Servido por algumas das mais espetaculares e tranquilas praias do Algarve, o Concelho de Aljezur é uma excelente opção para destino de férias no algarve em qualquer altura do ano. Odeceixe, Monte Clérigo e Arrifana são pequenas localidades marcadas pela tranquilidade, com magnificas praias, cenários de perder a respiração e muito mais.
Área: 323,50 km²
População: 5.884 habitantes
Freguesias: Aljezur (sede); Bordeira; Odeceixe; Rogil
Onde Ficar em Aljezur:
Alojamento turístico para férias é algo que não abunda no Município de Aljezur. Praia da Arrifana, Rogil, Odeceixe são destinos onde, para além de Aljezur, é possível encontrar alojamento de férias.
Não espere encontrar muitos hotéis por aqui. Grande parte da oferta centra-se em guest houses, e moradias particulares.
Apesar da oferta turística de alojamento para férias não ser vasta, existem opções bastante interessantes em propriedades bastante tranquilas. Caso opte pelo Concelho de Aljezur para as suas férias no Algarve, especialmente se for nas alturas de maior procura como durante o Verão é conveniente reservar o seu Hotel, Aparthotel ou Casa de Férias com a devida antecedência.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Aljezur
Arrifana (Praia da Arrifana) / Férias em Arrifana
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Arrifana
Rogil / Férias em Rogil
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Rogil
Odeceixe / Férias em Odeceixe
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Odeceixe
Carrapateira / Férias na Carrapateira
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Carrapateira
Bordeira / Férias em Bordeira
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Bordeira
Quando Visitar Aljezur
Qualquer altura do ano, desde que tenha uns dias livres, é ótima para fazer férias em Aljezur. Um fim-de-semana, Férias de Fim de Ano, Feriados, Carnaval, no dia de São Valentim, nas Férias da Páscoa, Férias na Primavera, Outono ou mesmo inverno, são excelentes períodos para rumar até ao Algarve e escolher Aljezur para umas férias excelentes.
O período de maior procura deste destino algarvio inicia-se em Maio e vai até final de Setembro, atingindo o numero máximo de visitantes em Agosto, caso pretenda visitar Aljezur durante as Férias de Verão, é conveniente planear e organizar as suas férias quanto antes. Não perca tempo e garanta o mais rapidamente possível o seu alojamento de férias, seja ele em Hotel, Aparthotel, casa de férias ou outro tipo de propriedade.
O Concelho de Aljezur no Algarve é um excelente destino para Férias tranquilas, Férias na Natureza, Férias de Verão, Férias de Praia, Caminhadas, Pesca, Surf.
O que fazer em Aljezur / O que Visitar em Aljezur
Os adeptos de Férias de Praia encontram um verdadeiro paraíso em termos de Praias neste Concelho.
A praia de Vale Figueiras, aparentemente segredo bem guardado neste concelho algarvio já não o é! – Se pretende passar um dia de verão nesta praia paradisíaca recomenda-se que vá bem cedo uma vez que a partir dos meio-dia é praticamente impossível encontrar estacionamento perto da praia.
A Praia do Amado é um verdadeiro paraíso de surf e bodyboard, mais recatada a Praia do Canal é, também ela excelente para a prática de surf e Bodyboard.
Praias como Vale dos Homens, Carriagem ou Amoreira são excelentes locais de tranquilidade.
Mais cosmopolitas mas igualmente paradisíacas são as praias da Arrifana, Bordeira e Odeceixe, mas todas elas, à semelhança das restantes praias deste concelho, de uma beleza única (não estivessem todas elas na áreas de paisagem protegida da Costa Vicentina e Sudoeste alentejano) que por si só aquece as aguas um pouco mais frias, comparativamente à região central algarvia.
Destino ideal para férias tranquilas, caminhadas, fotografia, Observação de Aves, Surf e Bodyboard, Férias em Família, Pesca, Cicloturismo e BTT e muito mais.
Atrações turísticas do Concelho de Aljezur, Algarve
Destino amplamente conhecido pelo seu excelente clima e belas praias o Algarve é uma região onde há sempre muito para ver e para fazer.
