Férias no Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Excelente ponto de partida para quem pretende visitar o Brasil pela primeira vez, o Estado do Rio de Janeiro é repleto de atrações turísticas imperdíveis, a começar pela “Cidade Maravilhosa” do Rio de Janeiro. Mas há muito mas muito mais para descobrir neste magnifico estado brasileiro.

Rio de Janeiro

Situado na região sudeste do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro é limitado a norte e noroeste por Minas Gerais, a nordeste pelo Estado do Espírito Santo e São Paulo a sudoeste. Banhado pelo Oceano Atlântico a leste e a sul, o Estado do Rio de Janeiro ocupa uma área de 43.780.172 km².

Como chegar ao Estado do Rio de Janeiro:

Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG)

Procura e reserva de Voos

 

 

Onde ficar no Estado do Rio de Janeiro:

Para queles que pretendem explorar ao máximo o Estado, a Cidade do Rio de Janeiro será certamente o ponto de partida ideal para o fazer. Os que pretenderem seguir diretamente para a praia e dedicar as suas férias ao sol e mar, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo ou Angra dos Reis são as melhores opções de destino de férias.

Independentemente do destino, aqui encontrará uma vasta seleção de alojamento de férias para todos os gostos e orçamentos.

Rio de Janeiro

A melhor seleção de alojamento para férias no Estado do Rio de Janeiro

banner 320x50 pt

 

 

 

Os melhores destinos de Férias no Estado do Rio de Janeiro:

 

 

Rio de Janeiro / Férias no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A maravilhosa cidade do Rio está localizada no litoral do Atlântico Sul e é a segunda maior cidade do Brasil com vários distritos.

O Rio de Janeiro foi fundado em 1565 por colonialistas portugueses. Esta cidade cativante é famosa pela sua cultura de praia descontraída, suas paisagens de tirar o fôlego, a arquitetura mista, vilas que foram transformadas em cidades da moda e, acima de tudo, seu carnaval anual.

É uma das cidades mais visitadas do hemisfério sul. Partes do Rio foram designadas como Património Mundial da UNESCO pela sua beleza espetacular. Há imensos lugares para explorar em passeios de dia de modo a vivenciar a incrível cidade e seus arredores.

A melhor seleção de alojamento para férias no Rio de Janeiro

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Búzios / Férias em Búzios

Búzios

A vila de Búzios, rica em cultura, localiza-se a poucas horas do Rio. Outrora uma vila de pescadores, Búzios transformou-se num lugar sofisticado, repleto de praias de tirar o fôlego e uma vida noturna épica.

Existem 23 praias que revestem a península, tornando-a um local popular para surfistas, mergulhadores e praticantes de snorkel. O lado oriental tende a ser algo ventoso enquanto o lado ocidental é mais calmo e tranquilo.

A proximidade de Búzios com o Rio de Janeiro, faz com que seja um destino excelente para passeios de um dia. As praias não são os únicos atrativos da vila. Há também a Reserva de Emerências, que abriga os belos macacos dourados ameaçados de extinção.

A melhor seleção de alojamento para férias em Búzios

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Paraty / Férias em Paraty

Paraty

Esta pequena cidade colonial localizada a 200 quilómetros ao sul do Rio tem o nome de um peixe do pântano local. O centro da cidade de Paraty está repleto de edifícios coloniais bem preservados e monumentos históricos.

Na parte de trás da cidade estão as Montanhas Bocaino, que além de agradáveis ​​aos olhos, proporcionam o cenário natural perfeito para explorar a selva.

Paraty fica um pouco mais longe (4 horas de carro) do Rio em comparação com outros destinos de passeios de um dia, mas você vai se apaixonar por esta bela cidade e suas ruas de paralelepípedos. Se sobrar tempo, faça uma visita aos canaviais.

