Condições de Segurança dos Estados Federados do Brasil

Brasil

Pretende viajar de férias para o Brasil mas está indeciso quanto ao destino devido a motivos de segurança. Aqui encontra algumas informações relativas aos Estados Federados do Brasil.

Acre

Rio Branco

Capital: Rio Branco

 

Alojamento para férias no Acre:

banner 320x50 pt

 

Condições de segurança no Estado Federado do Acre

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

 

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (tem aeroporto) e comunicações eficientes.

 

 

 

Alagoas

Alagoas

Capital: Maceió

 

O Clima em Alagoas

A temperatura média durante todo o ano é de 30º C.

 

Alojamento para férias em Alagoas:

 

banner 320x50 pt

 

Sistema bancário

É possível efectuar levantamentos nas caixas ATM do Banco Bradesco (por razoes de segurança, recomenda-se evitar tais procedimentos em locais não vigiados)

 

Condições de segurança em Alagoas

Convém tomar algumas precauções como caminhar à noite apenas na orla marítima em frente aos hotéis e evitar viajar à noite nas estradas fora das cidades. As praias da Avenida e do Pontal (Porto) são impróprias para banho. Ao tomar banho na praia do Francês, evitar nadar devido às fortes correntes. Convém também respeitar os limites naturais (arrecifes). É aconselhável evitar todos os meios de transportes - táxis, carrinhas de turismo ou jipes com motoristas, automóveis de aluguer, autocarros (ônibus) - não credenciados pela Embratur. Nas compras com cartões de crédito, recomenda-se atenção ao valor expresso no recibo, a fim de evitar problemas futuros. Ao sair do hotel, leve fotocópias dos documentos de identificação.

 

Transportes em Alagoas

Aeroporto Internacional: Zumbi dos Palmares, localizado no Tabuleiro dos Martins (20 minutos do centro da cidade) – Tel. (82) 322 1300. Encontra-se presentemente em reestruturação para voos internacionais e ampliação. Não oferece voos directos para Portugal, mas existem voos charter operados pela Air Luxor.

 

Cuidados de saúde em Alagoas

Em Maceió existem dois hospitais públicos SESI e AÇUCAR e um hospital privado – UNIMED. Aconselha-se a contratação de um seguro de viagem. Os agentes das companhias seguradoras são as empresas de turismo.

 

Telecomunicações em Alagoas

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. É possível obter na TMN telemóveis para funcionamento no Brasil.

 

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (tem aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

 

Amazonas

Amazonas

Capital: Manaus

 

Condições de segurança no Amazonas

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

 

Transportes no Amazonas

Aeroporto Internacional: Eduardo Gomes, com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres precária. A rede de transportes fluviais funciona como alternativa.

 

Alojamento para férias no Amazonas:

 

banner 320x50 pt

 

Cuidados de saúde no Amazonas

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É imprescindível a vacinação contra a febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. O uso frequente de repelentes é altamente aconselhável, sobretudo nos passeios pela floresta Amazónica e Rio Amazonas.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:

- Hospital 28 de Agosto: 0055 926434800;

- Hospital Zona Leste: 00559 26471750.

 

 

Telecomunicações no Amazonas

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

 

Bahia

Bahia

 

Bahia - Consulado-Geral em Salvador

A Bahia é o mais importante Estado do Nordeste do Brasil, cuja costa foi ponto de chegada dos navegadores portugueses, no início do século XVI. Com uma área de 564.273 Km2, apresenta grandes diferenças no seu relevo. Ao longo da costa Salvador, podem ser apreciadas diferentes praias. O ponto mais alto, o pico das Almas, na Chapada Diamantina, tem 1.958 metros de altitude.

A capital, Salvador, tem uma forte influência arquitetónica portuguesa, sobretudo visível na região do Pelourinho, antigo centro histórico, hoje uma região de enorme efervescência cultural. Mas também nas inúmeras igrejas do período colonial, bem como na tipologia dos bairros antigos da cidade (alguns dos quais com nomes identicos a bairros de Lisboa, como Graça, Mouraria ou Lapa). Existem, inclusivamente, alguns edifícios dignos de serem visitados, que não constam dos roteiros turísticos comuns, como a Santa Casa da Misericórdia. Ou, ainda, a Faculdade de Medicina da Bahia, cuja criação, pelo Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), no local do antigo Colégio dos Jesuítas, marcou o início do Ensino Superior no Brasil.

Merece, ainda, ser referido que, na Bahia, a cultura portuguesa foi-se combinando, de forma única, com outras influências, nomeadamente indígena e africana, o que deu como resultado um património cultural muito rico, diversificado e criativo, aliás patente em manifestações de sincretismo, antes de mais religioso. A cultura baiana é bem conhecida do público português através dos romances de Jorge Amado, ou da música de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e vários outros músicos e artistas brasileiros originários da Bahia.

Além de Salvador, a influência colonial está igualmente patente noutras cidades deste Estado, como Cachoeira, São Félix ou Santo Amaro da Purificação (na região do Recôncavo baiano), ou, ainda, Caravelas, na costa sul da Bahia. Para além das praias de toda a costa baiana, outras regiões de grande beleza natural começam a ser descobertas pelo Turismo, como a acima mencionada Chapada Diamantina (naturalmente vocacionada para o ecoturismo), ou a região vinícola do Vale de São Francisco. A sul do Estado, situa-se a cidade de Porto Seguro, enquadrada na região costeira onde teve lugar o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Trata-se de uma região histórica, de grande beleza natural, com muitas praias e grande animação turística e cultural. Destaca-se, nomeadamente, os povoados de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália, muito frequentados por turistas e artistas de várias partes do mundo.

O Carnaval da Bahia é, por excelência, o período de festa popular em que Salvador recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, durante cerca de dez dias. Recomenda-se, pois, vivamente, que as reservas de passagens aéreas e alojamento seja feita com a devida antecedência.

Outras festas ocorrem ao longo do ano, com destaque para a Lavagem do Bonfim, o Festival de Verão e as festas joaninas (de São João da Bahia).

 

Alojamento para férias na Bahia:

 

banner 320x50 pt

 

 

Clima na Bahia

O clima tropical predomina em toda esta região, apenas com algumas variaçoes de precipitação em cada uma das diferentes regiões. No litoral e na região de Ilhéus, a humidade é superior, com índices de pluviosiddae que podem ultrapassar os 1.500 mm anuais. A estação mais quente perdura entre dezembro e março.

 

Sistema bancário

Os principais cartões de crédito internacionais são normalmente aceites (Visa, Mastercard e American Express), muito embora o uso do dinheiro em espécie seja predominante. Aconselha-se que o câmbio de moedas seja efetuado em lugares oficiais.

 

Condições de segurança na Bahia

Salvador requer atenção e prudência em relação aos assaltos, que podem assumir contornos violentos e podem ocorrer em qualquer ponto da cidade, sem exceção, incluindo durante o dia. Recomeda-se, pois, que seja evitada qualquer ostentação de bens de valor (ainda que apenas aparentemente valiosos), bem como que o dinheiro seja discretamente manuseado e nunca ostensivamente mostrdao, em locais públicos. Em caso de um eventual assalto, deverá ser evitada qualquer tentativa de resistência.

Recomenda-se a utilização preferencial de praias associadas a hotéis e restaurantes de acesso reservado.

Não é aconselhável a utilização de transportes públicos, com excepção de táxis, legalmente credenciados. Fora de Salvador, convém manter-se sempre informado sobre as condições concretas da segurança local, nomeadamente as áreas que possam ser frequentadas com menor grau de risco, bem como as horas em que tal poderá fazer-se, com relativa segurança.

Deverão evitar-se deslocações de carro na cidade, depois de escurecer.

Enquanto estiver na Bahia, deverá sempre fazer-se acompanhar de fotocópia autenticada do seu passaporte, único documento de identificação que será aceite pelas autoridades brasileiras. Por seu turno, mantenha o original do passaporte em local considerado seguro.

Aconselha-se o uso da APP - Registo Viajante (disponível em https://itunes.apple.com/pt/app/registo-viajante/id1194007356?mt=8) que permite, em casos de emergência, a localização de nacionais, desde que nela se encontrem registados e a ativem sempre que viajem.

 

 

Transportes na Bahia

Aeroporto Internacional Luís Eduardo de Magalhães - Tel. 0055 33041130 / 1544.

Outros aeroportos do Estado, como o de Porto Seguro, podem, também, ter voos internacionais. As deslocações fora de Salvador deverão ser acordadas com os hotéis ou agências de viagem, não se aconselhando o uso das redes de transportes públicos, nomeadamente as interurbanas. Ao apanhar um táxi, em Salvador, deverá certificar-se de que o taxímetro está ligado e qual a "bandeira" (1 ou 2) usada. As condições de uso da "bandeira 2" - mais cara, consoante a hora, dia de semana e número de passageiros - estão afixadas dentro do táxi e poderão ser consultadas. No caso de táxis especiais, desprovidos de taxímetro, deverá consultar-se a tabela - geralmente fixada por Lei - ou contactar um representante da referida empresa de táxis (que normalmente se encontra no aeroporto ou em hotéis onde os referidos táxis estacionam). Qualquer questão relativa ao pagamento do frete de transporte deverá ficar esclarecida antes da partida, evitando possíveis situações desagradáveis no final da deslocação. Em caso de dúvida, optar por tomar outro táxi.

 

 

Cuidados de Saúde na Bahia

Por precaução, é aconselhável que viaje sempre com seguro de saúde que inclusivamente garanta o repatriamento, em caso de necessidade. Aconselha-se aos viajantes que apenas consumam água filtrada e tenham em atenção a qualidade dos restaurantes e locais de venda de comida.

Aconselha-se, igualmente, o uso sistemático de repelente de insectos.

Recomenda-se aos viajantes que se façam acompanhar do boletim internacional de vacinação (com o registo atualizado da vacina contra a febre amarela) e eventuais prescrições médicas, em caso de uso regular de medicamentação. Embora não existam casos confirmados de febre amarela, as autoridades de saúde do estado da Bahia intensificaram a campanha de vacinação junto das populações urbanas e rurais, ao longo de 2018.

Além da febre amarela, acautelar a necessidade de vacinas contra surtos ocasionais de doenças específicas, tendo em especial atenção as indicações gerais mencionadas neste Portal, para o Brasil. Recomenda-se, ainda, antes da viagem, uma consulta às autoridades de Saúde portuguesas, ou ao Consulado-Geral em Salvador.

A 20 de agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um comunicado de Alerta para Situação Epidemiológica do Sarampo, no Brasil, tendo em conta o registo de alguns casos da doença na Bahia. Recomendações estão acessíveis em http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/nota-tecnica-smsdvisimuno-n202018-situacao-epidemiologica-do-sarampo-no-brasil/.

A 29 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador emitiu um boletim informativo com as conclusões das investigações referentes a situação epidemiológica da febre do oropouche. Para mais informações, consultar http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/boletim-informativo-oropouche-n102018/.

Principais Hospitais e Clínicas: em Salvador, e arredores, aconselha-se o recurso ao Hospital Português da Bahia, um dos melhores do Estado - Tel. +55 71 -32035555.

 

Telecomunicações na Bahia

A rede telefónica, tanto fixa como móvel, funciona com algumas dificuldades técnicas. É possível a utilização de telemóveis (telefones celulares) portugueses.

Contactos úteis em Salvador

DELEMIG – Delegacia da Emigração – Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães: Telefone: + 5571-3319-6076 /6077 / 6078. Fax: +55 71- 3338-4559.

DELTUR - 6531.   Emergência Médica – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – 192

Bombeiros -  193

Polícia de Trânsito (DETRAN) – 154

Polícia Militar – 190

Policia Civil – 197

Defesa Civil - 199

 

 

 

Ceará

Ceará

Capital: Fortaleza.

O Ceará tornou-se um dos principais destinos dos portugueses no Brasil. Em Fortaleza, a Praia do Futuro disponibiliza nas suas "barracas" (apoios de praia) uma boa estrutura aos banhistas. Recomenda-se uma visita ao complexo do Centro Cultural Dragão do Mar e Theatro José de Alencar. O artesanato é muito apreciado na feira do Artesanato na Av. Beira Mar, no Ceart, Centro Oficial de Artesanato na Praça Luísa Távora e no Mercado Central ao lado da Catedral Metropolitana, onde poderá visitar o Forte Nossa Senhora da Assunção com a sua Praça Martim Soares Moreno, português fundador do Ceará. Caminhar pelos quatro quilómetros da Beira Mar no inicio da manhã e fim de tarde são actividades muito apreciadas pelos cearenses e turistas. Nos arredores de Fortaleza, o Beach Park no Porto das Dunas e o Museu da Cachaça em Maranguape são também muito procurados bem como o Aquiraz Riviera para a prática de Golf. Boas estradas estaduais sinalizadas ligam Fortaleza à costa do sol poente até Flexeiras, Jericoacoara e Camocim passando por Cumbuco, destino de Kite-surf e do Resort Vila Galé Cumbuco, e à costa do sol nascente até Canoa Quebrada e Icapuí, com muitas opções de praias e hotéis de várias categorias . A paisagem dos monólitos em Quixadá com condições para a prática do vôo-livre e as Serras de Guaramiranga e Ubajara e Viçosa são outras opções do Ceará.

 

Alojamento para férias no Ceará

 

banner 320x50 pt

 

Clima em Ceará

A temperatura média máxima durante todo o ano é de 30º C. e a média mínima é de 23º, com humidade agradável. Temperatura média da água do mar 26º C.

 

Sistema bancário

Nas compras com cartões de crédito, recomenda-se atenção ao valor expresso no recibo, a fim de evitar problemas futuros. Ao sair do hotel, leve fotocópias dos documentos de identificação. Se levantar dinheiro nas agencias bancárias use o máximo de discrição e atente à possibilidade do crime "saidinha bancária", em que um cúmplice informa outro no exterior do banco para posterior roubo. Evite retirar dinheiro nos Caixas ATM situados na Av. Beira Mar, devido ao risco de clonagem de cartões nesses caixas.