Independentemente do destino escolhido para ficar instalado durante as suas férias encontrará imensas atrações que fazem toda a diferença e tornam as suas férias no Algarve numa experiência única e bem especial.
Município com 323,50 km² de área e 5 884 habitantes, Aljezur tem uma extensa orla litoral, toda ela inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e servida com algumas das praias mais paradisíacas do Algarve.
Aljezur é uma vila cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados. O seu território é habitado desde os tempos pré-históricos.
Fundada no século X pelos árabes que aqui permaneceram até à conquista cristã, deixando importantes marcas tais como o castelo, a sua cisterna, a toponímia, e muitas lendas e histórias populares.
Uma vila que vale a pena ser explorada ao pormenor, percorrendo as ruelas de calçada do seu centro histórico, subindo até ao topo do monte onde foi estrategicamente erguido o Castelo de Aljezur. A nível de património histórico destaca-se ainda a Igreja da Misericórdia de Aljezur, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva ou Igreja Nova e o Castelo de Arrifana, em Arrifana.
Deixamos aqui as principais atrações turísticas do concelho de Aljezur, no Algarve
Praias do Concelho de Aljezur
A nível de praias, o Concelho de Aljezur é um verdadeiro paraíso, contando com praias praticamente intocadas, envoltas em cenários verdadeiramente estonteantes.
Praia de Vale Figueiras
Praia de Vale dos Homens
Praia do Monte Clérigo
Praia da Carriagem
Praia do Canal
Praia da Bordeira
Praia do Amado
Praia da Amoreira
Praia da Arrifana
Praia de Odeceixe e Praia das Adegas
Património Histórico e Cultural de Aljezur
Castelo de Aljezur
Construção militar árabe datada do século X, o castelo de Aljezur está estrategicamente localizado no topo de um cerro. Possui um pano de muralha extenso, com duas torres, e no interior uma cisterna abobadada de origem árabe, assim como vestígios de habitações e casernas.
O Castelo de Aljezur foi conquistado pelos cristãos no século XIII, tendo desempenhado importantes funções defensivas até ao século XVIII.
Apesar do estado de conservação algo deficiente, este castelo oferece a todos os visitantes a oportunidade de desfrutarem de uma magnífica vista sobre toda a área circundante.
Durante uma visita a Aljezur vale bem a pena subir até ao topo para visitar este castelo e desfrutar da bela paisagem.
GPS: 37.316442, -8.805352
Igreja Matriz de Aljezur
Uma bela igreja de três naves com capela--mor, duas capelas colaterais e duas laterais. Na capela-mor encontra-se um retábulo do início do século XIX com uma excelente imagem da padroeira da vila: Nossa Senhora da Alva.
Para além dos retábulos laterais de estilo neoclássico, podem ainda apreciar-se algumas telas maneiristas provenientes da antiga igreja matriz e uma imagem de São Sebastião, do século XVI.
A Igreja Matriz de Aljezur substituiu a antiga Igreja Matriz, um templo medieval de estilo gótico que ficou praticamente destruído durante o terramoto de 1755.
O templo atual foi construído entre o final do século XVIII e os primeiros anos do século XIX, segundo o estilo neoclássico.
Aberta ao culto.
Horário das missas: quarta, quinta e sexta-feira às 11h00; domingo às 12h00; terceira segunda-feira de cada mês às 11h00.
Contacto: Tel. 282 998 204 (Paróquia de Aljezur)
GPS: 37.316415, -8.795525
Museu Municipal de Aljezur
Outro dos locais que vale bem a pena a visita, o Museu Municipal de Aljezur está instalado num edifício do século XIX, outrora sede dos Paços do Concelho.
Inclui uma galeria de arte que recebe exposições temporárias, para além do núcleo de arqueologia com achados oriundos de todo o concelho e o núcleo etnográfico que reproduz uma casa antiga e exibe uma interessante coleção de utensílios agrícolas.
Aberto ao público (entrada paga).
