Férias em Natal

Natal

Conhecida como a Cidade do Sol, Natal, a Capital do estado do Rio Grande do Norte é um dos principais destinos de férias de praia no Brasil.

Com praias lindíssimas, áreas de dunas de areais brancas e cultura rica e diversificada, Natal oferece aos seus visitantes uma experiência única de lazer e entretenimento.

A cidade tem o nome de Natal porque a 25 de dezembro de 1597 (dia de Natal), o Almirante Antônio da Costa Valente e os seus homens entraram na barra do rio Potengi, depois de várias tentativas frustradas de colonização. A data tornou-se o dia de aniversário da capital do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Como Chegar

Procura e reserva de Voos

O Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves ( NAT) é o principal aeroporto do Estado do Rio Grande do Norte e localiza-se no município de São Gonçalo do Amarante, a 24 quilómetros do centro de Natal e a 36 quilômetros da Praia de Ponta Negra, onde se concentra a maior parte da zona hoteleira da capital.

É o primeiro aeroporto privatizado do país com um terminal com capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros.

Inaugurado a 31 de maio de 2014, substituiu o Aeroporto Internacional Augusto Severo, antigo terminal aeroportuário que servia Natal e estado do Rio Grande do Norte, desativado, após inauguração do Aeroporto Governador Aluízio Alves.

Natal

Ponto de entrada de vários voos internacionais, a cidade foi fundado em 1599, após o a conclusão da construção da Fortaleza dos Reis Magos, feita para impedir que os franceses conquistassem a região dos portugueses. Em 1633, sob domínio holandês passou a chamar-se Nova Amesterdão. Após reconquistada, em 1654, a cidade foi reedificada e, a partir de 1901, com a criação de um Plano Urbanístico da Cidade, Natal começou a desenvolver-se e crescer, tornando-se uma das capitais turísticas do Brasil.

 Natal

 

A cidade tem como municípios limítrofes Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

 

O clima tropical húmido com chuvas no inverno e verão seco, a temperatura média de 26,6ºC.

 Natal

Além de dunas, a região apresenta vegetação da Mata Atlântica, coqueirais e falésias.

Com o fortalecimento da sua economia e do turismo, a cidade passou a apresentar uma excelente qualidade de vida e uma ótima estrutura urbana, destacando-se entre as capitais do Nordeste brasileiro.

A Praia da Ponta Negra, a 12 km do centro, é uma das mais conhecidas de Natal. É nesta praia que se situa o Morro do Careca, uma duna com mais de 100m de altura, paisagem muito conhecida nos cartões-postais da cidade.

A culinária do Rio Grande do Norte é farta: na lista de ingredientes das principais receitas estão carne de sol, camarão, peixe, macaxeira, feijão-verde, arroz de leite e tapioca.

Entre os frutos do mar está o camarão, que até tem um festival anual em Natal, em novembro. A caranguejada, ensopado de caranguejos muito procurado nos restaurantes locais, a tapioca e os sorvetes e picolés de frutas regionais também são algumas das iguarias locais.

O cajueiro de Pirangi é conhecido como o maior do mundo. É uma árvore gigantesca na praia de Pirangi do Norte, 12 km ao sul de Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8.500m², com um perímetro de aproximadamente 500m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra.

Natal tem entre seus monumentos a Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade. O local preserva canhões expostos na parte superior do prédio, capela com poço de água doce e alojamentos.

 

Neste magnifico destino de férias no nordeste brasileiro encontra algumas das mais belas praias do brasil, entre elas Ponta Negra, a sul da cidade, uma das mais animadas e frequentadas.

Com uma população local recetiva aliada a uma excelente estrutura de restaurantes, hotéis e imensas atracões, Natal será certamente um destino de férias que o irá surpreender.

O período de maior procura ou época alta inicia-se em novembro e prolonga-se até ao final do carnaval.

O mês de Julho é outro dos períodos do ano em que a procura de Natal como destino de férias aumenta bastante.

As principais ligações internacionais para este destino turístico brasileiros são o Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves e o Porto Marítimo Internacional de Natal.

 

 

 

Onde Ficar

Não sendo um destino marcantemente vocacionado para turismo de massas, Natal conta com uma interessante oferta de alojamento hoteleiro que vai de encontro a praticamente todo o tipo de interesses e orçamentos.

