Férias em Sandakan, Malásia

Sandakan

Segunda maior cidade do estado de Sabah, Sandakan é um dos destinos mais visitados, especialmente por aqueles que pretendem visitar o famoso Centro de Reabilitação de Orangotangos Sepilok, que resgata e reabilita esses belos macacos.

Capital do Bornéu do norte até 1946, quando foi transferida para Kota Kinabalu no final da Segunda Guerra Mundial, Sandakan ocupa um lugar importante na história. Este foi o ponto de partida das infames "marchas da morte" durante a Segunda Guerra Mundial, quando prisioneiros britânicos e australianos teriam marchado por todo Bornéu.

Para além do significado histórico desta cidade, bem documentado nos inúmeros monumentos, Sandakan conta com uma abundância de lindas florestas tropicais que fazem as delícias dos admiradores da natureza e vida selvagem.

Deixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer em Sandakan, um destino de sonho para os adeptos de história e natureza, uma verdadeira jóia no Bornéu:

 

Selingan Turtle Island

Selingan Turtle

Situada ao largo da costa de Sandakan, a Ilha das Tartarugas de Selingan é uma área de conservação que se dedica a cuidar de tartarugas e libertá-las de volta à vida selvagem.

Aqui poderá conhecer todo o processo da vida das Tartarugas marinhas, desde a desova na areia até á libertação das tartarugas de volta à vida selvagem.

Caso pretenda ficar algum tempo na ilha, existem algumas opções básicas de alojamento.

A melhor altura para observer as tartarugas no seu caminho para o mar, iniciando a sua jornada para a idade adulta, é de março a julho. Durante os meses de julho a outubro é a altura em que as tartarugas vêm por os ovos na areia.

 

 

 

Caverna Gomantong

Gomantong Cave

Outro dos locais de inclusão obrigatória no roteiro de visita a Sandakan, Gomantong é um dos maiores sistemas de cavernas de Sabah.

A Caverna Gomantong é conhecida pela sua população de milhões de morcegos, que durante a noite deixam a câmara central da caverna replete.

Ao longo dos séculos, a caverna tornou-se também famosa pelos ninhos deixados pelos andorinhões que são comestíveis e são usados ​​para fazer sopa de ninho de pássaro.

Na verdade, existem duas cavernas principais aqui que incluem a Caverna Negra, que é aberta ao público e a Caverna Branca, que é difícil de entrar devido ao seu terreno inacessível.

 

 

 

Centro de Reabilitação do Orangotango de Sepilok

Sepilok Orangutan Rehabilitation Centre

O principal motivo da visita de muitos turistas a Sandakam, este é o centro de reabilitação mais famoso do Bornéu e é dedicado a resgatar orangotangos que foram caçados ou mantidos ilegalmente como animais de estimação, cuidando deles até que estejam em condições de serem recolocados novamente na vida selvagem.

Existem várias plataformas de alimentação onde poderá observer estes macacos surpreendentes quando eles vêm em busca de frutas.

Convem ter em mente que esta é a principal atração turística em Sandakan e, como tal, fica lotada de visitants pelo que é conveniente chegar cedo afim de conseguir os melhores locais para observer estes simpáticos e afaveis orangotangos.

 

 

 

Parque Memorial Sandakan

Parque Memorial Sandakan

Situado numa area de floresta separada por vários jardins exuberantes, o Parque Memorial Sandakan é um dos locais históricos mais importantes em Sabah.

Antigo campo de prisioneiros de guerra japonês durante a Segunda Guerra Mundial, era também o local onde os prisioneiros de Guerra iniciavam as terríveis "marchas da morte" até Ranau.

Este campo teve como prisioneiros 1800 soldados australianos e 600 soldados britânicos, dos quais apenas seis australianos sobreviveram depois que conseguiram escapar.