 

Condições de segurança em Ceará

Fortaleza é a quinta cidade Brasileira em população e um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Convém tomar as mesmas precauções das grandes cidades brasileiras para desfrutar de férias tranquilas: caminhar à noite apenas na orla marítima em frente aos hotéis e enquanto houver movimento; evitar viajar à noite nas estradas fora das cidades; as praias entre a ponta do Mucuripe e a Barra do Ceará são impróprias para banho; ao tomar banho na praia do Futuro evitar nadar devido às fortes correntes; na praia do Futuro, nos meses de chuva, algumas áreas também ficam impróprias. Para mais esclarecimentos, consulte o boletim da Secretaria do Meio Ambiente Estadual. Devem-se evitar todos os meios de transportes (táxis, carrinhas de turismo ou jipes com motoristas, autocarros - ônibus) não credenciados. Os turistas devem dar preferência ao uso de táxis que são fáceis de encontrar, mesmo à saída de eventos noturnos ou ligando para as diversas centrais. Os passeios de "buggy" (conhecidos por Bugre) nas praias e dunas (só nas cooperativas credenciadas) com padrão de serviço " com emoção " devem ser evitados e apenas realizados nos lugares do veículo com cinto de segurança. A circulação de quadriciclos é ilegal fora de terrenos particulares e têm-se verificado acidentes graves no seu aluguer por turistas nas praias. Ao circular a pé evite usar bolsas, "pochetes", máquinas fotográficas relógios e outros adereços vistosos. Para turismo residencial deve-se dar preferência a condomínios verticais ou horizontais evitando-se residências isoladas.

 

Transportes em Ceará

Aeroporto Internacional: Pinto Martins, localizado na Av. Senador Carlos Jereissati, 2000 - Tel. 0055 33921200. Existem voos directos diários para Portugal operados pela TAP, e voos bi-semanais pela TACV, com escala em Cabo-Verde.

 

Cuidados de saúde em Ceará

Bons hospitais privados em Fortaleza e rede pública em ampliação, mas precária nas cidades menores do interior, com excepção de Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. É aconselhável o consumo de água engarrafada e evitar consumo de alimentos fora dos estabelecimentos. A única doença endémica a assinalar é o dengue. Nunca viaje sem fazer seguro de saúde.

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:

-Instituto José Frota (público): Tel. Emergências: 0055 32555000;

-Hospital Monte Klinikum (privado): Tel. 0055 40120012;

-Hospital São Mateus (privado): Tel. 0055 34211444.

 

 

Telecomunicações em Ceará

A rede telefónica local fixa e móvel e internet funciona bem. É fácil e económico adquirir chips e telemóveis(celulares) pré-pagos.

 

Informações úteis

Contactos úteis:

- Telemóvel de Emergência do Vice-Consulado (24 horas):0055 88679850;

- Delegacia de Apoio ao Turista (24 horas):Tel. 0055 31012488;

- Polícia Militar e Bombeiros: Tel. 190.

Links úteis Secretaria Estadual do Turismo:

- www.turismo.ce.gov.br;

- http://www.dragaodomar.org.br.

 

 

 

Distrito Federal

Brasilia

Capital: Brasília

Sistema bancário

É possível efectuar levantamentos em terminais ATM 24 horas. Aconselha-se a que tais levantamentos sejam efectuados preferencialmente durante o dia, nas caixas colocadas no interior de bancos, no aeroporto ou em centros comerciais.

 

Condições de segurança no Distrito Federal

Fenómenos de delinquência em crescimento, em particular os chamados "sequestros-relâmpago" que se destinam a, num curto espaço de tempo, extorquir o máximo de dinheiro às vitimas. Aconselha-se a não ostentação de objectos de valor e / ou meios de pagamento. É desaconselhada a circulação de automóvel à noite nas estradas fora da cidade. Em caso de assalto, não deve oferecer qualquer tipo de resistência.

 

Transportes no Distrito Federal

Aeroporto: Presidente Juscelino Kubitscheck, com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres urbanos bastante desenvolvida (autocarro e "lotações"). A rede de transportes interurbanos para ligação com as cidades-satélite também é bastante desenvolvida (autocarros, "lotações" e metro), mas é desaconselhável a turistas, por razões de segurança.

 

Alojamento do Distrito Federal

 

banner 320x50 pt

 

Cuidados de saúde no Distrito Federal

Durante a estação seca (Maio a Setembro) recomenda-se a ingestão frequente de líquidos. Sempre que possível, é aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com pelo menos dez dias de antecedência. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas da dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada a aspirina, antes medicamentos à base de paracetamol. Aconselha-se a utilização de repelentes de insectos e redes mosquiteiras nos quartos.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:

- Hospital de Base: 0055 6133254050 / 3325 5050;

- Hospital Regional da Asa Norte: 0055 6133254300 / 33254313.

Se pretende informações sobre onde encontrar uma farmácia 24horas em Brasilía, consultar:

http://www.telelistas.net/df/brasilia/farmacias+e+drogarias+24h/

 

Telecomunicações no Distrito Federal

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

Goiás

Goiás

Capital: Goiânia

 

Condições de segurança em Goiás

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

 

 

Transportes em Goiás

Aeroporto: Santa Genoveva, com boas ligações com o resto do país. A rede de transportes terrestres urbanos e interurbanos é bastante desenvolvida.

 

Alojamento em Goiás

Alojamento em Goiás

 

Cuidados de saúde em Goiás

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com uma antecedência mínima de dez dias antes da viagem. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas da dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada a aspirina, antes medicamentos à base de paracetamol. Aconselha-se a utilização de repelentes de insectos e redes mosquiteiras nos quartos.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:

- Hospital de Urgência de Goiânia: 0055 625464444;

- Hospital de Clínicas (HC): 0055 622021800.

 

 

Telecomunicações em Goiás

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

Informações úteis

Consulado Honorário de Goiânia e Centro Português

- Endereço: Av. Portugal, 914-A, Setor Oeste, 74150-030, Goiânia – GO;

- Telefones: 0055 6232513543 / 6232513620 (Centro Português);

- Fax: 0055 6232955190;

- Secretária Line;

- Período de atendimento: de 2ª a 6ª das 8:00 às 12:00 horas.

 

 

Mato Grosso

Serra do Roncador

Capital: Cuiabá

 

Condições de segurança em Mato Grosso

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem, sobretudo em saídas nocturnas.

 

 

Transportes em Mato Grosso

Aeroporto Internacional: Marechal Rondon, com boas ligações com o resto do país. A rede de transportes terrestres é bastante desenvolvida.

 

 

Alojamento em Mato Grosso

Alojamento em Goiás

 

Cuidados de saúde em Mato Grosso

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É ainda aconselhável a vacinação contra a febre-amarela com uma antecedência mínima de dez dias antes da viagem. As autoridades de saúde brasileiras têm alertado para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito.

Hospitais públicos para atendimento de emergência:

- Hospital Geral de Cuiabá: 0055 656167000;

- Hospital Municipal Cuiabá: 0055 656248416.

Telecomunicações em Mato Grosso

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

 

Minas Gerais

Tira Dentes

Minas Gerais - Consulado Belo Horizonte

Capital: Belo Horizonte.

Minas Gerais detém um muito valioso património arquitectónico-histórico, com destaque para o chamado circuito das cidades históricas: Ouro Preto, Diamantina, Congonhas do Campo (todas Património Cultural da Humanidade / UNESCO), Sabará, Mariana, S. João del Rey e Tiradentes, sendo também de relevar a qualidade das estâncias termais.

