férias na Bahia

banner 320x50 pt

 

Além de Salvador, a influência colonial está igualmente patente noutras cidades deste Estado, como Cachoeira, São Félix ou Santo Amaro da Purificação (na região do Recôncavo baiano), ou, ainda, Caravelas, na costa sul da Bahia. Para além das praias de toda a costa baiana, outras regiões de grande beleza natural começam a ser descobertas pelo Turismo, como a acima mencionada Chapada Diamantina (naturalmente vocacionada para o ecoturismo), ou a região vinícola do Vale de São Francisco. A sul do Estado, situa-se a cidade de Porto Seguro, enquadrada na região costeira onde teve lugar o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Trata-se de uma região histórica, de grande beleza natural, com muitas praias e grande animação turística e cultural. Destaca-se, nomeadamente, os povoados de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália, muito frequentados por turistas e artistas de várias partes do mundo.

 

Onde ficar no Estado da Bahia:

Os melhores destinos de férias na Bahia:

Salvador / Férias em Salvador

Salvador da Bahia

Salvador é a capital da Bahia, estado conhecido por suas belezas naturais, a simpatia de seu povo e a forte influência da cultura africana.

O gingado da capoeira, arte marcial que mais parece uma dança, os aromas e sabores dos quitutes, o sincretismo religioso e a miscelânea cultural são amostras da alegria de um povo que conhece, talvez por estar cercado por belezas naturais, o mais amplo significado da palavra vida. A cidade também abriga um dos carnavais mais animados e disputados do País.

A primeira capital do Brasil preserva um importante centro histórico, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco: o Pelourinho, que proporciona visita a diversas igrejas do barroco brasileiro e casarões seculares.

Salvador tem mais de 300 igrejas. Uma delas é a Igreja de São Francisco, que se destaca pela imponência. Outro ponto importante é a Igreja do Senhor do Bonfim, um dos maiores símbolos da fusão de religiões na Bahia.

Em Salvador, o catolicismo convive intimamente com as religiões africanas, unindo Iemanjá a Nossa Senhora da Conceição, Iansã a Santa Bárbara, Senhor do Bonfim a Oxalá. A cultura africana está presente também na música e na dança, como a capoeira.

Na culinária, o predomínio também é de ingredientes de origem africana, como azeite de dendê, leite de coco, gengibre e pimenta. O acarajé, o caruru e o vatapá são pratos típicos, de fama internacional, que podem ser degustados nos tabuleiros das baianas.

Salvador é uma ótima porta de entrada para quem pretende esticar o roteiro pela Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê e Chapada Diamantina. Na Bahia há lugares onde a natureza está lindamente preservada e o Estado tem uma grande variedade de resorts e pousadas charmosas com ótima estrutura para receber turistas.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Salvador

banner 320x50 pt

 

 

 

Porto Seguro / Férias em Porto Seguro

Férias em Porto Seguro, Bahia, Brasil

Principal porta de entrada para a Costa do Descobrimento, Porto Seguro é uma aula de história do Brasil. Foi em Porto Seguro que os portugueses desembarcaram, em 1500, e se encantaram pelas terras brasileiras.

Entre casas, ruas e igrejas, o centro histórico (Cidade Alta), tombado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973, preserva rastros do que foi o início do período colonial brasileiro. Ali estão o Marco do Descobrimento, a Igreja Nossa Senhora da Pena, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a Igreja São Benedito e a Casa de Câmara e Cadeia.

A orla da cidade é tomada por barracas de praia com música o dia todo e atividades como dança coletiva e shows de bandas de axé music e outros ritmos. As da Praia de Taperapuan, muito procuradas por grandes grupos de turistas, são as mais badaladas e oferecem programação dia e noite. Na Praia do Mutá estão as cabanas mais reservadas e charmosas.

O cenário gastronómico concentra-se na região chamada de Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool). Por lá irá encontrar a feira de artesanato, restaurantes e petiscos típicos, como cocada (doce de coco) e tapioca (espécie de crepe feito com farinha de mandioca). Certamente que não irá resistir ao famoso Capeta, bebida à base de vodka, leite condensado, canela e guaraná vendida por vendedores ambulantes na avenida.

Entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda, uma ilha cercada por manguezais reserva um inusitado passeio noturno às sextas-feiras. É a Ilha dos Aquários, um complexo de lazer temático com enormes tanques de arraias, tubarões e peixes exóticos, além de programação infantil, shows, DJs, bares e restaurantes.

