Atrações turísticas do Concelho de Albufeira, Algarve

Albufeira

Destino amplamente conhecido pelo seu excelente clima e belas praias o Algarve é uma região onde há sempre muito para ver e para fazer.

Independentemente do destino escolhido para ficar instalado durante as suas férias encontrará imensas atrações que fazem toda a diferença e tornam as suas férias no Algarve numa experiência única e bem especial.

Deixamos aqui as principais atrações turísticas do concelho de Albufeira, no Algarve

 

Com uma área de 140,66 quilómetros quadrados e cerca de 40.000 habitantes, o Concelho ou município de Albufeira é limitado a oeste e noroeste pelo município de Silves, a nordeste e leste por Loulé e a sul tem uma ampla costa no Oceano Atlântico.

 

Férias em Albufeira, Algarve

Albufeira

Principal destino turístico da região mais a sul de Portugal, o concelho de Albufeira divide-se em 4 freguesias, são elas Albufeira e Olho de Água, Ferreiras, Guia e Paderne.

O turismo é a principal atividade económica do concelho, com centenas de unidades hoteleiras dispostas estrategicamente ao longo da orla litoral ou nas proximidades da mesma, centenas de restaurantes, bares e clubes noturnos localizados nas várias áreas da cidade e do concelho, com dois principais centros de animação noturna, o centro histórico de Albufeira e a Praia da Oura e disputarem entre si o estatuto de centro de animação noturna da cidade.

Cidade relativamente tranquila de novembro a março, as principais atividades centram-se em redor da praia durante o dia e nos centros de animação à noite.

 

location 512 hotel Youtube

 

 

Os melhores locais da Cidade de Albufeira

Mapa Cidade de Albufeira

 

O centro histórico de Albufeira

Centro Histórico

O centro histórico de Albufeira é um dos principais centros de animação noturna da cidade e é também onde se localizam algumas das casas e prédios mais antigos e com as fachadas mais típicas e tradicionais da cidade.

Cais Herculano, Praia dos Pescadores

Com uma enorme escolha de restaurantes, aqui encontra-se praticamente todo o tipo de gastronomia, desde a cozinha tradicional portuguesa, algo adaptada ao gosto internacional, à asiática e inúmeros bares e snack bares de estilo britânico. Com uma atmosfera mais genuína que a zona da Praia da Oura, esta zona que vai desde a Praia dos Pescadores à rua do Túnel e pequenas ruelas paralelas, inclui ainda a rua Cândido dos Reis e o Largo Eng. Duarte Pacheco.

Rua Cândido dos reis

Nesta zona nobre de Albufeira a vida noturna é simplesmente vibrante durante a época turística (de março a outubro).

 

 

 

 

 

Oura / Praia da Oura

Oura

A dois quilómetros de distância do Centro de Albufeira, a Oura, Rua da Oura  ou The Strip é a avenida que vai deste a rotunda de acesso à Praia da Oura, a Avenida Sá Carneiro até perto do Hotel Montechoro, a norte. Bastante movimentada durante a época alta e com uma atmosfera marcantemente britânica, esta área é muito movimentada durante a época alta, contando com uma enorme variedade de restaurantes, bares e lojas.

A vida noturna é frenética com os bares abertos ao longo de toda a noite com muita música.

 

 

Zoomarine

Zoomarine

Situado no município de Albufeira, na Guia o Zoomarine é a opção ideal para um dia inesquecível nas suas férias em família.

 

São imensas as atrações, distribuídas por uma área de 8 hectares que fazem deste magnifico parque temático inspirado na vida nos mares e oceanos de todo o planeta, que dedica especial atenção ao entretenimento, ao ócio e à educação ambiental.

 

 

 

Entre as suas atracões, destacam-se os espetáculos com animais - como por exemplo, golfinhos, focas e leões marinho, aves exóticas ou de rapina, um cinema em 4D com projeções dedicadas à conservação do planeta, um extenso aquário, zonas que reproduzem o habitat natural de espécies como crocodilos ou aves que vivem em zonas húmidas, um centro de reabilitação de fauna marina, piscinas, zonas verdes com atracões (como uma roda gigante ou um divertidíssimo barco pirata), passeios e numerosos lugares nos quais poderá almoçar e comprar com total comodidade.

 

Para além de tudo isto há ainda a oportunidade de viver uma experiência única e interagir com golfinhos treinados (Não incluído na entrada). Recomendamos vivamente que reserve a sua interação com os golfinhos com a devida antecedência.