 

 

Clima em Minas Gerais

Clima variado. A Norte é tropical semi-árido, no Centro e Sul tropical semi-húmido, nas regiões altas tropical de altitude. Os níveis médios de temperatura e de pluviosidade não têm variações extremas.

 

 

Condições de segurança em Minas Gerais

As condições de segurança são razoáveis. Por ser um estado de muito turismo, recomendam-se as precauções já indicadas. Telefone da Polícia Federal (Secção de passaporte, visto e registo de estrangeiros): 0055 3133305200.

 

 

Transportes em Minas Gerais

Aeroportos deTancredo Neves (internacional a 35km do centro de Belo Horizonte) e de Pampulha (a 5km do centro de Belo Horizonte- ligações aéreas regionais). Ambos os aeroportos proporcionam ligações inter-estaduais por via aérea. A rede viária está em condições razoáveis.

 

Alojamento em Minas Gerais

Alojamento em Goiás

Cuidados de saúde em Minas Gerais

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:

- Hospitais Felício Rocho: Av. do Contorno, 9530 BH-MG – Tel. 0055 3135147186 / 7000;

- Mater Dei: Rua Gonçalves Dias, 2700 (Bloco I) BH-MG - Tel. 0055 3133399000;

- Biocor: Alameda da Serra 217, Vila da Serra Nova Lima, MG - Tel. 0055 3132895096;

- Serviços de Enfermagem de Urgência: Tel. 0055 3132223322.

 

 

Telecomunicações em Minas Gerais

Boa rede fixa de telecomunicações. Rede móvel com frequência GSM.

 

Informações úteis

Consulado de Portugal em Belo Horizonte

Endereço: Avenida Álvares Cabral, 1366 – 9º, Lourdes, Belo Horizonte

Sítio internet: www.consuladoportugalbh.org.br

Telefone: 0055 31 33485750

Telefone do call center (só para marcações): 0055 31 36144231

Endereços Úteis:

- http://www.asminasgerais.com.br;

- http://pbh.gov.br;

- http://www.descubraminas.com.br;

- http://belohorizonte.mg.gov.br.

Pará

Pará

 

Capital: Belém do Pará.

Pará : Território 1.248.000 km e 8 milhões de habitantes .

A Capital, Belém , tem cerca de 1.400.000 habitantes e   constitui o Portal da Amazónia . Foi fundada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco  . Apresenta um Centro Histórico muito  interessante com origem portuguesa como a Feliz Lusitânia com o Forte do Presépio e a Casa Museu das Onze Janelas e Museu de Arte Sacra. A  Catedral  e Museu do Pará são outros pontos próximos. O Mercado de Ver-o-Peso é uma tradição da profusão de produtos como pescados e frutos exóticos . As Docas recuperados para fruição e lazer com restaurantes são ponto de passeios na orla da Baia do Guajará. O Theatro da Paz mantém a tradição de música clássica com programação regular. Os parques Mangal das Garças ,   Emílio Goeldi e o Futuro Parque  do Utinga são espaços que revelam a natureza exuberante  dentro da Cidade . A Gastronomia é uma referência sendo Belém Capital Criativa da Gastronomia pela Unesco com pratos únicos de sabor amazónico à base de Jambu e  Tucupi , como o Pato no Tucupi , o Tacacá, Peixes Filhote , Tambaqui, Pirarucu e o Açaí e Bacuri in natura . Deve-se evitar sempre consumir alimentos preparados na rua fora de estabelecimentos comerciais  . O Açaí só deve ser consumido em Estabelecimentos com o Selo “Açaí Bom “ http://www.agenciabelem.com.br/arquivos/estabelecimentos.pdf

A Ilha do Marajó,  a maior ilha fluvial do mundo na foz do Rio Amazonas está a duas horas de lancha rápida ou avião monomotor de Belém e apresenta paisagens únicas. Santarém e Alter do Chão são outras grandes atracões turísticas do Pará situadas no Rio Tapajós em que nos meses de estiagem revelam-se praias de areia branca .

 

 

Clima em Pará

O clima é equatorial, quente e húmido mas a cidade é por vezes sombreada com as tradicionais Mangueiras . Conta com ventos frequentes e muita chuva pelo facto do Estado do Pará se localizar na região do Equador ser o Portal da Amazónia . O indíce pluviométrico é menor entre os meses de Julho a Outubro, quando há mais horas de sol. As temperaturas médias anuais oscilam entre 24º C e 30º C e a humidade relativa do ar é de 80 %. O Arquipélago do Marajó concentra as áreas mais húmidas do Estado. Os municípios do Médio Amazonas detêm as áreas menos húmidas..

 

 

Sistema bancário

O levantamento com débito automático em conta apenas é possível com cartões Visa Plus e Mastercard Cyrrus. Cartões de Crédito são aceites de forma generalizada especialmente Visa e Mastercard.

 

 

Condições de segurança em Pará

As condições de segurança são débeis à semelhança das grandes cidades brasileiras . A violência é uma realidade muito preocupante no Estado, em particular na capital Belém, onde a taxa de homicídios é elevada . Os furtos e os chamados de "sequestro relâmpago" podem ocorrer , estes, por vezes, com muita violência e incluindo a viatura em que circula o sequestrado. Assim, é necessário ter atenção redobrada e evitar  levantamento de dinheiro nas caixas electrónicas situadas na rua. Sugere-se muita prudência e opção pelas caixas situadas no interior de estabelecimentos. A circulação fluvial deve ser efetuada apenas em  barcos de carreira regular ou em passeios diurnos particulares sem pernoite . Informe-se junto da Capitania dos Portos sobre condições de segurança .

 

 

Transportes em Pará

Novo aeroporto Internacional Val-de-Cães com excelentes condições. Existe uma rede de transportes aéreos com inúmeros voos dentro do estado e do país (rede regular de transportes internos). As ligações directas internacionais  contemplam voos  para Lisboa via TAP três vezes por semana , duas frequências para Miami via Latam, Caiena pela Azul e Paramaribo Surinam pela Gol e Surinam Airways.  Ampla rede de transportes fluviais. Rede de estradas em estado satisfatório e consequente exploração de uma rede de transportes rodoviários acessível e que oferece condições satisfatórias. Táxis prestam bom serviço mas devem-se chamar de preferência através de telefones de cooperativas de táxis como http://www.cooperdoca.com.br/

 

Alojamento em Pará

Alojamento em Goiás

 

 

Cuidados de saúde em Pará

Aconselham-se as medidas de prevenção habituais em países equatoriais, designadamente a vacinação contra a febre-amarela. Para deslocações ao interior é aconselhável o tratamento profilático contra a malária e paludismo.

Endereços dos Principais hospitais e clínicas: - Hospital Adventista de Belém: Avenida Almirante Barroso, 1758 - Tel. 0055 9132468686 – Página Internet: http://www.hab.org.br

- Hospital Maternidade D. Luiz Beneficente Portuguesa: Avenida Generalíssimo Deodoro, 868 - Tel. 0055 9132414144 / 32101400 http://www.beneficenteportuguesa.com.br/

- Incor (Pronto Socorro Cardiológico e Laboratório): Avenida Gentil Bittencourt, 2175 - Tel. 0055 9132174000;

- Clínica Porto Dias Urgências e Emergências: Avenida Almirante Barroso, n.º 1454, Marco - Tel. 0055 9130843000.