A melhor seleção de alojamento para férias em Paraty

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Cabo Frio / Férias em Cabo Frio

Cabo Frio

Prensado entre lagoas, dunas de areia e o cintilante Oceano Atlântico, a cidade de Cabo Frio foi descoberta em 13 de novembro de 1615 tornando-a a 7ª cidade mais antiga do Brasil.

Esta cidade bastante grande é frequentada por visitantes que vêm conhecer as casas coloniais e, claro, as praias. A principal praia de Capo Frio é a Praia do Forte, que possui 7,5 km de litoral, permitindo muito espaço para os turistas. Outras praias incluem a Praia das Dunas e Arraial do Cabo.

A melhor seleção de alojamento para férias em Cabo Frio

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Arraial do Cabo / Férias em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

A melhor seleção de alojamento para férias em Arraial do Cabo

banner 320x50 pt

 

 

 

Petrópolis / Férias em Petrópolis

Petropólis

Para aqueles que pretendem fugir ao burburinho da cidade e experimentar novas aventuras, Petrópolis é o destino ideal. Situada a 68 quilómetros de distância do Rio de Janeiro, Petropolis é um resort de montanha que oferece um ambiente fresco e tranquilo, com muita arquitetura histórica do século XIX, assim como alguns hotéis charmosos.

Em pleno vale altamente arborizado da Serra dos Orgaos, Petrópolis tem entre as suas atrações populares o Museu Imperial que foi o antigo Palácio de Verão de D. Pedro II. O museu guarda recordações realmente importantes da história brasileira.

Em sua viagem a Petrópolis, você deve igualmente visitar o Palácio de Cristal, o Palácio Quitandinha, a bela Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Casa de Santos Dumont.

A melhor seleção de alojamento para férias em Petrópolis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Abraão / Férias em Abraão

Abraão

A melhor seleção de alojamento para férias em Abraão

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Penedo / Férias em Penedo

Penedo

A melhor seleção de alojamento para férias em Penedo

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Angra dos Reis / Férias em Angra dos Reis

Angra dos Reis

A cidade de Angra Dos Reis é sede de um município num incrível arquipélago formado por 365 ilhas, descoberto em 1502.

 Angra Dos Reis situa-se a a 168km ao sul do Rio de Janeiro, a uma altitude de 6m.

Este porto incrível é um ótimo destino para uma viagem de um dia, graças aos mercados abundantes, igrejas, edifícios e lindas praias isoladas. As oportunidades de aventura em Angra Dos Reis são infinitas. Este destino nunca decepciona dando a sensação ao visitante de se tratar de um mundo totalmente à parte. Em Angra dos Reis poderá optar por fazer uma viagem pelo mar e conhecer algumas das ilhas ou ficar em terra e ir para o interior para explorar as belas caminhadas e as imponentes cachoeiras.

A melhor seleção de alojamento para férias em Angra dos Reis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Niterói / Férias em Niterói

Niteroi

A melhor seleção de alojamento para férias em Niterói

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Nova Friburgo / Férias em Nova Friburgo

Nova Friburgo

A melhor seleção de alojamento para férias em Nova Friburgo

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Itaipava / Férias em Itaipava

Itaipava

A melhor seleção de alojamento para férias em Itaipava

banner 320x50 pt

 

 

O que fazer no Estado do Rio de Janeiro / O que visitar no Estado do Rio de Janeiro

 

 Excurses e Ingressos

Há imenso para ver e fazer no Estado do Rio de Janeiro, praias e mais praias para todos os gostos, muita animação noturna, imensos museus, natureza, património histórico e muito mais. Deixamos aqui alguns destaques

 

 

As paisagens cariocas entre a montanha e o mar do Rio de Janeiro

As paisagens cariocas entre a montanha e o mar do Rio de Janeiro, Património UNESCO desde 2012 são imperdíveis.O sítio do Rio de Janeiro consiste em um excepcional cenário urbano que compreende também os elementos naturais fundamentais que moldaram e inspiraram o desenvolvimento da cidade: desde as montanhas do Parque Nacional da Tijuca até o mar, incluindo o Jardim Botânico, (1808); as Montanhas do Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor; e os morros ao redor da Baía de Guanabara, que incluem as amplas paisagens ao longo da Praia de Copacabana.

 

Praia de Copacabana, Rio De Janeiro

Copacabana

A Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro tem já fama mundial. Poucas praias são mais conhecidas do que este trecho de 2,5 milhas de areia. Sem dúvida que será movimentado, mas um dos prazeres de viajar é conviver com a gente local - e no caso do Rio de Janeiro, gente bonita!

Muitos turistas começam suas férias no Brasil no Rio de janeiro, e esta praia deve estar na lista de locais a visitar antes de seguir em frente. Na verdade, a praia de Copacabana teve seu tamanho aumentado para evitar que o mar chegasse até a estrada, e agora é um lugar onde você pode encontrar mais do que apenas adoradores do sol - partidas de vólei de praia e futebol continuam ao longo do dia.

 

 Excurses e Ingressos

 

 

 

 

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Ipanema

A geração mais velha pode conhecer o nome Ipanema do hit dos anos 1960 de Astrud Gilberto, ‘’ A Garota de Ipanema ’’, mesmo que nunca tenham ido ao Rio.

Este adorável trecho de areia costuma estar lotado, mas é um cenário adorável abaixo de dois picos, os Dois Irmãos, à distância. Localizada em frente a um dos bairros ricos do Rio, com restaurantes elegantes, bares e boutiques para desfrutar depois de um dia na praia, há muita atividade na praia em si, mas você pode simplesmente relaxar e desfrutar dos arredores se você desejar.

 

 

 

Praia Lopes Mendes, Ilha Grande

Lopes Mendes

Trata-se de um trecho de 2 milhas de areia abaixo de duas montanhas - o Morro dos Castelhanos de 350 metros à esquerda e o Morro do Ferreira de 760 metros à direita - é adequado para todos, incluindo famílias com filhos pequenos, nadadores e surfistas.

Ainda é uma área natural, em grande parte pouco desenvolvida, sem quiosques, restaurantes ou bares e certamente sem vida noturna. É improvável que essa situação mude.

Como resultado, a praia de Lopoes Mendes é um ótimo lugar para relaxar, especialmente à sombra das amendoeiras próximas. Raramente há muitas pessoas por perto e os ruídos são totalmente naturais, criando um paraíso sereno.

 

 

Praia do Forno, Arraial do Cabo

Praia do Forno

Esta praia situa-se numa enseada em Arraial do Cabo - um lindo cenário abaixo de encostas e acessado por trilha ou de barco. Conhecida como Praia dos Anjos, as vistas até a praia para quem faz a trilha são deslumbrantes. Uma vez lá, os visitantes podem relaxar e apanhar sol.

A areia é branca e o mar é quente e límpido. Atrai famílias durante todo o período de férias que vêm para mergulhar, fazer snorkel para ver os corais e pescar. O restaurante oferece os mais frescos frutos do mar e ostras locais.

 

 

Prainha

Prainha

A Prainha é uma das praias mais limpas do Rio e a preferida dos amantes da natureza.

Esta praia em formato de meia-lua é um dos locais mais procurados para o surfe na cidade. A Praia da Prainha é cercada nas laterais por rochas, altas falésias e montanhas frescas e sempre verdes que adicionam à sua beleza de tirar o fôlego. Esta praia é cercada por uma floresta tropical. Faça uma viagem a esta praia imperdível para explorar a vida selvagem que se esconde nas rochas.

Se você busca aquela sensação aconchegante de isolamento, venha para a Prainha. Existem inúmeras vistas esplêndidas reservadas para você.

A melhor época para visitar a Prainha é durante a semana para evitar as multidões que afluem a esta praia nos fins-de-semana. A praia tem areias negras de origem vulcânica, alguns quiosques bonitos, restaurantes e ondas enormes.

