Férias em Vila Nova de Gaia: As melhores atrações turisticas

Vila Nova de Gaia

Com vista privilegiada para o Porto, na margem sul do Douro, Vila Nova de Gaia é outro dos grandes destinos para umas férias incríveis no norte de Portugal.

Com o seu extremo norte praticamente colado ao extremo sul do Porto, apenas separada pelo Douro, Vila Nova de Gaia é certamente um dos destinos do norte de Portugal com mais coisas para fazer e atrações a curta distância, não só da própria cidade, como também do Porto.

 

Como chegar a Vila Nova de Gaia

De carro, de comboio, autocarro ou avião, existem várias formas de chegar à cidade de Vila Nova de Gaia. Tal como o Porto, Vila Nova de Gaia é servida pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro também chamado Aeroporto do Porto (antigamente Aeroporto das Pedras Rubras) que se situa no Grande Porto, na zona de confluência entre os concelhos da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, a cerca de 20 quilómetros do centro de Vila Nova de Gaia.

Aeroportos em destaque perto de Vila nova de Gaia:

Aporto Francisco Sá Carneiro (OPO)

Procurar Voos baratos para o Porto

 

 

 

Onde ficar em Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia conta com uma vasta e variada oferta hoteleira que vai de encontro a praticamente todos os gostos e orçamentos, muitos deles situados na famosa zona das Docas de Gaia mas há muitas outras localizações excelentes e igualmente com excelentes alojamentos a preços mais em conta. Confira aqui a melhor oferta de hotéis com desconto em Vila Nova de Gaia.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Vila Nova de Gaia

banner 320x50 pt

 

O que fazer em Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é famosa pelas suas caves portuárias do Vinho do Porto, O vinho fortificado chega aqui pelo Douro, a partir do leste é armazenado para envelhecer em cascos de carvalho nos armazéns, muitos dos quais abertos aos visitantes.

Para provar o Vinho do Porto e conhecer a história deste vinho generoso e das famílias que ao longo de décadas o fabricam e comercializam, nada como visitar Vila Nova de Gaia e as suas famosas caves do Vinho do Porto, situadas junto à margem sul do Douro, em frente à cidade do Porto.

Um pouco mais acima existem alguns miradouros fabulosos, contemplando a margem do rio, Gaia e os bairros antigos do Porto.

Outra das curiosidades é o facto de Vila Nova de Gaia ser também um destino de praia fabuloso, com nada mais, nada menos que 15 praias habitualmente galardoadas com bandeira azul, de acesso bastante fácil.

Deixamos aqui algumas das melhores coisas para fazer em Vila Nova de Gaia:

 

Cidade do Porto

Porto

Apenas com o Rio Douro a separar a Cidade do Porto de Vila Nova de Gaia e com acesso bastante fácil e rápido à “Invicta”, ficar na margem norte (Porto) ou na margem sul (Vila Nova de Gaia) é sinónimo de duas cidades magníficas para explorar numa única viagem de férias.

Basta atravessar o rio e estará no Centro Histórico da Cidade do Porto, um Património UNESCO com imensas atrações para visitar e coisas para fazer.

Veja aqui algumas das melhores coisas que pode fazer na Cidade do Porto.

 

 

 

Vinho do Porto

Vinho do Porto

Vila Nova de Gaia foi o local onde os barris de Vinho do Porto foram carregados e descarregados dos barcos por centenas de anos, uma tradição que durou até à década de 1950, quando o vinho começou a chegar de camião.

Todo o Vinho do Porto vem do vale do Douro, a leste, e é trazido para aqui para amadurecer em barris de carvalho. O Vinho do porto é fortificado com a adição de aguardente durante a fermentação, o que o torna doce, pois interrompe o processo de fermentação, mas no século XVIII a principal razão dessa adição de aguardente tinha a ver com fazer com que o vinho se conservasse em boas condições durante as viagens.

 

 

 

Caves do Vinho do Porto

Caves do Vinho do Porto

São imensos os Armazens ou caves do Vinho do Porto existentes em Vila Nova de Gaia, cerca de 60 onde o Vinho do Porto repousa em cascos de carvalho, das quais 20 estão abertas para visitas, degustação e compra de vinho do Porto.

Apesar de apenas um terço das Caves estarem abetas ao público, é impossível visitar todas e ecolher duas ou três para visitar é uma tarefa mais difícil do que parece.

Muitas das Caves têm nomes ingleles, remontando à altura que a Grã-Bretanha se instalou no Porto após sanções impostas ao vinho francês na década de 1700.

Algumas das caves a considerar visitar são a Sandeman, Cálem, Graham e Quinta do Noval, onde poderá provar cada variedade de vinho para conhecer as diferenças.

 

 

 

Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar

Situa-se num magnífico terraço com vista para a Ponte Dom Luís I e Rio Douro, o Mosteiro da Serra do Pilar remonta ao século XVI e faz parte da lista do Património Mundial UNESCO do Porto.

Este é o marco mais importante de Gaia e um lugar energético onde, dia ou noite, dá gosto estar.

Desde o Mosteiro a vista de Gaia, de grande parte do Porto e das duas margens do rio, até a moderna Ponte da Arrábida, a oeste, é simplesmente espetacular.

O Mosteiro conta com uma igreja decorada com retábulos dourados do século XVIII e esculturas policromáticas dos santos Agostinho, Apolônia e Eulália.

 

 

 

Teleférico de Gaia

Teleférico de Gaia

Inaugurado em 2011, o Teleférico de Gaia percorre pouco mais de meio quilómetro na margem sul do Douro, ligando a Praça da Super Bock, no Cais de Gaia, ao Jardim do Morro, na Avenida da República, junto à Estação Jardim do Morro do Metro do Porto.

O terminal superior é junto ao mosteiro da Serra do Pilar, a partir daqui, uma viagem descendente de uma altura máxima de 50 metros até a beira da água na Avenida Ramos Pinto.

A viagem leva cinco minutos, tempo suficiente para contemplar e fotografar alguns trechos do rio, a Ponte Dom Luís I e a paisagem urbana atemporal de Gaia.

 

 

 

 

Casa-Museu Teixeira Lopes

Casa-Museu Teixeira Lopes

De visita obrigatória em Gaia é este museu dedicado a António Teixeira Lopes (1866-1942), escultor natural de Vila Nova de Gaia que tem seus trabalhos espalhados por toda a região do Porto. Em 1895, seu irmão projetou um ateliê palaciano para ele trabalhar.

Agora abriga o museu, que além de abrigar muitas das obras de Teixeira Lopes, também fornece uma introdução à arte portuguesa dos últimos 200 anos.

Você pode ver a escultura de António Soares dos Reis e José Sousa Caldas, além da pintura do pintor rococó Vieira Lusitano ou do naturalista do século XIX José Malhoa.

 

 

 

 

Passeios de Barco pelo Douro

Passeios de Barco no Douro

O Douro extende-se ao longo de quase 900 quilómetros desde a sua nascente em Castela e Leão, até ao Atlântico no Porto, e todos os visitantes que passam algum tempo aqui, neste espetacular rio, são unânimes em concordar que há algo de especial neste rio.

Tal como em redor da Ribeira, na margem oposta, também em Gaia existe uma considerável oferta de passeios de barco pelo Douro, com duração aproximada de uma hora, onde o guia lhe dará algumas informações sobre os armazéns portuários na margem sul, os pontos de referência do Porto e Gaia e as várias pontes.

Se há actividades imperdíveis durante uma visita de férias em Gaia ou no Porto, um passeio de Barco pelo Douro é uma delas.

Entre os passeios de barco mais incríveis pelo Douro estão o cruzeiro de três dias até as vinhas em terra do Pinhão, ou ir ainda mais longe, para a Espanha em uma viagem de uma semana. Para fazer estes passeios convém reservar com antecedência.

 

 

 

 

Ponte D. Luís I

Ponte D. Luís I

Um símbolo industrial do Porto, esta ponte em arco de metal de dois níveis foi aberta em 1886. Foi concebida pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig, que foi cofundador da Eiffel Company. A ponte atravessa as margens íngremes e rochosas do Douro e sobe para quase 45 metros.

Há uma vista aérea do Cais da Ribeira a partir do nível superior, que também é usado pela linha férrea do Porto.

 

 

 

 

Capela do Senhor da Pedra

Capela do Senhor da Pedra

Em qualquer altura do ano poderá tirar algumas fotos verdadeiramente incríveis neste local exclusivo na Praia de Miramar em Gulpilhares.

Senhor da Pedra é uma capela barroca do século XVII embutida num afloramento rochoso diretamente em frente ao oceano.

No verão, você pode ter a experiência levemente surreal de se bronzear ao lado de uma capela.

No domingo da Trindade, por volta de maio ou junho, há uma peregrinação à capela ao longo da praia, durante o resto do ano esta é uma excelente atração que leva muitos visitantes à praia.

 

 

 

 

Praia da Granja

Praia da Granja

A praia mais ao sul de Vila Nova de Gaia, a Praia da Granja é definitivamente uma das mais belas da cidade.

Tal como acontece com a maioria dos areais desta zona, a Praia da Granja é habitualmente distinguida com a Bandeira Azul.

A complementar um cenário magnífico, existem na área casas e mansões de férias, muitas delas do século XIX, numa altura em que a Praia da Granja era escolha de aristocratas, industriais, artistas e escritores famosos da época, como Ramalho Ortigão e Eça de Queirós.

Um pouco mais tarde, Sophia de Mello Breyner Andresen, a famosa poetisa passaria o verão aqui em criança, e o cenário inspirou parte de seu trabalho.

 

 

 

 

Jardim do Morro

Jardim do Morro

Ao lado da estação de teleférico do mosteiro situa-se o Jardim do Morro, um belo parque que complementa de forma excelente o panorama romântico do Porto.

Projectado em 1927, com trilhos sombreadas por árvores que teciam a encosta e proporcionavam muitos lugares para parar e admirar a paisagem. A brisa vem do Atlântico e existem algumas barracas que vendem lembranças.

Depois do caos à beira do rio, também é um bom local para descansar e contemplar o Porto e o Douro em seu próprio tempo. Após o pôr-do-sol, você pode observas a espetacularidade e beleza de vários pontos de referência da cidade do Porto e Vila Nova de Gaia, como a torre da Igreja dos Clérigos e a catedral.

 

 

 

 

Jardim Zoológico de Santo Inácio

Jardim Zoológico Santo Inácio

Se está de férias em Vila Nova de Gaia com crianças, o Jardim Zoológico de Santo Inácio é uma boa alternativa aos armazéns portuários. Fica um pouco fora da cidade, mas poderá aqui chegar de Autocarro ou táxi em menos de dez minutos.

O Jardim zoológico tem 1.000 habitantes de 300 espécies diferentes e conta com uma estufa tropical, casa de retiro, casa de insetos e fazenda educacional.

Entre os muitos animais exóticos estão girafas, chitas, capivaras, macacos, um tigre siberiano e uma cobra píton-birmanesa.

Existem vários espetáculos ao longo do dia com aves de rapina, repteis ou pinguins.

 

 

 

 

Estação Litoral da Aguda

Estação Litoral Aguda

Existe outra atração atração animal em Vila Nova de Gaia, mais concretamente em Aguda, que combina aquário com um Museu marítimo.

Existem 15 tanques que apresentam em detalhe animais e as plantas subaquáticas da costa atlântica portuguesa. Aqui poderá ver mais de 700 animais de 60 espécies distintas, entre os quais polvos, caranguejos e tartarugas.

A área do museu é uma louca miscelânea de objetos relacionados à navegação, caça, pesca e ciências naturais, e conta com arpões antigos, maquetes, minerais, esqueletos e redes.

 

 

 

 

Parque Biológico de Gaia

Parque Biológico

Outra das atrações que vale a pena visitar, especialmente se aqui está acompanhado de criança, o Parque Biológico de Gaia é uma atração ao ar livre situada em Avintes, que apresenta a história natural, a vida selvagem e os animais domesticados da região.

As crianças vão gostar muito dos recintos de animais, onde há cabras, porcos, veados e tartarugas.

O parque tem um objetivo ecológico na cidade tendo criado um espaço onde mais de 40 espécies diferentes de aves fazem seus ninhos e muitas outras espécies que também visitam durante as migrações, dependendo da estação.

Existem também modelos em tamanho natural de animais pré-históricos, incluindo um enorme braquiossauro.

 

 

 

 

Mais praias do Concelho de Vila Nova de Gaia

Praia do Senhor da Pedra

São muitas as praias para descobrir em Vila Nova de Gaia. Este município tem uma maior concentração de praias com Bandeira Azul do que qualquer outra parte de Portugal.

Existem 17 quilômetros de areia com cerca de 15 praias de Bandeira Azul, em reconhecimento da sua limpeza e instalações e acesso.

Algumas opções de praias para visitar enquanto aqui estiver são a Praia da Madalena, Praia de Valadares, Praia da Aguda, e em Miramar, a Praia do Senhor da Pedra, já anteriormente referida.

EasyCookieInfo

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 71 visitantes e 0 membros em linha