 

 

Telecomunicações em Pará

Rede de Telecomunicações: satisfatória com três operadoras que permitem a realização de ligações telefónicas inter-estaduais e internacionais (Embratel 021; Intelig 023; Oi 031; TIM 041).Operadoras rede móvel: TIM, Oi, Claro e Vivo. Todas permitem efectuar ligações internacionais e oferecem serviços habituais das operadoras móveis em Portugal.

 

 

Informações úteis

Vice-Consulado de Portugal em Belém www.vcportugalbelem.org.br

- Telemóvel de Emergência Consular (24h): 0055 9188991703           

Endereços Úteis:

- Governo do Estado do Pará: http://www.governodopara.pa.gov.br

- Companhia Paraense de Turismo: http://www.paratur.pa.gov.br

- Univesidade Federal do Pará  https://www.portal.ufpa.br/

- Universidade da Amazónia: http://www.unama.br

 

Paraná

Paraná

Capital do Estado: Curitiba.

Principais cidades: Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa.

 

 

Clima em Paraná

No litoral do Paraná predomina um clima tropical húmido, em estação seca. Nas regiões norte, oeste e sudoeste predomina um clima sub-tropical húmido, com verões quentes e sem estação seca. A Temperatura média do Estado é de 18,5ºC. Curitiba, a capital do Estado, encontra-se situada a 1000 metros de altitude, possui instabilidade climática com alterações bruscas de temperatura ao longo do ano.

 

 

Sistema bancário

Grande número de agencias nas principais cidades e capital, com facilidade na compra e venda do contracto de moedas para importação e exportação. Facilidades via Internet

 

 

Condições de segurança em Paraná

As condições de segurança são instáveis. Assiste-se à deterioração das condições gerais de segurança com o aumento da criminalidade. Telefone de Emergência em caso de acidente de trânsito: 3663131.

 

Alojamento no Paraná

Alojamento em Goiás

 

 

Transportes em Paraná

Aeroportos como os de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, no Estado do Paraná, mantém linhas regulares com os grandes centros do País e linhas aéreas internacionais. O Paraná tem 2240 km ferrovias e 15 mil quilómetros de rodovias pavimentadas. O porto de Paranaguá é a maior via de escoamento de toda a produção agrícola e industrial do Paraná, de alguns estados vizinhos e até do Paraguai.

 

 

Cuidados de saúde em Paraná

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada. O Paraná enfrentou uma epidemia de conjuntivite viral. Por outro lado, aumenta o risco de dengue hemorrágica. A maior ocorrência de dengue clássica leva ao aumento da probabilidade do registo de casos da sua manifestação hemorrágica. Relembra-se que existe um acordos da Previdência Social entre o Brasil e Portugal. Assinala-se, também, a morosidade no processamento de seguros.

Principais Hospitais:

- Hospital das Clínicas UFPR: 0055 413601800;

- Hospital Nossa Senhora das Graças: 0055 413352121;

- Hospital Santa Cruz: 0055 413123000;

- Santa Casa de Misericórdia: 0055 413203500.

Número de emergência médica: 193.

 

 

Telecomunicações em Paraná

Assiste-se a uma ampliação da área de cobertura e ao aumento da capacidade e melhoria da transmissão. O sistema de telecomunicações é dos mais eficientes do País. É uma rede de transporte de alta capacidade, com o escoamento de telefonia (voz), comunicação de dados, imagem e vídeo.

 

 

Informações úteis

Endereços electrónicos úteis:

- Serviços públicos, informações sobre cultura, meio ambiente e transportes: www.curitiba.pr.gov.br;

- Endereços, hoteis, restaurantes, guias de ruas: www.guiamais.com.br;

- Governo do Estado e Secretarias de Estado: www.pr.gov.br;

- Informações e indicadores económicos: www.fiepr.com.br;

- Câmara Portuguesa de Comércio so Sul do Brasil Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Pernambuco

Pernambuco

 

Pernambuco - Vice-Consulado Recife

Capital: Recife.

 

 

Clima em Pernambuco

O clima em Recife é tropical húmido, com acentuada influência marítima, de temperaturas agradáveis entre os 24º e os 26º C, durante todo o ano. A estação das chuvas ocorre entre março e setembro.

 

 

Sistema bancário

É importante tomar bastante atenção a fraudes com cartões de crédito pelo que é conveniente, quando efetuados pagamentos, nunca perder de vista o cartão e rasgar o químico comprovativo da transação. Se tiver que levantar dinheiro no multibando, evitar o período da noite e faze-lo, sempre que possível, no interior das agências, ou em centros comerciais.

 

 

Condições de segurança em Pernambuco

O Recife tem uma das taxas de criminalidade mais elevadas do Brasil, pelo que se aconselha a maior precaução possível. Os turistas deverão evitar ostentar objetos de valor (atenção especial para os telémoveis). Devem evitar-se passeios a pé à noite, bem como viagens de automóvel, sejam elas para o interior do Estado, ou para outros Estados. Deveram também ser evitadas praias isoladas, sem vigilância e com pouca frequência. Recomenda-se, igualmente, muita atenção em relação a possiveis ataques de tubarão, mesmo em águas pouco profundas, como aliás consta da informação disponibilizada nas praias que estão sob vigilância. Não é aconselhável a utilização de autocarros, pelo que se recomenda o uso de táxis, ou de outros meios de transporte recomendados pelas agências de viagem, ou hotéis. Ao sair, transportar apenas fotocópias autenticadas dos documentos de identificação (de prefgerencia do passaporte).

Contacto da Delegacia do Turista: Tel. 0055 8133269603.

 

 

Alojamento em Pernambuco:

Alojamento em Goiás

Transportes em Pernambuco

Aeroporto Internacional: Guararapes, localizado na área urbana do Recife, a 12 km do centro da cidade. A TAP opera voos diários. A rede de ligações aéreas com o resto do país é muito boa.

 

 

Cuidados de saúde em Pernambuco

Recomenda-se o consumo de água engarrafada e vacinação contra a Febre-amarela e dengue. O consumo de saladas deverá ser evitado bem como toda a alimentação vendida na rua, incluindo nas praias. Recomenda-se que os turistas sejam portadores de um seguro de viagem fiável e que verifiquem, na respetiva apólice, qual a seguradora local brasileira responsável. Aconselha-se, vivamente, que em caso de necessidade de assistência médica o seguro possa cobrir eventuais despesas de tratamento no Real Hospital Português, instituição privada de referência que – quer pela sua origem, quer pela qualidade dos serviços prestados – constitui a unidade hospitalar mais procurada pelos turistas portugueses.

Hospital recomendado: Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco (considerado um dos melhores hospitais do Brasil) - Tel. 0055 8134161112 / 13 / 14.

 

 

Telecomunicações em Pernambuco

A rede telefónica local, tanto fixa, como móvel, funciona bastante bem. É possível adiqueiri, na TMN, telemóveis (tri-band) que funcionam no Brasil.

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Capital: Rio de Janeiro.

Principais locais turísticos: cidade do Rio de Janeiro, incluindo a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Petrópolis, e antigas fazendas de café (entre 1 a 4 horas de distância).