 

 

Cristo Redentor

Cristo Redentor

Imperdível e garantidamente incluído no roteiro de qualquer visitante, a estátua mundialmente famosa do “Cristo Redentor” foi construída entre 1922 e 1931, tem 30 metros de altura e situa-se num pedestal de 8 metros, estendendo suas mãos a uma largura de 28 metros. A estátua do Cristo Redentor é feita de pedra-sabão reforçada e concreto. Esta estátua pesa 635 toneladas.

A gigantesca estátua de Jesus Cristo foi projetada pelo escultor Paul Landowski e construída pelos engenheiros Heitor da Silva Costa e Albert Caquot. A construção desse símbolo do cristianismo famoso em todo o mundo foi financiada quase que inteiramente pelos católicos brasileiros.

A estátua de braços abertos está estrategicamente situada no topo do Morro do Corcovado que fica na Floresta da Tijuca. A montanha tem 700m de altura e por isso a estátua é visível de quase todos os cantos da cidade.

Você levará aproximadamente 30 minutos para chegar ao topo da montanha.

Excurses e Ingressos

 

 

 

 

 

Parque Nacional da Floresta da Tijuca

    Tijuca Forest National Park

A Floresta da Tijuca é considerada a maior floresta do mundo dentro de uma cidade; cobre uma área de 32km2. Dentro desta floresta tropical situa-se um parque nacional de 3.953 hectares que foi estabelecido em 1867.

O parque protege a floresta da Tijuca, que foi a primeira floresta replantada do mundo, a partir da década de 1850, depois que as terras foram quase totalmente destruídas pelo cultivo do café.

Este parque nacional também protege algumas cachoeiras e uma infinidade de trilhas, bem como as ruínas históricas da era do café.

O Parque Nacional da Tijuca abriga a estátua do Cristo Redentor que fica no Corcovado. O parque também possui vários miradouros com vista para a cidade.

Na sua viagem para a Floresta da Tijuca e Parque Nacional, irá avistar alguns falcões, tucanos, macacos-prego, borboletas azuis brilhantes e os coloridos guaxinins brasileiros.

 

 

Petropolis

Petropolis

Para aqueles que pretendem fugir ao burburinho da cidade e experimentar novas aventuras, Petrópolis é o destino ideal. Situada a 68 quilómetros de distância do Rio de Janeiro, Petropolis é um resort de montanha que oferece um ambiente fresco e tranquilo, com muita arquitetura histórica do século XIX, assim como alguns hotéis charmosos.

Em pleno vale altamente arborizado da Serra dos Orgaos, Petrópolis tem entre as suas atrações populares o Museu Imperial que foi o antigo Palácio de Verão de D. Pedro II. O museu guarda recordações realmente importantes da história brasileira.

Em sua viagem a Petrópolis, você deve igualmente visitar o Palácio de Cristal, o Palácio Quitandinha, a bela Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Casa de Santos Dumont.

 

 

 

Volta Redonda

Volta Redonda

Volta Redonda está localizada a 99km do Rio de Janeiro.

A cidade de Volta Redonda também é conhecida como a “Cidade do Aço”, em homenagem ao seu principal produto de exportação. Há alguns museus em Volta Redonda que se dedicam ao património de exportação de aço da cidade.

Além dos museus, outras atrações de Volta Redonda são galerias e cervejarias. A paisagem circundante apresenta colinas e vales pitorescos. Os turistas vêm aqui para experimentar alguns esportes radicais como tirolesa.

 

 

 

Angra Dos Reis

Angra dos Reis

A cidade de Angra Dos Reis é sede de um município num incrível arquipélago formado por 365 ilhas, descoberto em 1502.

 Angra Dos Reis situa-se a a 168km ao sul do Rio de Janeiro, a uma altitude de 6m.

