Parque Nacional Palo Verde, Costa Rica

Parque Nacional Palo Verde

O Parque Nacional Palo Verde faz parte da Área de Conservação Tempisque, que contém grande parte da área do vale do rio Tempisque e ocupa uma área de 45.492 hectares na província de Guanacaste, 30 km a oeste de Canas.

A região circundante é constituída principalmente de florestas tropicais secas, e o Parque concentra-se na conservação de várzeas vitais, pântanos, cristas de calcário e poças sazonais da invasão da civilização que colocava em risco a ecologia da área.

 

O parque tem uma estação de guardas florestais que abre para os visitantes das 8 da manhã ao anoitecer. Há também uma Estação Biológica no site operada pela Organização de Estudos Tropicais.

Uma característica importante do parque é a densidade e variedade das espécies de aves, um fator importante na criação da reserva, devido em parte à sua ecologia diversificada, com 15 diferentes zonas topográficas, de florestas sempre verdes a manguezais. Os pássaros vistos regularmente no parque incluem grandes mutuns, araras vermelhas, íbis brancos, colhereiros, anhingas, jabírus e cegonhas da madeira, entre muitos outros.

Durante a estação seca, a água é escassa em outras partes do país. Devido a isso, muitas aves migram para o parque e sua bacia hidrográfica. A Ilha Parajos, localizada no meio do rio Tempisque, costuma ser um ótimo lugar para avistar pássaros. Esta ilha é o maior local de nidificação das garças-noturnas de coroação negra na Costa Rica.

O parque protege um dos ecossistemas mais ameaçados. É uma das últimas florestas tropicais secas que já cobriram a maior parte da América Central. As florestas tropicais secas agora existem em menos de 0,1% de seu tamanho original e são consideradas os ecossistemas mais ameaçados nos trópicos.

O Parque Nacional de Palo Verde foi declarado um Refúgio de Vida Silvestre durante a década de 1970, porque mais de 60 espécies diferentes de aves usaram a lagoa, ou terra úmida, como um ponto de paragem migratória.

Mais tarde o parque foi declarado parque nacional e operado sob a agência governamental chamada MINAE, Ministério da Energia e Meio Ambiente. Na década de 1990, o parque foi colocado na lista RAMSAR de zonas úmidas de Importância Internacional e também no Registro de Montreux.

Palo verde

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 66 visitantes e 0 membros em linha