As incríveis quedas de água da Costa Rica

La Paz

Situada numa estreita faixa de terra entre a Nicarágua ao norte e o Panamá ao sul, a Costa Rica é lar de intermináveis trechos de florestas tropicais virgens, uma extensa linha litoral que cobre o mar do caribe e o oceano pacífico e claro, algumas das mais espetaculares quedas de água do mundo.

Com uma população de quase cinco milhões de habitantes, a sua incrível geografia, história e beleza natural tornaram-se pontos críticos para aqueles que buscam um destino único e especial para visitar numas férias de uma, duas ou mais semanas.

Deixamos aqui algumas das mais belas e espetaculares quedas de água da Costa Rica.

 

Quedas de Água “The Diamante”

Queda de Água Diamante

Outras das grandes atrações naturais da Costa Rica são as fabulosas quedas de água. Se estas atrações são a razão da sua visita à Costa Rica, porque não iniciar a sua visita com as mais altas e majestosas quedas de água, as Quedas de Água Diamante.

Os quase 183 metros de altura fazem com que dificilmente estas quedas de água passem despercebidas no local, no entanto, apesar de toda a espetacularidade das mesmas e do belo cenário envolvente, as Quedas de água Diamante não figuram na maior parte dos itineraries pela dificuldade em encontrá-las.

Situam-se perto da pequena aldeia de Las Tumbas e estão numa propriedade privada; para aqueles que não estão familiarizados com a área e com o idioma, encontrá-las pode ser uma tarefa bastante árdua, pelo que o melhor mesmo é contratar um guia na cidade de Dominical, que fica a apenas meia hora de distância.

 

 

 

 

Quedas de Água Nauyaca, Costa Rica

Nauyaca

Dividida em duas camadas distintas - a primeira delas é de cerca de 50 metros e a segunda de 70 metros - as Quedas de água Nauyaca são uma atração importante para exploradores locais e internacionais e figuram entre as quedas de água mais incríveis da Costa Rica, não só pela sua beleza única, como também pelo facto de serem duas em uma.

Estas quedas de água são também das melhores para nadar, graças à enorme piscina natural na parte inferior que é bastante larga, profunda e surpreendentemente refrescante.

Localizado a cusrta distância da cidade costeira de Dominical, na costa do Pacífico, as Quedas de Nauyaca são de visita obrigatória. Poderá, caso prefira, optar por um passeio guiado ou mesmo um passeio a cavalo.

 

 

 

 

Quedas de Água Savegre, Costa Rica

Savegre

Localizadas perto do Parque Nacional Los Quetzales e San Gerardo de Dota, dois locais de visita imperdível, as Quedas de Savegre situam-se no Rio Savegre, em terras altas tropicais, ideais para caminhadas, observação e aves e pesca.

 

 

 

 

Quedas de Água La Paz, Costa Rica

La Paz

Conhecida localmente como a "Cachoeira da Paz", pode não haver um lugar mais tranquilo para passar uma tarde, e há algumas outras quedas de água bastante interessantes situadas no trilho que se estende ao longo de mais de 3 quilómetros.

As Quedas de água de La Paz estão localizadas no interior da Costa Rica, não muito longe da cidade de Alajuela e do Vulcão Poas, no Rio La Paz, Jardins da Cascata de La Paz, um destino popular para os amantes da flora e fauna exóticas da região.

As quedas caem cerca de 120 pés antes de mergulhar na piscina abaixo numa mistura dramática de água e espuma. As Quedas de Água La Paz encontram-se no interior de uma propriedade privada, pelo que organizar uma visita guiada na cidade pode ser a melhor opção.

 

 

 

 

Quedas de Água Los Chorros, Costa Rica

Los Chorros

Situadas perto das pequenas localidades de Tacares e Grecia, as Quedas de Água Los Churros estão localizados num parque municipal com o mesmo nome. Em espanhol, Los Churros significa "Os Jatos", que se refere ao poder com o qual as águas escorrem para a piscina abaixo.

A Queda de Água Los Chorros é uma das cascatas mais acessíveis e visitadas da Costa Rica, um país onde quedas de água é algo que não falta.

Em pleno Rio Chorros as quedas de água têm quase 150 metros de altura e são um destino preferido para escalada, recebendo imensos corajosos aventureiros que escalam as rochas em redor da queda de água, descendo posteriormente em rapel.

Existe uma taxa de admissão no Parque.

 

 

 

 

Quedas de Água Montezuma, Costa Rica

Montezuma

Formada por três níveis, as Quedas de água de Montezuma são uma das quedas de água de mais fácil acesso na Costa Rica, o que faz delas um destino muito popular e bastante concorrido.

Apenas a uma curta distância de Montezuma, estas quedas de água, apenas a pouco mais de 10 minutos, a pé, do centro da localidade, estão na lista das mais incriveis cascatas da Costa Rica e é tão fácil de encontra-las que qualquer habitante local lhe dirá ou mesmo mostrará, como aqui chegar.

O primeiro dos três níveis é o mais acessível e tem uma piscina pitoresca na qual você provavelmente desejará dar um mergulho. Os outros níveis também podem ser alcançados, mas chegar até eles pode ser algo perigoso.

 

 

 

 

Quedas de Água Rio Celeste, Costa Rica

Rio Celeste

Um dos destinos favoritos devido ao azul hipnotizante que chega a tocar o irreal, as imponentes quedas de água do Rio Celeste, elevando-se a cerca de 100 metros de altura, com a sua piscina natural bastante convidativa, tornam este local numa das atrações turísticas de eleição na Costa Rica. 

 Localizadas perto do Parque Nacional do Vulcão Tenório e das Áreas de Conservação Arenal Tilaran, as áreas ao redor oferecem uma excelente oportunidade para visitar várias atrações imperdíveis.

O trilho principal para as cataratas tem apenas 1,6 km de extensão e é fácil de fazer por conta própria, embora as visitas guiadas estejam disponíveis se você desejar ter a tranquilidade de estar com um profissional.

Tenha em mente que durante a estação chuvosa - geralmente de março a dezembro - as águas podem se tornar num castanho - lamacento, por isso, a melhor altura para visitar as Cascatas do Rio Celeste é durante a estação seca.

 

 

 

 

Quedas de Água Bajos del Toro, Costa Rica

Bajos del Toro

Localizadas na província de Alajuela, no norte da Costa Rica, as quedas de Bajos del Toro são alimentadas pela água da chuva coletada dentro do vulcão Poas. Com quase 300 metros de altura, as quedas são majestosas e a área tem seu próprio microclima que atrai pássaros e insetos exóticos.

Os visitantes das cataratas usavam palavras como tirar o fôlego, inesquecíveis e hipnotizantes para descrever suas experiências aqui; há até um restaurante no local.

Em virtude das tempestades, que podem parecer do nada como por mágica, deverá prevenir-se e trazer consigo uma capa de chuva, chapéu e um velho par de botas ou sapatos, pois eles ficarão molhados e sujos.

Se preferir não comer no restaurante, traga um lanche e aproveite para fazer um piquenique num dos muitos pontos cénicos ao longo das trilhas.

 

 

 

 

Quedas de Água La Fortuna, Costa Rica

La Fortuna

Com quase 250 metros, as Quedas de água La Fortuna estão localizadas no Rio La Fortuna, a cerca de cinco quilômetros da cidade de La Fortuna. É cobrada uma taxa de entrada no parque, da qual parte se destina à manutenção deste incrível local.

As quedas são acessíveis por uma trilha íngreme que serpenteia quase 2.000 metros antes de acabar na base da cascata.

Dependendo das condições, a caminhada pode levar até meia hora e pode ser complicada nalguns pontos.

As quedas de água podem facilmente ficar apinhadas de visitantes durante a época alta pelo que, caso o seu planeamento o permita, aproveita para fazer a sua visita durante a semana, no início da manhã ou à tarde.

 

 

 

 

Quedas de Água La Cangreja, Costa Rica

La Cangreja

Conhecidas como "O Caranguejo", as cascatas de La Cangreja são talvez as mais incríveis da Costa Rica, mas, por sorte, não são um destino turístico popular.

As quedas estão localizadas perto do Parque Nacional Rincon de la Vieja, na província de Guanacaste, no noroeste da Costa Rica.

Com quase 140 metros de altura, as quedas caem sobre a borda da rocha acima em uma piscina natural de tons de azul-oceano.

Cercada por vegetação tropical, pedras dramáticas e imponentes árvores da selva, todo o cenário parece algo irreal.

A trilha que leva às cataratas tem cerca de 5 quilômetros de extensão e a viagem de ida e volta não deve demorar mais do que algumas horas, embora você queira aproveitar o tempo e aproveitar o esplendor ao redor.

 

 

 

 

Quedas de Água Llanos de Cortez, Costa Rica

llanos de Cortez

Elevando-se a cerca de 10 metros de altura, as quedas em Llanos de Cortez podem não ser as maiores na Costa Rica, mas o que lhes falta em tamanho é mais do que compensado em beleza.

Também localizada na província de Guanacaste, perto de Bagaces e Libéria, as quedas são um pouco remotas, mas uma vez no local, há apenas 15 minutos a pé do estacionamento até as cataratas.

Localizado a cerca de cinco quilômetros a oeste de Bagaces na Rodovia 1, o desvio para as quedas é marcado com um sinal que é facilmente perdido, por isso mantenha deverá seguir na estrada com a máxima atenção.

Guias de turismo estão disponíveis nas cidades próximas, e há uma pequena taxa para entrar no parque.

 

 

 

 

Quedas de Água San Luis, Costa Rica

San Luis

Localizadas na Reserva da Floresta Nublada de Monteverde, ao longo das Montanhas Tilaran, entre as províncias de Puntarenas e Alajuela, essas quedas caem de quase 30 metros de altura  e são cercadas por algumas das florestas mais intocadas do país.

Lar de muitos répteis, pássaros exoticos e plantas raras, este trecho de floresta virgem e seus habitantes é algo de único e especial que deve ser explorado ao pormenor.