Férias no Estado de São Paulo

Estado de São Paulo

São Paulo tem a maior e mais diversificada população do Brasil: dos mais de 40 milhões de habitantes, cerca de 3 milhões são imigrantes de 70 diferentes nacionalidades. O estado tem vocação para negócios, mas também é repleto de atrativos culturais, principalmente na capital.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina são algumas das opções culturais da cidade de São Paulo, capital do estado. Sampa, como é conhecida popularmente, também oferece diversão em parques como o do Ibirapuera, feiras em diversos bairros e vida noturna de segunda a segunda.

Consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, a cidade tem restaurantes internacionais de alto padrão e refinadas opções regionais assinadas por chefs brasileiros de renome. Também é famosa por sediar uma das maiores paradas gays do mundo em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, em maio.

Quem visita o estado tem à disposição mais de 5 mil opções de alojamento em 645 cidades diferentes.

A acrescentar a tudo isto há ainda cerca de 620 quilómetros praias lindas, como as do Guarujá e de Ubatuba, São Paulo oferece turismo rural e ecológico em locais como o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Em Ilhabela, conhecida como a Capital da Vela, dezenas de praias e cerca de 400 cachoeiras fazem a alegria dos mergulhadores.

Cidades com clima europeu, como Campos do Jordão e São José dos Campos, além de cavernas e cachoeiras, como as várias de São Luiz do Paraitinga, são outros atrativos do estado.

 

Como chegar ao Estado de São Paulo:

Aeroportos em destaque:

Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos (GRU) - Guarulhos

Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos (VCP) – Campinas

Procura e reserva de Voos

 

 

Onde ficar no Estado de São Paulo:

 

A melhor seleção de alojamento para férias no Estado de São Paulo

banner 320x50 pt

 

 

Os melhores destinos de férias no Estado de São Paulo:

 

São Paulo / Férias em São Paulo

São Paulo

A cidade de São Paulo é gigantesca, com 12 milhões de habitantes a viverem na maior cidade do Hemisfério Sul, e é também a terceira maior cidade das Américas.

Reúne mais de 100 museus, mais de 120 teatros, cerca de 300 salas de cinema, além de inúmeros parques e áreas verdes. É a capital latino-americana de feiras e eventos, e conta com a superestrutura do Parque de Exposições do Anhembi para congressos e convenções.

São Paulo é simplesmente deliciosa e tem fama de oferecer uma das melhores vidas noturnas do planeta. Consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, oferece restaurantes internacionais de alto padrão e refinadas opções regionais assinadas por chefs brasileiros de renome. É considerada a capital da pizza no Brasil, com mais de 6 mil pizzarias espalhadas por todos os bairros.

O Museu de Arte de São Paulo (Masp), tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2003, abriga acervo de mais de 10 mil peças, que inclui arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a Antiguidade até o século 21, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas. A Pinacoteca do Estado, rico museu de artes visuais, recebe importantes exposições internacionais e apresenta valiosos exemplares dos últimos 200 anos da arte brasileira.

Durante o fim-de-semana, um dos programas tradicionais dos paulistanos é ir a uma das feiras livres que acontecem pela cidade. As feiras do Bixiga, da Liberdade e da Praça Benedito Calixto estão entre as mais requisitadas.

Ir ao Parque Ibirapuera é super agradável. Além das áreas para atividades físicas, ciclovias e parquinho, o Parque tem museus, auditórios e planetário, sempre ocupados com intensa programação cultural.

A melhor seleção de alojamento para férias em São Paulo

banner 320x50 pt

 

 

 

Campos do Jordão / Férias em Campos do Jordão

Campos do Jordão

Em plena Serra da Mantiqueira, a 170 km da cidade de São Paulo e aproximadamente a 1.700 metros de altitude, Campos de Jordão, é o município mais alto do Brasil e o mais frio, graças à sua localização.

A arquitetura das edificações tem inspiração de estilo suíço, característico de construções com telhados agudos e caimento íngreme. O badalado centrinho do Capivari, concentra excelentes hotéis, restaurantes, confeitarias e shoppings. Ao seu redor, luxuosas residências lembram chalés e imponentes palacetes de estilo normando.