 

 

Clima no Rio de Janeiro

Tropical: - temperatura média de Verão: 38º C; - temperatura média de Inverno: 23º C

 

 

Sistema bancário

É necessário tomar cuidado com fraudes relativas a cartões de crédito, sendo conveniente ao pagar nunca perder de vista o cartão. Levantar de preferência o dinheiro durante o dia, nas caixas colocadas no interior de bancos, onde se encontre agente de segurança. A clonagem de cartão pode ser feita através de um chipe introduzido na ranhura da máquina em locais não vigiados. Convém manter a atenção na sua conta bancária para detetar eventuais operações suspeitas.

 

 

Condições de segurança no Rio de Janeiro

Alerta - Situação de segurança instável no Rio de Janeiro.

Mantem-se a grave crise de segurança pública em todo o Estado, pelo que as condições de segurança são muito instáveis na capital e em diversos municípios. Riscos elevados de assaltos à mão armada e agressão com arma de fogo ou branca, tanto em áreas mais isoladas da cidade do Rio de Janeiro, como também, a qualquer hora, nas áreas mais turísticas na zona sul da cidade, designadamente Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, e Barra da Tijuca e Lapa bem como na zona do Centro (esta zona é de evitar ao fim de semana). Em caso de manifestações populares, sobretudo no centro da cidade, recomenda-se evitar a zona onde as mesmas decorrem.

Evite passear, correr ou andar de bicicleta sozinho, especialmente depois do anoitecer e antes do amanhecer. Evite o uso de itens valiosos e o porte de documentos não essenciais, os quais devem ser depositados no cofre do hotel, incluindo o passaporte original. Na praia evite áreas desertas ou sem vigilância/polícia. Esteja atento ao ambiente circundante e se sentir algum perigo deixe a área imediatamente ou procure entrar num estabelecimento comercial próximo. Não oferecer qualquer resistência em caso de assalto, recomendando-se a entrega dos pertences aos assaltantes, geralmente sob efeito de drogas, e o relato dos incidentes à polícia assim que possível.

Procure não viajar de noite pelas estradas fora das cidades. Não é aconselhável viajar com janelas de carro abertas ou portas destrancadas.

Apesar do reforço do policiamento e dos esforços de pacificação das denominadas "comunidades", ou favelas, as mesmas representam lugares de risco muito elevado onde se têm verificado recorrentes situações de tiroteios entre grupos criminosos. Desaconselha-se, por isso, fortemente a realização de quaisquer visitas às favelas, incluindo na zona sul, ainda que sejam feitas em grupo e acompanhadas por guias, incluídas em programas de agências de turismo locais. Pelo mesmo motivo, desaconselha-se igualmente caminhadas nas trilhas nos morros da cidade, nomeadamente na floresta da Tijuca e na famosa trilha do Corcovado, uma vez que têm sido alvo frequente de assaltos que podem envolver atos de violência.

Na chegada ao aeroporto, recomenda-se recorrer a táxis credenciados, que são mais seguros e cujos serviços podem ser previamente pagos no próprio aeroporto. Na cidade, procurar os táxis dos pontos oficiais.

 

 

Transportes no Rio de Janeiro

Aeroportos: - Aeroporto Internacional Tom Jobim: Av. 20 de Janeiro, Galeão, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2133985050; - Aeroporto (doméstico) Santos Dumont: Praça Sem. Salgado Filho, Centro, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2138147070.

Outros

- Rodoviária Novo Rio: Av. Francisco Bicalho, 1, Santo Cristo, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2132131800; - Estação de Barcas: Tel. 0055 2108007211012 – www.barcas-sa.com.br. A rede de estradas é razoável,, ainda que algumas estradas secundárias não sejam alcatroadas. Regista-se um alto índice de acidentes. As estradas estão sinalizadas com os limites máximos de velocidade permitidos que variam de acordo com as características da via. Nas áreas urbanas também há limites de velocidades, variáveis. A fiscalização eletrónica é implacável. Na cidade os peões devem ter redobrada atenção, mesmo na travessia de passadeiras.

  Contactos úteis:

- Bombeiros: 193;

- Polícia Militar: 190;

- Ambulância: 192;

- Defesa Civil: 199;

- SOS Crianças Desaparecidas: 0055 2123348012 / 8030 – www.fia.rj.gov.br;

- Delegacia da atendimento à Mulher: 0055 2123349859;

- Delegacia de atendimento ao Turista: 0055 2123322924.

 

 

Alojamento no Rio de Janeiro:

 

A classificação "pousada" refere-se a um hotel pequeno de nível variado.

Alojamento em Goiás

 

 

Cuidados de saúde no Rio de Janeiro

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar (público); Endereço: Praça da República, 111 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-350; Telefone: (21) 3111-2622

- Hospital Municipal Miguel Couto (público)

Endereço: Rua Mario Ribeiro, 117 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22430-160; Telefone: (21) 3111-3746

- Hospital Estadual Getúlio Vargas (público) Endereço: Av. Lobo Júnior, 2293 - Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ, 21070-061 Telefone: (21) 2334-7835

- UPA 24h Copacabana (público) Endereço: Rua Siqueira Campos, 129 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-071; Telefone: (21) 2333-9287

- Hospital Copa d'Or (privado) Endereço: Rua Figueiredo de Magalhães, 875 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-011 Telefone: (21) 2545-3600

- Hospital Barra d'Or (privado) Endereço: Av. Ayrton Senna, 3079 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-000; Telefone: (21) 2430-3600

- Hospital Samaritano (privado) Endereço: R. Bambina, 98 - Botafogo, Rio de Janeiro – RJ; Telefone: (21) 2537-9722

- Hospital Pró-Cardíaco (privado) Endereço: R. Gen. Polidoro, 192 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22280-000; Telefone: (21) 2527-6060

- Clínica São Vicente (privado) Endereço: R. João Borges, 204 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-100; Telefone: (21) 2529-4422

- Casa de Saúde São José (privado) Endereço: R. Macedo Sobrinho, 21 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22271-080; Telefone:(21) 2538-7626

 

 

Telecomunicações no Rio de Janeiro

Boa rede telefónica. Os telemóveis portugueses funcionam desde que sejam multi-bandas.

 

 

Informações úteis

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

- Endereço: Rua S. Clemente, 424 - Botafogo - CEP 20260-006 Rio de Janeiro RJ

- Telefone: 0055 21 38616450;

- Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Sítio Internet: www.consuladoportugalrj.org.br;

- Página facebook: www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj

- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 08h00 às 15h30

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

Capital: Natal

 

 

Clima no Rio Grande do Norte

O clima em Natal é tropical e excelente o ano inteiro, com temperaturas sempre agradáveis entre os 24º e os 28ºC. As noites de Natal são bafejadas por agradável brisa.

 

Alojamento no Rio Grande do Norte

Alojamento em Goiás

 

 

Condições de segurança

A cidade de Natal tem uma das mais baixas taxas de criminalidade no Brasil. Recomenda-se, no entanto, os seguintes cuidados: não ostentar objectos de valor; não efectuar passeios solitários à noite (evitá-los, sempre que possível, também de dia); transportar objectos pessoais em sacos de plástico simples (para não dar nas vistas); estar sempre com atenção em locais frequentados por turistas e destinados às compras; nas saídas à noite levar apenas o estritamente necessário, como documentos e numerário; reservar através dos hotéis os passeios turísticos, particularmente os passeios de buggy (e tendo em conta o grande número de acidentes registados nas praias e dunas, aconselha-se a contratar serviços apenas com condutores profissionais e experientes); nas compras com cartões de crédito, recomenda-se a máxima atenção ao assinar o recibo a fim de evitar problemas futuros. Ao sair usar fotocópias dos documentos de identificação.

