As melhores coisas para fazer em Antígua e Barbuda

Antígua e Barbuda

Pode-se afirmar com toda a certeza que Antígua e Barbuda é um dos destinos com mais praias do Caribe. Diz-se, inclusive que a irresistível dupla de ilhas Antígua e Barbuda tem um trecho de areia e praia para todos os dias do ano! E, embora ninguém saiba ao certo se a contagem é precisa (duvidamos que alguém tenha verificado e contabilizado todas as praias), não há dúvida de que algumas das pequenas enseadas e enseadas estão entre as mais bonitas do mundo.

Desde o extenso areal de praia de 28 quilómetros, na longínqua Barbuda, até os confins isolados da Rendezvous Bay, com imensos pontos de banhos de sol com palmeiras e oportunidades de mergulho ao longo do caminho, são imensas as opções de areais para passar algum tempo a usufruir do excelente clima do Caribe em Antígua e Barbuda, mas estas ilhas são mais do que apenas mar e areia; existem imensas histórias e muita aventura também.

Os visitantes podem conferir de tudo, desde recifes ce coral repletos de raias até fortalezas inglesas em ruínas, ver onde as fragatas navais teriam atracado nos anos 1700 e admirar os colossais rochedos esculpidos ao longo do litoral.

Nelson’s Dockyard – Docas Navais de Antíqua

Nelson’s Dockyard

As Docas Navais de Antigua também chamadas de Docas de Nelson é um Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Faz parte do Parque Nacional das Docas de Nelson, que também contem a Clarence House e Shirley Heights. Possui o nome de Docas de Nelson em homenagem ao Almirante Horatio Nelson, que viveu na região entre 1784 e 1787. Hoje sedia várias competições de vela como a Antigua Sailing Week e a Antigua Charter Yacht Meeting. Hoje é um dos locais mais visitados pelos turistas.

Por mais de 250 anos, navios de todas as formas e tamanhos flutuam nas águas das Docas de Nelson, desde as antigas fragatas das forças britânicas coloniais nos anos 1700, até os iates brancos reluzentes que hoje se erguem da Baía de Freeman.

A jóia histórica indiscutível de Antígua e Barbuda como um todo, o local é desde 2016 uma atração inscrita como Património Mundial da UNESCO.

Consiste num grupo de construções e estruturas navais, encerradas por uma muralha. O ambiente natural deste lado da ilha, com suas baías profundas e estreitas, cercadas por montanhas, oferecia abrigo para furacões e era ideal para o reparo de navios. A construção das docas pela Marinha inglesa não seria possível sem o trabalho de gerações de escravos africanos desde o fim do século XVIII. O seu objetivo era proteger os interesses dos plantadores de cana-de-açúcar numa época em que os europeus competiam pelo controle do Leste caribenho

Stingray City

Stingray City

Um visita a Stingray City é sinónimo de uma experiência única e inesquecível em Antígua e Barbuda.

Continuamente classificado como uma das principais coisas a fazer em Antígua, Stingray City  situa-se entre os recifes baixos ao norte da cidade de Willikies.

Os viajantes começam o dia com aulas introdutórias sobre como lidar com as raias antes de mergulhar nas águas rasas e juntar-se às raias numa incrível sessão de snorkeling.

É a experiência perfeita para quem quer se aproximar da curiosa vida marinha da região.

Miradouro de Shirley Heights

Antígua e Barbuda

Situado a cerca de 500 pés acima das ondas do English Harbour situa-se o cume da icónica Shirley Heights - o ponto de observação mais popular da ilha.

Caminhos sinuosos ao longo das colinas cobertas de matagal fora da cidade são o que leva os viajantes até aqui, e a humilde taxa de entrada está incluída no preço dos ingressos para o Dockyard de Nelson.

As vistas são realmente tudo o que devem ser, com o azul profundo do Caribe dando lugar à silhueta acidentada da montanha de Montserrat, em Guadalupe, a sudoeste, e às ondulações interiores de Antígua brilhando em tons de esmeralda.

Plantação Histórica de Betty's Hope

Betty’s Hope

Fundada na década de 1650, após os primeiros colonos ingleses terem descoberto que os solos férteis de Antígua eram perfeitos para o cultivo de cana-de-açúcar, a plantação histórica conhecida como Betty's Hope agora é um lembrete da longa história da escravidãonas ilhas.

Hoje, o local foi restaurado para mostrar alguns dos moinhos de vento originais que foram usados ​​para esmagar a colheita e extrair o suco, enquanto outras escavações desenterraram a destilaria de rum no local e os quartéis de escravos.

Um centro de visitantes no local também mostra uma coleção de ferramentas originais usadas no processo de produção.

Passeio num Veleiro em Antígua e Barbuda

Passeio de Veleiro

Antígua e Barbuda são aclamadas como duas das grandes mecas da vela na região do Caribe.

Área onde os confiáveis ​​ventos alísios são uma presença frequente que outrora trouxeram caravelas espanholas e frotas navais inglesas cá do outro lado do Atlântico, o arquipélago é uma ótima opção para quem está a iniciar-se na vela.

Existem inúmeras oportunidades de passeios em veleiros, com tudo, desde aluguéis curtos de um dia a longas férias a bordo de um veleiro.

Em abril, a famosa Oyster Regatta e a Classic Yacht Regatta atraem enormes multidões de marinheiros, para que você possa ter certeza de que nunca estará sozinho nas ondas!

 

 

Devil’s Bridge / Ponte do Diabo

Devil’s Bridge

Situado na Costa leste de Antígua, Devil's Bridge é uma maravilha geológica de tirar o fôlego.

Corroída pelo contínuo ataque das ondas, é famosa por sua aparência escarpada e pela maneira como as ondas quebram dramaticamente, irrompendo como gêiseres contra as rochas e bolhas ao longo do Indian Town Point.

O local também está mergulhado em histórias assustadoras, e os habitantes locais (especialmente os mais velhos) o conhecem como o lugar onde os escravos fugidos iriam cometer suicídio!

 

Rendezvous Bay

 Rendezvous Bay

Escondida das estradas e cidades de Antígua por uma pitada de dunas de areia verde e colinas cobertas de videiras, Rendezvous Bay certamente não é a praia de acesso mais fácil da ilha, no entanto é no difícil acesso que reside a sua beleza.

Quase sempre vazio e isolado, o local só pode ser alcançado após uma caminhada de 30 minutos nos arredores da cidade de Falmouth.

Areias vazias cercam um mar azul-celeste nas encostas das colinas e a brisa salgada do mar dá o toque especial ao cenário de sonho.

Existem alguns operadores turísticos que oferecem passeios organizados para Rendezvous Bay, uma opção perfeita caso goste de um pouco de companhia ao longo do percurso.

 

 

Bumpkins

Bumpkins

Perdido entre as rochas e os jardins verdes de Pigeon Point Beach, no lado oposto do promontório, a partir de English Harbour, Bumpkins é um ótimo lugar para passar uma noite com boa comida e bebida local no lado sul da Ilha de Antígua. Servindo uma mistura de ceviche de frutos do mar do Caribe e frango assado no fogo (literalmente assado no fogo!)

Nas noites de sexta-feira, uma trupe de reggae assume o controle, e as vistas do pôr-do-sol em Deep Bay são simplesmente perfeitas!

 

17-mile Beach

17-mile Beach

Situada na ilha intocada ilha de Barbuda, 17 mile beach é simplesmente imperdível. 17 Mile Beach situa-se ao longo do litoral ocidental de Barbuda, apoiada por manchas de ervas marinhas e dunas de areia, e separada de Codrington pelas águas de uma lagoa salobra.

Quase sempre vazia, 17 mile beach é o local ideal para passar um dia descontraído, uma escolha perfeita para adeptos de praia e ideal para belas e saudáveis caminhadas à beira-mar.

 

Frigate Bird Sanctuary

Frigate Bird Sanctuary

No extremo norte da 17 mile beach situa-se o Santuário de Pássaros Fragatas; um vasto enclave de exuberantes manguezais e pântanos de lama, baías salobras e cursos de água que abrigam talvez o maior grupo de fragatas do mundo. É isso mesmo, esta pequena área de terra na Barbuda não pisada é o local ideal para procurar os curiosos pássaros de garganta vermelha que berram e incham com suas estranhas e maravilhosas exibições de acasalamento durante dezembro e janeiro. Há também pelicanos e grande quantidade de pássaros marinhos, enquanto as paisagens são deslumbrantes, marcando o extremo do protegido Parque Nacional da Lagoa Codrington.

 

Valley Church Beach

Valley Church Beach

Das 365 lendárias praias de Antígua e Barbuda, esta estreita faixa de areia brilhante e macia que confina as águas da baía de Lignum Vitae é talvez a mais única.

De visita obrigatória para para qualquer dedicado amante de praia, a Valley Church Beach situa-se ao sul de Jolly Harbour.

Situa-se num cenário de dunas crescentes e manguezais negros e é emoldurada por colinas perfeitamente formadas ao norte e ao sul e, para quem se apaixona pela Valley Church, existem cabanas e pousadas a poucos passos da praia!

 

 

Galeria de Arte Zemi

 Zemi Art Gallery

Zemi é uma pequena e acolhedora galeria de arte situada entre as casas de tijolos de Redcliffe Quay, em St. John.

Apresentando uma mistura de pinturas, artesanato, bugigangas e criações coloridas do Caribe, é o lugar perfeito para ter uma idéia do caráter artístico dos ilhéus de Antígua.

As várias obras retratam as enseadas e praias que revestem a costa tropical daqui, enquanto as bacias de madeira pintada (feitas a partir da cabaça nativa) e as esculturas são incrustadas com conchas de búzios, decoradas com um caleidoscópio de padrões, ou criadas a partir de materiais encontrados areias. Além disso, os proprietários estão sempre sorrindo e adoram conversar sobre sua herança local!

 

 

Fort Barrington

Fort Barrington

Coroando o topo dos penhascos e rochas a oeste de St. John's, os baluartes históricos e as crenulações de Fort Barrington foram erguidos pela primeira vez pelos britânicos na década de 1770.

Seu trabalho era comandar os canais de água que entravam e saíam de Deep Bay, para se defender de ataques de piratas e outras potências coloniais.

Hoje, estão em ruínas, mas oferecem um vislumbre assustador das histórias profundas dessas duas ilhas.

Os viajantes podem chegar aqui facilmente das areias de Deep Bay Beach ou Yepton e tecer entre os canhões enferrujados para obter vistas deslumbrantes do vulcão de Montserrat sobre a água!

 

 

Redcliffe Quay

Redcliffe Quay

Talvez a área mais sofisticada de Antígua e Barbuda, o Redcliffe Quay abriga uma mistura de galerias de arte independentes e lojas de bugigangas, vendedores de lembranças, butiques de roupas e fabricantes de cerâmica.

Além da mencionada Galeria Zemi, há artistas como a Caribbean Magic Wallet (que vende roupas da ilha inspiradas no reggae), Vera Pelle (com uma variedade de bolsas italianas sob medida e super elegantes) e Rasta Pasta (onde uma fusão de vermelho, amarelo e verde impregnam tudo, desde os chapéus com sabor da Jamaica até as pulseiras Rasta!).

 

 

 

Heritage Quay

Heritage Quay

 

 

Pillars of Hercules

Pillars of Hercules

Saindo das águas onde English Harbour dá lugar à Baía de Freeman, logo abaixo dos miradouros panorâmicos e restaurantes de churrasco de Shirley Heights, esta imponente parede de falésias sinuosas é certamente uma das formações rochosas mais impressionantes do Caribe.

Surgem no alto de alguns pontos populares de mergulho e vela, parecendo cinzelados e esculpidos com suas inúmeras fendas e alcovas.

O final do dia é uma das melhores alturas para visitar o local, altura em que o sol lança um brilho amarelo profundo sobre a pedra antes de se pôr no oeste.

 

 

Fort James

Fort James

 

 

St. John's Anglican Cathedral (St. John the Divine)

St. John's Anglican Cathedral (St. John the Divine)