O clima frio e o ar puro da Serra são comparados aos de Davos Platz, nos Alpes Suíços, e aos de Chamonix, famosa estância francesa. Mas Campos do Jordão tem uma grande vantagem relativamente às estâncias europeias, o seu clima tropical de montanha faz com que o sol esteja presente praticamente o ano todo.

No inverno, a cidade ferve de gente, durante o tradicional Festival Internacional de Inverno, um dos mais importantes festivais de música erudita do Brasil e da América Latina.

Missas entoadas em cantos gregorianos são apresentadas no Mosteiro das Monjas Beneditinas de São João, aberto diariamente para visitação. Ali você ainda pode aproveitar a paz dos belos jardins para um momento de meditação.

O Palácio da Boa Vista, edificação tradicional de Campos do Jordão, abriga hoje um importante cento cultural da cidade.

A natureza que emoldura a cidade é um espetáculo à parte e proporciona agradáveis passeios, como a visita do Horto Florestal, a trilha para a Cachoeira Garalhada, a prática de arvorismo no Parque dos Lagos e a contemplação no maravilhoso Parque Amantikir.

A melhor seleção de alojamento para férias em Campos do Jordão

banner 320x50 pt

 

 

 

Ubatuba / Férias em Ubatuba

Ubatuba

Ubatuba é um resort balnear no litoral norte do estado de São Paulo e fica a cerca de 225 km da capital paulista. De carro ou de moto a partir de São Paulo, sem trânsito, a viagem tem uma duração de cerca de 3 horas.

Ubatuba conta com áreas de preservação, como a Ilha Anchieta e as Praias Brava e Camburi, além de centros de estudos, como o Projeto Tamar, destinado à preservação das tartarugas marinhas presentes na costa brasileira. O Projeto é aberto a visitas e é uma atração perfeita para crianças.

As mais de 100 praias que a cidade oferece proporcionam cenários de rara beleza e paz. A combinação de águas límpidas, areia clara e floresta é um verdadeiro banquete para os sentidos.

A cidade tem praias para todos os públicos. Famílias em geral preferem as tranquilas praias da Domingas Dias e da Enseada. Já a belíssima Praia do Cedro, de difícil acesso e praticamente intocada, é a mais procurada pelos aventureiros e por quem deseja fugir do agito.

Ubatuba é considerada a capital do surf, sendo um dos destinos ideais para praticar a modalidade e tem praias com ondas de todos os tipos, algumas perfeitas para amadores, e outras, para profissionais. A Praia de Perequê Açu, por exemplo, é indicada para quem está começando, e as de Itamambuca e Félix são mais apreciadas por sufistas experientes.

Ubatuba oferece ainda cachoeiras, ilhas onde se pode praticar mergulho e opções de trekking que desbravam praias virgens, fazendas em ruinas e trechos da exuberante Mata Atlântica.

Quanto ao alojamento turístico para férias, Ubatuba oferece boas opções para todos os bolsos. Campings, hostels, pousadas e hotéis estão disponíveis nas praias. Porém, é necessário reservar com antecedência, especialmente se quiser visitar este destino durante o fim-de-semana ou em feriados prolongados.

No século XVI, a região de Ubatuba ficava em território dos Tupinambás, povo indígena que habitava as costas brasileiras, muito temido pelos europeus por conta de seus hábitos antropofágicos. Com o tempo, os Tupinambás foram pacificados e Jordão Homem da Costa, nobre português dos Açores, e mais alguns colonos fundaram o povoado de Ubatuba, em 1637.

A melhor seleção de alojamento para férias em Ubatuba

banner 320x50 pt

 

 

 

Guarujá / Férias em Guarujá

Grarujá

Situada no litoral do estado de São Paulo, a 73 km de distância da capital, Guarujá é conhecida como a Pérola do Atlântico. A cidade dispõe de belas praias, uma infraestrutura moderna, construções históricas, eventos culturais e vários passeios turísticos.

O Guarujá atrai visitantes durante o verão e oferece praias diversificadas, desde urbanizadas até acessíveis por incríveis trilhas.

A Praia do Tombo tem mar agitado e é perfeita para a prática de surfe, sendo palco de vários campeonatos nacionais e internacionais. Já a Praia da Enseada, a maior da região, tem mais de 100 quiosques espalhados na areia e é ideal para a prática de esportes náuticos. A Praia de Pitangueiras possui águas mais tranquilas e claras.

A Praia de Pernambuco é indicada para caiaque, velas, bodyboard e surfe e, na maré alta, ela se encontra com a Praia do Mar Casado, que tem esse nome por causa desse casamento das águas.

As praias do Guarujá também são conhecidas pela pesca artesanal, que pode ser praticada ao longo de sua orla. O principal reduto de pescadores é a Praia do Perequê, com muitas barraquinhas que vendem pescados frescos a bons preços. Veja mais sobre pesca artesanal e ecoturismo pelo Brasil.

Guarujá também é i um destino excelente para passeios de ecoturismo, como caminhadas, ciclismo, rapel e parapente. Para quem gosta de caminhar e ver lindas paisagens, há trilhas de vários níveis que levam a mirantes e praias encantadoras.

Outros passeios interessantes são os das Rotas do Dragão. São percursos com duração de 3 a 9 horas, nos quais você pode conhecer ruínas e fortalezas históricas, feiras de artesanato, comércio popular e o maior aquário de água salgada de América do Sul, o Acqua Mundo.

Guarujá oferece opções de alojamento turístico para todos os bolsos, como hotéis e pousadas localizados tanto no centro como próximos ao mar. A cidade tem ainda boas opções de comércio, com feiras e shoppings. A vida noturna na Praia da Enseada é animada por boates e bares.

A melhor seleção de alojamento para férias em Guarujá

banner 320x50 pt

 

 

 

Santos / Férias em Santos

Santos

A apenas 70 km da capital São Paulo, Santos tem personalidade própria e encanta seus visitantes. A cidade tem títulos importantes, como o maior jardim de orla marítima do mundo.

Em Santos, é possível usufruir de uma única enseada que forma belas praias de águas limpas e ótima infraestrutura. O encantador cartão-postal é emoldurado por canteiros coloridos e por uma grande ciclovia.

O roteiro turístico de Santos vai além de suas praias. É possível voltar um pouco ao passado, embarcar em um bondinho elétrico do século XIX e conhecer o centro histórico da cidade. O local é muito bem conservado e um importante acervo cultural. No passeio, você ainda pode conhecer o Museu do Café Brasileiro, a Casa do Trem Bélico, a Praça Mauá, o Palácio Saturnino de Brito, o Teatro Coliseu e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Outro passeio interessante é a linha turística Conheça Santos, que percorre 25 pontos turísticos. É possível embarcar e desembarcar nas atrações da rota, como o Aquário Municipal, o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube e o Orquidário.

Você pode conhecer também o Museu Pelé, que apresenta a trajetória de Edison Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol. É possível conferir de perto camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus e outros itens do acervo pessoal do atleta, que começou a sua carreira no Santos Futebol Clube. Os amantes do futebol também não podem deixar de visitar a Vila Belmiro.

Para conhecer Santos de uma outra perspectiva e apreciar belezas debaixo d'água, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o lugar ideal. A 45 km da costa e com visibilidade que chega a 30m de profundidade, a Laje é considerada o melhor ponto de mergulho do estado de São Paulo. O local é um verdadeiro santuário ecológico que abriga peixes, tartarugas e um naufrágio artificial com corais e anêmonas.

Você vai se encantar com outras praias próximas. Visite Guarujá, Ilha Bela, Praia Grande e Maresias.

A melhor seleção de alojamento para férias em Santos

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilhabela / Férias em Ilhabela

Ilhabela

No litoral norte do estado de São Paulo, a cerca de 210 km da capital, está Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil. Conhecido também como Capital da Vela, o arquipélago tem 340 km2 de área e cerca de 150 km de costa.

São mais de 40 praias, algumas desertas e outras com total infraestrutura. É possível aproveitar a Vila – como é conhecido o centro histórico de Ilhabela – que reúne restaurantes, sorveterias e lojinhas.

O Parque Estadual de Ilhabela representa 85% do território do arquipélago, o que garante a preservação permanente de um dos últimos e mais belos remanescentes da Mata Atlântica no estado de São Paulo. Além disso, você encontra toda a infraestrutura para atividades esportivas náuticas e terrestres.

A região urbana dispõe de locais confortáveis para hospedagem, diversas praias, shoppings, restaurantes e cafés.

Para os mergulhadores, além de dezenas de praias e cerca de 400 cachoeiras, Ilhabela tem 70 km de costões rochosos virgens, acessíveis pelo mar, que se transformaram em um verdadeiro cemitério de navios.

O sistema de ventos e correntes existentes no canal de São Sebastião, que separa o arquipélago do continente, torna o local uma verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos.

Os lados sul e leste de Ilhabela foram tombados pelo Patrimônio da União, e os passeios ecológicos por lá só podem acontecer acompanhados de guia especializado. Ao norte e a oeste, as praias são mais calmas e próprias para banho. No centro, destacam-se construções coloniais que remontam à época de sua fundação.

A praia e a trilha do Bonete, a Cachoeira do Gato, a Ilha das Cabras, a Baía dos Castelhanos, a Praia do Julião, a Praia do Curral estão entre as atrações mais concorridas.

A melhor seleção de alojamento para férias em Ilhabela

banner 320x50 pt

 

 

 

Aparecida / Férias em Aparecida

Aparecida

Aparecida situa-se a 170 km da cidade de São Paulo e pertence a uma região chamada Vale do Paraíba. A cidade recebeu este nome porque, em 1717, pescadores encontraram no Rio Paraíba do Sul uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A pesca milagrosa era um sinal de que a vocação religiosa da cidade estava sacramentada.

Em 1745, a imagem ganhou uma capela que, em 1888, precisou ser ampliada e se tornou a Matriz Basílica, chamada atualmente de Basílica Velha. A vila também cresceu e se tornou a cidade de Aparecida. Conhecida mundialmente, a cidade recebe anualmente milhões de pessoas, vindas de todos os pontos do Brasil e do exterior para demonstrar sua fé à padroeira do Brasil.

Na cidade existem vários prédios antigos e igrejas que dispõem de infraestrutura para visitas, entre eles o maior templo católico do País, o Santuário Nacional, também chamado de Basílica Nova. Construído em 1955 devido ao número crescente de fiéis, o novo templo é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

A Passarela da Fé interliga a Basílica Velha ao Santuário Nacional. Seu comprimento é de 389 m e seu formato foi projetado em forma de um ‘‘S’’, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O complexo turístico da cidade abrange ainda o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada, o Seminário Missionário Bom Jesus, o Morro do Cruzeiro, com suas esculturas que representam a Via Sacra, e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918.

Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece uma semana após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no mês de outubro, com uma novena festiva no Santuário Nacional de Aparecida.

Durante o Carnaval, a cidade oferece retiros espirituais e atividades para aqueles que também buscam diversão sadia durante as folias de Momo.

A melhor seleção de alojamento para férias em Aparecida

banner 320x50 pt

 

 

 

 

São José dos Campos / Férias em São José dos Campos

São José dos Campos

A melhor seleção de alojamento para férias em São José dos Campos

banner 320x50 pt

 

 

 

Sao Jose do Rio Preto / Férias em Sao Jose do Rio Preto

São José do Rio Preto

A melhor seleção de alojamento para férias em Sao Jose do Rio Preto

banner 320x50 pt

 

 

 

Guarulhos / Férias em Guarulhos

Guarulhos

A melhor seleção de alojamento para férias em Guarulhos

banner 320x50 pt

 

 

 

Ribeirão Preto / Férias em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

A melhor seleção de alojamento para férias em Ribeirão Preto

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Campinas / Férias em Campinas

Campinas

A melhor seleção de alojamento para férias em Campinas

banner 320x50 pt

 

O que fazer no Estado de São Paulo / O que visitar: