Férias em Santiago do Cacém

Centro Histórico de Santiago do Cacém

Não muito longe da costa, esta bela vila alentejana é dominada pelas muralhas do seu castelo medieval.

Onde ficar em Santiago do Cacém

A melhor seleção de Hotéis com desconto em Santiago do Cacém

banner 320x50 pt

O que fazer em Santiago do Cacém / O que visitar

O castelo de Santiago do Cacém foi construído pelos mouros e é um dos poucos locais históricos a marcar no mapa. O outro grande lançador é o assentamento romano de Miróbriga, que guarda as ruínas do único hipódromo romano de Portugal.

O concelho de Santiago do Cacém tem uma grande fatia da costa nos seus limites, onde existem ondas selvagens do Atlântico e longas faixas de areia branca e fina. A lagoa ao lado da praia de Santo André atrai pássaros, e se as crianças ficarem entediadas, todos os seus animais favoritos estarão à disposição no Badoca Safari Park.

As melhores coisas para fazer em Santiago do Cacém

 

 

Miróbriga

    Miróbriga

Logo após os limites sudeste da cidade localizam-se as ruínas do que costumava ser uma grande cidade romana.

O povoado está no topo de um complexo da Idade do Ferro que remonta ao século IX aC, mas foi durante o período romano que Miróbriga floresceu.

Há um aglomerado de casas ainda com mosaicos, um fórum dos anos 100 e termas do século seguinte, com caldário e frigidário fáceis de identificar.

Também no local está o único hipódromo descoberto em Portugal, uma ponte romana e os vestígios de calçada romana de xisto nas ruas.

 

 

 

 

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo de Santiago do Cacém

É difícil não notar no castelo da cidade que ocupa uma colina no horizonte ao sul.

Tem origem mourisca e foi palco de guerras ao longo de quase 100 anos, até que finalmente caiu sob o controle português no século XIII.

O castelo é basicamente uma concha: Resta apenas a muralha exterior, que tem uma barbacã e dez torres quadradas, e indícios de construção mourisca nas partes mais baixas.

Hoje existe um cemitério no pátio, ao lado de uma igreja que trataremos a seguir.

Venha caminhar ao longo das ameias e observar a cidade e seu cenário de colinas ondulantes.

 

 

 

 

Igreja Matriz de Santiago do Cacém

Igreja Matriz de Santiago do Cacém

A Igreja Matriz De Santiago Do Cacém situa-se no troço do castelo que outrora foi a alcazaba mourisca e encontra-se exatamente no espaço onde antes se erguia a mesquita.

Data do século XIII e, apesar das sucessivas remodelações e do devastador terramoto de Lisboa de 1755, ainda subsistem vestígios de arquitetura românica e gótica nos arcos e colunas da nave.

No verão há um programa de concertos de música sacra, por isso informe-se no posto de turismo da cidade se lhe apetecer assistir a um concerto.

 

 

 

Badoca Safari park

Badoca Safari park

Ao longo de 90 hectares de pastagens abertas, o Badoca Safari Park pode ser confundido com a savana africana nos meses de verão.

Você fará um passeio de jipe ​​guiado por este campo onde emas, zebras, búfalos, iaques e girafas pastam pacificamente.

A área de safári é combinada com um Jardim zoológico tradicional, onde macacos, lêmures (vistos de um passeio no rio), wallabies, aves de rapina, tigres e dezenas de outras criaturas aguardam.

 

 

 

Museu Municipal de Santiago do Cacém

Museu Municipal de Santiago do Cacém

Um dos pormenores curiosos sobre o museu da cidade é o facto de se localizar no interior da antiga prisão da cidade.

As grades nas janelas são uma revelação, e o prédio manteve prisioneiros de 1800 até 1960, quando um novo tribunal foi construído.

A história do museu remonta antes disso, ao início de 1900, quando o antiquário Dr. João da Cruz e Silva doou o seu espólio de moedas e artefactos arqueológicos a Santiago do Cacém.

Estes continuam no centro do acervo, juntamente com a escultura, a pintura, o mobiliário e a cerâmica.

As moedas podem ser a coisa mais interessante aqui organizadas cronologicamente, desde o século III aC até o início da república de Portugal.

 

 

 

Praia da Costa de Santo André

Praia da Costa de Santo André

O concelho de Santiago do Cacém continua para oeste, até à costa onde se estende uma linha de praias.

A nata destas deve ser a Praia da Costa de Santo André, uma barreira arenosa entre o Atlântico e a lagoa de Santo André.

Além de alguns bares discretos e algumas casinhas na margem norte da lagoa, não há nada que interfira no cenário natural.

A praia é longa, larga e tem de um lado a poderosa rebentação do Atlântico e do outro a superfície límpida e vítrea da lagoa.

 

 

 

 

Centro Histórico de Santiago do Cacém

Centro Histórico de Santiago do Cacém

O antigo centro nevrálgico de Santiago do Cacém situa-se na encosta nascente da colina do castelo e é iluminado pelo sol nascente da manhã.

Reserve um tempo para percorrer essas vielas íngremes e sinuosas para apreciar as nobres mansões, igrejas e curiosidades históricas.

Um deles é o pelourinho, que era símbolo da autonomia e justiça municipal, e onde até há bem pouco tempo os criminosos eram punidos em público.

Não deixe também de fazer um percurso pelos antigos Paços do Concelho (Antigos Paços do Concelho), pelo Hospital do Espírito Santo e pela Igreja da Misericórdia.

