Praia do Carvalho

Carvalho

Praia do Carvalho - Lagoa, Algarve, Portugal

Uma magnífica praia protegida por falésias de tons ocres.

Aqui um recorte anguloso da costa acomoda no seu interior um pequeno e acolhedor areal ladeado por paredes rochosas ocres, muito trabalhadas pela erosão.

Um cénico e enorme leixão marca a linha central da praia e corta o horizonte. A linha de arriba mantém-se altaneira em toda a extensão da praia; o acesso ao areal é feito através dum túnel escavado à mão na parede rochosa, onde se observam fósseis marinhos. E alguém escavou com gosto, não só o túnel, mas inúmeros pórticos e até um cómodo espaço para um bar, em plena face da arriba.

O barranco que antecede a praia é verdejante e alberga densos matos litorais onde dominam o zimbro, a aroeira e a palmeira-anã, a única palmeira nativa da Europa. Um emaranhado de lianas cresce profusamente sobre os arbustos que se fazem colorir por líquenes na época húmida.

Na rocha calcária já exposta à salsugem, crescem plantas típicas das arribas como o vistoso pampilho-marítimo.

 

Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. Embora a praia tenha uso balnear, está classificada como praia de uso limitado já que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.

Acesso viário alcatroado a partir de Lagoa, seguindo a indicação para “praias”. A praia está sinalizada. Estacionamento ordenado e de média dimensão na Urbanização Algarve Clube Atlântico; estacionamento informal, em terra batida, a cerca de 300 m da urbanização Terraços de Benagil. Não possui equipamento de apoio e habitualmente não tem vigilância balnear. Orientação: sul.