Férias no Concelho de Setúbal

Setúbal

Capital do distrito homónimo, Setúbal, sede de um município com 230,33 quilómetros de área e cerca de 116.330 habitantes, é um dos excelentes destinos de férias da região de Lisboa.

Setúbal

Famoso pelo peixe grelhado e pelo choco frito, Setúbal é um dos destinos paradisíacos de Portugal, muitas vezes esquecido pelos turistas. O município de Setúbal é limitado a oeste pelo município de Sesimbra, a noroeste pelo Barreiro, a norte e leste por Palmela e, a sul, o estuário do Sado separa-o dos municípios de Alcácer do Sal e Grândola. A península de Troia, pertencente a Grândola, situa-se em frente da cidade, entre o estuário do Sado e o litoral do Oceano Atlântico.

Setúbal

Terra natal da cantora lírica Luísa Todi e de Bocage, um dos poetas mais aclamados de Portugal, Setúbal é um dos destinos para férias em Portugal altamente recomendável em qualquer altura do ano.

O belo património natural da região envolvente onde se destaca o Parque Natural da Arrábida, o Estuário o Sado e a Península de Troia escondem inúmeras belezas naturais que surpreendem qualquer visitante. Mas há muito mais para conhecer e imensas coisas para fazer em Setúbal.

 

Como chegar a Setúbal

Aeroportos próximos de Setúbal: Aeroporto de Lisboa

Setúbal situa-se no litoral, a cerca de 50 quilómetros de Lisboa.

Procura e reserva de Voos

 

Onde Ficar em Setúbal

Setúbal

A  melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Setúbal

banner 320x50 pt

 

O que fazer em Setúbal / O que Visitar em Setúbal

Famosa pela sua gastronomia à base de peixe onde facilmente se destaca o famoso choco frito ou os salmonetes Setúbal é uma cidade com muito para fazer e muito para descobrir, destacando-se no património militar o Forte de São Filipe de Setúbal (Castelo de São Filipe) que alberga atualmente a pousada de Setúbal ou pousada de São Filipe, o Forte de Santiago do Outão, o Forte de Albarquel, o Forte de Santa Maria da Arrábida, as Muralhas de Setúbal, o Forte de São Luís Gonzaga, a Casa do Corpo da Guarda e o Baluarte da Conceição ou Quartel do 11. Vale bem a pena dedicar algum tempo a visitar o património militar de Setúbal e surpreender-se com alguns belos cenários a partir da maioria destas fortalezas.

Se Setúbal é uma cidade surpreendente a nível do seu património militar, no que diz respeito ao património religioso também conquista facilmente qualquer visitante - Igreja de Santa Maria da Graça, Igreja de S. Julião, Igreja de São Lourenço e Igreja de São Simão, em Azeitão, Igreja da Boa Hora (ou dos Grilos), Igreja de São Sebastião, Capela de Nossa Senhora dos Anjos, Igreja da Anunciada, Convento de Jesus, Convento da Arrábida, Convento de Brancanes e Casa do Corpo Santo são alguns dos destaques deste Concelho português.

 A nível de Património arqueológico, destacam-se a Fábrica romana de Salga em Cetóbriga (Setúbal), as Ruínas romanas de Troia em Grândola, a Estação arqueológica do Creiro, na Arrábida, a Estação arqueológica do Pedrão, na Serra de São Luís e a Via romana do Viso.

Outro património imperdível em Setúbal: A Casa das Quatro Cabeças, a Casa de Bocage, a Escola Superior de Educação de Setúbal, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Moinho de Maré da Mourisca, o Palácio Fryxell, o Palácio da Comenda, o Pelourinho de Setúbal e a Quinta dos Bonecos.

 No que diz respeito a Museus destacam-se o Museu de Setúbal, o Edifício do Convento de Jesus, a Galeria Municipal do Banco de Portugal, a Casa de Bocage, a Casa do Corpo Santo/ Museu do Barroco, o Museu Sebastião da Gama, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, o Museu Oceanográfico Luís Saldanha ou o Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Independentemente de todo o seu património histórico e cultural é a natureza que faz toda a diferença, com o Parque Natural da Arrábida a destacar-se como a principal joia deste belo destino.

Este incrível parque natural, com inúmeros cenários espetaculares abriga algumas das mais belas e espetaculares praias do país. São elas a praia de Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Coelhos, Monte Branco, Creiro, Portinho da Arrábida, Alpertuche, Praia da Saúde, Praia da Lisnave, Praia da Maria Esguelha e a Praia da Rainha, que fazem as delícias de todos os que visitam Setúbal.