 

A oferta do parque não se fica por aqui: laboratório fotográfico, multibancos e aluguer de veículos, chapéus de sol, cadeiras de rodas, salas para banquetes e festas, etc.

 

Compre aqui o seu ingresso para o Zoomarine com 10% de Desconto

 

 

 

 

 

 

Olhos de Água

Olhos de Água

Antiga povoação de origens piscatórias localizada e cerca de 5km a este de Albufeira, Olhos de Água é considerada uma das áreas mais prestigiada de Albufeira. Nas proximidades desta localidade situa-se a Praia da Falésia, uma das melhores praias de Portugal segundo as críticas, ou a histórica Torre da Medronheira.

Na localidade situa-se a Praia dos Olhos de Água, menos famosa que a Falésia de beleza única com os seus Olheiros de Água Doce, e de peixe bastante genuíno. A Praia de Olhos de Água é atualmente a única Praia no concelho de Albufeira onde ainda é possível ver os barcos de pesca a subir na rampa dos barcos e as barracas dos pescadores. Hoje em dia, ainda é possível (aproximadamente às 22h30) ter a experiência de poder ver chegar à Praia dos Olhos de Água um barco com peixe fresco ainda a saltar nas redes e comprar diretamente ao pescador. Existem várias festas e eventos no largo dos pescadores, principalmente na época balnear.

Nesta localidade situam-se alguns dos mais conceituados hotéis de 4 e 5 estrelas do Concelho, assim como excelentes restaurantes de peixe e marisco, assim como diversas lojas de artesanato local.

 

 

 

 

O Património do Concelho de Albufeira

Albufeira Antiga

 

Relativamente ao património do concelho, o mesmo é algo escasso com muitas das atrações históricas a resumirem-se a ruinas que poderiam ter maiores cuidados a nível da preservação.

Destacam-se a Ponte medieval de Paderne e as Ruinas do Castelo de Paderne, na freguesia de Paderne; As ruinas da Bateria de Albufeira e do Castelo de Albufeira, a Torre da Medronheira e os Olheiros de Água Doce

A nível do património religioso destaque para o Convento de Nossa Senhora da Orada, a Igreja Matriz de Albufeira, a Torre do Relógio, a Capela da Misericórdia, a Igreja de S. Sebastião e a Igreja de Sant'Ana

 

 

Igreja Matriz de Albufeira

Igreja Matriz

Situada na Rua da Igreja Nova, a construção da Igreja Matriz de Albufeira remonta ao Século XVIII (1782), tendo substituído a antiga matriz (originalmente mesquita árabe) que ruiu com o terramoto de 1755. Igreja, de uma só nave, de estilo Neoclássico, a Igreja Matriz de Albufeira apresenta 4 capelas laterais, a capela batismal, o coro, dois púlpitos e duas salas laterais.

No altar-mor, é de realçar o belíssimo retábulo do pintor albufeirense Samora Barros (séc. XX), que serve de pano de fundo à imagem da padroeira de Albufeira, Nossa Senhora da Conceição. No cimo do arco da porta principal, podemos encontrar a cruz de Aviz, representativa da ordem Religiosa e Militar a que Albufeira pertenceu.

 

 

 

Torre do Relógio

Torre Relógio

Considerada um dos ex-libris da cidade, a Torre do Relógio localiza-se na Rua Bernardino Sousa,  e era uma antiga torre muçulmana que está integrada no edifício da antiga cadeia comarca. Já no séc. XIX foi-lhe implantada uma original coroa em ferro onde se encontra o sino das horas. Do cimo desta torre, poderá desfrutar de uma vista privilegiada sobre a cidade.

 

 

 

Capela da Misericórdia

Capela da Misericordia

Localizada na Rua Henrique Calado, a Capela da Misericórdia era originalmente uma mesquita árabe, que passou a ser utilizada como capela dos Alcaides do Castelo. Restaurada em 1499, adotou entretanto o nome de Capela da Misericórdia. Foi parcialmente destruída pelo terramoto de 1755, tendo sido posteriormente recuperada.

 

 

 

Igreja de S. Sebastião

Ermida São Sebastião

Situada na Praça Miguel Bombarda, a Igreja de S. Sebastião foi construída em meados do séc. XVIII e apresenta traços arquitetónicos de raiz popular. Destaque para a belíssima cúpula e os seus 2 portais: o lateral debruado por cantarias de estilo manuelino e o principal, talhado em estilo barroco. Na sua nave única, encontramos um retábulo de madeira proveniente da segunda metade do século XVIII, seis imagens de santos em madeira e uma imagem em pedra.