 

 

 

Museu do Trabalho Rural de Abela

Museu do Trabalho Rural de Abela

A maneira mais simples de chegar ao coração da história, da agricultura e dos costumes da região é visitar este museu da vida rural em Abela.

Nesta antiga academia militar, você examinará os rituais e as origens dos festivais tradicionais locais e verá como as pessoas trabalhavam na terra antes que as máquinas assumissem o controle.

Há um esconderijo de implementos antigos como foices, cangas, enxadas, arados e chocalhos para ilustrar o ciclo da cultura e as atividades sazonais que aconteciam nas fazendas agrárias.

Há também uma repartição das paisagens variadas de Santiago do Cacém, desde a serra até às planícies costeiras e interiores, e o tipo de agricultura que suportam.

 

 

 

Museu da Farinha de São Domingos

Museu da Farinha de São Domingos

Há outro vislumbre da vida rural de outra época na aldeia de São Domingos.

Este museu da farinha está instalado num antigo moinho, que funcionou até 1982. Esta operação ocupou os dois primeiros pisos do edifício, estando toda a maquinaria ainda no local.

São elaboradas engenhocas de madeira com tambores de moagem conectados a correias de transmissão e movidos por um motor a diesel.

Há lembranças de meados do século 20 por toda a parte, desde móveis a sacos de grãos e ferramentas e placas vintage.

O celeiro ao lado foi convertido em alojamento de férias.

 

 

 

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

A lagoa de Santo André, com 500 hectares junto à costa, está inserida num parque natural.

Esta é a maior lagoa do Alentejo e um mini paraíso para as aves aquáticas e outras aves da região.

No auge do verão, quando a maioria das zonas húmida da região estão a secar, esta lagoa permanece abundante.

Já na praia de Santo André poderá fazer um breve desvio de vida selvagem, passando por dunas, caniçais, sapais, pastagens e salgueiros.

Veja se consegue vislumbrar uma toutinegra da Eurásia, um pato-de-crista-vermelha ou um galeirão-comum enquanto avança.

 

 

 

Moinho de Vento da Quintinha

    Moinho de Vento da Quintinha

Este imponente moinho de vento numa colina verde e arejada, a poucos minutos do centro da cidade, é como voltar ao século XIX.

Foi construído em 1813 e continuou a moer grão até 1966. Desde então foi restaurado para abrir uma janela para o engenho rústico de 1800, e depois de avariar em 2015 voltou a abrir em 2017. O moinho é reconhecido além-fronteiras como membro da “Sociedade Molinológica Internacional”. É algo para ver de perto, ouvir o vento nas velas e ver o mecanismo girando em alta velocidade lá dentro.

 

 

 

Festa de São Romão

Festejos do São Romão

Quem passa férias na região em meados de agosto não pode deixar de ir até a praia de Santo André, onde acontece uma festa bem diferenciada.

Isto é para comemorar a comunidade piscatória itinerante que se fixou na margem norte da lagoa, vindo para cá de outras zonas costeiras de Portugal.

Neste dia, centenas de pessoas vestem-se com roupas tradicionais do século XIX e passam o dia na praia, construindo toldos de madeira e tecido.

Os homens também arregaçam as calças e as mulheres levantam as saias enquanto remam nas ondas, como faziam na época vitoriana.

 

 

Passeios a Cavalo

Passeios a Cavalo

A paisagem de Santiago do Cacém é idílica e espera ser vivida em pleno.

Na Primavera e no início do Verão, a Serra do Cercal e as planícies costeiras cobrem-se de flores silvestres, enquanto as lagoas são cercadas por florestas de pinheiros e arbustos salpicados de ervas como o tomilho selvagem.

Este é um local perfeito para passeios a cavalo e há alguns estábulos para entrar em contato: Centro Equestre de Santo André e Galope no Campo, ambos organizando passeios em cavalos lusitanos mansos e ágeis.

 

 

 

Desportos Aquáticos

Watersports

Qualquer pessoa com disposição desportiva estará ansiosa para entrar em ação em Santo André.

Nas águas mais calmas da lagoa há canoagem e caiaque, onde pode remar até as pequenas ilhas no meio ou observar a avifauna na costa.

A combinação de ventos constantes e correntes baixas também atrai praticantes de windsurf e vela.

No outro lado dessa faixa de areia, as ondas fortes do Atlântico atraem surfistas, e há uma infinidade de outras praias ao longo da costa.

As empresas locais para se conectar são AventurActiva, Bachelor Náutica de Recreio Unipessoal, Surfinalentejo e Aquaterra.

 

 

 

Gastronomia local

Gastronomia

As enguias habitam as lagoas costeiras de Portugal em grande número e estão na estação por volta de janeiro, quando há um festival culinário de uma semana para elas.

Participam vários restaurantes da zona de Santo André, que preparam enguias fritas, enguias grelhadas, sopa de enguias, caldeirada de enguias e enguias cozidas numa panela especial conhecida por cataplana.

Nos montes de Santiago do Cacém e nas planícies do interior, a carne entra na ementa.

Tome-se o lombo de porco e feito de porco preto ibérico que vagueia ao ar livre pelos montados de sobro subsistindo de bolotas.

Outros clássicos alentejanos são a caldeirada de borrego e as migas, feitas a partir da fritura de restos de pão demolhado em água.

 

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo