A 30 minutos de distância (de barco), de Olhão, a Armona ou ilha da Armona é o local perfeito para um ou vários dias de férias de praia bem passados no Algarve.
Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Armona situa-se ao largo de Olhão, a sudeste do cais de embarque situado na Avenida 5 de Outubro e estende-se para este até à Fuseta. As praias Armona mar, Fuseta Mar e Barra da Fuseta fazem parte desta ilha.
A ligação de barco para a Armona é feita diariamente da cidade de Olhão através de um ferry, de hora a hora durante o verão e com um horário um pouco mais reduzido durante o inverno.
Existem praias para todos os gostos na Ilha da Armona, umas voltadas para a Ria Formosa, outras voltadas para o mar, umas mais tranquilas, outras mais movimentadas, enfim praias para praticamente todos os gostos, mas todas elas com algo em comum – perfeitas para os amantes da natureza.
A nível de transportes motorizados, os mesmos resumem-se a veículos de emergência e de limpeza. Que, pretender ir para as praias viradas para o mar terá que percorrer, a pé, cerca de 2 quilómetros.
A ilha da Armona conta ainda com um parque de campismo, várias casas particulares e cabanas, a maioria delas utilizada apenas para férias durante o verão, sendo possível alugar aqui alojamento para as suas férias a particulares.
Existem ainda alguns restaurantes perto do molhe e junto à praia e minimercados.
Resumindo, a ilha da Armona é ainda nos tempos atuais uma verdadeira pérola do turismo algarvio, um autêntico paraíso para os adeptos da natureza e da praia, assim como para a prática de deportos náuticos, como a canoagem, a vela ou o mergulho entre muitas outras possibilidades, tal como a pesca recreativa, também bastante popular aqui.
A ilha da Armona é bastante extensa, permanecendo em grande parte no seu estado selvagem e algo intocada, zonas onde é possível encontrar uma rica fauna local.
Praia da Fuseta Mar
Praia da Armona