Férias em Alor Setar, Malásia

 Alor Setar

Situada no noroeste da Malásia Peninsular, Alor Setar, capital do estado de Kedah é algo ofuscada em termos de popularidade pela popular Ilha de Lagkawi, recebendo poucos visitantes.

Consequentemente, Alor Setar é algo tranquila em termos turísticos com os poucos visitantes estrangeiros a encontrarem aqui uma cidade cosmopolita cercada por infindáveis ​​campos de arroz, uma mesquita de beleza única, a Mesquita de Zahir, entre os melhores exemplos da arquitetura islâmica da Malásia, e as tradicionais casas de comércio que permanecem inalteradas com o passar de gerações.

A icônica Torre Alor Setar com o seu aspeto de nave espacial domina o centro da cidade. O forte mais antigo do norte da Malásia e um museu dedicado ao arroz ficam a uma curta distância de carro da capital.

Alor Setar é uma cidade cosmopolita bastante agradável onde cada atração surpreende o visitante. Vale a pena passar aqui algum tempo e explorar ao pormenor esta cidade, nem que seja para fugir um pouco dos roteiros turísticos entre Penang e Langkawi.

Daixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer em Alor Setar.

 

 

 

Visita à Mesquita de Zahir, a mesquita mais impressionante da Malásia

Zahir Mosque

A Mesquita de Zahir em Dataran Alor Setar (a praça central da cidade) está entre as mais belas mesquitas da Malásia.

A estrutura mourisca de cinco cúpulas exibe entalhes intrincados cobrindo sua fachada branca. Mosaicos azuis ficam acima da entrada. Caligrafia árabe decora as paredes. Jardins bem cuidados complementam os detalhes externos, criando um dos pontos mais fotogênicos de Alor Setar.

A mesquita de Zahir também tem um papel histórico. Sua localização exata marca a visão onde guerreiros de Kedah lutaram para defender sua terra natal contra os siameses no século XIX.

Hoje é um marco da cidade.

 

 

 

Coroações reais e casamentos em Alor Setar

Royal Hall

Em frente à mesquita Zahir situa-se o Royal Hall, local onde já foram realizados eventos reais organizados pelo sultão de Kedah, incluindo casamentos reais, eventos oficiais e coroações.

O sultão de Kedah encomendou um salão de madeira em 1735. Quando os invasores o destruíram, o sultão reconstruiu em uma escala maior.

O Royal Hall de hoje, ou Balai Besar em Bahasa, tem um toque tradicional elevado. Um telhado de formato triangular fica acima de uma espaçosa varanda inferior. Duas escadas sinuosas conectam o piso térreo ao ar livre com os níveis superiores.

 

 

 

Torre do relógio de Alor Setar

Torre do relógio

A Torre do Relógio Big (Menara Jam Besar) em Dataran Alor Setar está entre as mais belas torres de relógio da Malásia.

Quando foi inaugurada em 1900, a torre do relógio realizou dois propósitos. Mostrou a hora, e o muezim da mesquita adjacente de Zahir tocava os sinos durante os tempos de oração.

Atualmente, a torre do relógio pastoral ainda mostra o tempo quase cem anos depois e o  muezzin usa os alto-falantes da mesquita em vez de tocar os sinos.

Vale a pena visitar e contemplar esta imponente torre de relógio quase colonial britânica. Durante o dia, capture sua elegância ao lado da arquitetura luxuosa ao redor. Após o anoitecer, a Torre do Relógio ilumina-se.

 

 

 

Descubra o que é ser um sultão visitando o Museu do Sultão

Museu Sultão

O Museu do Sultão fica situado no interior do imponente edifício no flanco norte do Dataran Alor Setar.

No exterior é como um escritório do governo europeu, já no interior irá encontrar exibições intermináveis que ​​cobrem tudo sobre a vida do antigo Sultão Abdul Halim Mu'adzam Shah (1958-2017). Nestas exibições irá encontrar objetos pessoais, fotos, documentos oficiais, a coleção de carros e relógios de luxo, entre outros objetos.

Para além da sua leve natureza pretensiosa, este museu gratuito oferece um vislumbre do estilo de vida de um sultão da Malásia.

 

 

 

Torre Nobat: O Salão dos Tambores

Nobat Tower

À primeira vista, é fácil entender por que o Nobat Tower é confundido com a Torre do Relógio. Mas esta torre de 18 metros (59 pés) tem um propósito mais nobre.

O sultão usou a torre de três camadas para guardar seus instrumentos reais. Quando a família real chegou ao palácio Kota Setar, a cidade realizou uma cerimônia de boas-vindas. Depois que ele saiu, os instrumentos retornaram ao armazenamento dando o apelido de Hall of Drums.

A Nobat Tower contribui para a majestosa arquitetura do Dataran Alor Setar.

Tome nota da cúpula amarela no topo da Torre Nobat dando um toque islâmico distinto a uma estrutura de aparência imponente.

 

 

 

Réplica do portão real do sultão

Autoridades destruíram o Portão Real original para abrir caminho para o prédio de Wisma Negeri em 1973.

Uma réplica fica atrás da Nobat Tower como uma homenagem à sua herança real. O portão branco cobre três níveis com janelas e portas arqueadas. Cada um tem decorações intricadas, um testemunho dos estilos luxuosos de uma casa real.

Aproveite os ângulos e formas do Royal Gate para capturar a arquitetura circundante.

 

 

 

Visite a maior coleção de arte local de Kedah

Antigo Supremo Tribunal

O antigo Supremo Tribunal na parte sul do Dataran Alor Setar abriga a Galeria de Arte do Estado de Kedah.

Artesãos locais nascidos em Kedah contribuem para a maioria das exposições que incluem artesanato, pinturas e instalações. Outros usam fotografias em preto e branco para contar a história da Kedah rural.

A estrutura em si é o prédio governamental mais antigo de Alor Setar.

Reserve um tempo para apreciar o exterior neoclássico antes de passear por suas múltiplas galerias.

Os visitantes passam entre 30 minutos a uma hora dentro da Galeria de Arte do Estado de Kedah. A maioria aprecia o descanso do calor sufocante dentro de seus quartos com ar-condicionado.

 

 

 

Antigo palácio do sultão

O Palácio Amarelo, ou Istana Kuning em Bahasa, foi, há cerca de um século, residência oficial do Sultão de Kedah.

O Sultão Muhiyuddin Mansur Syah encomendou seu palácio ao mesmo tempo que a Mesquita de Zahir e o Salão Real.

Jardins bem cuidados cercam a grande residência. Cores amarelas e brancas criam uma fachada vibrante desta antiga casa real de dois andares.

Os turistas não podem entrar, terá que ver do exterior e para tirar fotos, o melhor local é a partir do portão perto da Torre Alor Setar.

 

 

 

Torre de Alor Setar

Praticamente todas as imagens postais da capital de Keda incluem a Mesquita Zahir ou a Torre Alor Setar. Com um aspecto que se assemelha a uma nave espacial gigante de um filme de ficção científica dos anos 50, a Torre de Alor Setar domina o horizonte.

A torre de telecomunicações fica a 165,5 metros actua como peça central da cidade. Não deixe de subir até à plataforma de observação de onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas de Alor Setar e dos seus campos de arroz ao redor ou visite o restaurante giratório do terraço para uma noite romântica num dos pontos mais exclusivos da cidade.

 

 

 

Descubra os dois milénios da história de Kedah no Museu Estadual de Kedah

Kedah State Museum

O Estado malaio de Kedah tem uma rica história que abrange quase dois mil anos, o que o coloca entre os estados mais antigos da Malásia.

As primeiras civilizações budistas-hindus prosperaram no vale de Bujang por nove séculos. Kedah adotou o Islão e nomeou um sultão cuja linhagem dominou os últimos quinhentos anos.

Se adicionarmos um breve período sob o domínio colonialista britânico é fácil compreender que Kedah tem uma história fascinante para aqueles que se interessarem e estiverem dispostos a conhece-la.

O Museu Estadual de Kedah apresenta essa história em dez galerias. Descubra como é ser um sultão e admirar a literatura malaia. Centenas de relíquias e artefactos antigos também enchem as vitrines.

 

 

 

Visita ao local onde o Sultão fundou Alor Setar

Foi perto de um riacho que, no início do século XVIII, o Sultão de Kedah estabeleceu Alor Setar.

Atualmente, existe uma pequena placa que marca a localização exacta onde  perto de Dataran Alor Setar.

Dezenas de árvores de Setar se alinhavam no pequeno córrego, chamado Alor em Bahasa. A beleza capturou a atenção do então sultão. Depois de se apaixonar pela região, ele logo se mudou.

Siga para sul a partir de Dataran Alor Setar ao longo da Rodovia Darul Aman. A placa que marca o local de nascimento está na ponte que atravessa o pequeno riacho.

 

 

 

Casa da família do Dr. Mahathir Bin Mohammad

A Malásia foi notícia em 2018 quando elegeu Mahathir Bin Mohammad, aos 93 anos, tornando-se o líder mais velho do mundo, isto após ter governado a Malásia ao longo de 22 anos, entre 1981 e 2003.

O olítico de sucesso e herói nacional moderno tem as suas humildes raízes em Alor Setar. A casa da família do líder no lado sul do rio Kedah é um santuário para os fãs dedicados.

Tire fotos de seu local de nascimento e visite o museu dedicado à sua vida e infância no interior da casa de família de Mahathir Bin Mohammad.

 

 

 

Visite a casa de de Tunku Abdul Rahman

Outro histórico governante da Malásia tem as suas origens em Alor Setar, trata-se de Tunku Abdul Rahman, primeiro chefe de governo da Federação Malaia e do novo Estado da Malásia. Negociou a independência do seu país do domínio britânico, incentivando a união com Singapura, Sarawak e Sabah.

 A maioria das cidades tem uma rua com o seu nome em homenagem, assim como o mundialmente famoso Parque Marinho Tunku Abdul Rahman de Sabah.

A casa de infância de Tunku Abdul Rahman situa-se a uma curta caminhada a oeste de Dataran Alor Setar. Rumah Merdeka, apropriadamente traduzido para a Independence House, é um marco da cidade e um museu gratuito.

O bangalô de dois andares é uma residência típica da Malásia Britânica. O museu cobre a história de Kedah e exibe objectos pessoais do falecido Abdul Rahman.

 

 

 

Chinatown de Alor Setar - Um bairro chinês que permanece inalterado ao longo de décadas

Chinatown

O Chinatown de Alor Setar, é um dos bairros chineses mais preservados da Malásia.

Tradicionais lojas de comércio revestem ambos os lados das ruas estreitas do bairro compacto. Prédios típicos de dois andares com residência em cima e uma oficina ou loja no piso térreo, cada casa com seus próprios estilos individuais, decorações e cores.

Contrariamente a outros bairros chineses da Malásia, em Alor Setar os ocupantes do bairro ainda realizam o ofício de seus pais e avós, dedicando-se a tarefas mais tradicionais como, lojas de impressão, reparações de bicicletas e reparações electrónicas e de hardware.

Vale a pena visitar o Chinatown de Alor Setar para uma viagem pela autenticidade da Malásia dos anos 1950.

 

 

 

Pare numa das cafetarias do Chinatown para beber um café

Várias foram os estabelecimentos da Chinatown que se transformaram em cafetarias com o seu interior decorados, na maioria das vezes, assemelhando-se à sua aparência original.

Peça café gelado e admire as complexidades das vigas de madeira e das escadas de madeira frágeis.

 

 

Sente-se tranquilamente numa das sombras da orla litoral de Alor Setar

Alor Setar Waterfront

A orla litoral de Alor Setar estende-se por algumas centenas de metros ao longo do lado sul de Chinatown.

O atraente parque tem vista para o rio Kedah, criando um ambiente tranquilo para absorver as vistas. Farol do Cabo Chali domina o lado mais distante, com vista para a confluência do rio.

Este é um dos locais mais populares de Alor Setar, muito frequentado por famílias locais e fotógrafos amadores que aqui ocorrem ao final do dia para aproveitar o ar mais fresco.

 

 

 

Delicie-se com a comida de rua na praça de alimentação de Chinatown

Quando se fala em comida na Malásia, a maioria pensa em Penang, Kuala Lumpur ou Malaca, destinos famosos pela enorme diversidade e qualidade gastronómica. Poucos mencionam Alor Setar, destino que também tem a sua considerável quantidade de pratos de fazer água na boca.

A praça de Alimentação de Chinatown, situada a cinco minutos de distância (a pé) de Dataran Alor Setar, serve excelente comida de rua, ao bom estilo de Kedah. As tendas de vendedores ambulantes cercam a área central onde se encontram as mesas.

Confie no seu olfacto e visite as bancas que servem nasi goreng (arroz frito), satay (kebabs malaios) e yong tau foo (uma seleção de tofu e bolinhos de peixe).

As refeições custam apenas alguns ringgits.

 

 

 

Tome um cocktail ao pôr do sol no Sky Garden

Sky Garden

O Sky Garden está entre os lugares mais românticos de Alor Setar.

O restaurante panorâmico tem um terraço exterior com uma vista deslumbrante para a cidade, ideal para um jantar romântico ou cocktail ao por do sol no exterior.

Apenas a uma curta viagem de 10 minutos de táxis desde o centro de Alor Setar, vale a pena uma visita ao Sky Garden.

 

 

 

Um passeio pelos arrozais de Alor Setar

Arrozais de Alor Setar

Há séculos que o cultivo do arroz é a base da agricultura em redor de Alor Setar e nada como um passeio para admirar a espetacularidade e e serenidade rural desta região e, ao mesmo tempo, capturar a essência do estilo de vida Kampung da Malásia.

Encontrar os campos de arroz pode ser um desafio pelo que é conveniente pedir informações na recepção do seu hotel ou mesmo consultar o Google Maps.

Os campos de cultivo de arroz mais acessíveis são os trechos orientais de Jalan Langgar.

Os visitantes verão campos de arroz inundados brilhando sob o sol. Casas de madeira de dois andares, cercadas por palmeiras e bananeiras, formam suas fronteiras.

Apanhar o pôr-do-sol sobre o arrozal longe do barulho da cidade vai levá-lo de volta a um estilo de vida mais simples que muitos de nós anseiam.

 

 

 

Os vibrantes templos budistas de Alor Setar

Alor Setar conta com vários templos budistas localizados a uma curta distância de carro do centro da cidade.

Ao contrário da mesquita de Zahir em Dataran Alor Setar, chegar aos templos leva mais tempo.

Dois templos budistas imperdíveis em Alor Setar são o Wat Samosornrajanukpradit e o Chek Temple.

Wat Samosornrajanukpradit perto do Museu do Estado de Kedah exibe um exterior colorido e no interior, o cheiro de incenso engrossa o ar já húmido já o Chek Templen numa escala maior, destaca-se pelas grandes janelas cobertas com intrincadas decorações sob o teto triangular vermelho. Estátuas de bronze revestem o interior enquanto os monges entoam orações ao fundo.

 

 

 

Um templo hindu quase escondido

Entre os templos hindus de Alor Setar, Sri Thandayuthapani é o mais atraente.

Localizado a poucos passos da Mesquita Zahir, o templo que passa  quase despercebido, é um local de visita recomendada depois de explorar a arquitetura da praça.

Os visitantes encontrarão um santuário decorado no meio do complexo. Em certas horas do dia, o incenso queimando-se com o canto do fundo para criar uma atmosfera hipnótica.

Não espere prodigalidade. Em vez disso, encontre um templo de trabalho livre de turistas.

 

 

 

 Abrace o espírito do arroz no Paddy Museum

Paddy Museum

O Estado de Kedah é considerado como “a tigela de arroz da Malásia".

Arrozais estendem-se no horizonte em todas as direções. O arroz ocupa um lugar especial no coração do estado.

Uma visita ao Museu Paddy está entre as melhores coisas para fazer em Alor Setar, o próprio edifício que alberga o museu assemelha-se a um cesto de arroz transbordante.

O museu de três andares cobre tudo o que é necessário saber sobre arroz e seu cultivo em Kedah.

O piso inferior exibe maquinaria e apresenta o papel cultural do arroz. O nível médio fornece contexto para a sua venda e distribuição.

Mas o destaque do Paddy Museum é o vasto mural que abrange a parede circular do terceiro andar. A imagem mostra uma cena da zona rural de Kedah: Fazendeiro desempenhando suas tarefas cotidianas e cuidando de sua plantação.

 

 

 

Gunung Keriang

Elephant Mountain, ou Gunung Keriang em Bahasa, é uma atração um pouco subestimada perto de Alor Setar. Trata-se de um penhasco de calcário que, observado à distância, (com um pouco de imaginação) parece um elefante agachado.

Cavernas cheias de morcegos, dezenas de habitats e pássaros raros são destaques da Elephant Mountain. Siga os trilhos até o topo da colina de 218 metros para ver os campos de arroz.

Planeie uma manhã ou tarde para visitar o Museu Kedah Paddy e a Elephant Mountain.

 

 

 

Fort Kuala Kedah: o mais antigo forte do norte da Malásia

Fort Kuala Kedah

O Forte Kuala Kedah é o mais antigo forte no norte da Malásia, que remonta a 1771. É também uma das poucas unidades defensivas remanescentes comissionadas por um sultão em vez de potências coloniais.

Fort Kuala Kedah

Naquela época, o estado estava sob ataque constante de forças invasoras do Sião (hoje a Tailândia). Fort Kuala Kedah protegia o sultão e seus súditos.

O complexo do forte fica ao lado da confluência do Rio Kedah e do Estreito de Malaca. Os viajantes encontrarão os restos de muralhas defensivas, canhões e um farol.

Você precisará pegar um táxi de Alor Setar até o forte, que fica a aproximadamente 13 km do centro da cidade.

Além de sua arquitectura fotogénica, o Forte abriga a Galeria dos Museus dedicada à história de Kedah nos últimos 200 anos.

Outras exibições documentam a breve interacção de Kedah com os colonos britânicos e como ela se transformou no estado que vemos hoje.

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 75 visitantes e 0 membros em linha