Horário: no inverno, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. No verão, de terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Contacto: Tel. 282 991 011 (Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur)
GPS: 37.319258, -8.803352
Igreja da Misericórdia de Aljezur
Igreja do século XVI reconstruída após o terramoto de 1755. Apresenta um portal de estilo renascentista e um acervo artístico constituído por diversas peças de arte sacra, incluindo as bandeiras da Irmandade da Misericórdia e algumas imagens dos séculos XVII e XVIII.
Num anexo da igreja funciona um pequeno museu de arte sacra que exibe objetos relacionados com o tempo litúrgico da Igreja Católica e ainda artigos pessoais do patrono do museu, monsenhor Manuel Francisco Pardal.
Aberta ao culto.
Horário das missas: no verão, terça-feira às 18h00. No inverno, terça-feira às 17h00.
Museu aberto ao público (entrada paga).
Horário: no inverno, de terça-feira a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. No verão, de terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Contacto: Tel. 282 998 415 (Santa Casa da Misericórdia)
GPS: 37.319272, -8.804149
Igreja Matriz de Bordeira
Esta pequena e bela Igreja do século XVIII, de planta longitudinal com uma só nave e capela-mor antecedida de um arco triunfal em talha não está aberta ao publico, no entanto vale a pena uma paragem para apreciar a bela fachada.
Destaque para o retábulo da capela-mor e para os dois retábulos laterais executados segundo o estilo barroco, nos quais estão colocadas algumas imagens de boa qualidade. Tal é o caso das imagens de Nossa Senhora da Encarnação e de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII), de Santo António e de São Francisco (século XVII) e de São Sebastião (século XVI).
Adega – Museu de Odeceixe
Instalado numa antiga adega do início do século XX, o Museu – Adega de Odeceixe proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção do vinho e de observar os instrumentos utilizados nesta atividade.
Aberta ao público (apenas no verão).
Horário: de terça-feira a sábado, das 18h00 às 23h00.
Contacto: Tel. 282 947 255 (Junta de Freguesia de Odeceixe)
GPS: 37.432168, -8.770296
Moinho de Vento de Odeceixe
Situado no ponto mais alto da vila de Odeceixe, o antigo moinho de vento é um dos belos exemplares de moinhos de estilo mediterrânico.
Neste moinho bastante bem preservado é possível observar todo o processo artesanal de transformação dos cereais.
Aberto ao público (apenas no verão).
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30.
Contacto: Tel. 282 990 010 (Câmara Municipal de Aljezur)
GPS: 37.431204, -8.77161
Museu do Mar e da Terra da Carrapateira
Uma das excelentes oportunidades para conhecer melhor as diversas atividades tradicionais da agricultura e da pesca desta região algarvia é através de uma visita ao Museu do Mar e da Terra, situado na aldeia da Carrapateira.
Este pequeno mas bastante simpático museu conta com uma exposição de caracter etnográfico e apresenta diversas fontes documentais e áudio visuais, assim como um vasto conjunto de objetos e utensílios relacionados com estas atividades.
Horário: no verão, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h00. No inverno, de terça-feira a sábado, das 11h00 às 18h00.
Encerra: domingo e segunda-feira.
Contacto: Tel. 282 970 000
GPS: 37.18472, -8.893244
Pontal da Carrapateira
Esta é uma das atrações naturais que merece todo e mais algum destaque por toda a sua beleza e espetacularidade.
Situado entre a Praia do Amado e a Praia da Bordeira o Pontal da Carrapateira consiste numa área litoral composta por imponentes falésias entrando pelo mar.
Com vários miradouros espetaculares, casas de pescadores onde são guardados os utensílios de pesca e vários pesqueiros bastante concorridos, muitos dos quais de acesso quase impossível, com cordas para ajudar a descida, o Pontal da Carrapateira é um dos locais mais belos e espetaculares da Costa Vicentina, com imensos cenários deslumbrantes.
Entre os pesqueiros mais famosos desta área destacam-se a Baía dos Tiros, a Samouqueira, a Carriagem, a Pipa, a Fonte Santa, a Atalaia e o Pontal.