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Natal

Para pesquisar e reservar Hotéis para as suas férias em Natal, clique aqui!

banner 320x50 pt

 

As Praias

Conjuntamente com o restante património natural, as praias fazem parte das principais razões que levam, ano após ano, imensos turistas a escolherem Natal como destino para as suas férias no Brasil. E são imensas as praias que encontra neste destino brasileiro, sendo a cidade de Natal servida por uma linha de praia com nada mais, nada menos que 10 quilómetros de extensão.

 

Praia de Ponta Negra

Ponta Negra

Situada a 14 quilómetros centro de Natal, a Praia de Ponta Negra é uma das mais belas do Nordeste. Deve o seu nome às pedras escuras ao redor. A faixa litorânea tem cerca de 4 km de extensão e tem bastante movimento, tanto de dia como à noite. É uma praia com excelente infraestrutura turística e concentra grande número de barracas, restaurantes, pousadas e lojas.

Próximo à Via Costeira, a Praia é menos concorrida, reunindo famílias que escolhem esta área pela tranquilidade do mar e tem o mar calmo. No canto direito, o balneário torna-se mais badalado. É onde está o Morro do Careca, uma duna de 120 m que é paisagem conhecida de Natal. À noite, muita gente vai até os bares do Alto da Ponta Negra para aproveitar a vida noturna da cidade.

 

 

Morro do Careca

Morro do Careca

Outra referências de Natal, o Morro do Careca é uma duna com cerca de 120 metros ladeada por vegetação que se situa no extremo sul da praia de Ponta Negra

É uma duna de 120 m margeada por vegetação que se localiza ao extremo sul da praia de Ponta Negra.

 

Areia Preta

 

Localizada após a praia dos Artistas, sua denominação é proveniente de suas falésias de coloração escura.

 

Praia do Meio

Situa-se entre a praia do Forte e a praia dos Artistas. Nos seus limites realiza-se anualmente durante o Réveillon a tradicional Festa de Iemanjá.

 

Praia do Forte

Situa-se nas proximidades da convergência do Rio Potengi com o Oceano Atlântico. Esta praia é protegida por arrecifes que formam piscinas naturais de aguas mornas, excelente lugar para aproveitar o sol e a praia. Em suas imediações foi construída, em 1598, a Fortaleza dos Reis Magos.

 

Praia da Redinha

Redinha

Situa-se no extremo norte de Natal. Antiga vila de pescadores é no Mercado Público da Redinha que há a tradição é comer a famosa “ginga com tapioca”.

 

 

Para além destas praias existem muitas mais que poderá visitar durante as suas férias em Natal:

No litoral sul encontra as seguintes praias:

Cotovelo (15 km), Pirangi (a 22 km) onde poderá visitar o maior cajueiro do mundo e mergulhar nas piscinas naturais, Búzios (23 km.), Tabatinga (26 km.), Camurupim (28 km.), Barreta (32 km.), Malembá (38 km.), Tibau do Sul (73 km) um verdadeiros santuário ecológico com imensos trilhos para percorrer e miradouros, Pipa (82 km), Barra do Cunhaú (85 km) excelente para a prática de kitesurf, Baia Formosa (94 km.) e Sagi (115 km.).

 

Para norte encontra as seguintes praias:

Santa Rita (18 km.), Genipabu (20 km) onde poderá fazer os passeios de buggy e de dromedário nas dunas, Barra do Rio (21 km) onde é ferira a travessia do rio de balsa, Pitangui (25 km) onde se fazem passeios de caíque na lagoa de Pitangui, Jacumã (33 km) (skibunda e aerobunda nas dunas e lagoa), Muriú (36 km.), Maxaranguape (43 km.), Cabo de São Roque (47 km) (árvore do amor), Caraúbas (49 km.), Ponta dos Anéis (52 km.), Maracajau (54 km) onde encontra o parque aquático Manoa e poderá fazer mergulho nos parrachos (Os Parrachos de Maracajau estão inseridos na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais. São barreiras de coral a sete quilômetros da praia de Maracajaú que formam piscinas naturais onde o mar é o mais cristalino e adequado ao mergulho. Ocupam uma área de 13 quilômetros, excelente para mergulhos de snorkel nos corais submersos que, na maré baixa, afloram à superficie.), Pititinga (59 km.), Punaú (65 km.), Rio do Fogo (75 km.), Perobas (78 km.), Touros (96 km), São Miguel do Gostoso (112 km.), Galinhos (160 km.).

Locais como o Parque das Dunas, a Fortaleza dos Reis Magos localizada na Paia do Forte ou o Farol de Mãe Luiza são de visita obrigatória, assim como o Canto do Mangue, um reduto de pescadores Ideal para compra de peixe fresco no Mercado do Peixe.

 

A não perder em Natal:

 

Via Costeira

A Via Costeira, também conhecida como Avenida Senador Dinarte Mariz, é uma importante passarela à beira-mar e uma estrada asfaltada que se estende desde a praia de Ponta Negra, em Natal. É uma das avenidas mais importantes de Natal, com duas pistas em cada sentido e sem semáforos. Ela serpenteia ao longo da costa e é popular entre os visitantes por suas vistas das praias.

Com 12 quilômetros de extensão, sobe pelo litoral de Natal até a Praia do Meio. É limitada de um lado por uma praia isolada repleta de hotéis e, do outro, pela área natural protegida do Parque das Dunas. A Via Costeira conecta todas as praias urbanas de Natal com o centro da cidade, com a Praia da Redinha conectada pela Ponte Newton Navarro. O calçadão da estrada é ótimo para caminhadas e ciclismo, com acesso a diversas praias ao longo do percurso.

 

 

 

Forte dos Reis Magos

O Forte de Reis Magos, em forma de estrela, antecede a fundação de Natal em quase dois anos. Os portugueses começaram a construir o forte em 6 de janeiro de 1598, mesmo dia em que celebraram a Epifania, daí o nome e a forma do forte.

Natal foi fundada 23 meses depois, em 25 de dezembro de 1599, dai o seu nome.

Deixando de lado as considerações religiosas, a decisão de construir o forte na foz do rio Potengi foi puramente estratégica. Localizado em um banco de areia coberto na maré alta e posicionado no ponto mais oriental do Brasil, o Forte de Reis Magos estava em uma posição ideal para defender o continente dos avanços europeus e africanos.

As paredes caiadas de branco e torres do forte foram construídas para durar e no interior encontrará uma capela, um poço, canhões e aposentos dos soldados.

 

Centro Histórico de Natal

Na cidade alta está o Centro Histórico de Natal. Desde as mais antigas igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (1694), do Rosário (1714) e de Santo Antônio (1766), até prédios do séc. XIX em desenho neoclássico, com destaque para o Palácio Potengi, que hoje abriga a Pinacoteca do Estado.

 

Parque das Dunas

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano de todo o Brasil, oferecendo um refúgio na natureza, longe da agitação da vida urbana, tanto para moradores quanto para visitantes. Sua mistura cênica de exuberante floresta tropical e altas dunas de areia dourada criam uma paisagem única.

Caminhadas e exercícios aeróbicos são atividades populares no parque, e um passeio ao longo de uma das muitas trilhas permite avistar as árvores e plantas da área. Existem mais de cinquenta tipos de árvores nativas, muitas das quais estão localizadas no popular Bosque Valentine.

Visitas guiadas são realizadas diariamente para ajudar os visitantes a localizar as diferentes espécies de plantas nativas. A entrada do parque pelo Bosque dos Namorados contém informações sobre atividades e orientações para a área, além de diversas instalações recreativas.

 

 

Centro de Artesanato de Natal

Uma construção histórica que era uma casa de detenção e hoje oferece o trabalho dos artesãos de Natal. Possui uma bela vista para o Forte dos Reis Magos e para as dunas de Genipabu.

 

Genipabu

Genipabu é uma vila de praia conhecida por suas grandes dunas de areia e lagoas de água doce. Existem algumas formas diferentes de explorar as dunas de areia, com níveis de de adrenalina - de passeios de camelo a buggies de areia e sandboard (esquibunda ou skibunda) descendo as dunas quentes e entrando na água fria.

O movimento dos ventos na areia significa que a paisagem de Genipabu está em constante mudança. As areias acumulam-se em dunas que sobem e descem, criando cristas e montes ao longo da costa e, finalmente, mergulhando no mar. Determinadas áreas das dunas são acessíveis apenas por motoristas certificados de buggy, que vão perguntar se você quer o seu passeio “com emoção” ou mais calmo, para determinar o nível de emoção desejado e a forma de condução pelas dunas. Uma paragem junto a lagoas de água doce é uma ótima forma de vencer o calor. Não importa o método de aventura que você escolher, vale a pena ver a paisagem única e a beleza natural da areia e da água de Genipabu.

 

 

 

Parrachos de Maracajaú

Se a cadeia de recifes de coral rasos que enfeitam o lindo litoral arenoso de Natal pudesse ser chamada de um colar, então o Recife de Maracajaú é sua maior e mais bela joia.

Conhecida como Parrachos de Maracajaú, (recife de coral de Maracajau), esta formação de recife complexa cheia de corais, peixes e outras formas de vida marinha, cobre uma área de mais de 15 quilómetros quadrados e fica a cerca de 7 quilómetros da praia de Maracajaú.

É possível mergulhar na área, mas, caso a sua visita coincida com a maré baixa, suas piscinas naturais são rasas o suficiente para um mergulho fabuloso - possivelmente o melhor do Brasil. Flutuar nas águas mornas e límpidas acima de um jardim de coral enquanto dezenas de peixes nadam ao seu redor é uma maneira memorável de passar a tarde.

 

Lagoa de Pitangui

Essa grande piscina natural de água doce é um excelente lugar para descansar e se refrescar do sol, vento, areia e da aventura das praias de Natal. Embora tenha quase cinco metros de profundidade no seu centro, é raso nas bordas, o que o torna um local popular para todos os tipos de nadadores. Suas águas cristalinas o tornam um lugar pitoresco para praticar caiaque, stand up paddle e pescar.

Cercado pelas imponentes dunas de areia da região, é acessível apenas por uma pequena trilha ou de buggy pelas areias. Assim que chegar, existem várias áreas para relaxar, incluindo restaurantes e bares que servem pratos locais e marisco fresco. Se aventura é mais o seu estilo, a aerobunda local (tirolesa sobre as dunas com um mergulho na lagoa) ou skibunda (deslizar pela areia em uma prancha de madeira) são algumas das atividades disponíveis que vão fazer seu coração disparar. Mergulhar entre os peixes pequenos da lagoa é outra opção.

 

 

Barra do Cunhaú

Natal é conhecida pelas suas praias espetaculares e a Barra do Cunhaú não é exceção. Seu oceano de águas cristalinas e areias brancas é apoiado por palmeiras e manguezais - já que a água salgada encontra a água doce na foz do rio Curimatau.

Cunhaú, a pequena vila de pescadores com o mesmo nome, manteve muitos de seus encantos originais, apesar de ter mudado da pesca mais tradicional para a captura da abundante população de camarão nas águas circundantes.

A praia da Barra do Cunhaú tem condições perfeitas para o surf e kitesurf, mas ainda é popular entre os banhistas - principalmente onde os recifes formam piscinas naturais entre a foz dos rios Catú e Curimatau.

 

 

Praia de Pirangui

Esta longa praia de areia branca fora de Natal é dividida em duas partes pelo rio Pirangi, criando as áreas Pirangi Norte e Pirangi Sul. Suas águas calmas e azul-turquesa a tornam popular para natação e para desportos aquáticos como surf e mergulho.

 

 

Praia da PipaPraia da Pipa

A 82 quilómetros de Natal, a Praia da Pipa, destino de férias bastante popular no município de Tibau do Sul e um dos locais que recomendados uma visita pormenorizada.

A Praia da Pipa é uma das mais belas do Brasil, algo que não constitui qualquer novidade, não fosse Pipa um dos destinos de férias de Praia mais populares do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Ao aproximar-se de Pipa, no alto das falésias, qualquer visitante sabe está no lugar certo. Disfrute das praias, das piscinas dos recifes, das ondas, das baladas noturnas, dos bares e restaurantes. Aproveite do nascer do sol até o sol voltar a nascer!

 Pipa

Habitat de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa caracteriza-se pela água clara e quente, extensos coqueirais, piscinas e os miradouros naturais, imponentes arribas ainda cobertas pela Floresta Atlântica, dunas muito alvas, enseadas e despenhadeiros.

Situada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte e eleita pelo Guia Quatro Rodas como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 por causa dos amantes do surf. Pode fazer-se de tudo: passeios de barco, de buggy, de caiaque ou a cavalo, passeios e rally pelas picadas da Floresta Atlântica.

 

Praia do Madeiro

Escondida pelas falésias, fica a Baía dos Golfinhos, um paraíso de águas calmas, visual de natureza praticamente intocada.

 

Hotéis em Pipa!

Hotéis em Tibau do Sul!

Praia de Formosa ou Baia Formosa

Rodeada por falésias e dunas, Baía Formosa, a 93 km de Natal, é uma praia que só agora começa a ser descoberta pelos turistas que procuram tranquilidade e natureza. Do alto da falésia, o visual dos barcos dos pescadores ancorados na baía é a sua marca registada. Mais ao sul, com suas ondas fortes em alguns trechos, a praia é ideal para a prática do surfe. A região tem a Mata Estrela, uma área de 2.365 ha do que restou da Mata Atlântica, que se tornou Reserva Particular do Património Natural. Acesso controlado. No interior da reserva está a lagoa Coca-Cola.

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda