Férias em João Pessoa

João Pessoa

Uma das mais pequenas e mais antigas capitais do Nordeste, João Pessoa tem a atmosfera típica de uma cidade do interior, bastante arborizada, com uma orla litoral preservada pela legislação que limita a altura dos prédios, um povo hospitaleiro, belas praias, e uma a cidade contemplada ainda com serviços e infraestrutura de uma capital.

O destaque na zona urbana vaia para as praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco.

É aqui, no litoral sul do estado da Paraíba que se localiza Tambaba, ex-libris do naturismo brasileiro.

O litoral Norte é ponto de atração para os surfistas onde as águas não são tão claras quanto as do litoral Sul, formam excelentes ondas para a prática desta modalidade.

Se viaja com crianças ou se é adepto do mergulho, não deixe de incluir no seu roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.

Com um rico património histórico-arquitetónico, João Pessoa guarda imponentes construções barrocas datadas do século XVI.

A devoção, ainda nos dias de hoje, é bastante forte e representada pelo espetáculo da Paixão de Cristo que atrai fiéis e turistas na Semana Santa.

O profano também tem seu lugar em João Pessoa, com destaque para os blocos carnavalescos Folia de Rua e Muriçocas do Miramar, reunindo o melhor do frevo e do maracatu, durante o pré-Carnaval. Já o forró marca presença nas festas joaninas, em homenagem a São João.

Um dos cartões-postais da cidade, o Farol do Cabo Branco na Ponta dos Seixas sinaliza o ponto mais oriental das Américas.

Apesar de ser uma cidade costeira, a cozinha da capital não termina nos mariscos e peixes. Não deixe de provar as receitas do sertão, baseadas em carne de sol, macaxeira, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa. Nas sobremesas, destaque para a rapadura!

 

Como chegar a João Pessoa

Aeroportos em Destaque:

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto fica em Bayeux, uma pequena cidade a 12 km do centro de João Pessoa.

Procura e reserva de Voos

 

 

Onde ficar em João Pessoa:

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em João Pessoa, Paraíba

banner 320x50 pt

Como se deslocar em João Pessoa

Autocarro

A capital paraibana tem 88 linhas de autocarro e uma frota de 445 veículos. É possível passear pela cidade fazendo três ligações pagando apenas um bilhete. Consulte os itinerários.

 

Veículo pessoal ou alugado

Poderá alugar um carro para passear por João Pessoa.

 

Táxi

A forma mais prática de se deslocar pela cidade é de táxi. Calcule a tarifa e consulte as empresas prestadoras desse tipo de serviço.

O que fazer em João Pessoa / O que Visitar

As praias são as principais atrações em João Pessoa. Com o calor presente ao longo de todo o ano, os visitantes aproveitam para passar o dia entre as águas mornas e as areias claras para, ao final do dia, deliciarem-se com a gastronomia à base de frutos do mar, nos restaurantes locais.

A Ponta do Seixas, conhecida por ser o local onde o sol nasce primeiro no Brasil, é uma das praias urbanas mais procuradas da cidade. Nela situa-se o Farol do Cabo Branco, que sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas.

Tambaba foi a primeira praia nordestina dedicada ao naturismo. Cabo Branco e o seu paredão de 40m, desgastado pela erosão marítima, oferece vistas inesquecíveis. No total, são 30 km de praias à escolha dos visitantes.

A Praia do Jacaré é mais um dos encantos de João Pessoa e recebe muitos visitantes que vão lá apreciar o pôr-do-sol. No local, músicos tocam diariamente o Bolero de Ravel em jangadas ao entardecer, num espetáculo colorido e especial.

Em João Pessoa situa-se uma das principais produções de rapadura (melado sólido resultante do processamento da cana-de-açúcar) e de cachaça do País, heranças da época de ouro das fábricas de açúcar no Estado.

Além dos mariscos, abundantes em toda a costa paraibana, duas iguarias do sertão são consideradas típicos da região: a carne de sol e a buchada de bode. A carne de sol geralmente vem acompanhada de macaxeira, feijão-verde e manteiga da terra. Já a buchada de bode é um prato forte, à base de miúdos preparados no próprio estômago do animal.

O bordado e o crochê estão entre as técnicas artesanais mais comuns. São usadas em peças como bolsas, colchas, toalhas e também são aplicadas em camisas. Os artesãos locais também são especialistas em trabalhos de cerâmica.

