Férias no Brasil

Férias no Brasil

Principal destino turístico da América do Sul e segundo da América Latina, atrás do México no ano de 2013 o Brasil é um destino de férias bastante popular entre os viajantes portugueses.

 

Como Chegar

O Brasil conta com 17 Aeroportos Internacionais que permitem que chegue a qualquer um dos Estados com relativa facilidade.

Aqui poderá pesquisar e reservar voos baratos ou a preço competitivo de Portugal ou outro país para o Brasil. Tenha sempre em mente que, para conseguir o melhor preço possível, deverá efetuar a sua reserva de voos com alguma antecedência.

Procura e reserva de Voos

Aeroportos Internacionais do Brasil:

Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos - São Paulo-Guarulhos (GRU), Aeroporto Internacional de Brasília - Brasília (BSB), Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - Rio de Janeiro (GIG), Aeroporto Internacional de Salvador - Salvador (SSA), Aeroporto Internacional Salgado Filho - Porto Alegre (POA), Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins - Confins-Belo Horizonte (CNF), Aeroporto Internacional do Recife - Recife (REC), Aeroporto Internacional de Curitiba - Curitiba (CWB), Aeroporto Internacional de Fortaleza - Fortaleza (FOR), Aeroporto Internacional de Campinas-Viracopos - Campinas (VCP), Aeroporto Internacional Eduardo Gomes - Manaus (MAO), Aeroporto Internacional Hercílio Luz - Florianópolis (FLN), Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves - São Gonçalo do Amarante-Natal (NAT), Aeroporto Internacional de Belém - Belém (BEL), Aeroporto Internacional Marechal Rondon - Cuiabá (CGB), Aeroporto Internacional de Campo Grande - Campo Grande (CGR), Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares - Maceió (MCZ)

Procura e reserva de Voos

 

Limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e a sul pelo Uruguai. Chile e o Equador são os únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.

 

Existem ainda vários arquipélagos pertencente ao território brasileiro, como o Atol das Rocas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único habitado), Trindade e Martim Vaz.

 

A atual Constituição, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união do Distrito Federal, dos 26 estados e dos 5 570 municípios.

 

Da sua enorme superfície, litoral, estados e cidades resulta uma enorme variedade de paisagens, de tipos de clima, de caraterísticas geográficas e de hábitos culturais que fazem do Brasil um destino de férias único e verdadeiramente espetacular.

 Férias no Brasil

O Brasil pode ser dividido em 5 regiões principais:

A Região norte com os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; a Região Nordeste com os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; o Centro Oeste que integra os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; o Sudeste com os estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; e o Sul com os estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

 

Ainda que a larga maioria dos turistas escolham o Brasil para férias de Praia, fazer férias no Brasil é ter ao seu dispor uma vasta gama de opções, contudo, as áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia e turismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural.

 

A Floresta Amazônica, as praias e dunas da região Nordeste, o Pantanal na região centro – oeste, as praias do Rio de Janeiro e Santa Catarina, o turismo cultural e histórico de Minas Gerais e as viagens de negócios à cidade de São Paulo estão entre os destinos de férias mais populares do Brasil.

 

Apesar dos infindáveis recursos naturais e dos consideráveis recursos culturais, com imensos sítios classificados como Patrimônio Mundial, fatores que fazem com que o Brasil seja constantemente distinguido pela imprensa internacional entre os melhores destinos de férias do mundo, este país ainda é dotado de uma infra estrutura de transportes terrestres algo subdesenvolvida e estradas de fraca qualidade.

 

Os preços elevados e crescentes impostos sobre as passagens aéreas e taxas de aeroporto fazem com que, comparativamente a outros destinos turísticos o Brasil revele falta de competitividade.

 

O produto turístico brasileiro é caracterizado pela oferta de uma variada gama de opções de férias com principal destaque para os atrativos naturais, aventura e histórico-cultural.

 

Nos últimos anos verificaram-se os esforços das autoridades competentes nas políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro, desenvolvendo infraestrutura turística e capacitando mão de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior.

 

São notáveis o crescimentos da procura pela Amazônia na Região Norte, o litoral no Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste. O turismo histórico em Minas Gerais, as praias do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima frio no Sul do país.

 

A mistura de raças fez do Brasil um país com uma cultura rica e ao mesmo tempo única, com um povo alegre, aberto e hospitaleiro.

Independentemente do destino escolhido, seja ele junto ao litoral num dos mais populares destinos de praia, numa das megacidades cheias de animação e de atrativos culturais, em plena selva amazónica ou num dos mais remotos destinos e completamente impensáveis como destino de férias, o Brasil é uma excelente opção para umas férias inesquecíveis na América do Sul, uma verdadeira caixinha de surpresas onde a qualquer momento encontra um cenário paradisíaco ou vive uma experiência única que faz aquele momento diferenciador de quaisquer férias.

Guia de Viagem

Documentação necessária: Passaporte com validade mínima de 6 meses a contar da data de regresso.

Diferença horária: Portugal Continental GMT -3 (Brasília) / GMT-4 (Manaus)

Designação oficial: República Federativa do Brasil

Capital: Brasília

Língua oficial: Português

Moeda: Real

Medicação: Sem medicação obrigatória.

Sítio Oficial de Turismo: www.turismo.gov.br

Tempo de voo: Entre 7h30 e 11h00

Taxa turística: Isento

 

Onde Ficar no Brasil

Quem visitar o Brasil de férias poderá contar com cerca de 25 mil opções de alojamento turístico ao longo de todo o país - hotéis, resorts, albergues e pousadas, numa variada gama de preços que vai de encontro a praticamente todos os gostos, necessidades e orçamentos.

As diversas regiões brasileiras têm diferentes perfis de rede hoteleira, conforme o tipo de visitantes que habitualmente recebem.

É no Nordeste que se concentram a maior parte dos resorts. Esta é a região mais procurada por turistas uma vez que é o principal destino de lazer do país.

O Sudeste, para além de turistas, recebe muitos viajantes de negócios pelo que a hotelaria aqui é ligeiramente diferente do nordeste.

Independentemente do destino ou região que escolher para as suas férias no Brasil, aqui encontra a melhor seleção de alojamento com desconto e promoções de férias no Brasil.

banner 320x50 pt

 

Região Sudeste

Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Muita gente que visita o Rio de Janeiro é atraída pelas praias e grandes festas de sua famosa capital. Afinal, quem nunca ouviu falar das praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e tantas outras? O carnaval da Cidade Maravilhosa também é mundialmente conhecido.

Além dos seus atrativos mais famosos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a cidade do Rio de Janeiro permite outros inúmeros programas, como os passeios pelo Jardim Botânico e no bondinho de Santa Teresa, as visitas à Catedral Metropolitana e ao Museu de Arte Moderna e a possibilidade de voar pela cidade partindo da rampa da Pedra Bonita.

Mas há muito mais para ser visto e aproveitado no estado do Rio. O litoral é um dos mais belos do Brasil, com ilhas espalhadas por toda a costa – só na região de Angra dos Reis são 365 delas. Os parques, como o de Itatiaia e o da Serra dos Órgãos, são excelentes para a prática de esportes como caminhadas e rapel.

Palco de muitos acontecimentos importantes, o estado do Rio tem um pouco de sua história apresentada em locais como o Museu Imperial, em Petrópolis, que reúne um rico acervo de peças que remetem à monarquia.

Os casarões e igrejas de Paraty também revelam um estilo da época colonial e fazem os visitantes imaginarem como seria o Brasil de antigamente.

Na Região dos Lagos, cidades como Búzios e Arraial do Cabo têm praias de areias branquinhas e águas transparentes, além de infraestrutura adequada para receber milhares de visitantes durante todo o ano.

Mais Informao

banner 320x50 pt

Principais Destinos: Rio de Janeiro, Búzios, Paraty, Angra dos Reis, Cabo Frio, Visconde de Mauá

 

 

Rio de Janeiro

Copacabana

Apelidada de Cidade Maravilhosa a Cidade do Rio de Janeiro é muito mais que um centro urbano bastante movimentado. O Rio de Janeiro é montanhas exuberantes, praias brilhantes, vida noturna incrível e adeptos de futebol incrivelmente fanáticos.

Não há outro lugar como o Rio, a Cidade Maravilhosa é cercada por montanhas verdes enquanto o litoral se estende por quilómetros. A maioria das pessoas que escolhem o Rio de Janeiro como destino de férias fá-lo pelas praias. Os cariocas consideram a praia um lar longe de casa e tanta coisa acontece aqui que você nunca poderia sair e ainda ter férias completas. Você vai adorar andar de bicicleta na praia, fazer caminhadas na floresta tropical da Tijuca, voar de asa delta, escalar e velejar para uma das várias pequenas ilhas próximas à costa. A música está em toda parte na cidade - sendo a mais popular a vibe do samba com influência africana. Se quiser explorar a vida noturna, vá para a Lapa, uma cidade distinta da luz vermelha. Você encontrará música ao vivo e festas de rua todas as noites.

Mais Informao

 

Paraty

Paraty

Um dos destinos mais procurados pelos turistas, Paraty está localizado na Costa Verde do Brasil, no estado do Rio de Janeiro.

Paraty está repleta de casacatas, mar verde-esmeralda, montanhas costeiras gigantes e florestas tropicais. Outrora uma colónia portuguesa, o coração da cidade ainda é o centro histórico. Completo com edifícios coloniais multicoloridos e ruas de paralelepípedos construídas no século XVII, durante o auge da corrida do ouro no Brasil. Muitas das casas foram convertidas em pousadas. Todo o bairro histórico é ótimo para passear, pois as ruas estão fechadas ao trânsito automóvel. Paraty dá uma autêntica sensação de regresso ao passado. Não deixe de visitar os fortes coloniais - muitos deles ainda com seus canhões originais - e a Capela de Santa Rita, uma linda igreja do século XVIII.

 

 

 

Estado de São Paulo

São Paulo

São Paulo tem a maior e mais diversificada população do Brasil: dos mais de 40 milhões de habitantes, cerca de 3 milhões são imigrantes de 70 diferentes nacionalidades. O estado tem vocação para negócios, mas também é repleto de atrativos culturais, principalmente na capital.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina são algumas das opções culturais da cidade de São Paulo, capital do estado. Sampa, como é conhecida popularmente, também oferece diversão em parques como o do Ibirapuera, feiras em diversos bairros e vida noturna de segunda a segunda.

Consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, a cidade tem restaurantes internacionais de alto padrão e refinadas opções regionais assinadas por chefs brasileiros de renome. Também é famosa por sediar uma das maiores paradas gays do mundo em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, em maio.

Quem visita o estado tem à disposição mais de 5 mil meios de hospedagem nas 645 cidades. Além de mais de cerca de 620 km de praias lindas, como as do Guarujá e de Ubatuba, São Paulo oferece turismo rural e ecológico em locais como o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Em Ilhabela, conhecida como a Capital da Vela, dezenas de praias e cerca de 400 cachoeiras fazem a alegria dos mergulhadores.

Cidades com clima europeu, como Campos do Jordão e São José dos Campos, além de cavernas e cachoeiras, como as várias de São Luiz do Paraitinga, são outros atrativos do estado.

banner 320x50 pt

Principais destinos: São Paulo, Campos do Jordão, Campinas, São Sebastião, Ribeirão Preto, Guarujá, Ubatuba

Cidade de São Paulo

Coração do Estado de São Paulo, a cidade de São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo. São Paulo é um verdadeiro caldeirão cultural, com todos os tipos de grupos étnicos, incluindo a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Aqui encontrará galerias de arte incríveis e teatros experimentais, bem como restaurantes fantásticos e bares de luxo. Se procura um gostinho da vida urbana sofisticada nas suas férias, São Paulo é definitivamente o seu destino. Com 20 milhões de habitantes, São Paulo é uma cidade gigantesca, com mutos problemas caracteriticos de uma cidade grande, mas para quem quer olhar um pouco mais de perto; há uma vibração aqui que rivaliza com a cidade de Nova York.

