Férias em Mirandela

Mirandela

Em pleno distrito de Bragança, na sub região de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mirandela é uma pequena cidade universitária do extremo nordeste de Portugal, com uma atmosfera bastante agradável que vale a pena visitar.

O rio Tua serpenteia através de Mirandela e é atravessado por uma ponte de 200 metros, construída em 1500, classificada como monumento nacional da cidade.

O centro histórico de Mirandela situa-se numa colina e conta com belos palácios, um museu de arte de primeira classe, belos restos históricos e uma igreja maneirista.

As encostas arborizadas em torno de Tua são um ímã para os banhistas com as suas praias fluviais. Em termos gastronômicos, Mirandela é famosa pelos Azeite e pela alheira de Mirandela.

 

Onde Ficar em Mirandela:

 

Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Mirandela

banner 320x50 pt

 

O que Fazer em Mirandela

Destino ideal para uma paragem de um ou dois dias numa viagem de férias pelo norte de Portugal, Mirandela é uma pequena cidade com um património histórico, arquitetónico e natural bastante interessante e uma gastronomia excelente. Deixamos aqui alguns dos locais de visita imperdível em Mirandela.

 

Ponte Sobre o Rio Tua

Ponte Sobre o Tua

Conhecida também como Ponte Velha ou Ponte Medieval de Mirandela, é uma ponte de estilo românico que se localiza sobre o Rio Tua. Esta ponte é um ex-libris da cidade de Mirandela e é uma das três pontes que atravessam o Rio Tua, em Mirandela.

Construída em 1500, a ponte mais antiga de Mirandela está, desde 1910, classificada como Monumento nacional.

 

 

Centro Histórico de Mirandela

Centro Histórico de Mirandela

O ponto de partida para explorar qualquer destino é o seu centro histórico ou parte antiga da cidade, já que é onde se concentram as construções antigas e principais monumentos. Mirandela não foge à regra.

Existem imensos motivos de interesse escondidos no emaranhado estreito de ruas que percorrem a colina da cidade velha.

Grande parte deste bairro já esteve dentro das muralhas do castelo de Mirandela, construído por D. Dinis no século XIII.

Como a cidade fica a alguma distância da fronteira espanhola, Mirandela já não necessitava de um castelo após a vitória sobre a Espanha em Aljubarrota, em 1385, e assim a estrutura foi gradualmente demolida e extraída. Um dos últimos fragmentos sobreviventes é o arco de pedra da Porta de Santo António.

Há também uma mansão elegante na cidade velha, o Solar dos Condes de Vinhais, que remonta ao século XVI e com o brasão da família Vinhais em seu frontão.

 

 

Igreja da Misericórdia de Mirandela

Igreja da Misericórdia de Mirandela

Datada do século XVII, este templo maneirista foi a primeira igreja a ser construída em Mirandela e contou com a participação da família Távora em grande parte da decoração de interiores, pois era membro da irmandade da Misericórdia

O altar central de madeira dourada luxuosa foi encomendado por António Luís de Távora no início do século XVIII, enquanto um dos retábulos foi transferido para cá da capela da família dos Távoras depois de terem sido desonrados.

Separando a capela-mor da nave está o “arco do triunfo”, que tem granito gravado com motivos foliares e pintado para criar um efeito de mármore.

 

 

 Ponte de Pedra Sobre o Rio Tuela

Ponte de pedra sobre o Tuela

À semelhança da ponte histórica de Mirandela, o outro Monumento Nacional do município também é uma ponte. Este é muito mais antigo, medindo 100 metros e cruzando a Tuela perto da vila de Torre de Dona Chama.

Seus seis arcos remontam ao período romano, embora provavelmente tenha sido reconstruído algumas vezes. O que se sabe é que essa travessia se encontra na estrada romana Via XVII Augusta, ligando os antigos assentamentos de Braga e Astorga.

 

 

 

Paço dos Távoras

Mirandela

Orgulhosamente localizado em frente a um belo miradouro, o Paço dos Távoras é o edifício mais distinto do centro histórico de Mirandela e alberga atualmente a Câmara Municipal.

Este é o Paço dos Távoras, a casa barroca palaciana dos Távoras, a quem foram concedidos privilégios pelos monarcas portugueses, privilégios esses retirados quando a família foi acusada de uma conspiração para matar o rei no século XVIII.

O palácio oferece uma vista suprema do vale e é sede do município desde o início do século XX.

 

 

 

Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes

Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes

O pintor do século XX, Armindo Teixeira Lopes, nasceu em Mirandela e, depois de falecer em 1976, seus filhos doaram uma seleção de sua obra à cidade.

Em 1981, havia o suficiente para montar um museu na cidade, que foi comprado pela cidade.

Graça Morais, Nadir Afonso, Júlio Pomar e João Hogan são nomes que os entusiastas da arte podem reconhecer em obras aqui expostas para além de outros artistas.

O museu possui cerca de 500 peças de pintura, fotografia, escultura, desenho e gravura do século XIX ao século XXI.

 

 

 

Museu da Oliveira e do Azeite

Museu da Oliveira e do Azeite

Se percorrer a zona rural de Mirandela perceberá facilmente a importância do azeite na região.

O Museu da Oliveira e do Azeite foca a história e cultura destes produtos no nordeste de Portugal. O museu funcionou durante vários anos, interrompido pela recessão e finalmente aberto em 2014. Está no local de um antigo moinho industrial e adotou seções do edifício em sua nova arquitetura.

Há uma antiga pedra de moinho no pavilhão central, e as projeções em vídeo detalham a biologia e a história natural desta planta antiga.

Outra sala estuda a história humana do cultivo da azeitona e, no último andar, você aprenderá sobre as inúmeras aplicações do azeite.

 

 

 

Parque do Império

Parque do Império

Ao lado da ponte velha no Tua, há um parque à beira-rio em torno de uma longa avenida pavimentada com mosaicos portugueses da calçada. Junto à água, há uma linha de palmeiras, enquanto as árvores de madeira fornecem sombra para os bancos, se você estiver em busca de um local tranquilo para ler um livro por um tempo.

Passeie até a fonte iluminada e, no extremo sul, há um anfiteatro considerável para espetáculos e outros eventos.

Se você estiver na cidade no início de março não perca a Festa da Alheira.

 

 

 

Comboio Turístico de Mirandela

Comboio Turístico de Mirandela

Durante o verão, um Comboio Turístico entra me funcionamento, transportando turistas para os dois lados do rio.

É uma maneira decente de vencer o calor em julho e agosto, Mirandela foi uma das primeiras cidades do país a implementar o transporte em comboio turístico, em funcionamento há 3 decadas e promete continuar.

O percurso é flexível e muda de acordo com o que você gostaria de ver, mas normalmente começa na Rua da República, atravessando o rio na Ponte da Europa e terminando na ponte antiga.

 

 

 

Vistas Cénicas de Mirandela – Miradouro de Mirandela

Scenic Lookouts

Mirandela situa-se no centro de altas colinas e, como tal, existem alguns pontos altos com excelentes miradouros para vistas panorâmicas da cidade e dos seus campos.

O Miradouro de Mirandela fica na N15, a alguns quilômetros a oeste do centro e tem um panorama elegante da cidade.

Vá para o sudoeste na A4 e os picos aumentam quando você chega à Serra de Santa Comba.

A mais de 546 metros encontra-se o Miradouro de Franco, localizado acima de um olival.

Ao sul de Mirandela está a silhueta mais recortada da Serra de Faro.

Estacione a leste da vila de Barcel para ver a borda serrilhada da montanha e o rio Tua, curvando-se em sua longa viagem até o Douro.

 

 

 

 

Igreja de São Tomé de Abambres

Igreja de São Tomé de Abambres

A uma curta distância da estrada do centro de Mirandela, na vila de Abambres, situa-se esta atraente igreja românica do século XIII.

Possui a arquitetura sóbria do período, com não mais que uma nave, capela-mor e sacristia ao lado. As paredes são planas e sem adornos, quase sem aberturas, exceto a porta principal.

O interior foi decorado nos séculos seguintes e os maravilhosos afrescos de trompe-l'oeil em torno do arco do triunfo datam de 1584 e merecem a viagem.

 

 

 

 

Parque Natural Regional do Vale do Tua

Parque Natural Regional do Vale do Tua

No sudoeste do município de Mirandela, existe um novo parque natural estabelecido apenas em 2013 para cuidar da vida selvagem e da paisagem no vale do Tua.

Nos últimos anos, milhões de euros foram investidos neste espaço de 25.000 hectares para evitar incêndios florestais e traçar trilhos para caminhada sinalizadas.

Os desfiladeiros oferecem as cenas mais memoráveis, onde o rio cortou a rocha de quartzito, formando altas paredes de pedra.

A folhagem do parque vem de buxo, bordos e sobreiros, enquanto você pode trazer um par de binóculos, já que mais de 120 espécies de aves foram registradas.

 

 

 

Festas da Cidade e de Nossa Senhora do Amparo

Festa da Cidade

No meio do verão, Mirandela recebe as suas festividades anuais.

Com inicio a 25 de julho, no dia de São Tiago, as Festas da Cidade de Mirandela prolongam-se até ao primeiro domingo de agosto.

O evento começou no final do século XVIII e mistura rituais religiosos com diversão para todos.

A procissão em homenagem ao santuário de Nossa Senhora do Amparo é sempre um dos pontos altos das festas.

Também há concertos noturnos de artistas pop e rock famosos, fogos de artifício, mercados e a sempre cacofônica Noite dos Bombos, quando dezenas de bandas de bateria marcham pelas ruas.

 

 

 

Praias Fluviais

Praias Fluviais

Praia Fluvial da Maravilha

Só porque não há mar ou oceano nas proximidades, não significa que você não possa ir à praia.

Mirandela conta com seis praias fluviais por perto para nadar ou simplesmente relaxar na sombra. Uma das mais próximas é a Praia Fluvial do Parque Dr. José Gama na margem direita do Tua, ao sul do centro de Mirandela. Possui um trecho de areia monitorado por um salva-vidas no verão e uma área de natação marcada por bóias.

Num cenário mais natural, fica a Praia Fluvial da Maravilha, perto de onde os rios Tuela e Rabaçal se fundem no Tua. Há um parque de campismo e restaurante aqui, e as pessoas tomam banho de sol em cima do dique que contém uma piscina para se banhar.

 

 

 

Gastronomia

Gastronomia

Já aqui foram mencionados os dois pontos fortes da Gastronomia de Mirandela: As Alheiras e o Azeite.

O primeiro (Alheira) tem uma cuiriosidade interessante, já que se trata de um enchido feito com carne de frango e aves, em vez de carne de porco. A explicação reside no facto de terem sido criadas pelo povo judeu que havia sido forçado a converter-se ao cristianismo, mas ainda se recusava a comer carne de porco. A alheira pode ser fria, frita, grelhada ou cozida em ensopados.

O azeite tem denominação de origem na região de Trás-os-Montes, e, caso pretenda conhecer os produtores, há até uma "Rota do Azeite" passando por Mirandela.

Mel, couve e queijo de cabra são outros produtos certificados, assim como cabrito, que é cozido nesta região com arroz.

Também abra espaço para perdiz assada, cordeiro assado, bife de vitela, truta com azeitonas e caldo verde.

Férias em Ponte da Barca

Ponte da Barca

Na região Norte de Portugal, Ponte da Barca é uma localidade que vale a pena dedicar algum tempo para descobrir ao pormenor.

Read more...

Férias no Porto

Porto

Considerada, pela European Consumers Choice, como o Melhor Destino Europeu 2012 a cidade do Porto, mundialmente conhecida pelo vinho do Porto, oferece um património histórico e cultural único que vale a pena descobrir. Um excelente ponto de partida para a descoberta da magnifica região do Douro

Read more...