No centro histórico, reconhecido como património nacional do Brasil, as construções são de diferentes estilos e épocas, nos estilos colonial, art nouveau e art déco. O centro é considerado o principal acervo arquitetónico da Paraíba.

 

 

 

Atrações turísticas de João Pessoa:

Conjunto Arquitetónico de São Francisco

Um marco da arquitetura barroca no Brasil. Composta pelo Convento de Santo Antánio e pela Igreja de São Francisco, concluída em 1770, marcada pela grandiosidade e beleza das talhas em madeira cobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais.

 

Litoral Sul de Paraíba

É em direção a Pernambuco, no litoral Sul, que ficam as praias mais bonitas de Paraíba. Do paraíso naturista de Tambaba, às praias de águas mornas e calmas de Coqueirinho e Tabatinga, não perca um mergulho nestas praias emolduradas por coqueiros e falésias coloridas.

 

Passeio de barco para as piscinas naturais de Picãozinho

A menos de dois quilômetros da costa, as piscinas naturais de Picãozinho surgem durante a maré baixa, apresentando grandes formações de corais. Um dos passeios náuticos mais apreciados da região, atrai adultos e crianças que se revezam nos deliciosos mergulhos no meio a peixes coloridos.

 

Pôr-do-sol na praia do Jacaré

O pôr-do-sol tem uma banda sonora em João Pessoa. Todos os dias, quando o sol de põe na praia fluvial do Jacaré, um saxofonista e um violinista entoam nada menos que o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que ocupam os vários bares à beira-rio.

 

A vida noturna de João Pessoa

A vida noturna de João Pessoa concentra-se nos arredores do Hotel Tambaú. A Avenida Olinda, como ponto de referência é a mais movimentada pela madrugada a dentro. Ali estão os bares com música ao vivo, casas noturnas e restaurantes que atraem turistas e nativos de todas as idades e estilos. Para quem aprecia o tradicional forró pé de serra, o ritmo toma conta do John People às terças; e do Bar Bahamas às quartas. Para dançar até o amanhecer, não perca as boates Zodíaco e 083 Music House. A animação estendesse ainda aos bairros de Cabo Branco e Bessa.

 

Farol do Cabo Branco

É simplesmente o melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas. É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a 40 metros acima do nível do mar, tem formas que remetem a um sisal estilizado.

 

Locais de interesse em João Pessoa, Paraíba:

Estação Ferroviária de João Pessoa, Igreja de São Francisco, Terminal Rodoviário de João Pessoa, Praia do Tambau, Centro Histórico de João Pessoa, Praia Manaíra, Praia do Bessa, Estação Científica Cabo Branco, Praia do Jacaré, Ponta do Seixas, Praia do Cabo Branco, Farol do Cabo Branco, Museu Casa da Pólvora, Espaço Cultural José Lins do Rego, Parque Arruda Camara – Bica, Parque Sólon de Lucena, Jardim Botânico Benjamim Maranhão, Mercado de Artesanato de João Pessoa, Manaíra Shopping (centro comercial), Mercado Central de João Pessoa, Estação Rodoviária Severino Camelo

 

Hotéis em destaque em João Pessoa

Ambassador Flat, Atlântico Praia Hotel, Bessa Beach Hotel, Best Western Hotel Caiçara, Hotel Cabo Branco Atlântico, Cabo Branco Flat Beira Mar, Hardman Praia Hotel, Intercity João Pessoa, Laguna Praia Hotel, Littoral Hotel, Nord Class Cabo Branco, Nord Class Tambau Hotel, Nord Luxxor Hotel, Nord Luxxor Tambaú, Quality Hotel SolMar João Pessoa, Tropical Tambaú, Verdegreen Hotel, Hotel Village Premium Joao Pessoa, Akropolis Mar Hotel, Apartamento Cabo Branco, Brisol Hotel, Hotel Corais de Tambau, Hotel Costa do Atlântico, Filipéia Praia Hotel, Flat na Beira Mar do Cabo Branco, Intercity Marinas João Pessoa, JR Hotel, Littoral Express, Littoral Tambaú Flat, Netuanah Praia Hotel, Nobile Hotel Royal, Smart Hotel, Hotel Village Confort, Xênius Hotel