A Costa do Descobrimento conta com luxuosos resorts e charmosas pousadas. Vale a pena aproveitar a proximidade entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda para passar alguns dias na vila de Arraial, que pode servir como base para viagens rápidas a municípios vizinhos, como Caraíva e Trancoso.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Porto Seguro

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Itacaré / Férias em Itacaré

Férias em Itacaré, Bahia, Brasil

Segundo historiadores, a cidade de Itacaré, na Bahia, era habitada desde meados do século XVI por tribos indígenas de origem tupi. Foi só no final do século XIX e início do XX que a cidade presenciou um momento de crescimento acelerado, quando o plantio do cacau trouxe recursos económicos.

Itacaré é hoje um dos destinos turísticos mais procurados da região da Costa do Cacau, no sul da Bahia. Em 1993, o governo da Bahia criou uma Área de Proteção Ambiental (APA) na cidade e o ecoturismo passou a ser fortemente incentivado na região.

Protegida por um cinturão de Mata Atlântica, a cidade abriga praias paradisíacas, com areias brancas e rodeadas por coqueirais. Rios, cachoeiras, matas virgens, trilhas, restingas e manguezais completam o estonteante cenário natural.

Itacaré oferece condições naturais para a prática de diversas modalidades esportivas, como trekking e mountain bike pela Mata Atlântica, rafting no Rio de Contas, rapel na Praia da Ribeira e em Taboquinhas (a 30 km da cidade), Stand Up Paddle (SUP) e surfe ao longo do litoral, além de off-road, arvorismo e muito mais.

Antigos casarões e sobrados marcam a arquitetura local, que apresenta os resultados de quase um século de prosperidade, decorrente da produção de cacau. A cidade dispõe de uma infraestrutura completa, incluindo pousadas rústicas e resorts de luxo.

Muitos bares e restaurantes fazem da noite de Itacaré uma das mais animadas da região. A rua Pedro Longo concentra a maior parte dos bares e restaurantes, onde é possível saborear delícias típicas da região e a famosa pizza a metro.

Entre seus principais pontos turísticos estão a Praia da Concha, bastante frequentada devido à proximidade com o centro da cidade e à excelente infraestrutura turística, a Cachoeira do Tijuípe, que surpreende os visitantes com seus 15 metros de largura e apenas 4 m de altura, a Praia de Itacarezinho, pouco movimentada e muito procurada por mergulhadores, e a Prainha, reduto dos surfistas e cartão-postal da cidade.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Itacaré

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Praia do Forte / Férias em Praia do Forte

Praia do Forte

A Praia do Forte é uma das mais belas praias da região Nordeste. Situada no distrito de mesmo nome, no município de Mata de São João, na Bahia, é conhecida como a Polinésia Brasileira e agrada a todos que apreciam o ecoturismo.

São mais de 10 km de praias, com dunas, areias brancas e coqueirais à beira-mar, que garantem caminhadas incríveis e relaxantes. Além da caminhada, você também pode optar por passeios de jipe e a cavalo.

O mar é calmo, as águas são mornas e cristalinas, propícias para banho. Além disso, a área conta com restaurantes, pousadas e lojas.

A Praia também abriga o Castelo Garcia D ́Ávila, primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil (em 1551). Outro destaque é o Projeto Tamar, destinado à pesquisa, ao manejo e à conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, todas ameaçadas de extinção. No Projeto Tamar você poderá interagir com os animais. É um programa inesquecível para crianças.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Praia do Forte

banner 320x50 pt

 

 

 

Morro de São Paulo / Férias em Morro de São Paulo

Férias em Morro de São Paulo -  Ilha de Tinharé, Bahia

Localizada ao sul da cidade de Salvador, na ponta norte da Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo é um vilarejo único, onde tudo é feito a pé e a vista é realmente maravilhosa.

A cidade é quase tão antiga quanto o próprio Brasil, fundada 35 anos após a chegada das primeiras expedições portuguesas. Na verdade, a ilha tinha relevância militar estratégica no início da história brasileira. Uma das maiores atrações turísticas da ilha é o chamado Portaló, um portal que foi parte do Forte construído no século XVII para conter a invasão holandesa.

Hoje em dia, Morro de São Paulo é mais conhecida como um dos melhores destinos para quem quer fugir do barulho e do tumulto da vida urbana e curtir um verdadeiro paraíso.

 A ilha é fechada ao trânsito automóvel (exceto ambulâncias e viaturas policiais), e os turistas só conseguem aqui chegar de balsa ou avião. Se não gosta de caminhar, não se preocupe, pois encontrará aqui uma espécie de seviço táxi feito por carrinhos de mão.

Não faltarão coisas para fazer em Morro de São Paulo, pois existe uma grande variedade de praias belíssimas, assim como inumera agências de turismo para o auxiliar no planeamento diário. Para os mais aventureiros, a vila tem várias opções de surf, kitesurfing e outros desportos aquáticos.

Se procura atividades mais radicais, a Primeira Praia tem uma famosa tirolesa com 70 metros de altura e 350 de comprimento, que termina com um emocionante mergulho na água.

Uma das melhoras características de Morro de São Paulo é a atmosfera tranquila e relaxada. Sem carros e cercada por natureza, os visitantes da ilha costumam sentir como se estivessem a milhares de quilómetros de distância da civilização e da agitação da cidade grande.

Há inúmeros passeios diurnos relaxantes oferecidos aos turistas, como dar a volta na ilha de barco ou visitar um aglomerado de ilhas desertas com paisagens deslumbrantes. Garapuá é uma das que você não pode perder. Fica a uma pequena distância pela costa do sul. Com praias excelentes e piscinas naturais, vale a pena investir um dia de sua viagem para visitar essa linda baía.

A diversão não para quando o sol se põe em Morro de São Paulo. Há sempre muitas boas opções de programas noturnos nos bares e restaurante locais, além de eventos superespeciais realizados na praia e nos arredores. Às terças e quintas, acontecem luaus na Segunda Praia, tradicionais festas havaianas ao ar livre com comida, música e dança.

As sextas-feiras, a melhor dica local é tirar a tarde para caminhar até o farol acima do porto, Farol do Morro, e assistir a um incrível pôr-do-sol antes de curtir a noite no bar Toca do Morcego, um point da vida noturna da ilha com belas vistas e música de qualidade a noite inteira.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Morro de São Paulo

banner 320x50 pt

 

 

 

Trancoso / Férias em Trancoso

Trancoso

Situada no alto de uma colina, a pequena vila de Trancoso é um distrito de Porto Seguro e um dos locais mais procurados do litoral da Bahia. É ideal para fugir da agitação das grandes cidades e descansar à beira de praias paradisíacas, de areia fina e água morna. Belas paisagens, mar lindo e uma ótima culinária. Assim é Trancoso.

Fundada em 1586 por jesuítas, a cidade tem como principais atrações suas praias, algumas desertas, como Itaquena e Patimirim, além do famoso Quadrado Histórico. Praça tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Quadrado é cheio de casinhas coloridas, pousadas, restaurantes - rústicos e chiques - e lojinhas de artesanato.

O melhor programa em Trancoso é conhecer as praias, onde há barracas em que você pode beber e comer quitutes baianos típicos, como o acarajé, um bolinho feito de feijão frito recheado com camarão seco e temperos. A dez minutos do vilarejo fica a Praia dos Coqueiros, com recifes que formam piscinas naturais na maré baixa e são perfeitos para o mergulho.

Na margem sul do rio Trancoso, fica a movimentada Praia dos Nativos, onde há passeios a cavalo e aluguel de caiaques e pranchas de surfe. Da Praia do Rio Verde até o Espelho, são 16 km de areias desertas, passando pelas Pontas de Itaquena e de Itapororoca, e pela Barra do Rio dos Frades, onde o rio corre paralelo à praia.

Na direção oposta, em direção a Arraial d'Ajuda, há mais trechos desertos e outro lugar bom para banho de água doce: a Praia do Rio da Barra. No fim da tarde, não se pode deixar de contemplar o pôr do sol no mirante da Igreja.

Há poucos anos Trancoso ganhou novos meios de hospedagem. São casinhas charmosas em que você se hospeda de forma mais privativa e recebe amigos, sem abrir mão dos serviços de hotéis, como ter o café pronto na manhã seguinte e a casa limpa. Você também pode encontrar hostels a resorts superexclusivos, com grande variedade de preço e localização. Por isso, é bom procurar e agendar com antecedência, especialmente na época de alta temporada, que vai de dezembro até o carnaval.

A cidade tem também campos de golfe de alto nível técnico, cercados por densa Mata Atlântica, falésias e dunas, e com vista espetacular para o mar, o que torna a experiência ainda mais sensacional.

As belezas de Trancoso são fascinantes. Não é à toa que uma das casas mais conhecidas na cidade é do apresentador e jornalista americano Anderson Cooper, que se encantou com as paisagens e praias do preservado vilarejo.

O litoral Sul da Bahia é repleto de praias paradisíacas. Inclua no seu roteiro também Porto Seguro, Ilheus, Itacaré, Maraú e Cairu.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Trancoso

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Ilhéus / Férias em Ilhéus

Ilhéus

Ilhéus desempenhou  um importante papel na história da economia brasileira durante o século XIX.

