Férias em Viseu

Viseu

A cerca de 90km de Aveiro, Coimbra ou Covilhã, 130km de Vilar Formoso, 300km de Lisboa e 120km do Porto, Viseu é uma cidade do interior centro que deverá obrigatoriamente visitar em qualquer altura do ano.

Viseu é um destino ideal para férias em família, Férias de Páscoa, Férias de Verão ou Férias de Carnaval.

A melhor seleção de alojamento de Férias em Viseu

banner 320x50 pt

 

Um pouco de História

Viseu é uma das cidades mais antigas de Portugal, com as suas origens a remontarem à época castreja.

Foi com a Romanização que Viseu ganhou grande importância, sustentando a tradição que a associa à figura de Viriato, herói lusitano que combateu os romanos e que terá passado por esta região.

 

Depois da ocupação romana na península, seguiu-se a elevação da cidade a sede de diocese, já em domínio visigótico, no século VI.

No século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, como a maioria das povoações ibéricas e, durante a Reconquista da península, foi alvo de ataques e contra-ataques alternados entre cristãos e muçulmanos.

 

Mesmo antes da fundação de Portugal, Viseu foi várias vezes residência dos condes D. Teresa e D. Henrique que, em 1123, lhe concedem um foral.

 

O segundo foral foi-lhe concedido pelo filho dos condes, D. Afonso Henriques em 1187, e confirmado por D. Afonso II, em 1217.

Nos séculos XIV a XVI a parte alta da cidade torna-se um verdadeiro centro de desenvolvimento e tem então grande importância a colónia judaica estabelecida na cidade.

 

O que fazer em Viseu / o que visitar:

Da sua rica história nasceu um vasto e riquíssimo património histórico.

O Adro da Sé, uma das mais belas praças de Portugal, é o ponto de partida ideal para a descoberta de Viseu.

Aqui encontra quatro majestosas edificações: a Varanda dos Cónegos e Torre de Menagem, a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco (antigo Paço dos Três Escalões) e a Igreja da Misericórdia.

No Rossio (Praça da República) ampla praça no centro da cidade, ponto de encontro sombreado de tílias, os Paços do Concelho edifício da segunda metade do século XIX, a Igreja dos Terceiros estilo Barroco dedicada a S. Francisco de Assis, o Painel de Azulejos ao longo do muro do Jardim das Mães, ao cimo a Casa Museu Almeida Moreira.

A cidade possui um dos mais belos conjuntos do País de casas, portais e janelas dos estilos gótico – manuelino, espalhadas um pouco por todo o centro histórico.

Da muralha, que na época medieval protegia a cidade com sete portas, apenas se conservam duas - a Porta do Soar ou Arco dos Melos e a Porta dos Cavaleiros e vestígios de outra na Rua da Árvore.

A Praça D. Duarte com a estátua do Rei de Portugal (1391-1438) e ao meio da rua com o mesmo nome uma casa de pedra onde se pode ver a Janela geminada Manuelina mais bonita da cidade.

A Rua Direita, uma rua estreita e sinuosa, foi o coração do comércio tradicional em Viseu.

Para além de dedicar o seu tempo à descoberta do património histórico e arquitetónico de Viseu poderá aproveitar para conhecer o património natural enquanto se mantém em forma.

O Parque do Fontelo situado na Avenida José Relvas é ideal para agradáveis caminhadas ou para se dedicar a atividades desportivas aproveitando o campo de ténis, as piscinas e o circuito de manutenção. Esta zona verde que ocupa uma considerável área a nascente da cidade, fazia parte da Quinta do Paço dos Bispos. A mata é rica em espécies vegetais e árvores com destaque para castanheiros e carvalhos.

Em pleno centro da cidade, o Parque Aquilino Ribeiro ou Parque da Cidade é um pulmão verde com grandes árvores e outras espécies vegetais, em pleno. De visita obrigatória.

O Palácio do Gelo na Quinta da Alagoa é outro dos locais de vista obrigatória em Viseu. Aqui encontra uma área comercial onde poderá fazer compras ou simplesmente divertir-se na pista de gelo ou no Bowling & Play Center. Os mais pequenos têm igualmente um centro de diversão, o “Polar e Brincar”.

 

As melhores atracões turísticas Viseu:

 

Sé Catedral de Viseu

Sé de Viseu

De visita obrigatória, a catedral revela uma variedade de estilos arquitetónicos que refletem o tempo que demorou a sua construção. A fachada de estilo manuelino foi destruída por um forte temporal, em 1635, que apenas manteve intacta a Torre do Relógio, de estilo românico-gótico.

Na atual fachada encontram–se as imagens de S. Marcos e S. Lucas, S. João e S. Mateus, S. Teotónio e, no alto, Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Sé. A estrutura da igreja, de origem românico gótica, remonta aos séculos XIII e XIV, os pilares são góticos e a abóbada manuelina - a chamada abóbada dos nós que cobre as três naves (a sua construção iniciou-se no princípio do séc. XVI). O claustro renascentista, edificado pelo italiano Francesco da Cremona, prima pela sua elegância.

Catedral de Viseu: Adro da Sé, 3500-195 Viseu

T +351 232 436 065

HORÁRIO: Todos os Dias: 09h00| 12h00 - 14h00 | 19h00

 

MUSEU DE ARTE SACRA DA CATEDRAL DE VISEU / TESOURO DA SÉ

No Museu de Arte Sacra da catedral podem ser apreciados objetos litúrgicos de antigos usos, relíquias de fortíssima devoção, imagens de retábulos memórias de bispos generosos.

Catedral de Viseu – Adro da Sé, 3500-195 Viseu

T +351 967 780 671

HORÁRIO

Dias úteis: 09h00 | 12h00 - 14h00 | 17h00; Sábados e Domingos: 14h00 | 17h00

ENCERRA Segundas, Sábados e Domingos (manhã) e dias Santos

 

 

 

Adro da Sé

Adro da Sé

 

 

 

Centro Histórico de Viseu

Centro Histórico de Viseu

 

 

 

Museu Nacional Grão Vasco

Museu Nacional Grão Vasco

Instalado no antigo Paço Episcopal, totalmente renovado pela mão do arquitecto Souto Moura, o Museu Grão Vasco é hoje um museu de visita obrigatória não só pela colecção de pintura quinhentista da autoria de Vasco Fernandes, o Grão Vasco (c.1475-1542) e da sua oficina, como pela pintura portuguesa dos sécs. XIX e XX, os exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário, e um conjunto de objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria marfins, do Românico ao Barroco).

Paço dos Três Escalões, Adro da Sé

3500–195 Viseu

T +351 232 422 049

F +351 232 421 241

E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.imc-ip.pt

HORÁRIO: Terças: 14h00 | 17h30; Quarta a Domingo: 10h00 | 17h30; Feriados: 10h00 | 17h30

ENCERRA Segundas, 1º Janeiro, Domingo Páscoa, 1º Maio e 25 Dezembro

 

 

 

Praça da República

Praça da Républica

 

 

 

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

Em frente à Sé encontra-se esta vistosa construção do século XVIII, estilo Rocaille A imponência da fachada não deixa transparecer a sobriedade do interior. Merece atenção o retábulo com a imagem da Nossa Senhora.

3500-195 Viseu

 

 

 

Porta do Soar

Porta do Soar

 

 

 

Parque do Fontelo

Parque do Fontelo

 

 

 

Museu Almeida Moreira

Museu Almeida Moreira

A casa de habitação de Francisco de Almeida Moreira, construída no séc. XIX e legada em testamento à cidade de Viseu em 1939, situa-se centralmente no espaço urbano, entre a Porta da Muralha Medieval de Soar de Cima e a Praça da República.

Enquanto espaço museológico, alberga a biblioteca pessoal de Almeida Moreira bem como os importante núcleos de cerâmica, escultura, mobiliário, têxteis, ourivesaria e a coleção de pintura que resulta, em grande medida, da oferta de artistas, mostrando um acervo que reflete o gosto eclético e o percurso profissional e afetivo deste notável colecionador.

Rua Soar de Cima, 3500–211 Viseu; T +351 232 423 769

 

 

 

Centro Comercial Palácio do Gelo

Palácio do Gelo

 

 

 

Casa do Miradouro

Casa do Miradouro

 

 

 

Museu do Quartzo

Museu do Quartzo

 

 

 

Cava de Viriato

Cava de Viriato

Na Cava de Viriato terá possivelmente existido um acampamento militar romano situado num ponto de confluência de várias vias de comunicação. De acordo com investigações recentes o local poderá ter sido posteriormente utilizado pelos muçulmanos como “cidade–acampamento” durante a época de Al-Mansur. No local foi erigido um monumento a Viriato, chefe da resistência dos povos peninsulares aos invasores romanos.

 

 

 

Casa da Ribeira

Casa da Ribeira

Antiga casa senhorial onde funciona uma Fundação Municipal para proteção do artesanato com oficinas de artes e ofícios. Casa da Ribeira - Fundação C.M.V. para a Proteção do artesanato.