O parque é um memorial para todos aqueles que perderam suas vidas aqui. Ao visitar o memorial poderá ver fotos dos presos, bem como algumas das máquinas que eles teriam operado no campo.

 

 

 

Casa de chá e restaurante ingles

English Tea House and Restaurant

Algo que poucos esperam encontrar em Sandakan é uma casa de chá e restaurante tradicional ingles, no entanto é exatamente o que vai encontrar.

Este café está instalado numa casa de campo de estilo colonial deslumbrante, cercada por belos jardins, com várias árvores que são perfeitas para se sentar no exterior e tomar chá no terraço.

O menu do restaurante apresenta clássicos tradicionais ingleses, como peixe e batatas fritas, bem como guisados e chás ingleses.

O café também tem vista para uma área da baía encantadora que torna o local ideal para passar a tarde a apreciar as vistas relaxantes.

 

 

 

Templo Sam Sing Kung

Templo Sam Sin Kung

Com sua construção datada de 1887, o Templo Sam Sing Kung é um dos edifícios mais antigos de Sandakan.

O templo não é particularmente grande, mas é um dos templos taoístas mais bonitos de Sabah.

Destacam-se os trabalhos de pedra ornamentados ao redor do templo, assim como um câmara central com um altar cheio de incense.

O templo Sam Sing Kung  é um ótimo local para conferir um pouco da cultura ligada à comunidade chinesa em Sandakan.

 

 

 

Fonte de Sandakan

Fonte de Sandakan

A fonte de Sandakan não é uma das atrações mais populares em Sandakan, mas, no entanto, é um ponto muito importante na cidade.

A fonte é dedicada ao dia em que Sabah declarou oficialmente a independência do domínio colonial britânico em 16 de setembro de 1963 e marca um momento extremamente importante na história desta parte do mundo.

 

 

 

Buli Sim Sim Water Village

Buli Sim Sim

A Buli Sim Sim Water Village contorna a costa de Sandakan e é um dos locais perfeitos para visitar ao pôr do sol.

A aldeia fica sobre palafitas sobre a água e é famosa por seus deliciosos restaurantes de frutos do mar que se alinham à beira-mar.

Venha aqui se você quiser experimentar algumas das delícias com base em frutos do mar de assinatura para ser encontrado em Sandakan, como macarrão de camarão, bolinhos e laksa.

 

 

 

Sandakan Rainforest Discovery Center

Sandakan Rainforest Discovery Center

Outra das atrações imperdíveis de Sandakan, inserido na Reserva Florestal Kabili-Sepilok, o Rainforest Discovery Center faz as delícias de qualquer adepto da natureza e vida selvage.

Repleto de passadeiras em aço ao nivel das copas das árvores, o Sandakan Rainforest Discovery Center faz com que seja possível caminhar literalmente ao longo das copas das árvores, permitindo explorar a floresta tropical de uma prespectiva totalmente diferente.

Existem aqui cerca de 250 espécies diferentes de aves, bem como centenas de flores e animais e você estará a 100 pés acima do chão da floresta.

 

 

 

Cemitério chinês

Cemitério Chinês

Sandakan tem um grande cemitério chinês que é um local pitoresco para uma caminhada à tarde para aprender mais sobre a comunidade chinesa aqui.

Muitas das sepulturas daqui datam de décadas e algumas são construídas no estilo de casas funerárias que são o lugar de descanso final dos membros dos famosos membros do clã de Sandakan.

O cemitério também está localizado em uma colina para que você possa apreciar a vista da cidade, que é especialmente bonita em torno do pôr do sol.

 

 

 

Casa de Agnes Keith

Casa de Agnes Keith

A casa de Agnes Keith ocupa dois andares e é uma villa tradicional feita de madeira e construída em estilo colonial.

A casa transformada num museu foi a antiga residência de Agnes Keith, um escritor americano que viveu aqui na década de 1930.

Alguns dos trabalhos mais famosos de Keith sobre Sandakan incluem "Land Below the Wind".

 

 

 

Balin Roof Garden

Balin Roof Garden

Se está procurando um lugar tranquilo para tomar uma bebida em Sandakan, considere o bar do último piso do Nak Hotel, um dos melhores pontos da cidade ver o pôr do sol.

 

 

 

Mercado Central de Sandakan

Mercado Central de Sandakan

Para experimentar um pouco de comida local em Sandakan nada como visitar o Mercado Central, um dos lugares mais saborosos da cidade.

Nos pisos superiores, encontrará uma variedade de restaurantes que servem deliciosos pratos de cozinha chinesa, malaia e filipina.

Convêm ir cedo já que a maioria dos locais encerram perto das 15H00.

 

 

 

Cemitério Japonês

Cemitério Japonês

Sandakan é uma cidade com grande diversidade natural, histórica e cultural, com grande diversidade de locais para explorar, outro dos bons exemplos é o cemitério japonês.

O cemitério foi construído na década de 1890 por uma cidadadã japonesa chamada Kinoshita Kuni que era dona de um famoso bordel em Sandakan e este é o local onde as prostitutas que trabalhavam no bordel foram enterradas.

Há também um monumento em honra dos soldados japoneses que morreram em Sandakan durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 

 

Cruzeiro no Rio Kinabatangan

Cruzeiro Rio Kibanatang

O rio Kinabatangan é o segundo maior rio em toda a Malásia e é outra das grandes jóias da coroa de Sabah.

Para conferir da melhor forma a real beleza do Kinabatangan e toda a natureza circundante, nada como fazer um cruzeiro por parte deste rio que se estente ao longo de 560 quilómetros.

 

 

 

Marisqueira Sim Sim

Sim Sim Restaurant

Aninhado no meio da famosa vila de palafitas em Sandakan chamado Kampung Buli Sim Sim, situa-se o Sim Sim Seafood Restaurant que é um dos lugares mais famosos para comer na cidade.

A configuração é básica e você pode escolher o peixe que quer comer, e em seguida, preparado e cozido á sua frente e conforme as suas especificações.

 

 

 

Restaurante Habeeb

Habeeb

Caso busque um prato típico de caril em Sandakan, o Restaurante Habeeb é o local a visitar já que é uma lenda na cidade, graças aos seus caris apetitosos.

O restaurante pertence a uma cadeia pelo que encontrará vários espalhados por toda a cidade.

A especialidade é a cozinha muçulmana indiana com base na grande abundância de frutos do mar servidos em Sandakan.

 

 

 

Igreja de São Miguel e Todos os Anjos

St. Michael’s & All Angels Church

A Igreja de São Miguel e Todos os Anjos “ St. Michael's & All Angels Church” assemelha-se a uma igreja tradicional inglesa e foi construída no período colonial.

A igreja desfruta de uma localização cênica no topo de uma pequena colina e destaca-se pelos seus belos vitrais que foram colocados em comemoração do 60º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

 

 

 

Centro de Conservação do Urso de Bornéu

Borneo Sun Bear Conservation Center

O Centro de Conservação do Urso do Sol de Bornéo faz parte do centro de resgate Sepilok e é dedicado aos lindos, porém ameaçados, ursos do Bornéu.

Os ursos vivem em todo o sudeste da Ásia e são os menores de sua espécie nesta parte do mundo.

Devido aos caçadores furtivos e à destruição do seu habitat ao longo dos anos, esta espécie encontra-se em vias de extinção.

Felizmente, o centro protege os ursos e tem como objetivo reabilitá-los na natureza.

 

 

 

Center Point Mall

Center Point Mall

Um dos maiores Centros Comerciais de Sandakan, o Center Point Mall é um excelente local de paragem para compras durante a sua visita.

O Centro Comercial conta com uma mistura de marcas locais e internacionais e, caso queira  comprar algumas lembranças, irá encontrar muitas opções aqui.

O shopping também tem lojas de fast food e restaurantes internacionais, sendo um local interessante para visitar nos fins de semana para ver como as pessoas em Sandakan ocupam o seu tempo livre.

 

 

 

Santuário dos Macacos-narigudos de Labuk Bay

Labuk Bay Proboscis Monkey Sanctuary

Apesar de ainda serem encontrados em todo o Bornéu, os Macacos-narigudos são também são uma espécie em extinção, por isso, se você quiser vê-los em seu ambiente natural, uma viagem para o Labuk Bay Proboscis Monkey Sanctuary não é para ser desperdiçada.

Estes macacos bonitos são conhecidos por seus narizes grandes e proeminentes e este é o melhor lugar para aprender tudo sobre esta espécie fascinante e os esforços que estão sendo feitos para tirá-los da lista de especies ameaçadas de extinção.

 

 

 

Sandakan Heritage Trail – Rota do Património cultural e histórico

Sandakan Heritage Trail

Uma das melhores formas de explorar Sandakan é fazer um passeio a pé  ao longo da Sandakan Heritage Trail ou Rota do Património cultural e historic.

Poderá obter um mapa no posto de de turismo e em seguida partir à descoberta.

O caminho leva cerca de duas horas a percorrer e poderá subir ás colinas e conferir a cidade a partir de um ponto de vista diferente.

Esta é também uma boa maneira de aprender um pouco mais sobre a história da cidade, já que muitas das paragons no trilho são lugares de interesse histórico e cultural.

 

 

 

Steamboat tropical Garden

Steamboat Tropical Garden

Steamboat  ou Hot Pot é uma especialidade gastronómica muito popular em Sandakan e um dos melhores lugares para experimentá-lo é o Steamboat Tropical Garden, no topo da Trig Hill.

Um dos principais atrativos do restaurante são as vistas do por do sol, enquanto confecciona a sua própria comida neste método de culinária chinesa, preparado com uma panela de caldo quente mantida em fogo brando, contendo uma variedade de alimentos e ingredientes do que são colocados na panela e cozidos na mesa

 Algumas das opções incluem carne, legumes e bolinhos de peixe e você também pode obter cerveja aqui.

 

 

 

Fique hospedado no Sepilok Nature Resort

Sepilok Nature Resort

Para aproveitar ao máximo o tempo em Sandakan e para uma experiência única e inesquécivel, considere ficar hospedado uma ou duas noites no Sepilok Nature Resort.

Rodeado por uma vegetação exuberante, o Sepilok Nature Resor é um paraíso para os amantes da natureza. O Sepilok Nature Resort está tem vista para o Centro de Reabilitação de Orangotangos de Sepilok, esta é uma das experiências mais mágicas e exclusivas que poderá ter em Sandakan enquanto está hospedado na privacidade do seu próprio hotel, com boas hipoteses de ver os orangotangos balançando nas árvores.

Pode não ser o lugar mais barato para ficar em Sandakan mas vale a pena pela experiência.

 

 

 

Templo Puu Jih Shih

Puu Jih Shih Temple

Um dos templos mais bonitos de Sandakan é o Templo Puu Jih Shih, coberto de decorações em vermelho e dourado.

Observe o pormenor dos dragões esculpidos incrivelmente ornamentadosi, bem como as lanternas elegantes que iluminam o pátio central.

O templo oferece uma ótima visão da cultura da comunidade chinesa em Sandakan e é um dos edifícios religiosos mais bonitos da cidade.

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.
Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.
Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

travel 2 icon

 

Pacotes de Férias

tracking route icon

 

Circuitos

cruise icon
 

Cruzeiros

Transport Airplane icon
 

Voos

Household Bed icon
 

Hotéis

car icon
 

Aluguer de Carro

colosseum icon
 

Passeios Turísticos

insurance icon
 

Seguro de Viagem

 

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 324 visitantes e 0 membros em linha