 

 

 

Estado de Minas Gerais

Minas Gerais

As cidades bucólicas de Minas Gerais e as igrejas típicas do barroco nacional (muitas delas obras do grande artista mineiro Aleijadinho) contam parte da história do Brasil.

O estado abriga um importante acervo arquitetónico e artístico do período colonial brasileiro, preservado em localidades mundialmente famosas, como Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rei, integrantes do complexo da Estrada Real.

Percorrer a Estrada Real é viver a cultura de Minas Gerais. No percurso de 1630 km, mais de 115 municípios podem ser conhecidos a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro, e reúnem um patrimônio cercado de natureza, cultura e arte.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos principais atrativos de Minas Gerais. Com suas exuberantes cachoeiras e flora e fauna diversificadas, atrai amantes de esportes como trekking e escalada.

A capital Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira a nascer planejada, no final do século 19. Foi lá que o arquiteto modernista Oscar Niemeyer implementou o Museu de Arte da Pampulha, uma das suas primeiras criações. Perto de BH também está o Inhotim, um grande museu a céu aberto que tem um dos acervos de arte contemporânea mais expressivos do mundo.

Minas é um estado em que qualquer almoço é uma experiência gastronómica. Além de saborosa, a comida mineira é servida geralmente em fogões a lenha e tem como característica principal a diversidade. No Mercado Central e em restaurantes de todo o estado você pode experimentar iguarias como o feijão tropeiro (preparado com farinha e linguiça), o torresmo, o pão de queijo e o queijo canastra, que é património imaterial brasileiro.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Belo Horizonte, Tiradentes, Ouro Preto, Monte Verde, São Lourenço

 

 

 

Estado de Espírito Santo

Espírito Santo

O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. São caminhos que levam o visitante a desfrutar de praias lindas, como Guarapari e Aracruz, subir montanhas com clima ameno e trilhas inesquecíveis, em municípios como Domingos Martins, e comer o prato mais famoso do estado: a moqueca capixaba.

Conhecida internacionalmente, a moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com vários temperos e é um prato tradicional da culinária brasileira. Por ter origem no Espírito Santo, é chamada de capixaba, e difere da moqueca baiana (da Bahia) por não ter azeite de dendê e nem leite de coco.

A baía de Vitória abriga 34 ilhas e forma uma bela paisagem em torno da capital do estado. A cidade conta com um dos mais importantes portos do país: o de Vitória. Ele e vários outros formam o maior complexo portuário da América do Sul. A principal praia da cidade é a de Camburi, ideal para a prática de desportos náuticos.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Vitória, Guarapari, Itaúnas, Una, Conceição da Barra, Vila Velha

 

 

 

 

Região Nordeste:

 

Estado de Alagoas

Alagoas

Os coqueiros fazem parte da paisagem de todo o litoral de Alagoas. Eles podem ser avistados, por exemplo, de uma das jangadas de velas coloridas que levam os visitantes às piscinas naturais da praia da Pajuçara, em Maceió, capital do estado.

As piscinas são formadas durante a maré baixa, entre bancos de areia e recifes próximos à costa, e são tão rasas que permitem a observação dos peixes a olho nu. A travessia de jangada dura cerca de 15 minutos.

O estado é repleto de lindas praias azuis e esverdeadas de águas mornas e aconchegantes, como as praias do Francês, de Maragogi, do Gunga e de Paripueira.

Outro importante atrativo de Alagoas é o rio São Francisco, o Velho Chico, muito importante economicamente para todas as localidades que atravessa.

A culinária típica de Alagoas é à base de frutos do mar e uma das mais tradicionais iguarias alagoanas é o sururu, um tipo de molusco preparado com leite de coco.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Maceió, Maragogi, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Penedo, São Miguel dos Milagres

 

 

 

Estado da Bahia

Bahia

Destino de milhares de pessoas que buscam lazer e aventura, a Bahia surpreende pela quantidade de atrações. As belezas naturais estão espalhadas por todos os lugares do seu litoral de mais de 1000 km. As Costas do Descobrimento, das Baleias e dos Coqueiros são alguns de seus encantos naturais com extensa variedade de opções.

Praias como Itacaré, Costa do Sauípe, Morro de São Paulo e Trancoso, com resorts e pousadas de charme, são verdadeiros paraísos para descansar e apreciar a natureza. Já a Chapada Diamantina, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, é um local perfeito para a prática de exploração de cavernas, caminhadas e trekking.

O estado preserva um rico património cultural em suas igrejas, museus e casarões antigos. Em Salvador, não faltam atrações famosas, como o Farol da Barra e o Pelourinho, reconhecido pela Unesco como Património Histórico. E a capital ferve durante o Carnaval, quando milhões de pessoas dançam atrás dos trios elétricos – caminhões com caixas de som que percorrem as ruas da cidade.

A culinária baiana é baseada nas tradições dos antepassados. No tabuleiro das baianas, você pode provar o acarajé, o vatapá e vários outros pratos temperados pelo delicioso azeite de dendê. A contagiante alegria de seu povo mistura influências africanas também na música, na dança e na religiosidade.

Mais Informao

banner 320x50 pt

Principais destinos: Salvador da Bahia, Ilhéus, Trancoso, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, Porto Seguro, Praia do Forte

Salvador da Bahia

Localizada no estado da Bahia, Salvador possui uma energia fenomenal que se destaca até no Brasil. Mais conhecida por ser a capital do Novo Mundo de Portugal, Salvador mantém grande parte de sua arquitetura colonial e você encontrará o centro histórico da cidade no bairro do Pelourinho. Aqui você encontrará grandes praças com pequenas vielas de paralelepípedos, edifícios multicoloridos e igrejas como São Francisco com talha dourada e outras características barrocas. Há um movimento artístico incrível aqui. Você encontrará bateristas do Olodum nas ruas, junto com artistas marciais de Capoeira e festivais loucos acontecendo em todos os lugares que você olhar. A cultura aqui é decididamente afro-brasileira e você verá isso na incrível comida, cerimónias religiosas e rituais e dança.

