As melhores praias de Portugal

Praias

Com uma extensa costa repleta de praias de areia branca e fina, um verão longo e imensas horas de sol distribuidas ao longo de todo o ano, Portugal é um dos melhores destinos para ferias na Europa, especialmente durante o verão.

A imprensa internacional não se cansa de destacar belas praias de Portugal, com a sua qualidade e beleza natural no topo dos critérios de destaque.

Não é por acaso que Portugal conta com 387 praias galardoadas com a Bandeira Azul em 2020, muitas das quais consideradas como Praia Acessível!.

Muitas das praias portuguesas premiadas situam-se na região do Algarve, facto reforçado pelo prémio que já ganhou nos World Travel Awards, como o Melhor Destino de Praia da Europa.

Mas, na verdade, as praias em Portugal são muitas e sempre adequadas ao nosso estado de espírito: umas vezes apetece uma praia mais selvagem e abrigada, com pouca gente; noutras vezes precisamos de mais animação e uma festa ao fim da tarde com os pés na areia é o ideal; ou então, gostamos de horizontes largos e areais para caminhadas revigorantes à beira-mar.

Apesar de não ser uma escolha fácil ou concensual, deixamos aqui algumas das melhores praias de Portugal:

 

Praia de Porto Santo, Madeira

Porto Santo

Considerada como um dos segredos mais bem guardados da Europa, a Praia da bela ilha de Porto Santo do Arquipélago da Madeira também foi uma das escolhidas pelos visitants entre as mais bonitas. Com mar calmo, são 9 km de areia fina e dourada, com qualidades terapêuticas. Sem dúvida um dos melhores destinos nacionais para fazer praia e, ao mesmo tempo, descansar.

 

 

Praia dos Galapinhos, Parque Natural da Arrábida

Galapinhos

A praia perfeita no meio da natureza intocada, é assim que viajantes de todo o mundo descrevem a Praia dos Galapinhos quando a escolheram como a melhor praia da Europa, em 2017. É uma das praias do Parque Natural da Serra da Arrábida, que inclui uma zona costeira de águas límpidas e pequenas baías que vale a pena explorar.

 

 

Praia da Comporta

Comporta

Situada no extremo sul da Península de Troia e nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, a Praia da Comporta é muito procurada pelos veraneantes pela facilidade de acesso. O sossego e a tranquilidade deste pedaço de costa são fortes motivos de atratividade para muito visitantes.

 

 

Supertubos, Peniche

Supertubos

Considerada como uma das melhores praias de tubos da Europa, a Praia de Supertubos, em Peniche, é um local privilegiado para a realização de grandes eventos de Surf, como o campeonato Rip Curl Pro Portugal.

 

 

Praia das Berlengas

Berlengas

Longe das multidões e com acesso controlado de maio a outubro  a área protegida do Arquipélago das Berlengas, situada a 10 km de Peniche, tem uma única praia que faz as delícias dos veraneantes mais exigentes.  Foi essa exclusividade e a transparência das águas que levou a Best European Destinations a considerá-la uma das mais bonitas de 2016.

 

 

Praia do Norte, Nazaré

Praia do Norte

Em 2011, ficou famosa internacionalmente pelas suas ondas gigantes e pelo record do mundo de  Garret McNamara, ao surfer a maior onda do mundo, com 30 metros, um record a ultrapassar apenas pelos surfistas mais destemidos.

 

 

Ericeira

Ericeira

O concelho tem várias praias com excelentes condições para surf, como as praias de Ribeira de Ilhas, dos Coxos ou a da Empa. Os seus 8 km de costa foram classificados como a 1ª Reserva de Surf da Europa e a 2ª do Mundo, segundo a organização mundial “Save the Waves Coalition”.

 

 

Praia do Amado, Aljezur

Amado

Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, a Praia do Amado é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais.

 

 

Praia de Arrifana, Aljezur

Arrifana

 

 

Praia de Salema, Vila do Bispo

Salema

Considerada pelo “The Guardian”, como uma das melhores praias da Europa para famílias, a pequena praia da vila de Pescadores de Salema destaca-se pelas suas águas límpidas e tranquilas e um areal que permite bons passeios à beira mar.

 

 

Praia do Camilo, Lagos

Camilo

Com toda a certeza uma das praias a incluir na lista de locais a visitar durante a vida. Aconchegada entre falésias recortadas que produzem uma cenário de sonho, a Prai do Camilo é um dos ex-libris do Algarve que vale certamente a descida até ao areal. De barco é possível visitar as grutas e pequenas praias secretas ao longo da costa.

 

Praia de Benagil, Lagoa

Benagil

Outro dos ex-libris do Algarve que vale a pena visitar, não apenas a praia, como também o mais famoso algar da Europa, o Algar de Benagil.

 

 

Praia Dona Ana, Lagos

Dona Ana

A cor azul turquesa da água e os recantos naturais valeram-lhe a escolha da Condé Nast Traveler como uma das 50 mais bonitas do mundo, escolha reforçada pelos utilizadores do Tripadvisor em 2016. É uma das praias mais fotografadas do Algarve.

 

 

Praia da Marinha, Lagoa

Marinha

Recanto de natureza preservada, é uma praia muito cénica, enquadrada pelas falésias esculpidas pela erosão do vento e do mar. É considerada uma das cem melhores praias do mundo.

 

Praia da Falésia, Albufeira

Praia da Falésia

 

Praia dos Arrifes, Albufeira

Arrifes