Não sendo um dos mais populares destinos de férias do Brasil, o Estado do Mato Grosso é um destino de férias espetacular para os amantes da natureza e adeptos da aventura e do ecoturismo, assim como, para aqueles que dão valor a umas férias numa atmosfera culturalmente genuína e, acima de tudo, tranquila.
Cuiabá é a cidade mais populosa e capital desta unidade federativa brasileira localizada na região centro oeste do Brasil.
Mato Grosso é limitado pelos estados de Amazonas e Pará, a Norte; Tocantins e Goiás, a Leste; Mato Grosso do Sul, a Sul e Rondónia, a Oeste. Também a oeste o Estado de Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia.
O Estado de Mato Grosso é caracterizado por extensas planícies e amplos planaltos, dos quais a maioria se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Dez rios principais atravessam este estado que tem ainda uma parte do território a norte ocupado pela Amazónia e o Pantanal a Sul. Os dez principais rios que atravessam a região de Moro Grosso são o Rio Juruena, o Rio Teles Pires, Rio Xingu, Rio Araguaia, Rio Paraguai, Rio Guaporé, Rio Piqueri, Rio São Lourenço, Rio das Mortes e o Rio Cuiabá.
Apesar de uma variedade de micro climas, predominam o clima tropical húmido de monção, com elevadas temperaturas médias anuais, superiores aos 24º C e alta pluviosidade; e o clima tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23 °C no planalto. A pluviosidade também é alta aqui.
Nos locais mais elevados, como a Chapada dos Guimarães e a Serra do Monte Cristo, o clima é subtropical e a média anual não passa dos dezassete graus centígrados, podendo chegar bruscamente aos zero graus centígrados.
Vegetação
O que resistiu ao desmatamento estado do Mato Grosso é de uma beleza e exuberância única com uma fauna e flora bastante diversificada que faz as delicias de todos aqueles que vistam esta região brasileira.
Como Chegar ao Estado Mato Grosso
O Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon (CGB) é o principal aeroporto do estado do Mato Grosso e situa-se Várzea Grande, a cerca de 8 quilómetros do centro de Cuiabá. Este Aeroporto internacional é o terceiro aeroporto mais movimentado da região centro Oeste do Brasil.
Aqui poderá procurar e reservar voos baratos para o Estado de Mato Grosso, no Brasil
Onde ficar no estado do Mato Grosso
Não são muitas as opções de alojamento turístico no Estado de Mato Grosso e algumas delas nem são consideradas como acessíveis em termos de preço.
Aqui encontra a melhor oferta de hotéis com desconto e promoções de Férias no Estado de Mato Grosso, Brasil.
Principais destinos de Férias do Mato Grosso:
Cuiabá / Férias em Cuiabá, Mato Grosso
A forte presença indígena em Cuiabá, capital do Mato Grosso, garante aos visitantes a oportunidade de encontrar uma herança cultural enraizada na cidade, seja pelo modo de falar, pela gastronomia ou pelas suas tradições. Um ponto de partida é a busca pelo contato com a natureza por meio dos hotéis e pousadas.
Cuiabá fica no ponto mais central da América do Sul e reserva boas surpresas, como seu centro histórico, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dois passeios imperdíveis são o Museu Rondon do Índio, com um acervo relativo às etnias indígenas que há séculos habitam a região, e o Museu de Pedras Ramis Bucair, que reúne rochas e pedras preciosas, além de peças arqueológicas.
A economia da cidade está centralizada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário e eletrodomésticos. O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria, com um distrito que dispõe de infraestrutura necessária e atrai diversos empresários.
O Parque Indígena do Xingu foi criado em 1961, por iniciativa de sertanistas liderados pelos irmãos Villas-Bôas, para garantir a sobrevivência, melhores condições de vida e a posse da terra à população indígena regional e para preservar sua cultura, seus hábitos e sua religião. O Parque tem cerca de 5 mil habitantes de 15 etnias diferentes, reunidos em 30 aldeias.
A Caverna do Jabuti, tombada em 2014 como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, também merece ser visitada. Ela fica em Curvelândia, a cerca de 310 km de Cuiabá.
A cidade reserva uma experiência única de contato com a natureza por meio de reservas indígenas e do Pantanal A leste de Cuiabá, fica o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, repleto de cachoeiras e cavernas em meio ao Cerrado (bioma conhecido como a savana brasileira).
Ao visitar Cuiabá, não deixe de experimentar o guaraná (bebida simbolo do Pantanal), o arroz com pequi e os peixes de água doce.
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Cuiabá, Mato Grosso
Chapada dos Guimarães / Férias em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
Localizado a 62 quilómetos de Cuiabá, o Municipio de Chapada dos Guimarães é lar do famoso Parque Nacional Chapada dos Guimarães, uma belíssima reserva ambiental que abriga dezenas de cachoeiras, miradouro e trilhos na vegetação típica do Cerrado.
Para fugir do stress do dia-a-dia das grandes cidades, nada melhor do que cercar-se de muito verde e ar puro. O Parque Nacional Chapada dos Guimarães é a opção desejada para quem quer aproveitar dias de descanso em meio aos 33 mil hectares de área. O Parque fica a cerca de 50 km de Cuiabá. Se o ponto de partida for a cidade de Chapada dos Guimarães, a distância até o Parque é de 11 km.
O cenário é belíssimo e você pode aproveitar algumas das dezenas de cachoeiras e trilhas em meio à vegetação típica do Cerrado (a savana brasileira). As atrações principais são o Circuito das Cachoeiras (formado por seis quedas), o Mirante da Cachoeira Véu de Noiva (com 86m de queda), a Casa de Pedra (gruta rochosa), a Cidade de Pedra (formações rochosas encontradas no local) e o Morro de São Jerônimo (800m de altitude e acessível por caminhada de cinco horas).
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
Rondonópolis / Férias em Rondonópolis, Mato Grosso
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Rondonópolis, Mato Grosso
Cáceres / Férias em Cáceres, Mato Grosso
Cáceres é uma cidade do Mato Grosso conhecida por ser ponto de partida para o Pantanal, a mais extensa planície inundável do mundo, que abriga animais selvagens e uma flora deslumbrante. Ali, é possível aproveitar as várias praias de água doce, trilhas, cascatas e pesca. É em Cáceres um dos maiores eventos de pesca em água doce do planeta, no qual chegam a competir mais de 100 mil brasileiros e estrangeiros.
Na cidade, você poderá fazer um passeio cultural pelo centro histórico e conhecer o Museu Histórico de Cáceres, que tem acervo da história local e uma sala de arqueologia.
O estilo pantaneiro de viver também é uma das atrações de Cáceres. Nas diversas fazendas da região, você pode cavalgar, comer o famoso churrasco pantaneiro e tomar tereré (chá-mate gelado geralmente servido em um recipiente feito de chifre de boi).
Outra atração turística local é um misterioso lago de 183m de profundidade rodeado por paredões rochosos: a Dolina Água Milagrosa. Lá, você poderá nadar, além de praticar mergulho e exploração na caverna existente no local.
Na época de cheia (de outubro a abril), é do Porto Fluvial de Cáceres que partem inúmeras incursões para o Pantanal. Navegando pelo Rio Paraguai nos hotéis-barco, você pode ficar vários dias observando peixes, aves, jacarés, capivaras e onças, além das plantas aquáticas e da vegetação das margens. A partir de dezembro, quando a pesca é permitida, os rios são tomados por pescadores esportivos. Já na seca, as estradas pantaneiras reaparecem possibilitando safáris espetaculares.
Na seca, você ainda pode visitar o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense em Poconé (a 182 km de Cáceres). Reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera Mundial, o local abriga inúmeros animais selvagens. Ainda em Poconé, conheça o Parque Temático de Mineração Beripoconé, uma grande área pantaneira recuperada transformada em parque turístico com espaços de esporte e lazer.
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Cáceres, Mato Grosso
Sorriso / Férias em Sorriso, Mato Grosso
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Sorriso, Mato Grosso
Barra do Garças / Férias em Barra do Garças, Mato Grosso
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Barra do Garças, Mato Grosso
Carvoalzinho / Férias em Carvoalzinho
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Carvoalzinho, Mato Grosso
Várzea Grande / Férias em Várzea Grande, Mato Grosso
A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Vársea Grande, Mato Grosso
Sinop, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Juína, Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres são outros locais bastante interessantes para visitar.
Ecoturismo no Estado do Mato Grosso
Se o Estado de Mato Grosso for a sua opção como destino de férias no Brasil, a melhor opção de alojamento é, naturalmente, num belo e tranquilo eco resort, bem localizado, num dos santuários da natureza de Mato Grosso, como o Pantanal ou a Amazónia, pontos de partida ideais para a descoberta deste maravilhoso destino, muitas vezes esquecido ou menos destacado, por se localizar no interior brasileiro.
Resorts de Ecoturismo em Destaque:
Araras Pantanal Eco Lodge
Rod. Transpantaneira, km 32, Carvoalzinho, CEP 78175-008, Brasil
Com apenas 19 quartos, este tranquilo Eco Lodge, situado em pleno Pantanal, está equipado com o essencial para garantir uma experiência única, em harmonia com a natureza.
Este alojamento é recomendado pela boa relação preço/qualidade em Carvoalzinho! Os hóspedes têm mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade.
