Férias na Bahia

Bahia

 

Clima excelente, paisagens naturais verdadeiramente inesquecíveis, uma excelente gastronomia e a natural alegria do povo fazem do Brasil um dos mais apetecíveis destinos de férias do mundo.

 

 

Praia do Forte

Este verdadeiro paraíso na terra é um destinos de férias onde há sempre uma razão para regressar, seja ao mesmo local onde esteve anteriormente, seja num novo local ainda não visitado, não fosse o Brasil um verdadeiro mundo com um indeterminável numero de locais paradisíacos por descobrir.

 

O Estado da Bahia é um dos mais fabulosos para quem pretende umas férias inesquéciveis no Brasil.

Cidades como Salvador (117 hotéis), Porto Seguro (55 hotéis), Itacaré (24 hotéis), Praia do Forte (17 hotéis), Morro de São Paulo (44 hotéis), Trancoso (17 hotéis), Arraial d' Ajuda ( 44 hotéis), Ilhéus (11 hotéis), Feira de Santana (5 hotéis), Arembepe ( 1 hotel), Lauro de Freitas (6 hotéis) e Lençóis ( 4 hotéis) são únicas e bem especiais, algumas delas , destinos de férias popularíssimos.

 

O Clima na Bahia

O clima tropical predomina em toda esta região, apenas com algumas variaçoes de precipitação em cada uma das diferentes regiões. No litoral e na região de Ilhéus, a humidade é superior, com índices de pluviosiddae que podem ultrapassar os 1.500 mm anuais. A estação mais quente perdura entre dezembro e março.

 

Como chegar à Bahia

Aeroporto Internacional Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544.

Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem, também, ter voos internacionais.

Procura e reserva de Voos

 

A Bahia é o mais importante Estado do Nordeste do Brasil, cuja costa foi ponto de chegada dos navegadores portugueses, no início do século XVI. Com uma área de 564.273 Km2, apresenta grandes diferenças no seu relevo. Ao longo da costa Salvador, podem ser apreciadas diferentes praias. O ponto mais alto, o pico das Almas, na Chapada Diamantina, tem 1.958 metros de altitude.

 

Onde ficar na Bahia

 

A melhor seleção de alojamento para férias na Bahia

banner 320x50 pt

 

Além de Salvador, a influência colonial está igualmente patente noutras cidades deste Estado, como Cachoeira, São Félix ou Santo Amaro da Purificação (na região do Recôncavo baiano), ou, ainda, Caravelas, na costa sul da Bahia. Para além das praias de toda a costa baiana, outras regiões de grande beleza natural começam a ser descobertas pelo Turismo, como a acima mencionada Chapada Diamantina (naturalmente vocacionada para o ecoturismo), ou a região vinícola do Vale de São Francisco. A sul do Estado, situa-se a cidade de Porto Seguro, enquadrada na região costeira onde teve lugar o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Trata-se de uma região histórica, de grande beleza natural, com muitas praias e grande animação turística e cultural. Destaca-se, nomeadamente, os povoados de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália, muito frequentados por turistas e artistas de várias partes do mundo.

 

 

O Carnaval da Bahia

O Carnaval da Bahia é, por excelência, o período de festa popular em que Salvador recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, durante cerca de dez dias. Recomenda-se, pois, vivamente, que as reservas de passagens aéreas e alojamento seja feita com a devida antecedência.

Outras festas ocorrem ao longo do ano, com destaque para a Lavagem do Bonfim, o Festival de Verão e as festas joaninas (de São João da Bahia).

 

A capital, Salvador, tem uma forte influência arquitetónica portuguesa, sobretudo visível na região do Pelourinho, antigo centro histórico, hoje uma região de enorme efervescência cultural. Mas também nas inúmeras igrejas do período colonial, bem como na tipologia dos bairros antigos da cidade (alguns dos quais com nomes identicos a bairros de Lisboa, como Graça, Mouraria ou Lapa). Existem, inclusivamente, alguns edifícios dignos de serem visitados, que não constam dos roteiros turísticos comuns, como a Santa Casa da Misericórdia. Ou, ainda, a Faculdade de Medicina da Bahia, cuja criação, pelo Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), no local do antigo Colégio dos Jesuítas, marcou o início do Ensino Superior no Brasil.

 

Merece, ainda, ser referido que, na Bahia, a cultura portuguesa foi-se combinando, de forma única, com outras influências, nomeadamente indígena e africana, o que deu como resultado um património cultural muito rico, diversificado e criativo, aliás patente em manifestações de sincretismo, antes de mais religioso. A cultura baiana é bem conhecida do público português através dos romances de Jorge Amado, ou da música de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e vários outros músicos e artistas brasileiros originários da Bahia.

 

Excursões populares no Brasil

 

 

 Sobre a Bahia - Algumas informações úteis:

 

Sistema bancário

Os principais cartões de crédito internacionais são normalmente aceites (Visa, Mastercard e American Express), muito embora o uso do dinheiro em espécie seja predominante. Aconselha-se que o câmbio de moedas seja efetuado em lugares oficiais.

 

Condições de segurança na Bahia

Salvador requer atenção e prudência em relação aos assaltos, que podem assumir contornos violentos e podem ocorrer em qualquer ponto da cidade, sem exceção, incluindo durante o dia. Recomeda-se, pois, que seja evitada qualquer ostentação de bens de valor (ainda que apenas aparentemente valiosos), bem como que o dinheiro seja discretamente manuseado e nunca ostensivamente mostrdao, em locais públicos. Em caso de um eventual assalto, deverá ser evitada qualquer tentativa de resistência.

Recomenda-se a utilização preferencial de praias associadas a hotéis e restaurantes de acesso reservado.

Não é aconselhável a utilização de transportes públicos, com excepção de táxis, legalmente credenciados. Fora de Salvador, convém manter-se sempre informado sobre as condições concretas da segurança local, nomeadamente as áreas que possam ser frequentadas com menor grau de risco, bem como as horas em que tal poderá fazer-se, com relativa segurança.

Deverão evitar-se deslocações de carro na cidade, depois de escurecer.

Enquanto estiver na Bahia, deverá sempre fazer-se acompanhar de fotocópia autenticada do seu passaporte, único documento de identificação que será aceite pelas autoridades brasileiras. Por seu turno, mantenha o original do passaporte em local considerado seguro.

Aconselha-se o uso da APP - Registo Viajante (disponível em https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?mt=8) que permite, em casos de emergência, a localização de nacionais, desde que nela se encontrem registados e a ativem sempre que viajem.

 

 

Transportes na Bahia

Aeroporto Internacional Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544.

Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem, também, ter voos internacionais.

As deslocações fora de Salvador deverão ser acordadas com os hotéis ou agências de viagem, não se aconselhando o uso das redes de transportes públicos, nomeadamente as interurbanas. Ao apanhar um táxi, em Salvador, deverá certificar-se de que o taxímetro está ligado e qual a "bandeira" (1 ou 2) usada. As condições de uso da "bandeira 2" - mais cara, consoante a hora, dia de semana e número de passageiros - estão afixadas dentro do táxi e poderão ser consultadas. No caso de táxis especiais, desprovidos de taxímetro, deverá consultar-se a tabela - geralmente fixada por Lei - ou contactar um representante da referida empresa de táxis (que normalmente se encontra no aeroporto ou em hotéis onde os referidos táxis estacionam). Qualquer questão relativa ao pagamento do frete de transporte deverá ficar esclarecida antes da partida, evitando possíveis situações desagradáveis no final da deslocação. Em caso de dúvida, optar por tomar outro táxi.

 

 

Cuidados de Saúde na Bahia

Por precaução, é aconselhável que viaje sempre com seguro de saúde que inclusivamente garanta o repatriamento, em caso de necessidade. Aconselha-se aos viajantes que apenas consumam água filtrada e tenham em atenção a qualidade dos restaurantes e locais de venda de comida.

Aconselha-se, igualmente, o uso sistemático de repelente de insectos.

Recomenda-se aos viajantes que se façam acompanhar do boletim internacional de vacinação (com o registo atualizado da vacina contra a febre amarela) e eventuais prescrições médicas, em caso de uso regular de medicamentação. Embora não existam casos confirmados de febre amarela, as autoridades de saúde do estado da Bahia intensificaram a campanha de vacinação junto das populações urbanas e rurais, ao longo de 2018.

Além da febre amarela, acautelar a necessidade de vacinas contra surtos ocasionais de doenças específicas, tendo em especial atenção as indicações gerais mencionadas neste Portal, para o Brasil. Recomenda-se, ainda, antes da viagem, uma consulta às autoridades de Saúde portuguesas, ou ao Consulado-Geral em Salvador.

A 20 de agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado de Alerta para Situação Epidemiológica do Sarampo, no Brasil, tendo em conta o registo de alguns casos da doença na Bahia. Recomendações estão acessíveis em http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/nota-tecnica-smsdvisimuno-n202018-situacao-epidemiologica-do-sarampo-no-brasil/.

A 29 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador emitiu um boletim informativo com as conclusões das investigações referentes a situação epidemiológica da febre do oropouche. Para mais informações, consultar http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/boletim-informativo-oropouche-n102018/.

Principais Hospitais e Clínicas: em Salvador, e arredores, aconselha-se o recurso ao Hospital Português da Bahia, um dos melhores do Estado - Tel. +55 71 -32035555.

 

 

Telecomunicações na Bahia

A rede telefónica, tanto fixa como móvel, funciona com algumas dificuldades técnicas. É possível a utilização de telemóveis (telefones celulares) portugueses.

 

 

Contactos úteis em Salvador

DELEMIG – Delegacia da Emigração – Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães: Telefone: + 5571-3319-6076 /6077 / 6078. Fax: +55 71- 3338-4559.

DELTUR - 6531.   Emergência Médica – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192

Bombeiros -  193

Polícia de Trânsito (DETRAN) – 154

Polícia Militar – 190

Policia Civil – 197

Defesa Civil - 199