Booking.com

 
 
 

Ilha de São Nicolau

Filha da morna e da sôdade, terra de mistérios e de uma cultura imponente, São Nicolau, deve o seu nome ao dia do seu descobrimento em 1461.

 

São Nocolau

De formas acidentadas e de paisagens íngremes e rurais, a magia dispersa-se no ar e nos rostos das suas gentes, crentes em mil e uma lendas e mistérios que alinham, ainda hoje, as suas vidas.

Das coloridas habitações ao negro dos rochedos, São Nicolau é local de paragem para os amantes de práticas ancestrais talassoterapeuticas, como os banhos de limo e de areia.

“Preguiça”, “Ponta Larga – Juncalinho”, o antigo vulcão (Juncalinho – já extinto), “Ribeira Prata” e “carberinho” constituem pontos de passagem obrigatórios para quem visita a ilha.

 

Como chegar:

Aeroportos em destaque:

Aeroporto de Preguiça (SNE)

Aeroportos e Segurança Aérea

Chãzinha – Ribeira Brava: Tel: 235 13 13

Companhias Aéreas:

TACV - Cabo Verde Airlines

Terreiro – Ribeira Brava.

Tel: 235 11 61 / Fax: 235 11 62

 

 

Onde Ficar

Existem pousadas e pensões em Ribeira Brava e Tarrafal.

Nesta última vila está em construção um hotel com mais de 200 quartos. Pode também alugar quartos nas outras povoações. Na época alta convém reservar com antecedência.

 

Algumas sugestões:

Aldeamento Turístico monte Gordo, Tarrafal.

casa Aquário - Tarrafal. Tel: 236 10 99

Jumbo Residencial - Ribeira Brava. Tel: 235 13 15.

Pensão Bela Sombra - Ribeira Brava. - Tel / Fax: 235 18 30. / E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pensão da cruz - Ribeira Brava. Tel: 235 12 82.

Pensão Residencial Jardim - cP 39, Ribeira Brava. - Tel: 235 11 17. - Fax: 235 19 49.

Pensão Santo António, Ribeira Brava. Tel: 235 22 00, Tlm: 993 42 84. Fax: 235 21 99.

Residencial Alice de Lidio Gomes, Tarrafal. Tel: 236 11 87, Fax: 236 16 93.

Residencial Natur, Tarrafal. Tel: 236 11 78.

Residencial Tocely, cP 7, Tarrafal. Tel: 236 12 20.

 

Férias em São Nicolau, Cabo Verde

São Nicolau

banner 320x50 pt

 

 

Principais destinos de Férias em São Nicolau:

 

 

Tarrafal / Férias em Tarrafal

Tarrafal

A melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Tarrafal

banner 320x50 pt

 

 

Como se deslocar em São Nicolau:

Transportes públicos circulam durante o dia, incessantemente, entre Ribeira Brava e o Tarrafal; entre Ribeira Brava e o Juncalinho e entre o Tarrafal e a costa Norte da ilha. Serviços de táxi também disponíveis.

 

Rent-a-car

Monte Gordo Rent-a-car, Ribeira Brava. Tel: 235 12 80

 

 

Surpreenda-se com a história e a cultura de um povo marcado pela colonização...

Ilha da nostalgia, cantada por cesária évora, tem na Ribeira Brava o principal centro urbano, cuja arquitetura, marcadamente colonial, carimba a sua identidade histórica e cultural.

Falando de cultura, a música aqui é outra: a mazurca, que, induzida ao sabor do violino, é um excelente apontamento musical para se degustar o conhecido “modje” de São Nicolau.

 

 

Onde Comer em São Nicolau

A especialidade gastronómica de São Nicolau é o modje – guisado de cabrito capado com batata, cebola, cereais e arroz. O peixe e o marisco (lagosta) são a base da dieta da ilha. O grogue de São Nicolau é muito apreciado (tal como o de Santo Antão) e o atum enlatado é de grande qualidade. Em Ribeira Brava, Tarrafal e Preguiça, existem bares que cozinham comida típica. Algumas sugestões:

Bar Restaurante Patché, Tarrafal. Tel: 236 14 01, Fax: 236 13 01

Golfinho, Tarrafal. Tel: 236 15 88, mvl: 994 27 36.

Restaurante Bar Bela Sombra Dalila, Ribeira Brava.

Restaurante Bar Felicidade, Vila Tarrafal. Tel: 236 11 58

 

 

 

O que fazer em São Nicolau

Atreva-se a escalar o pico do monte Gordo...

Aventurar-se da “Ribeira da Prata” (concelho do Tarrafal de São Nicolau) ao Parque Natural de monte Gordo, a 1.312 metros de altitude, é, sem dúvida, um passeio de memorável beleza, por entre eucaliptos e coníferas que marcam os trilhos.

A não perder são as vistas que se têm deste monte, ora para o mar que separa e une as tradições crioulas, ora para algumas ilhas a norte do arquipélago, apenas visíveis em dias de boa visibilidade.

 

 

Ribeira Brava

É uma vila muito atraente, com casas de gosto colonial típico pintadas de todas as cores e anichadas em jardins floridos.

Está implantada como uma cunha entre a encosta íngreme de uma ribeira e uma rua calcetada que a acompanha a partir da Praça cónego Dias, onde está exposto o busto do Dr. Júlio José Dias, e da Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída no início do séc. XVIII, aquando da fundação da vila.

 

 

Seminário-Liceu

Primeiro Seminário de cabo Verde.

Antiga residência do filantropo Dr. Júlio José Dias que em 1866 a doou para a fundação do Seminário e do Liceu. Por ali passaram grandes vultos da vida política e cultural cabo-verdiana.

 

 

Miradouro em cachaço

Situado no chamado ‘caminho Novo’, tem vista sobre o vale de Ribeira Brava e também sobre a vila.

 

 

 

Forte

Edificado na Baía de São Jorge, no início do séc. XIX, para fazer face às razias constantes que bandos de piratas empreendiam na ilha.

Aproveite e visite a vila piscatória de Preguiça onde pescadores apanham lagostas de mergulho.

 

 

 

Parque Natural de Monte Gordo

O monte Gordo é um maciço montanhoso situado na parte Oeste da ilha de São Nicolau, compreende o antigo perímetro florestal estatal, áreas arbustivas, grandes ribeiras e algumas escarpas onde a presença de endemismos é significativa. A área contém uma grande parte do número das plantas endémicas da ilha de São Nicolau (32) 26 dos quais estão na lista vermelha de cabo Verde.

 

Explore as mais de 100 espécies de dragoeiro presentes nas paisagens acidentadas...

Típicas da região da macaronésia, onde cabo Verde se insere, os dragoeiros são árvores raras e antigas e foram classificados como uma das espécies em vias de extinção. contamse, aqui, mais de cem exemplares desta árvore, completando um cenário de exuberância e beleza ímpar.

 

Itinerários

A partir de cachaço, vila situada perto de Fajã, é imperativo subir até ao monte Gordo, o pico mais alto de São Nicolau e parque natural. A vista lá de cima é fabulosa, alternando vales imensos com montanhas cuja dimensão e recorte impõem respeito. Quando os dias estão limpos vêem-se para Ocidente os ilhéus Raso e Branco, e as ilhas de Santa Luzia, São Vicente e, até, Santo Antão.

Na costa ocidental Sul da ilha situa-se o Tarrafal, com a sua já grande atividade piscatória. Visite as praias de areia negra, ricas em iodo e titânio, recomendadas para tratamento de artrites e reumatismo. O mar é muito rico em peixes.

Um pouco mais para Sul situa-se uma das melhores praias da ilha – a praia de Baixo Rocha.

Sugestão de alguns trilhos:

Ribeira Brava, Cachação, Cabeçalinha, Calejão. Itinerário com 10 km, percorrido em, pelo menos, 4h.

Cachação, Monte Gordo. Itinerário com 5 km, percorrido em 2 h.

Fajã de Baixo, Fragata, Ribeira da Prata. Itinerário com 6 km, percorrido em 3 h.

 

 

Compras em São Nicolau

Existem lojas de artesanato específico desta ilha ou de cabo Verde, em geral, em Ribeira Brava e no Tarrafal.

 

 

A história de São Nicolau

A ilha de São Nicolau foi descoberta em 1461, provavelmente no dia consagrado ao santo – 6 de Dezembro.

O relevo muito acidentado da ilha, salvaguardando dos olhares furtivos o interior fértil e a existência de cursos de água permanentes favoráveis à agricultura e à pecuária, adiaram o seu povoamento por mais de um século.

Em 1683, um marinheiro inglês relatou que em São Nicolau habitavam apenas 100 famílias e descreveu com surpresa os vinhedos verdejantes e a abundância de madeiras existentes no interior da ilha. Por outro lado, a sua exposição fácil à rapina dos corsários fez com que só depois da construção do Forte de São Jorge (em 1818), na pequena povoação de Preguiça, São Nicolau oferecesse condições de segurança para novos colonos.

Em 1866, o médico e filantropo Júlio José Dias – filho de um fazendeiro abastado – doou a sua mansão de Ribeira Brava para a instalação do primeiro Seminário de cabo Verde. A escola anexa ao Seminário ministrava um ensino de qualidade equivalente às universidades portuguesas, proporcionando aos seus alunos ingressarem nas carreiras da administração civil e eclesiástica do império colonial.

As mentes mais brilhantes do arquipélago dirigiram-se, a partir de então, para São Nicolau, transformando cabo Verde no polo de irradiação da evangelização portuguesa na África ocidental e a ilha de São Nicolau no centro da produção intelectual do país durante os 60 anos seguintes – até ao encerramento definitivo do Seminário, em 1917. Foi aí que nasceu, em 1936, o importante movimento literário ‘claridade’, protagonizado por Baltazar Lopes, Manuel Lopes, João Lopes e Jorge Barbosa.

São Nicolau tem atualmente 20 mil habitantes, a maior parte dos quais residem na vila piscatória do Tarrafal

 

 
 
Promoções
 
Hotéis

 

ref-booking-large
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
  Iberica360
Voos Baratos
Busca de Voos
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
logo logitravel
Cruzeiros
 
 
 

Excurses

 

 

Online

Temos 43 visitantes e 0 membros em linha

Voos

 

My Hotelbooking