Museu de Arte Sacra (Igreja de São Sebastião)

Templo construído em meados do séc. XVIII, a Igreja de São Sebastião vale pela beleza do edifício em si, mas também por um interessante núcleo museológico de arte sacra, que pode ser visitado durante todo o ano.

 

 

 

Igreja de Sant'Ana

Igreja Sant Ana

Situada no largo Jacinto d’Ayet, a Igreja de Sant'Ana é um belo exemplar da arquitetura religiosa do séc. XVIII.

Na capela-mor, encontramos um retábulo em madeira, da autoria dos mestres João Baptista e Francisco Xavier Guedelha. Dignas de atenção são ainda uma imagem de Cristo crucificado e um retábulo representativo de N.ª Sr.ª das Dores.

 

 

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Inaugurado em 20 de Agosto de 1999, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira situa-se na antiga sede da Câmara Municipal de Albufeira, um edifício de dois andares situado na antiga Praça de Armas, atual Praça da República.

As funções sociais do Museu consistem na conservação, preservação, reconstituição e divulgação do espólio arqueológico do Concelho, para fins de estudo, educação e de lazer.

 O discurso museográfico organiza-se de forma diacrónica, apresentando a evolução histórica do concelho desde o período Pré-Histórico até ao século XVII.

O museu dispõe de uma área de exposição permanente e no piso superior, de um espaço vocacionado para a realização de exposições temporárias. Integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2003, usufruindo das vantagens inerentes da sua integração, tais como incentivos de apoio nas diferentes áreas de ação do Museu, nomeadamente apoio técnico, rentabilização dos recursos logísticos, técnicos e financeiros.

Situado na Zona Antiga da cidade, na Praça da República, o Museu de Arqueologia é composto por quatro núcleos históricos relativos aos seguintes períodos: pré-história, romano, visigótico-islâmico e idade moderna. Refira-se que o Museu ocupa o espaço dos antigos Paços do Concelho e que, para além da exposição arqueológica permanente, oferece aos seus visitantes uma sala de exposições temporárias e um serviço de visitas guiadas ao Centro Antigo da cidade.

 

Ermida de Nossa Senhora da Orada

Ermida Nossa Senhora Orada

 

Igreja Matriz da Guia

Igreja Matriz Guia

 

 

Igreja Matriz de Paderne

Igreja Matriz Paderne

 

 

Ermida de Nossa Senhora da Guia

Ermida Nossa Senhora da Guia

 

 

Castelo de Paderne

Castelo de Paderne

 

 

 

 

 

Galerias de Arte em Albufeira

 

Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Situada na Antiga Central Elétrica, um edifício do princípio do século passado, reabilitado e transformado em Galeria de Arte em 1988, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros possui dois pisos e vãos exteriores em arco, o que possibilita a iluminação natural de todo o edifício.

Da sua fachada, ressaltam os azulejos e motivos exteriores, da autoria do pintor albufeirense, Samora Barros. José Ricardo Júdice Samora Barros nasceu a 3 de Abril de 1887 e frequentou o curso de Pintura da Escola de Belas Artes, em Lisboa, onde recebeu vários prémios. Adepto das ideias liberais, não só ficou ligado à história de Albufeira pela vertente artística, mas também por se ter dedicado de alma e coração à valorização e defesa da sua terra natal, participando ativamente na vida social e politica da cidade.

 

 

 

Galeria Municipal

Inaugurada em 1997, a Galeria Municipal localiza-se na Rua do Município e está integrada no edifício da Câmara Municipal. Possui uma arquitetura contemporânea de estilo singular, caracterizando-se pelos seus dois pisos em galeria. Por aqui passam diversas exposições maioritariamente dedicadas a artistas locais. Trata-se de um espaço de cultura onde as artes locais podem ser contempladas durante todo o ano.