Conhecida como Terra do Chocolate e Capital do Cacau, Ilhéus era o principal porto de escoamento da produção de cacau da Bahia para o mundo.

O intenso intercâmbio entre a Princesinha do Sul (outro apelido de Ilhéus) e a Europa está impresso até hoje na arquitetura da cidade, em lugares descritos nos romances do escritor baiano Jorge Amado, que tem obras publicadas em 60 países.

Caminhar pelo quarteirão Jorge Amado é como mergulhar nos cenários descritos pelo autor. Ali ainda estão preservados os prédios do cabaré Bataclan e do Bar Vesúvio, ambos presentes em seu principal romance – Gabriela, Cravo e Canela, de 1958.

O Mercado de Artesanato de Ilhéus também é um lugar bastante procurado e tem uma boa variedade de peças artesanais e souvenirs da cidade para você levar para casa, além de um restaurante com preço acessível.

A Casa de Cultura Jorge Amado é outro ponto alto da visita ao Centro. Inaugurado em 1929, o belo casarão com grandes salões e escadarias de mármore de Carrara é um espaço aberto à visitação e que apresenta as trajetórias pessoal e literária do autor, por meio de objetos pessoais e de exposição fotográfica permanente.

O Palácio Paranaguá, a Igreja de São Jorge e a Catedral de São Sebastião, com seu estilo barroco mesclado com gótico, também são atrativos que merecem ser conhecidos.

Ilhéus é a cidade principal da região turística da Costa do Cacau e suas praias têm extensas faixas de areia e agradam de surfistas a mergulhadores. Entre as mais próximas do Centro e com infraestrutura de barracas e hospedagem, estão a dos Milionários e a do Sul.

O caminho para Itacarezinho, paradisíaca praia a 58 km da cidade, passa pela primeira estrada ecológica do Brasil, com manguezais e cachoeiras encravadas na Mata Atlântica.

Na estrada que liga Ilhéus a Itabuna, você pode visitar fazendas de cacau, como a Primavera e a Yrerê, em que é possível conhecer o ciclo da produção do cacau desde sua plantação até o produto final oferecido para degustação.

A melhor seleção de Alojamento para férias em Ilhéus

banner 320x50 pt

 

 

 

 

O Carnaval da Bahia

O Carnaval da Bahia é, por excelência, o período de festa popular em que Salvador recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, durante cerca de dez dias. Recomenda-se, pois, vivamente, que as reservas de passagens aéreas e alojamento seja feita com a devida antecedência.

Outras festas ocorrem ao longo do ano, com destaque para a Lavagem do Bonfim, o Festival de Verão e as festas joaninas (de São João da Bahia).

 

A capital, Salvador, tem uma forte influência arquitetónica portuguesa, sobretudo visível na região do Pelourinho, antigo centro histórico, hoje uma região de enorme efervescência cultural. Mas também nas inúmeras igrejas do período colonial, bem como na tipologia dos bairros antigos da cidade (alguns dos quais com nomes identicos a bairros de Lisboa, como Graça, Mouraria ou Lapa). Existem, inclusivamente, alguns edifícios dignos de serem visitados, que não constam dos roteiros turísticos comuns, como a Santa Casa da Misericórdia. Ou, ainda, a Faculdade de Medicina da Bahia, cuja criação, pelo Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), no local do antigo Colégio dos Jesuítas, marcou o início do Ensino Superior no Brasil.

 

Merece, ainda, ser referido que, na Bahia, a cultura portuguesa foi-se combinando, de forma única, com outras influências, nomeadamente indígena e africana, o que deu como resultado um património cultural muito rico, diversificado e criativo, aliás patente em manifestações de sincretismo, antes de mais religioso. A cultura baiana é bem conhecida do público português através dos romances de Jorge Amado, ou da música de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e vários outros músicos e artistas brasileiros originários da Bahia.

 

Excursões populares no Brasil

 

 

Sobre a Bahia - Algumas informações úteis:

 

Sistema bancário

Os principais cartões de crédito internacionais são normalmente aceites (Visa, Mastercard e American Express), muito embora o uso do dinheiro em espécie seja predominante. Aconselha-se que o câmbio de moedas seja efetuado em lugares oficiais.

 

Condições de segurança na Bahia

Salvador requer atenção e prudência em relação aos assaltos, que podem assumir contornos violentos e podem ocorrer em qualquer ponto da cidade, sem exceção, incluindo durante o dia. Recomeda-se, pois, que seja evitada qualquer ostentação de bens de valor (ainda que apenas aparentemente valiosos), bem como que o dinheiro seja discretamente manuseado e nunca ostensivamente mostrdao, em locais públicos. Em caso de um eventual assalto, deverá ser evitada qualquer tentativa de resistência.

Recomenda-se a utilização preferencial de praias associadas a hotéis e restaurantes de acesso reservado.

Não é aconselhável a utilização de transportes públicos, com excepção de táxis, legalmente credenciados. Fora de Salvador, convém manter-se sempre informado sobre as condições concretas da segurança local, nomeadamente as áreas que possam ser frequentadas com menor grau de risco, bem como as horas em que tal poderá fazer-se, com relativa segurança.

Deverão evitar-se deslocações de carro na cidade, depois de escurecer.

Enquanto estiver na Bahia, deverá sempre fazer-se acompanhar de fotocópia autenticada do seu passaporte, único documento de identificação que será aceite pelas autoridades brasileiras. Por seu turno, mantenha o original do passaporte em local considerado seguro.

Aconselha-se o uso da APP - Registo Viajante (disponível em https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?mt=8) que permite, em casos de emergência, a localização de nacionais, desde que nela se encontrem registados e a ativem sempre que viajem.

 

 

Transportes na Bahia

Aeroporto Internacional Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544.

Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem, também, ter voos internacionais.

As deslocações fora de Salvador deverão ser acordadas com os hotéis ou agências de viagem, não se aconselhando o uso das redes de transportes públicos, nomeadamente as interurbanas. Ao apanhar um táxi, em Salvador, deverá certificar-se de que o taxímetro está ligado e qual a "bandeira" (1 ou 2) usada. As condições de uso da "bandeira 2" - mais cara, consoante a hora, dia de semana e número de passageiros - estão afixadas dentro do táxi e poderão ser consultadas. No caso de táxis especiais, desprovidos de taxímetro, deverá consultar-se a tabela - geralmente fixada por Lei - ou contactar um representante da referida empresa de táxis (que normalmente se encontra no aeroporto ou em hotéis onde os referidos táxis estacionam). Qualquer questão relativa ao pagamento do frete de transporte deverá ficar esclarecida antes da partida, evitando possíveis situações desagradáveis no final da deslocação. Em caso de dúvida, optar por tomar outro táxi.

 

 

Cuidados de Saúde na Bahia

Por precaução, é aconselhável que viaje sempre com seguro de saúde que inclusivamente garanta o repatriamento, em caso de necessidade. Aconselha-se aos viajantes que apenas consumam água filtrada e tenham em atenção a qualidade dos restaurantes e locais de venda de comida.

Aconselha-se, igualmente, o uso sistemático de repelente de insectos.

Recomenda-se aos viajantes que se façam acompanhar do boletim internacional de vacinação (com o registo atualizado da vacina contra a febre amarela) e eventuais prescrições médicas, em caso de uso regular de medicamentação. Embora não existam casos confirmados de febre amarela, as autoridades de saúde do estado da Bahia intensificaram a campanha de vacinação junto das populações urbanas e rurais, ao longo de 2018.

Além da febre amarela, acautelar a necessidade de vacinas contra surtos ocasionais de doenças específicas, tendo em especial atenção as indicações gerais mencionadas neste Portal, para o Brasil. Recomenda-se, ainda, antes da viagem, uma consulta às autoridades de Saúde portuguesas, ou ao Consulado-Geral em Salvador.

A 20 de agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado de Alerta para Situação Epidemiológica do Sarampo, no Brasil, tendo em conta o registo de alguns casos da doença na Bahia. Recomendações estão acessíveis em http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/nota-tecnica-smsdvisimuno-n202018-situacao-epidemiologica-do-sarampo-no-brasil/.

A 29 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador emitiu um boletim informativo com as conclusões das investigações referentes a situação epidemiológica da febre do oropouche. Para mais informações, consultar http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/boletim-informativo-oropouche-n102018/.

Principais Hospitais e Clínicas: em Salvador, e arredores, aconselha-se o recurso ao Hospital Português da Bahia, um dos melhores do Estado - Tel. +55 71 -32035555.

 

 

Telecomunicações na Bahia

A rede telefónica, tanto fixa como móvel, funciona com algumas dificuldades técnicas. É possível a utilização de telemóveis (telefones celulares) portugueses.

 

 

Contactos úteis em Salvador

DELEMIG – Delegacia da Emigração – Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães: Telefone: + 5571-3319-6076 /6077 / 6078. Fax: +55 71- 3338-4559.

DELTUR - 6531.   Emergência Médica – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192

Bombeiros -  193

Polícia de Trânsito (DETRAN) – 154

Polícia Militar – 190

Policia Civil – 197

Defesa Civil - 199