Património da Humanidade UNESCO em Portugal

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Património Mundial ou da Humanidade consiste num determinado local definido pela UNESCO, uma agência das Nações Unidas como de importância cultural ou física especial para o mundo.

Trata-se de um programa que cataloga, nomeia e conserva locais de excecional importância cultural ou natural para o património comum da humanidade.

 

Em Portugal são 17 os locais atualmente declarados como Património da Humanidade pela UNESCO.

 

São 17 atrações que a grande maioria dos turistas que visitam Portugal incluem obrigatoriamente no roteiro de viagem, 15 atrações que, caso ainda não conheça algumas delas, recomendamos vivamente que inclua na sua lista de locais a visitar:

 

Região Vinhateira do Alto Douro (2001)

Região Vinhateira Alto Douro

A produção do vinho nas terras do Douro é uma atividade que remonta há mais de 2,000 anos. Com o Vinho do Porto a região do Douro tornou-se a partir do séc. XVIII mundialmente famosa. A longa tradição de vinicultura no Douro produziu uma paisagem cultural de uma beleza estonteante, que reflete a sua evolução económica, tecnológica e social. Esta região do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, banhada pelo rio Douro e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares, foi classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.

 

Férias na Região do Douro, Portugal

 

 

 

    Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983)- Ilha Terceira, Açores

Angra do Heroismo

Situada na Ilha Terceira, Açores, Angra do Heroísmo era um porto obrigatório desde o séc. XV até ao surgimento do barco a vapor no séc. XIX.

As fortificações de São Sebastião e São João Baptista, com 400 anos, são exemplos únicos de arquitetura militar. Danificada por um terremoto em 1980, Angra do Heroísmo foi restaurada e classificada Património da Humanidade em 7 de Dezembro de 1983.

.

 

Férias nos Açores

 

 

 

 

 

Convento de Cristo em Tomar (1983)

Convento de Cristo

Desenhado originalmente para ser um monumento para simbolizar a Reconquista, o Convento dos Cavaleiros Templários de Tomar (transferido em 1344 para os Cavaleiros da Ordem de Cristo), simboliza o oposto do período Manuelino – a abertura de Portugal a outras civilizações. Atualmente um espaço cultural, turístico e devocional, o Convento de Cristo em Tomar foi declarado Património da Humanidade UNESCO em 1983.

Convento de Cristo

A sua arquitetura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos.

Férias em Tomar

 

 

 

Paisagem Cultural de Sintra (1995)

Siltra

No séc. XIX, Sintra tornou-se o primeiro centro da Arquitetura Romântica Europeia. Fernando II, transformou um mosteiro em ruínas num castelo, em que esta nova sensibilidade deixa-se ver pelo uso de elementos do estilo Gótico, Egípcio, Mourisco e do Renascimento, e a criação de um parque que mistura espécies exóticas com as locais. Outras habitações luxuosas, foram construídas pela mesma linha ao longo da serra, criando uma combinação única de jardins e parques que acabaram por influenciar a arquitetura paisagística por toda a Europa.

Férias em Sintra

 

As melhores coisas para fazer em Sintra

 

 

Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações (2012)

Elvas

O sitio, extensivamente fortificado entre o séc. XVII e o séc. XIX, e representa o maior sistema de fortificações abaluartadas do mundo. No interior das muralhas, a cidade inclui grandes casernas e outras construções militares bem como igrejas e mosteiros. Enquanto Elvas conserva vestígios que remontam ao século X, as suas fortificações datam da época da restauração da independência de Portugal em 1640. Várias das fortificações, desenhadas pelo padre jesuíta Cosmander, representam o mais bem conservado exemplo de fortificações do mundo com origem na escola militar holandesa. O sitio também inclui o Aqueduto da Amoreira, construído para permitir que a fortaleza conseguisse resistir a longos cercos.

Férias em Elvas

 

 

 

Centro Histórico de Évora (1986)

Centro Histórico de Évora

Esta cidade-museu, cujas raízes vão até aos tempos do Império Romano, alcançou a sua época dourada durante o séc. XV, quando se tornou a residência dos Reis de Portugal. Sua qualidade única deriva desde as casas caiadas de branco decoradas com azulejos às varandas em ferro forjado datadas desde o séc. XVI ao séc. XVIII. Os seus monumentos tiveram uma profunda influencia na arquitetura portuguesa no Brasil.

Férias em Évora

 

 

 

 

Centro Histórico de Guimarães (2001)

Centro Histórico de Guimarães

A cidade histórica de Guimarães está associada à emergente identidade nacional de Portugal no séc. XII.

Excecionalmente bem preservada e um belo exemplo da evolução de uma colónia medieval para uma cidade moderna, a sua rica tipologia edificada exemplifica o desenvolvimento específico da arquitetura portuguesa do séc. XV ao séc. XIX, através do uso consistente de materiais de construção e técnicas tradicionais.

Férias em Guimarães

 

 

 

Centro Histórico do Porto (1996)

Centro Hist+orico do Porto

A cidade do Porto, construída sobre as colinas com vista para o rio Douro, é uma ilustre paisagem urbana com mais de 2,000 anos de história.

O seu continuo crescimento, ligado ao mar (os Romanos chamavam-lhe Portus, ou porto), pode ser visto nos muitos e variados monumentos, desde a catedral com o seu coro Romanesco, ao Neoclássico Palácio da Bolsa até ao estilo manuelino tipicamente português da Igreja de Santa Clara.

Férias no Porto

 

 

 

 

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004)

Cultura da Vinha na Ilha do Pico

O sitio de 987 ha na ilha vulcânica do Pico, a segunda maior do arquipélago dos Açores, compreende uma rede espetacular de largos muros de pedra, amplamente espaçados e paralelos com a orla oceânica, que vão desde a costa ao interior da ilha.

Os muros foram construídos para proteger os pequenos e contíguos currais do vento e da água do mar. Evidencias desta vinicultura, cujas origens remontam ao séc. XV, manifesta-se no conjunto extraordinário de campos, casas e mansões do início do séc. XIX, adegas, igrejas e portos. Trabalhada pelo homem, esta paisagem de extraordinária beleza é o melhor vestígio subsistente de uma prática agrícola muito comum noutros tempos.

Férias na Ilha do Pico, Açores

 

 

Floresta Laurissilva da Madeira (1999)

Laurisilva

A Laurissilva da Madeira é uma extraordinária relíquia de um tipo de floresta laurissilva anteriormente muito difundida. É a maior área de floresta laurissilva sobrevivente e acredita-se que 90% seja floresta primária. Contém um conjunto exclusivo de plantas e animais, incluindo muitas espécies endémicas, como o pombo trocaz da Madeira.

Férias na Ilha da Madeira

 

 

 

 

 

Mosteiro de Alcobaça (1989)

Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a norte de Lisboa, foi fundado no séc. XII pelo Rei Afonso I. Seu tamanho, a pureza do seu estilo arquitetónico, a beleza dos materiais e o cuidado com que foi construído tornam esta uma obra-prima da arte gótica cisterciense.

Férias em Alcobaça

 

 

Mosteiro da Batalha (1983)

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro dos Dominicanos da Batalha, foi construído para comemorar a vitória portuguesa sobre Castela na batalha de Aljubarrota em 1385. Era para ser o principal projecto de construção da monarquia Portuguesa para os próximos dois séculos. Aqui um estilo Gótico nacional e muito original evoluiu, profundamente influenciado pela arte Manuelina, como demonstrado na sua obra-prima, o Claustro Real.

Férias em Batalha

 

 

 

 

 

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa (1983)

Junto à entrada do porto de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos – começou a ser construído em 1502 – exemplifica a arte portuguesa no seu melhor. A vizinha Torre de Belém, construída para comemorar a expedição de Vasco da Gama, é um lembrança das grandes descobertas marítimas que lançaram as bases do mundo moderno.

 

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

A descoberta de um caminho marítimo para a Índia, feita por Vasco da Gama, inspirou o glorioso Mosteiro de São Jerônimo, um Patrimônio Mundial da UNESCO, com uma exuberância arquitetónica que proclama o 'triunfo da navegação".

Seu desenvolvimento começou por volta de 1501, seguindo o design gótico do arquitecto Diogo de Boitaca, considerado um criador manuelino. Depois de sua morte, em 1517, a construção foi retomada em estilo renascentista sob comando do espanhol João de Castilho e, mais tarde, com conotação clássica de Diogo de Torralva e Jerónimo de Ruão. O mosteiro foi terminado em 1541, uma obra-prima à beira-mar - e as águas, desde então, recuaram.

O mosteiro foi ocupado pelos monges da Ordem de São Jerônimo, cujo trabalho espiritual, por cerca de quatro séculos, foi oferecer conforto e orientação aos marinheiros - e rezar pela alma do rei. Quando a ordem foi dissolvida em 1833, o mosteiro foi usado como uma escola e orfanato até 1940.

 

Torre de Belém

Torre de Belem

As caravelas de Portugal partiram para conquistar o desconhecido de Belém, e hoje esta arborizada cidade ribeirinha é um grandioso monumento desta nação à Época dos Descobrimentos. A Torre de Belém, um símbolo muito fotografado da glória marítima de Portugal, é um fortaleza de pedra na margem do rio Tejo que data de 1514 - 1519. Você pode subir a torre, e olhar para as masmorras de quando era uma prisão militar. A UNESCO listou-a como um Patrimônio da Humanidade.

O imponente monumento de pedra calcária também de frente para o rio, tem a forma de uma caravela e ilustra importantes personagens da época. Se você tiver tempo, aproveite e explore também os arredores do Centro Cultural de Belém, que é um dos principais espaços culturais de Lisboa e abriga o Museu do Design.

 

Férias em Lisboa

 

 

 

 

Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1988)

Arte Rupestre Coa

Os dois sítios pré-históricos de arte rupestre no Vale do Côa (Portugal) e Siega Verde (Espanha) estão localizados nas margens dos rios Águeda e Côa, afluentes do rio Douro, documentam a ocupação humana contínua a partir do final do Paleolítico. Centenas de painéis com milhares de figuras de animais (5,000 em Foz Côa e cerca de 440 em Siega Verde) foram esculpidos ao longo de vários milénios, representando o mais notável conjunto ao ar livre de arte paleolítica da Península Ibérica.

Férias em Vila Nova de Foz Côa

 

 

Universidade de Coimbra - Alta e Sofia (2013)

Universidade de Coimbra

Situada numa colina com vista para a cidade, a Universidade de Coimbra e as suas Faculdades, crescerem e evoluíram durante mais de sete séculos dentro da cidade velha. (...) Os edifícios da Universidade tornaram-se referencia no desenvolvimento de outras instituições de ensino superior no mundo lusófono, exercendo uma grande influência sobre a aprendizagem e a literatura. Coimbra oferece um excelente exemplo de uma cidade universitária integrada com uma tipologia urbana específica, bem como as suas próprias tradições cerimoniais e culturais que foram mantidas vivas através dos tempos.

Férias em Coimbra

 

Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada (2019)

 

 

Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga (2019)


A melhor oferta de Excursões em qualquer destino turístico

Aqui encontra a melhor seleção de passeios turísticos em qualquer parte do mundo.

Após escolher e reservar a sua próxima viagem de férias, não deixe de consultar aqui todas as atividades que poderá fazer durante a sua estadia, escolher as preferidas e reservar as mesmas.

 

 

 

Simplesmente escreva o nome do país, cidade ou atração turística pretendida.

Nada como poupar tempo e dinheiro, com o roteiro organizado antes da sua saída.



 

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo