Férias no Concelho de Odemira

Odemira

Um dos últimos paraísos de Portugal, o Município de Odemira situa-se na região do Baixo Alentejo e caracteriza-se pela incrível diversidade paisagística, que compreende planície, serra e mar, numa área de 1720,25 km2, onde o rio Mira e a barragem de Santa Clara, conferem um colorido especial.

Odemira

Em área, Odemira é o maior concelho de todo o país, apesar de ter apenas pouco mais de 26 mil habitantes.

Um excelente destino para visitar em qualquer altura do ano e um verdadeiro paraíso de praia durante o verão, o Município de Odemira divide-se em 13 freguesias, Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago. Cada uma destas 13 freguesias tem o seu charme único e bastante especial.

A faixa litoral de Odemira, toda ela parte inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é repleta de pequenas praias de beleza incrível e pequenos portos de pesca tradicionais que disponibilizam as melhores riquezas gastronómicas da costa portuguesa.

Dos seus 55 km de costa atlântica, 12 km são de praia, das quais destacam-se Malhão, Milfontes, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Zambujeira e Carvalhal, pois proporcionam uma combinação perfeita de repouso e beleza natural.

 

Onde ficar no Concelho de Odemira

Odemira

É no litoral que se concentra a maior oferta turística de Odemira, nomeadamente em Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar (alojamento, empresas de animação e restauração). Contudo a oferta ainda é algo escassa comparativamente a outros destinos turísticos do litoral português, pelo que é recomendado um bom planeamento das suas férias aqui e, claro, confirmar a reserva de alojamento de férias com alguma antecedência.

 

 

Os melhores destinos para férias no Concelho de Odemira

 

 

Odemira / Férias em Odemira

Odemira

Situada nas margens do Rio Mira e sede do maior concelho do país, o cenário de Odemira visto de quem se aproxima do lado oeste é digno de um cartão postal, tal a beleza e harmonia do casario caiado de brando, harmoniosamente disposto nas margens do rio e brilhantemente decorada com seus inúmeros jardins floridos.

Odemira é uma daquelas vilas portuguesas que faz com que qualquer visitante pare num dos miradouros e não se canse de ali ficar a comtemplar a beleza e espetacularidade do cenário.

Relativamente às Freguesias que compõem este Município alentejano, a grande maioria é uma surpreendente “caixinha de surpresas”, onde a beleza do património natural destaca-se com relativa facilidade.

Apesar da maioria dos visitantes deste município rumarem diretamente a destinos do litoral como Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar ou Almograve, vale a pena visitar e explorar ao pormenor a bela sede do Concelho.

A Praça da Republica, considerada como o coração da vila é o ponto de partida ideal para a visita. Aqui destaca-se facilmente o edifício dos Paços do Concelho, uma construção datada do Século XVII com elementos de diversos estilos como o barroco, o neoclássico e o neogótico. Ainda na Praça da República, a escultura de ferro representa a entrada no Bairro do Castelo, local onde existiu um castelo Medieval.

A Praça José Maria Lopes Falcão albergou outrora uma igreja e um cemitério e já foi o lugar de feiras de gado e sediou o antigo Mercado Municipal é onde se situa atualmente o posto de turismo. Suba a escadaria em frente ao posto de turismo que o levará a um ponto mais alto de onde terá uma bela panorâmica de Odemira. Não deixe de visitar o mercado municipal.

A Igreja de Santa Maria e a Igreja de São Salvador são de visita obrigatória, assim como a Igreja da Misericórdia, algumas das muitas atrações que tornarão a sua visita a Odemira numa experiência inesquecível.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Odemira

banner 320x50 pt

 

 

 

Vila Nova de Milfontes / Férias em Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é um dos destinos turísticos mais belos e populares do Sudoeste Alentejano e uma das freguesias mais antigas do Concelho de Odemira, cuja fundação remonta ao ano de 1486.

Vila Nova de Milfontes nasceu junto da foz do rio Mira, desenvolvendo-se a partir do porto flúvio-marítimo, tendo durante vários séculos constituído mesmo um anteporto de Odemira.

Vila Nova de Milfontes viveu durante séculos uma história algo atribulada, muito devido à pirataria e o corso tendo inclusive sofrido um ataque em 1590 que destruiu a povoação. Posteriormente, entre 1599 e 1602, durante o reinado de D. Filipe II, foi construído o forte de São Clemente, devido à necessidade de defesa e segurança da vila e da navegação.

Vila Nova de Milfontes é um destino altamente recomendável ara visitar em qualquer altura do ano e, em particular durante o verão, altura em que as suas belas praias de areais extensos se tornam na principal atração.

