Parque de Natureza de Noudar

Noudar

Situado em Barrancos, junto à fronteira com Espanha, o Parque de Natureza de Noudar mantém um ambiente preservado em que as atividades agrícolas e florestais se desenvolvem em profundo respeito pelos ecossistemas naturais.

Noudar

 

Com uma paisagem em que predomina o montado de azinheira, o Parque é limitado a norte pelo Rio Ardila e a sul pela Ribeira da Múrtega. No centro deste território, o castelo de Noudar impõe-se como um bastião de defesa da planície e é um dos melhores miradouros da região. A grande riqueza em vegetação faz deste espaço o habitat ideal para veados, javalis atrai diversas espécies de aves como a abutre-negro, a cegonha-negra, o grou, o rouxinol do mato, o chasco–negro e a felosa-das-hortas.

O Centro de Interpretação é o melhor local para iniciar a visita ao Parque. Instalado no Monte da Coitadinha possui excelentes condições para a receção dos visitantes, incluindo restaurante e uma biblioteca. O Centro fornece informação sobre os percursos existentes que podem ser seguidos de forma autónoma com o apoio de guias digitais, ou de aplicações multimédia para PDA com conteúdos georreferenciados. Os trilhos poderão ser percorridos a pé ou em veículos todo-o-terreno amigos do ambiente disponibilizados pelo Parque, como as bicicletas ou os “Noucar” (viaturas elétricas alimentadas a energia solar). As visitas também poderão ser acompanhadas por guias locais e mediante marcação prévia por guias especialistas em áreas como a ornitologia, geologia, botânica, história ou etnografia, conforme os interesses dos visitantes.

 

Apartado 5 - 7230-909 Barrancos

Tel: +351 285 950 000 Fax: +351 285 950 001

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Website: http://www.parquenoudar.com