Largo Nª Srª Conceição, 3500-198 Viseu; T +351 232 429 761

www.cm-viseu.pt

HORÁRIO: Terça a Sábado: 09h00 | 12h30 – 14h00 | 17h30

ENCERRA Domingos e Segundas

 

 

Outros espaços de Diversão em Viseu

A QUINTINHA

Parque de Diversões Infantil

Estrada Aeródromo - Campo

3515-342 Viseu

T +351 232 452 347

 

COMPLEXO DESPORTIVO PRÍNCIPE PERFEITO

Parque aquático Este complexo, situado em Cabanões, dispõe de instalações e equipamentos para catividades de interior e ao ar livre - piscina exterior com escorregas, piscinas interiores e ginásios.

Complexo Desportivo Príncipe Perfeito

Bairro da Misericórdia – Cabanões

3500-895 Viseu

T +351 232 469 102

F +351 232 449 169

E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Radical Park

Espaço ao ar livre para desporto aventura (Integrado no complexo Desportivo Príncipe perfeito)

T +351 232 469 102 | 961473894

E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.radicalpark.pt

Mediante Marcação

 

 

 

MUSEU TESOURO DA MISERICÓRDIA

Designa-se por Tesouro da Misericórdia o núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, patente no edifício da Igreja da Misericórdia. Nele se expôe um significativo corpo de bens que, ao longo de quase cinco séculos de vida desta irmandade, serviram para dar cumprimento à sua diversificada missão de serviço que tocava a ajuda compendiada nas obras de Misericórdia posta em acto junto de quem, entre os homens, mais carecido estivesse.

Igreja da Misericórdia

Adro da Sé

3500-195 Viseu

T +351 232 470 770

F+351 232 425 528

HORÁRIO

Todos os Dias: 10h00 | 12h30 - 14h00 | 17h30

ENCERRA Segundas, 1º Janeiro, Domingo Páscoa, 1º Maio e 25 Dezembro

 

 

CASA DA LAVOURA E OFICINA DO LINHO - MUSEU ETNOGRÁFICO

Situado numa das poucas aldeias da região de Viseu em que se trabalha o linho, este museu está instalado numa antiga habitação senhorial recentemente requalificada.

É um espaço lúdico-pedagógico que congrega todo o património relacionado com o ciclo do linho e outros aspetos da cultura tradicional que se encontravam dispersos pela aldeia- utensílios ligados à lavoura, aos ofícios artesanais que lhe estão associados e ao cultivo e trabalho do linho desde a sementeira até ao tecido e confecção.

Calçada do Eiró, 18

Várzea - Calde

3515-758 Viseu

T +351 232 911 004

E Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HORÁRIO

Todos os dias: 10h00 | 12h30 - 14h00 | 17h00

ENCERRA Segundas

 

SOLAR DOS CONDES DE PRIME - (Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão)

Rua dos Andrades

3500-164 Viseu

T +351 232 423 677

 

SOLAR DOS PEIXOTOS - (Assembleia Municipal)

Rua Cimo de Vila

3500-105 Viseu

SOLAR VISCONDE

DE TREIXEDO

(Montepio Geral)

Rua Direita, 88/94

3500-115 Viseu

 

FUNICULAR DE VISEU

Seja ecológico e utilize este meio de transporte para se deslocar entre a zona da Sé e o Campo de Viriato.

Mais informações em: www.cm-viseu.pt

 

 

 

Golfe em Viseu

Os adeptos do Golfe razões de sobra para passarem uns dias em Viseu. Enquadrado pela beleza natural das serras do Caramulo e da Estrela, o Golfe Montebelo apresenta um traçado bastante original com 27 buracos. Um desafio a não perder.

Golfe Montebelo

3510-643 Farminhão

T +351 232 856 464

F +351 232 856 401

E golfemontebelo

@visabeiraturismo.pt

www.golfemontebelo.pt

 

 

Poderá ainda aproveitar o seu tempo em Viseu para partir à descoberta de localidades bastante interessantes como Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Oliveira de Frades ou Nelas, locais onde certamente irá encontrar muitos atrativos.

Pode ainda dedicar a sua estadia em Viseu à Saúde e bem estar, aproveitando para fazer tratamentos termais nas termas das Caldas da Cavaca, nas Termas de São Pedro do Sul ou nas Termas do Carvalhal.

 

Gastronomia

Muitos dos visitantes desta cidade da região centro de Portugal conhecem-na pela sua gastronomia, Viseu, à semelhança de muitos dos destinos da região centro cumpre à risca a máxima de que no centro come-se bem. Experimente alguns dos restaurantes existentes junto à Sé e surpreenda-se!

 

 

Onde ficar

Em termos de oferta de alojamento turístico em Hotéis a oferta não é vasta, mas existem boas opções e de excelente qualidade.

 

Para pesquisar um Hotel em Viseu, clique aqui!

 

A nossa App Android

Hotelbooking QR

 
Promoções
 
 
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
 
 
 
 

Online

Temos 162 visitantes e 0 membros em linha