Delegacia do Turista: Tel. 0055 842195595;

 

 

Transportes no Rio Grande do Norte

Aeroporto Internacional: Augusto Severo, localizado na vizinha cidade de Parmamirim, a 15 km do Centro de Natal. A rede de ligações com o resto do país é muito satisfatória.

 

 

Cuidados de saúde no Rio Grande do Norte

É aconselhável o consumo de água engarrafada. O consumo de saladas deve ser evitado em locais de reduzida higiene. Existem hospitais para primeiros socorros, bem como uma excelente rede de hospitais particulares.

Endereços dos Principais Hospitais:

- Hospital do Coração: R Auris Coelho 235, Lagoa Nova, Natal - Tel. 0055 8432092000;

- Hospital Clóvis Sarinho: Tel. 0055 842327501;

- Hospital Walfredo Gurgel (Hospital de Urgências): Tel. 0055 842327500.

 

 

Telecomunicações no Rio Grande do Norte

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. É possível obter na TMN telemóveis para funcionamento no Brasil.

 

 

 

 

Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Capital: Porto Alegre.

 

 

Clima no Rio Grande do Sul

Verões quentes e húmidos (Dez/Março) e Invernos frios (Junho/Set.).

 

 

Condições de segurança no Rio Grande do Sul

Razoáveis, sendo no entanto aconselháveis as precauções usuais em grandes centros urbanos e dissuasoras da delinquência, como por exemplo a não ostentação de objectos de valor.

Números de telefone de Emergência:

- Polícia Civil: 32882400;

- Polícia Rodoviária Estadual: 33396799;

- Policia Rodoviária Federal: 33712021.

 

 

Transportes no Rio Grande do Sul

Porto Alegre não dispõe de metropolitano. No entanto o serviço de táxis é satisfatório. Há ligações aéreas desta capital estadual com algumas das principais cidades do Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande). Existem igualmente ligações rodoviárias, em autocarro, para as demais cidades deste Estado.

 

Alojamento no Rio Grande do Sul:

Alojamento em Goiás

 

 

Cuidados de saúde no Rio Grande do Sul

É recomendável o consumo de água engarrafada. Registaram-se recentemente vários casos de dengue. Tanto a rede hospitalar como as diversas clínicas privadas mantêm convénios com as principais seguradoras de saúde em actividade neste país.

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital São Lucas da PUCRS: Av. Ipiranga, 6690, Porto Alegre - Tel. 0055 33203300;

- Hospital de Clínicas de Porto Alegre: Rua Ramiro Barcelos, 2350, Porto Alegre - Tel. 0055 33168000 / 484;

- Hospital de Pronto Socorro: Av. Osvaldo Aranha, s/nº, Porto Alegre - Tel. 0055 33169600 / 33308888;

- Hospital Moinhos de Vento (Clínica Privada): Rua Ramiro Barcelos, 910, Porto Alegre - Tel. 0055 33143434 / 12176;

- Hospital Mãe de Deus (Clínica Privada): Av. José de Alencar, 286, Porto Alegre - Tel. 0055 32302000 / 100.

 

 

Telecomunicações no Rio Grande do Sul

A rede telefónica local fixa e móvel é eficiente. Para eventual utilização local de telemóveis portugueses, o viajante deverá previamente consultar a empresa portuguesa operadora a fim de esclarecer se o seu aparelho mesmo com "dual" ou "tri-band", é ou não compatível.

 

 

Informações úteis

Endereços Úteis:

- Estação rodoviária de Porto Alegre: www.rodoviaria-poa.com.br;

- Jornal "Diário Popular": www.diariopopular.com.br;

- Informações sobre o Rio Grande do Sul: www.siters.com.br;

- Pontos turísticos de Porto Alegre: www.inf.ufrgs.br/turismo/poa/lista.html;

- Prefeituras do Rio Grande do Sul: www.viaprefeitura.rs.gov.br;

- Governo do Estado: www.estado.rs.gov.br;

- www.portoalegre.rs.gov.br.

Rondónia

Rondônia

Capital: Porto Velho.

 

Alojamento na Rondónia:

banner 320x50 pt

 

Condições de segurança na Rondónia

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

 

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (dotada de aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

Roraima

Roraima

Capital: Boa Vista.

 

 

Alojamento em Roraima:

 

Alojamento em Roraima

 

Condições de segurança em Roraima

Não são conhecidos quaisquer fluxos de portugueses para esta região, sejam de natureza turística, migratória ou de negócios. Os índices de criminalidade não são relevantes.

 

 

Informações úteis

Podem ser encontrados na capital serviços bancários, transportes (dotada de aeroporto) e comunicações eficientes. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

 

 

 

Santa Catarina

Santa Catarina

Capital: Florianópolis. Principais cidades: Blumenau, Itajaí, Joinville.

 

Clima em Santa Catarina

No Estado de Santa Catarina predomina o clima subtropical, húmido, com oscilação média de temperatura de 13º a 25º C. Devido à altitude, a temperatura média anual varia em determinados locais.

 

 

Sistema bancário

Grande número de agências nas principais cidades e capital, com facilidade na compra e venda do contracto de moedas para importação e exportação. Facilidades via Internet.

 

 

Condições de segurança em Santa Catarina

Assiste-se à deterioração das condições gerais de segurança.

 

 

Transportes em Santa Catarina

No Estado de Santa Catarina existem seis aeroportos regionais servidos por linhas regulares e diárias interligando as principais cidades e vários pontos do País. A malha ferroviária transporta um volume significativo de produtos agrícolas e industriais. O Estado tem oito mil quilómetros de rodovias, das quais cinco mil pavimentados. O porto de Itajaí regista um movimento importante de produtos congelados, movimentação de contentores e carga geral. O porto de São Francisco do Sul é responsável pelo movimento importante do transporte marítimo de Santa Catarina.

Telefone de emergênciaem caso de acidente de trânsito: 271510.

 

 

Alojamento em Santa Catarina

 

banner 320x50 pt

 

 

Cuidados de saúde em Santa Catarina

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada. Paraná enfrentou uma epidemia de conjuntivite viral. Por outro lado, aumenta o risco de dengue hemorrágica. Ocorrência de dengue clássica levam ao aumento da probabilidade do registo de casos da sua manifestação hemorrágica. Número de emergência médica / Corpo de Bombeiros: 193.

Principais Hospitais:

- Hospital Celso Ramos: 0055 482517000;

- Hospital de Caridade: 0055 482217500;

- Hospital Infantil Joana de Gusmão: 0055 482519000;

- Hospital Regional de São José: 0055 482719000;

- Hospital Universitário: 0055 483319100.

 

 

Telecomunicações em Santa Catarina

Assiste-se a uma ampliação da área de cobertura, assim como aumento da capacidade e melhoria da transmissão. O sistema de telecomunicações é dos mais eficientes do País. É uma rede de transporte de alta capacidade, com o escoamento de telefonia (voz), comunicação de dados, imagem e vídeo.

 

 

Informações úteis

Endereços Electrónicos úteis:

-mapa rodoviário, hospedagem, previsão do tempo, previsão do mar, gastronomia, museus, universidades, biblioteca: www.radarsul.com.br;

- localização geográfica do estado, festas, litoral, neve, cultura açoriana, germânica, italiana, ferroviário, compras, ecológico: www.santur.sc.gov.br.

 

 

São Paulo

São Paulo

São Paulo é o centro económico e industrial mais importante da América do Sul. A capital, também chamada de São Paulo, é uma das cidades mais importantes da América latina, com intensa vida cultural e artística. É uma das cinco maiores cidades do mundo. A cidade divide-se em zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Na parte Centro-Sul, encontra-se a Avenida Paulista, um dos símbolos da cidade e a região dos jardins, área nobre da cidade. Possui transito muito congestionado e para amenizar esta situação existe na cidade o "rodízio" de veículos, isto é, de 7:00 às 10:00 e de 17:00 às 20:00, apenas carros com finais de placa liberados podem circular pelas ruas. Nas segundas-feiras os finais 1 e 2 estão proibidos, e assim sucessivamente. Atracções Turísticas: Campos do Jordão, Lindoia, Aparecida, Ubatuba, Guaruja e Ilhabela.

 

 

Clima em São Paulo

Clima tropical atlântico no litoral, tropical de altitude no interior. A temperatura média anual é de 20ºC. A época das chuvas é de Novembro a Março.

 

 

Condições de segurança em São Paulo

Alguns aspectos que merecem destaque especial: não andar sozinho em becos, vielas e locais desertos; cuidado com dinheiro e carteiras; evitar ficar sozinho em paragens de autocarros isoladas, especialmente à noite; conduzir com os vidros fechados e as portas trancadas; não dar boleia a estranhos; guardar valores no cofre do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta; não usar táxis que estejam fora do ponto oficial; atenção a usar o cartão de crédito; procurar levantar dinheiro de caixas electrónicas durante o dia, em locais de grande movimento (exemplo: centro comercial).

 

 

Transportes em São Paulo

Aeroporto Internacionalde Guarulhos: Infraero Tel. 0055 64452945 / 50909195. Metro: informações - Tel. 0055 32860111.

Linhas turísticas:

1- Descubra São Paulo: saída da Praça da República, em autocarro. Especial com guia. Tel. 69715466. Oferece os seguintes roteiros: São Paulo Verde (passeios pelos parques); roteiro cultural; roteiro histórico; roteiro das igrejas;

2- Projecto Turismo Cultural: saída do terminal barra funda do metro. Passeios por museus e memoriais.

 

Alojamento em São Paulo:

Alojamento em São Paulo

 

 

 

Cuidados de saúde em São Paulo

O recente surto de gripe assumiu proporções preocupantes no Estado de São Paulo, tendo o Governo do Estado antecipado a campanha de vacinação para meados de Abril. Os tipos de vírus influenza a concentrar a preocupação das autoridades sanitárias são, nesta altura,  o H1N1, aquele que tem vitimado mais pessoas, o H3N2 e o tipo "B". Em final do mês de Março as pessoas infectadas rondavam já as três centenas, e os falecimentos as quatro dezenas.

Em conformidade, recomenda-se ao viajante que recolha informação e conselho médico adequado antes de viajar para o Estado de São Paulo.

As autoridades de saúde têm alertado igualmente para uma epidemia de dengue, doença hemorrágica provocada por picada de mosquito. Os sintomas de dengue são próximos dos de uma gripe, mas não deve ser utilizada aspirina. Consultar um médico antes de se auto-medicar. Aconselha-se o uso de repelentes de insectos.

As autoridades estaduais e municipais de saúde de São Paulo estão a acompanhar o que parece ser um aumento significativo do número de casos de dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão de chicungunha e zika, entre outros vírus, de que há também já registo de ocorrências neste estado brasileiro. Os sintomas destas doenças são semelhantes.

Aconselha-se a utilização regular de repelente de insectos, roupas longas, redes mosquiteiras nos quartos, nas janelas e camas, bem como ambientes com ar-condicionado para dormir. Chama-se a atenção das mulheres grávidas para a possibilidade de ligação do vírus Zika a um surto de microcefalia em recém-nascidos, razão pela qual deverão estar particularmente atentas às normas de prevenção acima identificadas.

Caso apresente alguns dos sintomas normalmente associados aos vírus, procure um dos hospitais locais referidos abaixo ou, tendo regressado já a Portugal, consulte o seu médico e informe-o da sua estada em S.Paulo para melhor diagnóstico e eventual tratamento.

A situação de saúde pública no estado de S.Paulo pode ser avaliada através de consulta ao respectivo portal: http://www.saude.sp.gov.br/

Endereços dos Principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital Israelita Albert Einstein: Av. Albert Einstein 627 / 701, São Paulo - Tel. 0055 1137471233;

- Hospital Sírio Libanês: Rua Dona Adma Jafet 91, São Paulo / Bragança Paulista - Tel. 0055 1131550200;

- Instituto do Coração – INCOR: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, São Paulo - Tel.: 0055 1130695000;

- Hospital Samaritano: Rua Cons. Brotero, 1486, São Paulo - Tel. 0055 118240022;

- Hospital Estadual de Ribeirão Preto: Av. Independência, 4750, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto - Tel. 0055 1639023333;

- Centro de Vigilância Epidemiológica: Tel. 0055 0800555466;

- Informações sobre Saúde Pública e Campanhas de Vacinação: Tel.1520.

 

 

Telecomunicações em São Paulo

A rede telefónica fixa e móvel funciona bem. Para obter informações sobre a possível utilização de telemóveis portugueses aqui, poderá contactar: www.telecom.pt / www.telespcelular.com.br.

 

 

Informações úteis

Consulado Geral de Portugal em São Paulo

- Área de jurisdição: Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul;

- Endereço: Rua Canadá, 324, São Paulo;

- Sítio Internet: www.consuladoportugalsp.org.br.

- Telefone: 0055-11-30841800;

- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 8h00 às 17h30.

Endereço útil

- Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo): www.brasil.embratur.gov.br.

 

 

Tocantins

Tocatins

 

Capital: Maceió

 

Clima em Tocantins

A temperatura média durante todo o ano é de 30º C.

 

 

Condições de segurança em Tocantins

Níveis de delinquência pouco significativos. Aconselham-se as precauções mínimas para qualquer viagem.

 

 

Transportes em Tocantins

Aeroporto de Palmas, Com boas ligações com o resto do país. Rede de transportes terrestres urbanos e interurbanos bastante desenvolvida.

 

Alojamento em Tocantins

Alojamento em Tocantins

 

 

Cuidados de saúde em Tocantins

É aconselhável o consumo de água engarrafada. É aconselhável a vacinação contra a febre-amarela e a dengue com pelo menos dez dias de antecedência.

Endereços dos Hospitais públicos para atendimento de emergência:

- Hospital Comunitário: 0055 632141424;

- Hospital Dona Regina: 0055 632148283.

 

Telecomunicações em Tocantins

A rede telefónica local fixa e móvel funciona bem. O sistema de telefonia celular utilizado na região é o TDMA – aconselha-se a consulta prévia ao operador português para determinar da compatibilidade com o referido sistema.

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda