Praia do Molhe

Praia do Molhe

Concelho de Lagoa

Pequeno Areal situado junto ao Molhe do Rio Arade, do lado de Ferragudo

Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.

As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos. Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem.

Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas. Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.

Molhe



 

Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. Note-se que grande parte do areal desta praia se encontra inserida em faixa de risco de desmoronamento.

Acesso viário alcatroado a partir de Ferragudo, seguindo a indicação para “praias” durante cerca de 2,5 km. A praia está sinalizada. Estacionamento ordenado, de média dimensão. Habitualmente não possui vigilância balnear. Orientação: sudoeste.