Atrações turísticas do Senegal: O Senegal é um país rico em história, cultura e beleza natural, oferecendo diversas atrações turísticas para os visitantes explorarem.
Atrações turísticas do Senegal / Férias no Senegal
País de contrastes que dão a sensação de paragem no tempo na maiorias dos seus lugares, o Senegal é uma agradável “caixa de surpresas” onde não faltam pequenos paraísos naturais, verdadeiros santuários da natureza, uma história interessante e aspetos culturais surpreendentes. Conheça aqui 10 das atrações que não deve perder durante a sua viagem de férias no Senegal.
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias no Senegal
Entre as principais atrações turísticas do Senegal destacam-se a Ilha de Gorée, o Lago Rosa (Retba), a Reserva de Bandia, o Parque Nacional de Djoudj, a vibrante capital Dakar, Saint-Louis, a Mesquita de Touba, Cap Skirring, Casamance e o Parque Nacional de Niokolo-Koba. Estas são apenas algumas das muitas atrações que o Senegal tem a oferecer, proporcionando uma experiência rica e diversificada para os turistas.
Plage Popenguine / Atrações turísticas do Senegal
Situada em Ndayane, um pequeno vilarejo lébou, a 50 quilómetros de Dakar, esta praia em simplesmente magnifica em todos os aspetos.
Areal de areia branca e fina, banhado por águas tranquilas, a Praia Popenguine é tranquila quanto baste, ideal para momentos únicos de praia no Senegal. Destaque ainda para alguns restaurantes de praia onde se poderá deliciar com a gastronomia senegalesa.
Joal - Fadiouth / Atrações turísticas do Senegal
Uma das mais pitorescas aldeias que poderá encontrar no Senegal, Joal-Fadiout situa-se no sul da região de Thiès. Joal está situada no continente enquanto Fadiout, ligada por uma ponte, situa-se na ilha de clam. Fadiout tem uma arquitetura bastante curiosa e atrativa onde a utilização de conchas é uma constante. O primeiro presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, nasceu em Joal.
Monumento do Renascimento Africano – African Renaissance Monument
Esta gigantesca estátua de bronze com 47 metros de altura e que custou 27 milhões de dólares é, sem dúvida um dos locais de visita obrigatória em Dakar. O Monumento do Renascimento africano representa os 50 anos da independência do Senegal.
Dakar Grand Mosque
A Grande Mesquita de Dakar é um dos edifícios religiosos mais importantes da capital do Senegal. Está situado na Allée Pape Gueye Fall.
Parque Nacional Niokolo – Koba / Atrações turísticas do Senegal
Situado a 650 km ao sudeste de Dakar o Parque Nacional de Niokolo-Koba é outra das atrações imperdíveis do Senegal.
Com uma superfície de 913.000 hectares, este santuário de vida selvagem foi criado como Parque Nacional em 1954 e declarado Património Mundial da UNESCO em 1981.
No Niokolo – Koba encontra cerca de 1500 espécies, 20 espécies de anfíbios, 60 espécies de peixe, 38 espécies de répteis, 80 espécies de mamíferos como: búfalos, hippotragus (uma espécie de antílope), elandes (outra espécie de antílope), elefantes, leões, leopardos, hienas, chimpanzés, hipopótamos e Kobo Defassa, além de 330 espécies de pássaros.
Ilha Gorée
A Ilha de Gorée, localiza-se em frente a Dakar e é um símbolo do tráfico de escravos.
Foi, entre os séculos XV e XIX, um dos maiores centros de comércio de escravos do continente, a partir de uma feitoria fundada pelos Portugueses. Este entreposto foi, ao longo dos séculos, conquistado e administrado por Holandeses, Ingleses e Franceses.
A sua arquitetura é caracterizada pelo contraste entre as sombrias casernas dos escravos e as elegantes mansões dos seus mercadores. Goreia, classificada em 1978 como Património da Humanidade é um símbolo da exploração humana e uma escola para as gerações atuais, com grande importância para a Diáspora africana.
Santuário Nacional das Aves de Djoudj
Outro dos santuários de vida selvagem imperdíveis, o Djoudj ou Reserva ornitológica nacional Djoudj é um parque nacional do Senegal, desde 1971 e Património Mundial Unesco desde 1981.
Situa-se no delta do rio Senegal, a norte de Ross-Béthio e a nordeste de Saint-Louis. Com 160 km ², é o habitat de uma grande quantidade de aves migratórias que atravessam o Sahara para aí passar o inverno, vindos da Europa e do Norte da Ásia.
Das aves aquáticas e palmípedes que caracterizam a região destaca-se o pelicano-vulgar (Pelecanus onocrotalus), os flamingos, a marreca-piadeira (Dendrocygna viduata); o colhereiro-branco (Platalea alba); a garça-de-dorso-verde (Butorides striatus), o papa-ratos (Ardeola ralloides), o maçarico-bastardo (Tringa glareola) e o grou-coroado (Balearica pavonina).
Parque Nacional do Delta do Saloum / Atrações turísticas do Senegal
Este parque nacional de 76.000 hectares foi fundado em 1976 e está situado no Delta do Saloum, na confluência do rio Saloum com o Atlântico Norte.
Casa dos Escravos
A principal atração da Ilha Gorée, localizada em frente a Dakar. A Casa dos Escravos e sua Porta do Não Retorno constituem um museu e memorial dedicados à história do comércio atlântico de escravos.
Lago Retba ou Lago Rosa / Atrações turísticas do Senegal
Lac Rose situa-se a norte da península de Cabo Verde, no Senegal, a cerca de 30 km a nordeste da capital, Dakar e é famoso pelas suas águas cor de rosa causada por algas Dunaliella salina e é conhecido por seu alto teor de sal, até 40% em algumas áreas.