 

 

Festas anuais, eventos culturais e desportivos em Albufeira

Janeiro: Paderne Medieval

Fevereiro: Cross Internacional das Amendoeiras em Flor - Pista de Cross das Açoteias; Festa das Cenouras ou de Pau Roxo - 4 de fevereiro

Junho: Marchas Populares em Albufeira e em Olhos de Água; Mostra Tradicional das Artes do Barrocal em Paderne; Festa de São Pedro - 29 de junho

Julho: Festival Al’buhera e Feira de Artesanato, em Albufeira; Festa do Polvo em Olhos de Água

Agosto: Festa do Frango na Guia - 1º Fim de semana; Festa da Sardinha, em Olhos de Água - 2º Fim de semana; Festas em Honra da Nossa Senhora da Orada, em Albufeira - Dias 14 e 15; Comemorações do Dia do Município, em Albufeira - Dia 20; Festival de Rancho Folclórico, em Olhos de Água

Setembro: Festas em Honra de São Vicente de Albufeira - Dia 3; Festas do Pescador, em Albufeira - 1º Fim de semana

Outubro: Festas em Honra de São Vicente de Albufeira - Dia 3; Mostra dos frutos secos em Paderne

Novembro: Festas do Magusto na Guia e em Paderne; Feira franca de Albufeira- 29 de novembro

Dezembro: Festa de Fim de Ano, em Albufeira - Dia 31; Paderne Medieval

 

Compras no Concelho de Albufeira

Albufeira Shopping

Algarve Shopping

 

 No concelho de Albufeira encontra imensas oportunidades de compras com uma oferta que está praticamente ao nível da existente a nível da restauração e bares.

Começando pela cidade propriamente dita, existem várias bancas de rua e pequenas lojas de artesanato e de diversos tipos ao longo de  todo o centro histórico e na zona da Oura, ao longo da Avenida Sá Carneiro, ou Strip.

Albufeira Shopping

Albufeira Shopping

Todas as principais cadeias de Supermercados estão representadas na Cidade,  com vários supermercados Pingo Doce, Continente, Lidl, Aldi e outros de menor dimensão.

Retail Park

Retail Park, na Guia

A nível de Centros Comerciais, existem o Albufeira Shopping e o Pingo Doce na zona da Rotunda dos Relógios, o Algarve Shopping, um Retail Park com a Nike Megastore, Rádio Popular e Overseas Iceland, entre outras lojas, na Guia; Makro, Aldi e Leroy Merlin, em frente ao Algarve Shopping e muitas outras lojas nesta área da Guia.

Voltando à cidade de Albufeira, o Mercado Municipal é local de visita obrigatória onde poderá comprar diariamente peixe fresco, legumes e frutas.

A nível de mercados, Albufeira conta com um mercado quinzenal que tem lugar no Recinto dos Mercados, junto ao terminal rodoviário, na primeira e terceira 3ª feira do mês;  Uma feira de velharias no Parque de estacionamento junto ao Mercado dos Caliços ao segundo e terceiro sábado de cada mês; Uma feira de velharias em Olhos de Água, junto ao Mercado de Olhos de Água, ao 1º Domingo de cada mês; Um Mercado Mensal na Guia, no recinto de feiras e mercados, na 3ª Sexta Feira do mês; Um mercado mensal em Paderne realizado no primeiro sábado do mês, no Recinto dos Mercados e Feira Quinzenal; o Mercado do Levante nas 2ª e 4ª terça-feira do mês, em Tomilhal – Ferreiras e o Mercadinho da Avenida de Feira de Velharias, ao 1º sábado do mês, Junto ao Parque Desportivo da Nora, nas Ferreiras.

 

 

As Praias do Concelho de Albufeira

Com cerca de 30 quilómetros de costa, Albufeira conta com praias para todos os gostos.

De oeste para este: Praia dos Salgados, Praia da Galé, Praia Manuel Lourenço, Praia do Evaristo, Praia do Castelo, Praia da Coelha, Praia de São Rafael, Praia dos Arrifes, Praia do Peneco, Praia dos Pescadores, Praia do Forte de São João ou "Alemães", Praia do Inatel, Praia de Santa Eulália, Praia dos Aveiros, Praia da Oura, Praia Maria Luísa, Praia dos Olhos De Água, Praia do Barranco das Belharucas, Praia da Falésia, Praia da Rocha Baixinha

Mais informações acerca das Praias de Albufeira, aqui!

 

A Marina de Albufeira

Marina de Albufeira

Ponto de partida para os melhores passeios de barco pelo litoral da região central algarvia, a Marina de Albufeira é outro dos espaços de lazer a ter em conta no concelho.

Com uma atmosfera bem mais calma e recatada do que outros locais da cidade, a Marina de Albufeira dispõe de estacionamento para 1.100 viaturas, uma área comercial com lojas, restaurantes e bares.

A Marina de Albufeira localiza-se no extremo poente de Albufeira.

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 200 visitantes e 0 membros em linha