Destacam-se aqui as praias dos Aivados (o limite norte do concelho de Odemira), Malhão e, junto à vila, as praias do Farol, Franquia e Furnas.

Durante a sua visita a Vila Nova de Milfontes recomendam-se, para além das praias, um passeio de barco pelo rio Mira ou um passeio pela serra num veiculo todo o terreno.

Em Vila Nova de Milfontes, locais como o Forte de São Clemente e respetiva barbacã, a igreja matriz e a Capela de São Sebastião são de visita obrigatória.

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vila Nova de Milfontes

banner 320x50 pt

 

 

 

Almograve / Férias em Almograve

Almograve

Situada na faixa litoral do Concelho de Odemira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a calma e solarenga localidade de Almograve é um dos destinos de férias ideais para quem busca ambientes calmos em permanente contacto com uma natureza praticamente intacta.

A sua área estende-se entre o mar e a margem sul do rio Mira (a jusante de Odemira), donde resulta que a charneca e o vale do rio dominam a paisagem. A sua costa oferece bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais, como a Praia das Furnas (junto da foz do Mira) ou a própria praia do Almograve.

Para além das bonitas praias, destaque também para a igreja do Almograve e para o Moinho de Vento da Longueira, propriedade da Câmara Municipal de Odemira e disponível para visitas.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Almograve

banner 320x50 pt

 

 

Zambujeira do Mar / Férias em Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar, pequena localidade famosa pelo festival Sudoeste, faz parte São Teotónio, uma imensa freguesia, que se estende do interior serrano até ao mar com uma paisagem rica e variada marcada por campos, serras, vales e praia.

Zambujeira do Mar localiza-se junto ao litoral, a sul do Cabo Sardão, com uma costa recortada por falésias e pequenas praias de areia fina e clara, como a própria praia da Zambujeira, Alteirinhos, Nossa Senhora e Tonel, recebendo milhares de veraneantes na época alta.

Em S. Teotónio é hábito comemorarem-se os santos populares, durante todo o mês de junho, com o chamado Festival de Mastros. Destaca-se ainda a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que reúne mais de 300 expositores, artesanato, música e debates. Durante a primeira semana de agosto, a freguesia é ainda local de romaria para milhares de jovens vindos de todo o País, que se deslocam à herdade da Casa Branca para participar no Festival Sudoeste, que reúne os melhores grupos pop rock nacionais e estrangeiros.

A não perder uma visita pela vila de S. Teotónio, onde se destaca a sua igreja paroquial, e a aldeia da Zambujeira do Mar onde o Largo da Capela de Nossa Senhora oferece uma vista única, e claro, imperdível aqui são também as belas praias, assim como os tradicionais portos de pesca da Azenha do Mar e Entrada da Barca, assim como as fontes dos Amores e Santa Catarina.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Zambujeira do Mar

banner 320x50 pt

 

O que fazer no Concelho de Odemira / o que visitar no Concelho de Odemira:

Belas praias e incríveis cenários da orla litoral, pequenas localidades com charme e motivos de interesse únicos e muito mais.

Deixamos aqui algumas das atrações de visita imperdível no Concelho de Odemira:

 

Ponte D. Maria

Ponte D. Maria

Também conhecida como Ponte de Santa Clara-a-Velha e chamada de Ponte Velha ou Ponte Romana pelos habitantes da aldeia, é uma ponte histórica que atravessa o Rio Mira, na aldeia de Santa Clara-a-Velha.

Construída por volta do século XVIII, esta ponte sofreu uma derrocada parcial em meados do século XX, continuando hoje em dia em ruínas, mas, apesar disso é um local obrigatório de visita em Santa Clara.

 

 

Troços das antigas muralhas do castelo Medieval de Odemira

Infelizmente nos dias de hoje são poucos os vestígios das muralhas do castelo medieval que terá existido em Odemira, sendo o troço mais visível onde se situa a Biblioteca Municipal.

 

Igreja da Misericórdia de Odemira

 

 

Capela de Nossa Senhora do Mar, Zambujeira do Mar

Capela de Nossa Senhora do Mar

 

 

Igreja de São Teotónio

Igreja de São Teotónio

 

 

Forte de São Clemente

Forte de S. Clemente

 

 

Praia do Malhão

Praia do Malhão

Esta praia natural, com extenso e branco areal, fica localizada a cerca de 5 quilómetros a norte de Vila Nova da Milfontes.

A ondulação das suas águas permite a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard. O nudismo é aqui tolerado, na zona norte da praia.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia do Malhão (Sul)

Malhão Sul

Esta praia natural, com extenso e branco areal, fica localizada a cerca de 5 quilómetros a norte de Vila Nova da Milfontes.

A ondulação das suas águas permite a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard. Desde 2019 a praia do Malhão Norte é também oficialmente uma praia naturista.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia do Farol

Praia do Farol

É uma das praias junto a Vila Nova de Milfontes. Situa-se em plena foz do Mira, na margem norte do rio. É conhecida pela fraca ondulação e acesso fácil, cativando por isso famílias com crianças, mas também os amantes dos desportos aquáticos.

Permite longos passeios pelos areias que ficam a descoberto na maré baixa.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Canoagem; Nadador-Salvador; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia da Franquia, Odemira

Praia da Franquia

É uma das principais praias de Vila Nova de Milfontes e aquela que está mais próxima do meio urbano, junto à Avenida Marginal. Verdadeira praia de rio, situa-se junto à foz do Mira, na margem norte.

De acesso fácil e fraca ondulação, é frequentada por famílias com crianças mas também pelos amantes dos desportos aquáticos. A pratica de conoagem e stand up paddle é comum nesta praia.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Canoagem; Praia Acessível; Aluguer de Toldos; Nadador-Salvador; Balneários; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia das Furnas

Furnas

Localiza-se na margem sul do Mira, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia e do Farol e parte de Vila Nova de Milfontes.

A partir de Vila Nova de Milfontes são dois os itinerários possíveis: pela ponte ou através de uma embarcação que, durante os meses de verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Oferece excelentes condições para os desportos náuticos.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Canoagem; Praia Acessível; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Kitesurf; Windsurf; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia das Furnas Rio

Furnas Rio

Eleita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal 2012, localiza-se na margem sul do Mira, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia e do Farol e parte de Vila Nova de Milfontes.

A partir de Vila Nova de Milfontes são dois os itinerários possíveis: pela ponte ou através de uma embarcação que, durante os meses de verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Oferece excelentes condições para os desportos náuticos.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Canoagem; Praia Acessível; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Kitesurf; Windsurf; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia de Almograve

Almograve

A praia situa-se a cerca de 500 metros da localidade de Almograve. O areal pouco profundo mas extenso e as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa tornam esta praia num destino predileto de muitas famílias.

Ao contrário, a maré cheia costuma apresentar alguma rebentação.

Reúne boas condições para a prática de bodyboard e de surf.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; WC; Alojamento; Restaurante; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia da Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar

Eleita a "Melhor Praia Urbana" nas 7 Maravilhas Praias de Portugal em 2012, é um dos destinos turísticos mais procurados da região.

É ladeada por pequenos areais, Oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Praia Acessível; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Bandeira Azul; Quercus - Qualidade Ouro

 

 

Praia dos Alteirinhos

Alteirinhos

Localizada a sul da aldeia de Zambujeira do Mar. É uma praia bastante tranquila e também uma das praias do concelho classificada para a prática de naturismo.

Protegida pela alta falésia, o acesso faz-se através de uma escadaria.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Balneários; Bandeira Azul; Praia Naturista

 

 

Praia do Carvalhal

Praia do Carvalhal

Localiza-se poucos quilómetros a sul da Zambujeira do Mar. O acesso faz-se a partir da localidade do Brejão ou por estrada de terra batida a partir da Zambujeira do Mar. Nos últimos anos, tem constituído uma alternativa às concorridas praias mais a norte.

Apresenta-se num quadro natural, caracterizado por um vale profundo, ladeado por altas arribas e recortado por um riacho que atravessa a praia até ao mar.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; Parque de Campismo; WC; Alojamento; Restaurante; Praia Acessível; Surf; Nadador-Salvador; Bodyboard; Bandeira Azul

 

 

Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara

Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara

Junto à aldeia de Santa Clara-a-Velha, a Albufeira de Santa Clara é um magnífico espelho de água e uma das maiores albufeiras da Europa. Oferece uma zona balnear, com uma plataforma flutuante e zona de lazer.

Também pode optar por passeios de barco, para contemplar a paisagem ou para a pesca do achigã, espécie abundante nestas águas.

Infra-estruturas de apoio: Estacionamento; WC; Canoagem; Nadador-Salvador; Kitesurf; Windsurf; Bandeira Azul

 

 

Azenhas do Mar

Azenhas do Mar

 

Entrada da Barca

Entrada da Barca

 

Lapa das Pombas

Lapa das Pombas

 

Portinho do Canal

Portinho do Canal

 

Cabo Sardão

Cabo Sardão