Mais Informao

 

 

 

Estado do Ceará

Ceará

Conhecido por seu carisma e espontaneidade, o povo do Ceará costuma receber seus visitantes de braços abertos e com muita alegria.

Em Fortaleza, a capital, os dias são paradisíacos, e as noites, agitadas, garantindo diversão em todos os dias da semana. Na Praia do Futuro, há barraquinhas em toda a orla, cada uma com um estilo musical e decoração própria. Os quiosques oferecem água de coco, frutos do mar e batidas de frutas diversificadas.

No litoral oeste do estado, você pode conhecer praias deslumbrantes, como Cumbuco e Jericoacoara. Cercada por dunas e lagoas, a famosa Jeri atrai gente do mundo todo para suas pousadas de charme.

Na costa leste, as praias mais famosas são Canoa Quebrada e suas enormes falésias, e Morro Branco, com areias coloridas que servem de matéria-prima para o artesanato local.

Mais Informao

banner 320x50 pt

Principais destinos: Fortaleza, Jericoacoara, Canoa Quebrada/Aracati, Aquiraz, Guaramiranga, Juazeiro do Norte

Fortaleza

Outra das grandes cidades do Brasil, Fortaleza é mais conhecida pelos seus cenários culturais enérgicos, ótimas praias e imensas oportunidades de compras. Se busca um destino de praia, locais como Meireles, Mucuripe, Iracema e a preferida de todos, a Praia do Futuro são de ter em conta na escolha do destino em Fortaleza. Passe as manhãs passeando pelo Centro, a parte mais antiga da cidade, e depois passe as noites na Praira de Iracema, um bairro repleto de hotéis, restaurantes e vida noturna. Depois de se fartar das praias de Fortaleza, use-as como ponto de partida para descobrir as pitorescas vilas de pescadores e as praias de dunas ondulantes da costa cearense.

Mais Informao

 

Jijoca de Jericoacoara

Outrora uma autêntica joia escondida, Jijoca de Jericoacoara é ainda hoje uma das praias espetaculares do Ceará, e mesmo do Brasil, apesar de toda a sua fama e popularidade. Nomeada pelo Washington Post como uma das 10 praias mais bonitas do mundo, você encontrará mar calmo, dunas de areia branca e lindas lagoas azuis. É um local de nidificação de tartarugas gigantes, tendo sido declarada Área de Proteção Ambiental; e também tem o estatuto de parque nacional desde 2002. Graças a tudo isso, a área permaneceu praticamente isolada e intocada. Jijoca de Jericoacoara tem eletricidade há menos de 20 anos, mas graças à uma portaria local; as ruas só podem ser iluminadas pela lua.

Mais Informao

 

 

 

 

Estado do Maranhão

Maranhão

A mistura das raças indígenas, negras e brancas está presente na culinária, no artesanato e em quase todos os aspectos da cultura popular do Maranhão.

Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e Caroço, Festa do Divino Espírito Santo e outras manifestações culturais fazem do Maranhão um estado turisticamente rico. Com a maior diversidade de ecossistemas de todo o Brasil, o estado é dividido em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos específicos:

São Luís, a capital, onde as inúmeras festas populares garantem um passeio divertido e instrutivo; Delta das Américas, paraíso ecológico repleto de rios e igarapés; Chapada das Mesas, perfeita para os adeptos de esportes radicais, com suas gigantescas esculturas naturais; Lençóis Maranhenses, o único deserto do mundo entremeado por lagoas de águas cristalinas; Floresta dos Guarás, onde exuberantes manguezais abrigam uma enorme diversidade de répteis, peixes e outros animais.

banner 320x50 pt

Principais destinos: São Luís, Lençóis Maranhenses, Alcântara, Barreirinhas, Chapada das Mesas, Imperatriz, Atins

São Luís do Maranhão

O centro histórico de São Luís foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO graças aos seus casarões coloniais bem restaurados. Existem imensos museus, lojas e galerias de artesanato para explorar enquanto estiver aqui.

 São Luís mantém uma cultura predominantemente afro-brasileira e você encontrará festivais de reggae e Bumba Meu Boi. Enquanto você estiver aqui, não deixe de conferir o Centro de Cultura, um museu com exposições sobre os três principais festivais brasileiros. Você também pode gostar do Museu Arqueológico e da Casa das Tulhas, um edifício de mercado do século XIX. Quando estiver pronto, atravesse a Baía de São Marcos para uma rápida viagem de um dia a Alcântara para ver esta cidade histórica enquanto entra lentamente em decadência tropical.

 

 

 

Estado da Paraíba

Paraíba

Com 138 km de extensão, o litoral da Paraíba é uma sucessão de cenários de cinema. Paraísos como Cabo Branco, Coqueirinho e Tambaba são algumas das mais de 50 praias do estado, todas banhadas por águas mornas e esverdeadas, numa mistura gostosa de natureza e tranquilidade.

A culinária paraibana também pode ser muito bem apreciada nas barracas de praia, que preparam pratos à base de camarão e petiscos como caldinhos de caranguejo com leite de coco e agulhinhas fritas (peixes pequenos típicos do Nordeste brasileiro).

João Pessoa, capital do estado, dispõe de uma boa infraestrutura turística e de uma rica cultura popular, e tem como marca registrada a hospitalidade.

A cidade de Campina Grande concentra grande parte das atividades culturais do estado. Localizado no interior paraibano, o município é palco do maior São João do Mundo, evento que durante um mês atrai turistas nacionais e internacionais.

São 30 dias de forró, apresentações de quadrilhas, exposições de artesanato local e barraquinhas repletas de comidas como pamonha, milho cozido e canjica.

banner 320x50 pt

Principais destinos: João Pessoa, Conde, Campina Grande, Cabedelo, Baía da Traição, Lucena

 

 

 

 

Estado do Pernambuco

Pernambuco

O estado de Pernambuco tem paisagens variadas, entre serras, planaltos, sertão e praias com recifes imensos e piscinas naturais.

Os lugares mais procurados são Porto de Galinhas, Carneiros, Cabo de Santo Agostinho e o arquipélago de Fernando de Noronha, Património Natural da Humanidade UNESCO. Entre as principais atrações de Noronha estão os golfinhos, que podem ser vistos em vários pontos das ilhas.

Em Recife, a capital, e Olinda, separadas apenas por uma ponte, um dos atrativos principais é o carnaval, que atrai foliões de todo o mundo. O Galo da Madrugada, em Recife, é reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo e reúne anualmente mais de 2 milhões de pessoas.

Outra cidade pernambucana bastante visitada é Caruaru, também conhecida como a Princesinha do Agreste. Ali está a mais famosa feira ao ar livre do Brasil, considerada Patrimônio Cultural Nacional, que encanta pelo seu rico e diversificado artesanato, suas manifestações folclóricas e seus produtos gastronómicos variados.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Porto das Galinhas, Tamandaré, Carneiros

 

 

Recife

Férias em Recife

A “Veneza do Brasil”, Recife é uma cidade verdadeiramente apaixonante, para além de um destino de férias imperdível no Brasil. No interior da cidade encontrará uma rede de canais, pontes, ilhotas e penínsulas, ao passo que no lado de fora situam-se florestas tropicais com rios e ilhas para explorar.

O centro histórico de Recife é simplesmente maravilhoso, bem como uma cultura incrível e as praias fantásticas. A cidade velha é conhecida como Recife Antigo e está localizada em sua própria ilha perto do porto. A maioria concordaria que Boa Viagem é a praia mais frequentada da cidade devido às areias brancas e aos recifes de coral. Recife é uma cidade grande com muito a oferecer - inclusive um lugar incrível para passar umas férias de Carnaval verdadeiramente fantásticas no Brasil.

Mais Informao

Olinda

Olinda

Situada a seis quilómetros de Recife, Olinda é a famosa cidade colonial portuguesa do século XVI. O centro histórico da cidade fica numa colina cercada por árvores e repleta de igrejas, museus e restaurantes. Em 1982, o Centro Histórico de Olinda foi declarado Património Mundial da UNESCO.

O resto da cidade não é menos charmoso, com toneladas de arquitetura do século XVIII, mosteiros e conventos e casas com pinturas fantásticas. Uma vez líder no setor sucroenergético, Olinda transformou-se numa pequena colónia de artistas; repleta de artistas, workshops, estúdios e outros tipos criativos. Confira as pousadas da cidade velha se estiver interessado em usar Olinda como base para as suas férias em Recife.

O carnaval em Olinda é um pouco diferente do resto do país, sendo comemorado principalmente durante o dia com música e dança voltada para a cultura tradicional africana.

 

 

 

Estado do Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

Situado na “esquina” do Brasil, o Rio Grande do Norte tem mais de 400 km de um litoral repleto de dunas e falésias que atraem visitantes de todo o mundo.

Seu clima tropical favorece a economia e o torna um grande exportador de frutas e de camarão. Rica em frutos do mar, carne de sol, feijão-verde e macaxeira (mandioca), a gastronomia também é um ponto forte do estado.

A 30 km de Natal, capital do estado, está uma das mais famosas praias do Rio Grande do Norte: Genipabu. Ali é possível relaxar, passear de buggy pelas extensas dunas, praticar desportos radicais e até andar de camelo.

Outra praia muito visitada é a da Pipa, em Tibau do Sul. Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, Pipa tem águas claras e mornas, e é cercada por enormes falésias cobertas pela Mata Atlântica.

Outros destinos bastante procurados no estado são a praia de Maracajaú, com seus parrachos (barreiras de corais) que favorecem o mergulho, e a cidade de Mossoró.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Natal, Praia da Pipa, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Mossoró

 

 

 

Estado de Sergipe

Sergipe

Sergipe tem sua economia baseada na exploração de recursos minerais e na atividade agrícola, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar, mandioca, coco e laranja.

A capital do estado, Aracaju, fundada em 1855, foi a primeira capital planejada do Brasil e é conhecida por suas belas praias, passeios de catamarã e festas populares, como o Pré-Caju (festa pré-carnavalesca), que acontece 15 dias antes do carnaval.

As festas juninas também não faltam no calendário sergipano, com muito forró e comidas típicas, como canjica e cuscuz.

As cidades do interior também comemoram o São João. Os festejos começam com os fogos-de-artifício, grupos de xaxado (ritmo característico do Nordeste) e bandas de pífanos (flautas de timbre estridente), e não terminam sem a quadrilha e o espetáculo dos balões coloridos.

Um dos mais belos atrativos do estado é o Cânion de Xingó, com rochas que alcançam mais de 50 metros de altura e que oferecem um espetáculo natural inesquecível. O cânion navegável impressiona os visitantes, que podem fazer o passeio pelo rio São Francisco em catamarãs ou escunas.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Itanhi, Itaporanga dʼAjuda, Arauá

 

 

 

Estado do Piauí

Piauí

O estado do Piauí abriga um dos mais lindos trechos de praia do Brasil: o famoso Delta do Rio Parnaíba, formado por mais de 70 ilhas que se desenham entre rios, riachos, igarapés, dunas e lagoas.

Também é em Piauí que se situa a maior quantidade de sítios arqueológicos do Brasil, na Serra da Capivara, cujo Parque Nacional é património da humanidade e impressiona por seus atributos naturais e culturais.

Além de visitar o Delta, você não pode deixar de ver o pôr-do-sol na Pedra do Sal, conhecer o terminal turístico de Porto das Barcas e refrescar-se na Lagoa do Portinho.

A população piauiense reflete a mistura das raças negras, brancas e indígenas e sua economia está baseada na atividade agropecuária.

Essa miscigenação transparece nas casas de taipa cobertas com palha de buriti, nas jangadas do litoral e na figura dos tiradores de palha de carnaúba e dos vaqueiros.

As danças folclóricas piauienses são todas muito espontâneas e simples, mas sempre surpreendentes.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Teresina, Parnaíba, Barra Grande, Coqueiro

 

 

 

Região Sul

 

Estado do Paraná

Paraná

O principal cartão postal do estado do Paraná é o famoso complexo das Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Eleitas como uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza em concurso organizado pela fundação suíça New7wonders, as centenas de quedas de água ficam no Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Marcada pela influência de imigrantes portugueses, italianos e alemães, Curitiba, a capital, é exemplo mundial em soluções de urbanismo e aproveitamento consciente de recursos naturais.

A cidade mantém cerca de 51 m² de área verde por habitante, característica que pode ser apreciada em parques como o Tanguá e o Barigui, e em locais como a Ópera de Arame, estrutura tubular que é símbolo da cidade.

A Ilha do Mel, um dos trechos mais bonitos do litoral do Paraná, oferece opções de praia, ecoturismo e aventura. Na Ilha não entram carros e é preciso caminhar pelas ruas de areia sempre com uma lanterna à mão para usar a noite. Apesar da rusticidade típica, o local tem boa infraestrutura turística, com destaque para as pousadas de charme.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Curitiba, Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Ponta Grossa, Paranaguá

 

 

 

 

 

Estado de Santa Catarina

Santa Catarina

Santa Catarina é conhecida por suas belas ilhas, praias e serras, onde o contraste entre o azul do mar e o verde das montanhas forma paisagens impressionantes.

A capital Florianópolis tem mais de 100 praias, entre elas a Praia Mole, reduto da juventude catarinense, a famosa Joaquina, paraíso dos surfistas, e Jurerê Internacional, que atrai muitos jovens e tem uma das noites mais animadas do país.

O verão atrai gente de diversos países em busca de campeonatos de mergulho e surfe por todo o litoral. Praias como Garopaba, Imbituba e Balneário Camboriú ficam lotadas de dezembro a março.

Já no inverno, Santa Catarina surpreende com românticos passeios na Serra, regados a vinhos produzidos na região. A cidade de Blumenau, ao norte da capital, é o lugar ideal para agitos noturnos e sedia o Oktoberfest, festa tipicamente alemã realizada no mês de outubro.

A economia é baseada principalmente na agroindústria e o estado é o maior exportador de carne suína e de frango do Brasil.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Garopaba, Bombinhas

 

 

 

 

Estado do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

A principal singularidade do Rio Grande do Sul é o contraste no clima: no inverno, em áreas serranas, a neve pode cair, cobrindo de branco os telhados e campos. No verão, o sol brilha com vontade, elevando as temperaturas e levando os gaúchos e visitantes para praias como a da Guarita, em Torres.

Porto Alegre, a capital, com seus parques bem cuidados, é uma das cidades mais verdes do Brasil. No interior, o destaque fica por conta dos refúgios na Serra Gaúcha, bastante procurados na temporada de inverno, principalmente.

Cidades como Gramado e Canela, com suas pousadas de charme, casas de fondue e boas vinícolas, são um convite para uma viagem de lua-de-mel e, não à toa, fazem parte da Rota Romântica do estado.

Parques nacionais, como o de Aparados da Serra, são excelentes para a prática de caminhadas, trekking e rafting. Há também destinos históricos que contam parte importante da história do Brasil, como as ruínas de São Miguel das Missões.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Porto Alegre, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul

 

 

 

Região Centro Oeste

Estado de Goiás

Goiás

O estado de Goiás destaca-se pelo crescimento económico, principalmente da pecuária e agropecuária. A culinária goiana também é uma referência em todo o Brasil, e tem iguarias como o delicioso empadão goiano e a pamonha, além do pequi, da guariroba e do sorvete de milho.

Cidades goianas como Caldas Novas, com suas águas quentes, e Pirenópolis, repleta de construções históricas e cachoeiras, entre elas a do Abade e do Lázaro, atraem gente de todo o mundo.

O ecoturismo também é praticado em locais como o Parque Nacional das Emas, habitat de onças pintadas, lobos-guará e tamanduás-bandeira, e em Alto Paraíso, porta de entrada para cachoeiras deslumbrantes, como Almécegas e o Vale da Lua, e para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

A cultura goiana é rica por festas como a do Divino Espírito Santo e das Cavalhadas, pela literatura de Cora Coralina, pelos festivais de cinema e arte, e pela famosa música sertaneja.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Goiânia, Alto Paraíso de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Goiás

 

 

 

 

Estado do Mato Grosso

Mato Grosso

Mato Grosso tem uma identidade cultural baseada na integração entre índios sul-americanos, afro e euro-descendentes e migrantes oriundos de vários locais do Brasil.

Na capital Cuiabá e em outras cidades centenárias, como Cáceres, Poconé e Diamantino, o património arquitetónico traz parte da história do estado em espaços como centros culturais e museus.

O rio Araguaia atrai imensos visitantes interessados em observar a fauna e em divertirem-se com a pesca desportiva. Além de animais exóticos, aldeias indígenas, grutas e cachoeiras, um dos atrativos que podem ser apreciados na região é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, na divisa entre Mato Grosso e Tocantins.

A 64 km da capital, você pode visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, unidade de conservação de grande variação paisagística, com cenários que vão desde o campo limpo, onde predomina uma vegetação de gramíneas, até o cerradão, onde são comuns as árvores de maior porte.

Mas, sem dúvida, o Pantanal é a grande menina dos olhos do Mato Grosso. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bioma é a maior planície alagável do mundo e é o principal santuário da vida silvestre da América do Sul, acolhendo enorme biodiversidade dos ecossistemas que o contornam (Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco Boliviano)

A alternância entre períodos secos e úmidos faz com que a paisagem pantaneira nunca seja a mesma e torna a região num dos mais belos espetáculos da Terra.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Alta Floresta, São Félix do Araguaia

 

 

 

Estado do Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

Conhecido por sua biodiversidade, o Mato Grosso do Sul tem no turismo ecológico uma importante fonte de renda, especialmente na região do Pantanal.

Reconhecido pela Unesco como Património da Humanidade, o Pantanal é uma planície que alaga periodicamente e é uma das mais diversificadas reservas naturais do planeta. A principal cidade pantaneira é Corumbá, que tem como principal forte o turismo de pesca esportiva e o ecoturismo.

A Serra da Bodoquena, onde fica o município de Bonito, desenvolveu-se a partir de intensa sedimentação e transformou-se numa rocha calcárea que se estende por 220 km, desde o município de Miranda até Porto Murtinho.

A capital do estado, Campo Grande, marcada pela diversidade de costumes e pela gastronomia, reflete traços culturais deixados pelos índios, pelos migrantes de outros estados e por diversas raças, como a europeia, a sírio-libanesa, a japonesa, a paraguaia e a boliviana.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Campo Grande, Corumbá, Bonito, Dourados, Miranda

Bonito

Bonito é uma localidade de uma rua cheia de carisma. É um modelo de ecoturismo para o Brasil e um verdadeiro hub para a exploração da natureza no Estado do Mato Grosso do Sul.

Se é um aventureiro ao ar livre e um entusiasta da água, então este é o seu destino. Conheça o Abismo Anhumas, uma caverna gigantesca coberta de estalactites onde você pode mergulhar e nadar num lago subterrâneo, bem como fazer rapel. Ou que tal mergulhar nas águas cristalinas do Rio da Prata? Se você adora pássaros, não vai querer perder as araras que nidificam nas profundezas do Buraco das Araras. Para finalizar, explore o Parque Nacional da Serra da Boduquena.

 

 

 

Distrito Federal

Distrito FederalO Distrito Federal foi criado para abrigar a nova capital do Brasil. Inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília foi projetada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e é Património Cultural da Humanidade.

Sua arquitetura moderna e o contraste harmónico entre o verde e o concreto fazem da capital federal uma cidade única e um destino imperdível.

Brasília tem a maior área tombada do mundo – 112,5 km quadrados – e tem construções famosas como a Catedral Metropolitana de Brasília e a Torre de TV. Outros locais de destaque na cidade são o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e o Lago Paranoá.

Além da capital, o Distrito Federal tem outros atrativos encantadores, principalmente naturais. O Cerrado, vegetação predominante, é cortado por rios e cachoeiras maravilhosas.

No entorno de Brasília, há também inúmeros hotéis-fazenda onde você pode relaxar, andar a cavalo, tomar banho de rio e apreciar a gastronomia típica da região, que é composta por iguarias de todo o Brasil.

Um dos espetáculos mais lindos do Distrito Federal é o pôr-do-sol. Não deixe de apreciá-lo.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Brasília, Candangolandia, Papuda, Taguatinga

Brasília

Construída na década de 1960, a capital do Brasil é uma cidade cuidadosamente planeada e intrincadamente organizada. A infraestrutura de referência de Brasília é projetada na forma de um avião. Cada secção do avião é um distrito diferente, como residencial, governamental, financeiro, cultural e comercial. A arquitetura aqui atrai turistas e arquitetos profissionais. Não deixe de conferir a Praça dos Três Poderes onde encontrará a Suprema Corte, o Congresso e o Palácio Presidencial.

 

 

 

Região Norte

Estado do Amazonas

Amazonas

Pleno de encantos naturais e com uma culinária exótica e diversificada, o Amazonas é o coração da Floresta Amazónica, a maior floresta tropical do mundo.

O maior estado brasileiro tem 98% de sua área florestal intacta e os requintados hotéis de selva próximos à sua capital, Manaus, propiciam uma excelente maneira de observar a fauna e a flora locais.

Conhecida como a Paris dos Trópicos, Manaus é a principal metrópole do estado e tem atrações como o Teatro Amazonas, com sua cúpula colorida de cerâmica esmaltada, e balneários como a Ponta Negra e a Praia da Lua.

O famoso Encontro das Águas, fenômeno resultante da confluência entre as águas do rio Negro (pretas) e do rio Solimões (barrentas), também é um dos principais atrativos da cidade.

A 100 km de Manaus, perto do município de Novo Airão, fica um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo: Anavilhanas, onde 400 ilhas formam uma das mais belas paisagens naturais amazônicas.

Em Parintins, a 325 km da capital, acontece todo ano, no mês de junho, o tradicional festival do boi bumbá, que movimenta bastante o estado.

O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, também fica em território amazonense.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Manaus, Parintins, Rio Preto da Eva

Manaus

Considerada como a porta de entrada para a Floresta Amazónica, Manaus situa-se nas margens do Rio Negro. A capital do Estado do Amazonas e uma das maiores cidades do país possui marcos incríveis como o Palácio do Rio Negro e a Ópera do Amazonas.

Caso pretenda conferir ao vivo a natureza fenomenal, nada como percorrer de barco o Encontro das Águas, um trecho de cinco quilómetros onde os rios Solimões e Negro correm lado a lado sem se misturarem totalmente. Eventualmente, os dois rios convergem para formar o Amazonas. A maioria das pessoas escolhe Manaus como um ponto de paragem no caminho de entrada ou saída da Amazônia. Se tiver tempo, confira o Jardim zoológico de Manaus, um incrível espaço que permite que muitos dos animais vaguem livremente. Há ainda um pequeno museu à beira-mar fora do centro da cidade a não perder.

 

 

 

Estado do Pará

Pará

Estado mais populoso da região Norte, o Pará é cenário para a leveza de danças típicas, como o carimbó, e para a sensualidade de personagens de lendas amazônicas, como o boto e o uirapuru.

Sua capital, Belém, tem infraestrutura turística adequada para que os visitantes conheçam o núcleo urbano e também os arredores.

Localidades como Santarém, berço da grande nação indígena dos Tapajós, e a vila Alter do Chão, com praias fluviais de águas transparentes e areias branquinhas, convidam você a descansar e se aventurar pela região.

A gastronomia do estado tem grande influência da cultura indígena, não apenas no preparo dos pratos, mas também nos nomes, como maniçoba, tacacá e o famoso pato no tucupi. Caldo amarelo extraído da mandioca, o tucupi é uma das principais bases da culinária local.

O artesanato paraense é marcado por peças inspiradas nos povos indígenas, com o uso de sementes e de outras matérias-primas encontradas na natureza.

A Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação com cerca de 600 mil hectares, é um grande atrativo do estado, e apresenta fauna variada e árvores frondosas centenárias, como a castanheira e a andiroba.

A maior ilha fluviomarínha do mundo – Ilha de Marajó – fica no Pará. Localizada na foz do rio Amazonas, ela tem praias de rios com águas calmas, matas e igarapés, além das fazendas de criação de búfalos, animais presentes na culinária, no artesanato e no transporte local.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Belém, Ilha de Marajó, Ilha do Algodoal, Santarém

 

 

 

Acre

Acre

O Acre faz fronteira com a Bolívia e o Peru e é um estado que ainda mantém aproximadamente 90% de sua cobertura florestal natural.

Sua economia é baseada no extrativismo vegetal, principalmente na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento local. O estado é grande produtor de castanha, açaí e óleo de copaíba, e seu principal produto de exportação é a madeira.

Dentre seus mais de 700 mil habitantes, cerca de 15 mil são índios que vivem em 32 reservas indígenas e preservam ainda suas tradições étnicas.

A herança cultural dos índios está bastante presente no artesanato e na culinária, e também influencia o modo de vida dos acreanos, que têm forte integração com a floresta e seus mitos.

Para vivenciar essa relação entre o homem e a floresta, nada melhor do que percorrer os Caminhos de Chico Mendes, líder sindicalista conhecido mundialmente por sua luta em defesa do uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

Outro atrativo interessante do estado é o Parque Nacional da Serra do Divisor, unidade de conservação que contém uma das maiores biodiversidades do mundo.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Rio Branco, Brasiléia, Cruzeiro do Sul

 

 

 

Amapá

Amapá

O Amapá tem uma ligação forte com as ricas tradições culturais da Floresta Amazónica e mescla heranças indígenas, africanas e portuguesas.

Com menos de 1% de sua área desmatada, o estado oferece atrativos como a viagem à Serra do Navio pela estrada de ferro, na qual é possível apreciar a vegetação e a fauna amazônicas.

A capital do estado, Macapá, é a única da região Norte banhada pelo gigantesco rio Amazonas. Ali pode ser observado, em março e em setembro, o equinócio, fenômeno em que os dois hemisférios terrestres ficam iluminados pelo sol, fazendo com que o dia e a noite tenham igualmente 12 horas de duração.

Outro acontecimento natural que pode ser visto no Amapá é a pororoca, quando as águas do oceano se encontram com as águas dos rios e formam ondas de até 5 m de altura. Nos locais onde o fenômeno ocorre, como o canal do inferno da Ilha de Maracá, vários aventureiros costumam surfar.

banner 320x50 pt

Principais destinos: Ferreira Gomes, Macapá, Oiapoque

 

 

 

 

Roraima

Roraima

Situado no extremo Norte do Brasil, o estado de Roraima apresenta belezas naturais únicas, em diversos tipos de paisagens, como savanas entrecortadas por cachoeiras e regiões montanhosas.

Com uma das maiores populações indígenas do país, o estado oferece um patrimônio histórico-cultural riquíssimo em costumes, mitos, músicas, danças, lendas e crenças.

A influência da cultura indígena pode ser percebida no artesanato, em objetos como esculturas de cerâmica, acessórios com diversos tipos de sementes e obras em madeira, bambu, palha e fibra.

A culinária local também é marcada pela herança cultural dos índios, e tem iguarias como o tacacá (sopa típica da Amazônia com temperos variados, camarão e jambu) e a paçoca (farofa feita com farinha, carne seca e cebola).

Inscrições rupestres mostram que o local já era habitado há milhares de anos, e podem ser encontradas em lugares como a Pedra Pintada, a 140 km da capital do estado.

Um importante cartão postal da região é o Monte Roraima, um imenso platô em forma de mesa e um dos lugares mais altos e antigos da Terra.

banner 320x50 ptPrincipais destinos: Boa Vista

 

 

 

Rondônia

Rondônia

Graças às suas manifestações culturais e belezas naturais, Rondônia é hoje um estado importante para o turismo brasileiro.

Com hotéis de selva e culinária exótica à base de pescados, o estado preserva as influências históricas e se destaca por sua linda paisagem fluvial.

O Vale do Guaporé é um dos principais atrativos de Rondônia e abriga uma enorme variedade de ambientes ainda pouco impactados pela ação humana. Por ser um local de transição climática entre dois ecossistemas (Amazónia e Pantanal), apresenta grande diversidade de fauna e flora.

Se você é aventureiro, também encontra em Rondônia opções como a prática de canoagem no rio Machado, além de rapel e trekkings pela Floresta Amazónica.

banner 320x50 ptPrincipais destinos: Vilhena, Rolim de Moura, Porto Velho, Ariquemes

 

 

 

Tocantins

Tocatins

Criado em 1989, Tocantins chama atenção por suas belezas naturais como rios, chapadas e serras. A população indígena se divide em sete etnias, totalizando mais de 10 mil índios.

Apesar da pouca idade, o estado tem uma cultura antiga e preserva essa tradição nas danças folclóricas e nas festas religiosas.

A capital do estado, Palmas, foi planejada e tem excelente qualidade de vida. O lago da cidade, com 180 km de extensão, tem excelente potencial para a pesca esportiva.

É no Tocantins que fica a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Submersa durante grande parte do ano, ela tem uma rica biodiversidade graças ao encontro entre a Floresta Amazônica e o Cerrado.

Para quem gosta de ecoturismo, o Jalapão é o passeio ideal, com suas árvores de galhos retorcidos e rios de águass cristalinas, numa paisagem formada por dunas, chapadões, cachoeiras e trilhas. O local também é muito procurado por quem curte aventura e oferece opções para a prática de rapel, escalada, surfe de areia, trekking e canoagem.

 banner 320x50 ptPrincipais destinos: Araguaína, Taquaralto, Araguatins, São Félix do Tocantins