Fátima o altar do mundo

Fátima

Em feriados religiosos, épocas festivas de cariz religioso ou em qualquer outra altura do ano, Fátima, cidade do Concelho de Ourém, Portugal, é um excelente destino para passar uns dias, cidade onde certamente encontrará uma paz e força única.

Fátima

A fama mundial desta cidade conhecida como “O Altar do Mundo” deve-se às aparições da Virgem Maria aos 3 pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, a 13 de Maio de 1937, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

Em Fátima, tudo ou quase tudo tem a ver com a religião cristã, o Santuário de Fátima é, sem dúvida o centro desta cidade portuguesa onde decorrem várias celebrações de missas ao longo do dia.

 Museu de Cera

A nível de museus, destaque para o Museu de Cera ou museu de Fátima, que retrata a história de Fátima, desde as aparições da Virgem Maria, aos dias atuais, em figuras de cera. Sem dúvida um local de visita obrigatório.

Outro dos Museus de visita obrigatória é o Museu Vida de Cristo, que igualmente em figuras de cera, retrata a vida de Jesus Cristo.

 

A aldeia de Aljustrel é outro dos locais a visitar, local de origem dos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, videntes das aparições de Fátima.

É possível visitar, em Aljustrel, as casas onde nasceram os videntes de Fátima, bem como o Museu Etnográfico de Aljustrel.

 Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

Este centro de peregrinações evoca as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, ocorridas em 1917 e reconhecidas em 1930. O local era uma propriedade rural chamada Cova da Iria e pertencia aos pais de Lúcia, que a doaram ao santuário. Foi aqui que ocorreu a primeira aparição.

 

O Santuário inclui a Basílica, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, a Igreja da Santíssima Trindade, a Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores, a Casa de Retiro de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

 

A Basílica foi construída segundo um projeto do holandês Gerard van Kriechen, executado pelo arquiteto João Antunes. A primeira pedra foi benzida em 1928, mas a igreja foi consagrada apenas em 1954, ano em que lhe foi concedido o título de Basílica pelo Papa Pio XII.

 

Os estilos arquitetónicos e decorativos são muito simples. No interior, encontramos 14 altares laterais dedicadas aos mistérios do Rosário. Os vitrais e as pinturas no corpo da igreja são da autoria de João de Sousa Araújo, datam de 1967 e representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às Aparições e à Mensagem de Fátima. Os da capela-mor, representando os Evangelistas, a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação foram criados pela sociedade madrilena Maumejean y Hijos. No lado direito do transepto, do Evangelho, está o túmulo de Francisco, falecido em 1919. Do lado esquerdo, da Epístola, vê-se o túmulo de Jacinta, falecida em 1920 e ao lado, está o túmulo da Irmã Lúcia, que faleceu em 2005.

 

Destaque ainda para o órgão de fabrico italiano, datado de 1952, constituído por 152 registos e cerca de12.000 tubos.

 

Todos os anos, a 13 de Maio e 13 de Outubro, o Santuário de Fátima recebe milhares de peregrinos e turistas para celebrar as datas das aparições de Nossa Senhora aos três videntes e para visitar todos os locais relacionados com este culto. As peregrinações iniciam-se alguns dias antes em diversos pontos do país e do mundo, com os peregrinos a rumarem a Fátima das mais variadas formas.

 

Sem duvida a altura ideal para visitar Fátima, no entanto, apesar da vasta e variada oferta turística de alojamento em Fátima, é conveniente marcar o seu alojamento com devida antecedência.

 

Aqui encontra a melhor oferta de alojamento em Fátima.

banner 320x50 pt

 

As melhores atracões turísticas de Fátima:

 

Santuário de Fátima

Santuário

 

 

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

 

 

Capelinha das Aparições

Capelinha das Aparições

 

 

 

Basílica da Santíssima Trindade

basilica da Santissima Trindade

 

 

 

Grutas da Moeda

Grutas da Moeda

 

 

 

Casa Jacinta e Francisco Marto

Casa Jacinta e Francisco Marto

 

 

 

Santuário dos Valinhos

Santuário de Valinhos

 

 

 

Casa de Lúcia

Casa de Lúcia

 

 

 

Museu de Cera de Fátima

Museu de Cera

 

 

 

Igreja Paroquial de Fátima

Igreja Paroquial de Fátima

 

 

 

Museu Vida de Cristo

Museu Vida de Cristo

 

 

 

Ourém

Ourém

 

 

 

Pegadas de dinossauro da Serra de Aire

Pegadas de Dinossauro

Património de Fátima: Santuário de Fátima, Capelinha das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Basílica da Santíssima Trindade, Via-Sacra dos Valinhos e Calvário Húngaro, Loca do Cabeço / Anjo da Paz, Casa-Museu de Aljustrel, Casas dos Pastorinhos de Fátima, Igreja Paroquial de Fátima, Grutas da Moeda, Pegadas de dinossauro da Serra de Aire, Moinhos da Fazarga, Mosteiro Pio XII, Mosteiro da Santa Cruz,  Museu de Cera de Fátima, Museu de Arte Sacra e Etnologia, Museu Vida de Cristo, Santuário de Nossa Senhora da Ortiga.

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 209 visitantes e 0 membros em linha