Parque Nacional Vulcão Arenal

Parque Nacional Vulcão Arenal

Nada mais, nada menos que o mais famoso Parque Nacional da Costa Rica, que abriga o majestoso e ainda escaldante Vulcão Arenal, um dos 10 vulcões mais ativos do mundo.

O parque Nacional do Arenal compreende ainda 16 reservas naturais e uma dezena de fantásticas zonas ecológicas diferentes, prova da incrível biodiversidade da Costa Rica.

O vulcão Arenal está situado na Costa Rica, na província de Alajuela, com uma altitude de 1670 metros.

Parque Nacional Vulcão Arenal

A cratera de 140 metros de largura do Arenal estava adormecida há séculos, até sua erupção catastrófica em 1968. A sua erupção mais recente ocorreu em 1998.

Era considerado extinto até que em 29 de julho de 1968,entrou em erupção depois de 400 anos de inatividade, soterrando algumas das aldeias que existiam ao longo das suas enconstas.

 


 Parque Nacional Vulcão Arenal

Desde sua última erupção, o vulcão emite de forma constante gases e vapores de água, com algumas explosões com emissão de materiais piroclásticos(fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar pela erupção de um vulcão).

Aqui a paisagem e toda a vegetação ao longo da base do vulcão é das mais belas e intocáveis que vimos aos longo de toda a viagem ao longo da Costa Rica.

A visita ao Parque Nacional revela um cume ativo coberto com fluxos de lava vermelho e blocos de cinzas. Como seria de esperar, é um espetáculo emocionante e inesquecível, especialmente se você fizer uma visita durante a noite.

 Parque Nacional Vulcão Arenal

A combinação da vegetação cerrada de cor verde que cobre as rochas de cor escura formadas pela lava do arenal é única.

 Vulcão Chato

A sul do Arenal o Vulcão Chato, um vulcão que tem uma altura de 1.140 metros e está inativo com a sua cratera a dar lugar a uma espetacular lagoa. Daqui seguimos para a base deste vulcão inativo para visitar outra atração imperdível da província de Alajuela, a Catarata do Rio Fortuna, uma das mais espetaculares cataratas da Costa Rica, situadas a cerca de 5 quilómetros do Vulcão Arenal.

Catarata Rio Fortuna

Catarata Rio Fortuna

Catarata Rio Fortuna

A não perder no Parque nacional do Vulcão Arenal as Pontes Suspensas do Arenal e o famoso Lago Arenal.

Como chegar ao Parque Nacional do Vulcão Arenal: Desde San José, tome a estrada Interamericana até o oeste com destino a San Ramón. Logo siga a estrada ao norte através de Os Anjos, A Tigra e Chachagua até A Fortuna daí tomar a rota 142, 17 km até Tilarán uma vez que chega ao posto da Policia Turística se desvia 2 km até o sul.

 

Pontes Suspensas do Arenal

Enquanto que os passeios de tirolesa que o levam através das copas das árvores a uma velocidade alucinante têm o seu próprio encanto, existem outras formas mais tranquilas de apreciar a maravilhosa natureza da Costa Rica. A maioria dos turistas não sabe, mas a vida da floresta tropical acontece mais no topo dela, no dossel da floresta cheia de luz solar e oportunidades.

A maioria das aves, macacos, tamanduás, preguiças, cobras e anfíbios da Costa Rica passam a maior parte das suas vidas nas copas das árvores, longe das câmaras dos fotógrafos amadores e o segredo para ver estas criaturas (e fazer as melhores fotos) é subir também às árvores.

São 16 as pontes suspensas do Arenal, elegantemente erguidas - algumas delas suspensas sobre altos desfiladeiros e outras atravessando grandes áreas - que revestem os caminhos sinuosos, alcançando um total de 2,6 km ao longo das paisagens íngremes.

 

 

Lago Arenal

Cobrindo quase 86 quilômetros quadrados e atingindo profundidades de 60 metros, o Lago Arenal é o maior lago da Costa Rica, e é também um dos seus recursos naturais mais pitorescos, uma extensão cintilante de água azul ao oeste do poderoso Vulcão Arenal.

Outrora uma pequena lagoa de cratera dentro dos limites do Parque Nacional do Vulcão Arenal, o lago foi ampliado em 1979 e agora funciona como uma barragem hidroelétrica que fornece até 12% da eletricidade da Costa Rica.

O grande lago é também uma área recreativa popular com ventos constantes que o tornam o ambiente ideal para velejar e praticar windsurf, e uma abundância de peixes atrai aqueles que gostam de uma boa pescaria. Os visitantes também podem cruzar o lago de barco ou caiaque; ver colibris, quetzais, antas e onças-pintadas no Parque Nacional do Vulcão Arenal, desfrutar de caminhadas, passear a cavalo ou de bicicleta através da floresta tropical.

 

Hotéis na Costa Rica

EasyCookieInfo

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 252 visitantes e 0 membros em linha