Há ainda a Praia de Troia, situada no outro lado do Sado e facilmente acessível desde Setúbal, também com beleza e características únicas que facilmente superam as expetativas dos visitantes.

 

 

O Parque Natural da Arrábida

Reserva biogenética situada na península de Setúbal, o Parque Natural da Arrábida abrange os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, com a altitude mais elevada no Pico do Formosinho, com 501 metros de altitude.

Estende-se ao longo de 35 quilómetros, incluindo diversas montanhas e lugares de interesse e beleza natural, como a Serra do Louro, a Serra do Risco, a Serra de São Luís, a Serra dos Gaiteiros, a Serra Longa, a Serra de São Francisco e a própria Serra da Arrábida.

Criado em Julho de 1976, o Parque Natural da Arrábida ocupa uma área aproximada de 10 800 hectares, protegendo a vegetação maquis de tipo mediterrânico nascida deste microclima com semelhanças com regiões adriáticas, como a Dalmácia.

A fauna e flora é bastante diversificada, sendo possível encontrar neste território cerca de 1.400 espécies vegetais, que correspondem a 40% da flora portuguesa e menos de 1% da área vegetal do país. É também a "Casa" de uma planta muito especial a Euphorbia pedroi (o trovisco-do-espichel).

O Parque Natural está integrado em redes internacionais de conservação. Todo o seu território está classificado como Sítio de Especial Interesse para a Conservação da Natureza - Biótopo CORINE.

 

Parque marinho Luiz Saldanha

A costa da Arrábida é conhecida pelo seu litoral de águas calmas e transparentes e reúne condições invulgares para biodiversidade aquática, a orla costeira do parque natural da Arrábida foi classificada em 1998 como Área protegida.

O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha é a área de reserva marinha do Parque Natural da Arrábida. Estabelecido em 1976, contempla cerca de 53 km² correspondentes aos 38 km de costa entre a praia da Figueirinha e o Cabo Espichel. É uma área com uma riqueza natural única a nível nacional e europeu, onde se encontram mais de 1000 espécies de animais e plantas marinhas, que já nos finais do século XIX suscitou o interesse do Rei D. Carlos, entre outros naturalistas e universidades.

O Parque apresenta fundos diversificados, rochosos e arenosos, com profundidades até aos 100 metros. Com zonas abrigadas, como várias enseadas na base das escarpas costeiras, até zonas de forte ondulação, como na zona do Cabo Espichel.

A elevada diversidade animal pode ser facilmente observada junto às rochas, onde são frequentes anémonas, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar e crustáceos.

A diversidade de peixes é igualmente surpreendente, com espécies menos conhecidas, por não serem alvo de pesca, que tornam este ecossistema marinho dos mais ricos a nível nacional e europeu. De especial relevo a fauna marinha na Pedra da Anicha, com a baía costeira a ser uma zona importante para criação e manutenção da fauna marítima do Atlântico Norte. A flora subaquática tem também características de assinalável importância ecológica.

O Parque Marinho inclui uma área de Proteção Total com 4 km² (10% da área do Parque) onde não é permitida qualquer pesca, quatro áreas de Proteção Parcial com um total de 21 km² (40% da área do Parque), com restrições à pesca com armadilhas e linhas, parte entre o Portinho da Arrábida e a Figueirinha (cerca de 1,8 km²), e três áreas de Proteção Complementar com um total de 28 km² (50% da área do Parque) onde só embarcações licenciadas poderão operar.

 

As Praias do Concelho de Setúbal

O parque natural da Arrábida conta com várias praias de extraordinária beleza e qualidade ambiental, tendo, inclusive, em 2017 a Praia de Galapinhos eleita a mais bonita da Europa, numa votação mundial em que participaram mais de 130 países e escolheram as melhores paisagens de entre 280 zonas balneares do continente europeu.

 

Praia do Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida

 

 

Praia de Albarquel

Praia_Albarquel

 

 

Praia da Figueirinha

Praia_Figuerinha

 

 

Praia de Galapos

    Praia-de-Galapos

 

 

Praia de Galapinhos

Praia_Galapinhos

 

 

Praia dos Coelhos

Praia_Coelhos

 

 

Praia do Creiro

Praia_Creiro