Hotel Fazenda Santa Tereza
Rodovia Transpantaneira km 60 Pixaim, Carvoalzinho, CEP 78175-000, Brasil
Pousada Estancia Vitoria
Transpantaneira, km 38, Carvoalzinho, CEP 78175-000, Brasil
A Pousada Estancia Vitoria está situada na área do Pantanal, em Poconé, e apresenta uma piscina exterior e um restaurante. Atividades como caminhadas, passeios a cavalo e pesca podem ser organizadas no balcão de turismo.
Este alojamento é recomendado pela boa relação preço/qualidade em Carvoalzinho! Os hóspedes têm mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade.
Alojamento local: 16 quartos
Pousada Piuval
Rodovia Transpantaneira KM 10, Poconé, CEP 78175-000, Brasil
A Piuval localizada na área do Pantanal, em Poconé, disponibiliza uma piscina exterior, um parque infantil e acesso Wi-Fi gratuito. Providencia atividades como equitação, ciclismo passeios de barco, mediante um custo adicional. Está disponível um buffet de pequeno-almoço.
Bed and breakfast: 20 quartos
Pousada Do Rio Mutum
Rodovia Mimoso, s/n - Km 15, Barao de Melgaco, CEP 78190-000, Brasil
Situado no maior pantanal do mundo, este alojamento de turismo selvagem ecológico providencia excursões e passeios de safari no coração do Pantanal. As atividades incluem passeios de barco no Rio Mutum e passeios a cavalo.
Este alojamento é recomendado pela boa relação preço/qualidade em Barao de Melgaco! Os hóspedes têm mais por menos dinheiro em comparação a outros alojamentos nesta cidade.
Alojamento local: 22 quartos
Pousada Pantanero Pantanal - hotel de 4 estrelas
Estrada MT 040 S/N Cuiaba-Mimoso, Margem direita do Rio Mutum, Mimoso, CEP 78190-000, Brasil
O que fazer no Estado de Mato Grosso
Independentemente do local onde irá ficar hospedado, algo de comum a todos eles são as atividades em que poderá ocupar o seu tempo.
Caminhadas, passeios de barco, passeios a cavalo, excursões diurnas e noturnas e vistas guiadas serão certamente as principais atividades onde irá ocupar grande parte do seu tempo de férias em Mato Grosso.
Existem, contudo, alguns locais que são considerados imperdíveis:
Nobres
Nobres é o destino do Mato Grosso que é considerado como a alternativa a Bonito no estado do Mato Grosso do Sul. Os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e as cascatas de Nobres encantam e conquistam praticamente todos os visitantes. Nobres é um destino bastante procurado para mergulho.
Parque Nacional do Cristalino
Ocupando uma área total de 184.900 hectares, nos municípios de Alta Floresta , Guarantã do Norte e Novo Mundo, o Parque Nacional do Cristalino situa-se no extremo norte do Estado de Mato Grosso.
Parque Nacional do Xingu
Foi o primeiro território indígena homologado pelo governo federal e tem uma área de mais de 27 000 quilômetros quadrados que inclui as terras indígenas Batovi e Wawi, está situado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.
Atualmente vivem no Parque Nacional do Xingu cerca de 5 500 índios de catorze etnias diferentes pertencentes aos quatro grandes troncos linguísticos indígenas do Brasil: caribe, aruaque, tupi e macro-jê.
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Mais de 650 espécies de aves catalogadas e várias especies de animais espalhados ao longo de uma vegetação exuberante e cursos de água que parecem não ter fim, são excelentes argumentos para conhecer o Pantanal. Pesca, safáris fotográficos e passeios noturnos de observação de animais estão entre os programas mais procurados desta região.
Serra do Amolar
Serra do Roncador
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Com suas enormes formações rochosas, miradouros e cascatas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, é umas das principais atrações do Cerrado brasileiro.
Estação Ecológica de Taiamã
Estação Ecológica da Serra das Araras
Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia
Parque Nacional do Juruena
Parque Nacional dos Campos Amazônicos
Sobre o Estado de Mato Grosso
Capital: Cuiabá
Condições de segurança em Mato Grosso
Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem, sobretudo em saídas nocturnas.
Transportes em Mato Grosso
Aeroporto Internacional: Marechal Rondon, com boas ligações com o resto do país. A rede de transportes terrestres é bastante desenvolvida.
Cuidados de saúde em Mato Grosso
É aconselhável o consumo de água engarrafada. É ainda aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com uma antecedência mínima de dez dias antes da viagem. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito.
Hospitais públicos para atendimento de emergência:
- Hospital Geral de Cuiabá: 0055 656167000;
- Hospital Municipal Cuiabá: 0055 656248416.
Telecomunicações em Mato Grosso
A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.