Este porto incrível é um ótimo destino para uma viagem de um dia, graças aos mercados abundantes, igrejas, edifícios e lindas praias isoladas. As oportunidades de aventura em Angra Dos Reis são infinitas. Este destino nunca decepciona dando a sensação ao visitante de se tratar de um mundo totalmente à parte. Em Angra dos Reis poderá optar por fazer uma viagem pelo mar e conhecer algumas das ilhas ou ficar em terra e ir para o interior para explorar as belas caminhadas e as imponentes cachoeiras.

Excurses e Ingressos

 

 

 

 

 

Cabo Frio

Cabo Frio

Prensado entre lagoas, dunas de areia e o cintilante Oceano Atlântico, a cidade de Cabo Frio foi descoberta em 13 de novembro de 1615 tornando-a a 7ª cidade mais antiga do Brasil.

Esta cidade bastante grande é frequentada por visitantes que vêm conhecer as casas coloniais e, claro, as praias. A principal praia de Capo Frio é a Praia do Forte, que possui 7,5 km de litoral, permitindo muito espaço para os turistas. Outras praias incluem a Praia das Dunas e Arraial do Cabo.

 

 

Ilha Grande

Ilha Grande

A subdesenvolvida Ilha Grande funcionou como ilha-prisão até 20 anos atrás. Hoje, a área está fortemente protegida. Ilha Grande é formada por encostas, exuberante floresta tropical e praias deslumbrantes com abundante vida selvagem. Todas essas características tornam esta ilha um passeio obrigatório para todos os turistas. Assim que chegar a esta ilha tranquila, você achará muito difícil sair. Além de abrigar algumas espécies ameaçadas de extinção, como o bugio marrom e a preguiça-guará, ela também possui uma das principais praias do Brasil: Lopes Mendes.

 

 

Pão de Açúcar

Pão de Açucar

O Pão de Açúcar é um dos marcos mais conhecidos do Rio e uma das principais atrações do país. O pico do Pão de Açúcar eleva-se a 396 metros acima do porto. O Pão de Açúcar é conhecido pelo teleférico que permite uma vista panorâmica da cidade. Este marco foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2012.

O Pão de Açúcar tem esse nome devido ao seu formato cônico. Está situado num ponto da costa que se estende para o oceano e circunda o porto. O Pão de Açúcar está ligado ao Rio por uma faixa de terra baixa.

Excurses e Ingressos

 

 

 

 

 

Paraty

Paraty

Esta pequena cidade colonial localizada a 200 quilómetros ao sul do Rio tem o nome de um peixe do pântano local. O centro da cidade de Paraty está repleto de edifícios coloniais bem preservados e monumentos históricos.

Na parte de trás da cidade estão as Montanhas Bocaino, que além de agradáveis ​​aos olhos, proporcionam o cenário natural perfeito para explorar a selva.

Paraty fica um pouco mais longe (4 horas de carro) do Rio em comparação com outros destinos de passeios de um dia, mas você vai se apaixonar por esta bela cidade e suas ruas de paralelepípedos. Se sobrar tempo, faça uma visita aos canaviais.

 

 

 

Estádio do Maracaná

Maracana

Qualquer adepto de futebol deverá visitar o maior estádio de futebol do Brasil, o mítico Estádio do Maracaná, reduto do Flamengo e palco de momentos históricos que parecem não ter fim.

O estádio do Maracaná deve o seu nome ao Rio Maracanã. O estádio inclui uma arena chamada Maracanãzinho.

 

 

Buzios

Búzios

A vila de Búzios, rica em cultura, localiza-se a poucas horas do Rio. Outrora uma vila de pescadores, Búzios transformou-se num lugar sofisticado, repleto de praias de tirar o fôlego e uma vida noturna épica.

Existem 23 praias que revestem a península, tornando-a um local popular para surfistas, mergulhadores e praticantes de snorkel. O lado oriental tende a ser algo ventoso enquanto o lado ocidental é mais calmo e tranquilo.

A proximidade de Búzios com o Rio de Janeiro, faz com que seja um destino excelente para passeios de um dia. As praias não são os únicos atrativos da vila. Há também a Reserva de Emerências, que abriga os belos macacos dourados ameaçados de extinção.

 

 

 

Jardim Botanico

Jardim Botânico

Este jardim botânico está localizado no litoral do Corcovado e cobre uma área de 350 hectares. Este santuário ecológico reúne um laboratório científico e jardins de exibição.

No Jardim Botânico existe o Orquidário que é uma estufa de ferro e vidro. A estufa foi construída na década de 1930 e possui mais de 2.000 espécies de orquídeas. Outro destaque é o Jardim Japonês que está listado como reserva da biosfera da UNESCO. O Jardim Japonês é o lar de lagos de carpas, árvores bonsai, pontes de madeira, cerejeiras e mais de 8.000 espécies de pássaros e plantas.

 

 

 

Quinta Da Boa Vista

Quinta da Boa Vista

Este parque público contém jardins, vilas, palácios imperiais e museus. O palácio foi residência do Imperador do Brasil entre 1808 e 1889.

O parque é de grande importância histórica e abriga o Museu Nacional que detém o maior acervo de coleções arqueológicas, botânicas, etnográficas e zoológicas do país. O museu contém mais de um milhão de itens.

Espere ver mais de 2.000 espécies de pássaros, mamíferos e répteis no zoológico do parque.

 

 

Catedral De São Sebastião

Catedral De Sao Sebastiao

Esta catedral também é conhecida como Catedral Metropolitana de São Sebastião.

O arquiteto que projetou esta catedral se inspirou nas pirâmides maias. A Catedral de São Sebastião foi construída entre 1964 e 1979 e é comumente conhecida como a "Nova Catedral".

Esta catedral tem capacidade para 5.000 pessoas. Do chão da igreja, existem 4 janelas de vidro que vão até uma altura de 64m resultando em uma igreja bem iluminada. O interior tem 94m de altura. À noite, a igreja é iluminada por dentro por um farol brilhante, que é visível no horizonte central.

 

 

Atrações Turísticas do Estado do Rio de Janeiro

Estátua do Cristo Redentor, Catedral do Rio de Janeiro - Catedral Metropolitana de São Sebastião, Pão de Açúcar, Praia do Arpoador, Praia de Copacabana, Praia do Diabo, Praia de Grumari, Praia de Ipanema, Praia do Leblon, Prainha, Praia Recreio dos Bandeirantes, Praia de São Conrado, Praia Vermelha, Praia do Leme, Praia do Pepino

Parque Nacional da Tijuca, Escadaria Selarón, Estádio do Maracana, Sambobromo Marques de Sapucaí, Rocinha, Morro da Urca, Pedra da Gavea, Bairro / Distrito Lapa, Miradouro Dona Marta, Barra da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas, Bairro Santa Teresa, Jardim Botanico do Rio de Janeiro, Vista Chinesa

Aterro do Flamengo, Pedra Bonita, Mosteiro de São Bento, Urca, Largo Floriano Peixoto (Cinelandia), Museu do Amanhã, Ponte Rio-Niteroi, Ilhas Cagarras, Morro Dois Irmaos, Fortaleza de São João, Marina da Glória, Parque das Ruínas, Petropolis, Parque Lage

Forte de Copacabana, Baía de Guanabara, Estrada das Paineiras, Museu de Arte Contemporania de Niteroi (MAC), Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Museu Imperial, Igrejade Nossa Sernhora da Candelaria, Praca Quinze de Novembro, Palácio de Cristal, AquaRio - Aquário Marinho do Rio

Centro Cultural Banco do Brasil, Biblioteca Nacional do Brasil, Cosme Velho, Forte de Copacabana, Museu Casa de Santos Dumont, Palácio Real do Rio de Janeiro, Botafogo, Museu da Imagem e do Som, Museu do Samba, Cervejaria Bohemia, Sítio Roberto Burle Marx, Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Cidade do Samba, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Tiradentes, Igreja Sao Francisco da Penitencia, Casa Franca-Brasil, Rio Scenarium, Trem do Corcovado, Arco do Teles, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Chacara do Ceu, Polo Comercial Saara, Flamengo

Centro Cultural Correios, Feira Hippie de Ipanema, Favela de Santa Marta, Angra Dos Reis, Praia do Dentista, Palácio do Catete, Niteroi, Praia de Itaipu, Instituto Moreira Salles, Terminal Internacional de Cruzeiros do Rio de Janeiro, Museu de Cera de Petrópolis, Parque Natural Municipal de Marapendi, Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Parque da Quinta da Boa Vista

Excurses e Ingressos

 

 

Sobre o Estado do Rio de Janeiro

Capital: Rio de Janeiro.

Principais locais turísticos: Cidade do Rio de Janeiro, incluindo a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, Angra dos Reis, Paraty, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Petrópolis, e antigas fazendas de café (entre 1 a 4 horas de distância).

 

 

O Clima no Rio de Janeiro

Tropical: - temperatura média de Verão: 38º C; - temperatura média de Inverno: 23º C

 

 

Sistema bancário

É necessário tomar cuidado com fraudes relativas a cartões de crédito, sendo conveniente ao pagar nunca perder de vista o cartão. Levantar de preferência o dinheiro durante o dia, nas caixas colocadas no interior de bancos, onde se encontre agente de segurança. A clonagem de cartão pode ser feita através de um chipe introduzido na ranhura da máquina em locais não vigiados. Convém manter a atenção na sua conta bancária para detetar eventuais operações suspeitas.

 

 

Condições de segurança no Rio de Janeiro

Alerta - Situação de segurança instável no Rio de Janeiro.

Mantem-se a grave crise de segurança pública em todo o Estado, pelo que as condições de segurança são muito instáveis na capital e em diversos municípios. Riscos elevados de assaltos à mão armada e agressão com arma de fogo ou branca, tanto em áreas mais isoladas da cidade do Rio de Janeiro, como também, a qualquer hora, nas áreas mais turísticas na zona sul da cidade, designadamente Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, e Barra da Tijuca e Lapa bem como na zona do Centro (esta zona é de evitar ao fim de semana). Em caso de manifestações populares, sobretudo no centro da cidade, recomenda-se evitar a zona onde as mesmas decorrem.

Evite passear, correr ou andar de bicicleta sozinho, especialmente depois do anoitecer e antes do amanhecer. Evite o uso de itens valiosos e o porte de documentos não essenciais, os quais devem ser depositados no cofre do hotel, incluindo o passaporte original. Na praia evite áreas desertas ou sem vigilância/polícia. Esteja atento ao ambiente circundante e se sentir algum perigo deixe a área imediatamente ou procure entrar num estabelecimento comercial próximo. Não oferecer qualquer resistência em caso de assalto, recomendando-se a entrega dos pertences aos assaltantes, geralmente sob efeito de drogas, e o relato dos incidentes à polícia assim que possível.

Procure não viajar de noite pelas estradas fora das cidades. Não é aconselhável viajar com janelas de carro abertas ou portas destrancadas.

Apesar do reforço do policiamento e dos esforços de pacificação das denominadas "comunidades", ou favelas, as mesmas representam lugares de risco muito elevado onde se têm verificado recorrentes situações de tiroteios entre grupos criminosos. Desaconselha-se, por isso, fortemente a realização de quaisquer visitas às favelas, incluindo na zona sul, ainda que sejam feitas em grupo e acompanhadas por guias, incluídas em programas de agências de turismo locais. Pelo mesmo motivo, desaconselha-se igualmente caminhadas nas trilhas nos morros da cidade, nomeadamente na floresta da Tijuca e na famosa trilha do Corcovado, uma vez que têm sido alvo frequente de assaltos que podem envolver atos de violência.

Na chegada ao aeroporto, recomenda-se recorrer a táxis credenciados, que são mais seguros e cujos serviços podem ser previamente pagos no próprio aeroporto. Na cidade, procurar os táxis dos pontos oficiais.

 

 

 

Transportes no Rio de Janeiro

Aeroportos: - Aeroporto Internacional Tom Jobim: Av. 20 de Janeiro, Galeão, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2133985050; - Aeroporto (doméstico) Santos Dumont: Praça Sem. Salgado Filho, Centro, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2138147070.

Outros

- Rodoviária Novo Rio: Av. Francisco Bicalho, 1, Santo Cristo, Rio de Janeiro – Tel. 0055 2132131800; - Estação de Barcas: Tel. 0055 2108007211012 – www.barcas-sa.com.br. A rede de estradas é razoável,, ainda que algumas estradas secundárias não sejam alcatroadas. Regista-se um alto índice de acidentes. As estradas estão sinalizadas com os limites máximos de velocidade permitidos que variam de acordo com as características da via. Nas áreas urbanas também há limites de velocidades, variáveis. A fiscalização eletrónica é implacável. Na cidade os peões devem ter redobrada atenção, mesmo na travessia de passadeiras.

Contactos úteis:

- Bombeiros: 193;

- Polícia Militar: 190;

- Ambulância: 192;

- Defesa Civil: 199;

- SOS Crianças Desaparecidas: 0055 2123348012 / 8030 – www.fia.rj.gov.br;

- Delegacia da atendimento à Mulher: 0055 2123349859;

- Delegacia de atendimento ao Turista: 0055 2123322924.

 

 

 

Cuidados de saúde no Rio de Janeiro

É aconselhável o consumo de água mineral engarrafada.

Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar (público); Endereço: Praça da República, 111 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-350; Telefone: (21) 3111-2622

- Hospital Municipal Miguel Couto (público)

Endereço: Rua Mario Ribeiro, 117 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22430-160; Telefone: (21) 3111-3746

- Hospital Estadual Getúlio Vargas (público) Endereço: Av. Lobo Júnior, 2293 - Penha Circular, Rio de Janeiro - RJ, 21070-061 Telefone: (21) 2334-7835

- UPA 24h Copacabana (público) Endereço: Rua Siqueira Campos, 129 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-071; Telefone: (21) 2333-9287

- Hospital Copa d'Or (privado) Endereço: Rua Figueiredo de Magalhães, 875 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-011 Telefone: (21) 2545-3600

- Hospital Barra d'Or (privado) Endereço: Av. Ayrton Senna, 3079 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22793-000; Telefone: (21) 2430-3600

- Hospital Samaritano (privado) Endereço: R. Bambina, 98 - Botafogo, Rio de Janeiro – RJ; Telefone: (21) 2537-9722

- Hospital Pró-Cardíaco (privado) Endereço: R. Gen. Polidoro, 192 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22280-000; Telefone: (21) 2527-6060

- Clínica São Vicente (privado) Endereço: R. João Borges, 204 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-100; Telefone: (21) 2529-4422

- Casa de Saúde São José (privado) Endereço: R. Macedo Sobrinho, 21 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22271-080; Telefone:(21) 2538-7626

 

 

Alojamento no Rio de Janeiro

A classificação "pousada" refere-se a um hotel pequeno de nível variado.

 

 

Telecomunicações no Rio de Janeiro

Boa rede telefónica. Os telemóveis portugueses funcionam desde que sejam multi-bandas.

 

 

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

- Endereço: Rua S. Clemente, 424 - Botafogo - CEP 20260-006 Rio de Janeiro RJ

- Telefone: 0055 21 38616450;

- Correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Sítio Internet: www.consuladoportugalrj.org.br;

- Página facebook: www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj

- Horário de atendimento ao público: dias úteis, das 08h00 às 15h30