Saiba quais são as melhores coisas para fazer e locais para visitar na Região norte da Ilha de São Tomé, a maior ilha de São Tomé e Príncipe.
A região norte de São Tomé / Férias na Ilha de São Tomé
Se busca um destino de férias paradisíaco, com vegetação exuberante, belas praias e uma cultura africana de fortes influências portuguesas, São Tomé e Príncipe é a escolha ideal.
Com uma ilha algo mais desenvolvida (Ilha de São Tomé) e outra praticamente intocada (Ilha do Príncipe), São Tomé e Príncipe é, contudo, um país que parece ter parado no tempo, no entanto é um destino que transmite uma sensação bastante agradável aos visitantes, deixando no ar, a possibilidade de um regresso para explorar aquilo que ficou por explorar.
Como chegar à Ilha de São Tomé
De Lisboa existem voos regulares para São Tomé
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional de São Tomé (TMS)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em São Tomé:
Apesar de algo desenvolvida, a Ilha de São Tomé tem algumas limitações em termos de alojamento para férias, daí a necessidade de um bom planeamento, com alguma antecipação, da sua viagem de férias.
A melhor seleção de alojamento de férias em São Tomé
O que fazer em São Tomé / A região norte de São Tomé
Num passeio organizado por um guia local ou alugando um carro e partir à descoberta, de modo a desfrutar ao máximo da Ilha de São Tomé, recomendamos um passeio de um dia pela Região Norte da Ilha, um passeio de um dia pela região centro, um passeio pela região sul, um ou dois dias no Ilhéu das Rolas e um dia dedicado a explorar a Cidade de São Tomé.
Começamos pela região norte da Ilha, ficam aqui as melhores coisas para fazer no Norte de São Tomé.
Um passeio guiado pela região norte da Ilha de São Tomé levá-lo-á por lugares como Micoló, uma pequena e simpática aldeia de aldeia de pescadores, com vários pequenos restaurantes tradicionais, onde se poderá deliciar com peixe e frutos do mar grelhados, petiscos ou outros pratos tradicionais; Fernão Dias, a curta distância de Micoló, é outro dos locais de paragem obrigatória. A praia de Fernão Dias é um local de grande relevância histórica das ilhas, pois foi para onde foram levados os detidos do Massacre de Batepá em 1953, hoje simbolizado com um memorial com nomes de todas as vítimas do massacre.
Não deixe de visitar as Roças da Bela Vista e Agostinho Neto, assim como o Museu Tattoo ou Museu do Mar onde poderá aprender tudo sobre as Tartarugas Marinhas e os ecossistemas marinhos e costeiros de São Tomé; a praia Lagoa Azul é outro dos locais de paragem obrigatória na zona norte da Ilha de São Tomé, uma das praias de eleição de toda a costa norte da ilha; a Cidade de Neves é outro dos locais a não perder - considerada cidade industrial do Arquipélago; a Roça Monte Forte é a roça de produção de cacau e que atualmente produz cacau biológico e o seu processo de transformação; o marco do descobrimento do arquipélago Ana Ambó onde os navegadores João de Santarém e Pêro Escobar desembarcaram pela primeira vez em 1470; a Roça Diogo Vaz onde se produz cacau orgânico e chocolate; e por fim Santa Catarina conhecida por ter nas proximidades o único túnel existente no litoral na ilha, Local ideal para uma foto de praxe.
Roça Bela Vista / A região norte de São Tomé
Roça Agostinho Neto / A região norte de São Tomé
Talvez a maior roça da ilha de São Tomé, antiga roça Rio do Ouro, propriedade do conde de Vale Flor, posteriormente nacionalizada e chamada de roça Agostinho Neto. Localizada na província de Lobata a roça Rio do Ouro foi fundada em 1865 sendo a sede da Sociedade Agrícola Valle Flôr.
Emblemática pela sua dimensão e imponência arquitetónica, é ainda hoje, uma das mais impressionantes estruturas agrícolas. Integrava o mais avançado sistema ferroviário de todo o arquipélago, estabelecendo a ligação entre as suas dependências e o porto, localizado em Fernão Dias. A roça organiza-se através de uma artéria central, que é fortemente marcada pelo imponente hospital, implantado na extremidade mais elevada, bem como pelos terreiros e socalcos que acompanham o declive. A ´avenida’ é ladeada pelo conjunto das sanzalas com terreiros privados, das habitações dos feitores, encarregados e trabalhadores. Na extremidade oposta, irá localizar brevemente o museu dos móveis de São Tomé e Príncipe (em reabilitação), e edifícios de apoio.
Museu Tattoo - O Museu das Tartarugas Marinhas / A região norte de São Tomé
O Local onde poderá aprender tudo sobre as Tartarugas Marinhas e ecossistemas marinhos e costeiros de São Tomé. O Museu é da responsabilidade da ONG Marapa, a operadora local do programa de Proteção das Tartarugas Marinhas. Considerado como o pai das tartarugas, o Sr. Hipólito Lima é membro do programa Tatô da ONG Marapa que foi o vencedor do prémio de Conservação Tusk 2020 pela fundação Príncipe William.
Praia dos Tamarindos / A região norte de São Tomé
Praia das Conchas / A região norte de São Tomé
Micoló / A região norte de São Tomé
Ao norte da ilha de São Tomé localiza-se a aldeia de pescadores, Micoló. Junto ao mar, na avenida principal encontram-se vários pequenos restaurantes tradicionais, onde poderá deliciar-se com peixe e marico grelhados, petiscos ou outros pratos tradicionais. Aos fins-de-semana, muitos locais cruzam-se na vila para deliciar-se com os sabores tradicionais de São Tomé.
Praia Fernão Dias / A região norte de São Tomé
Não muito distante de Micoló, está a praia de Fernão Dias, local de grande relevância histórica das ilhas, pois foi ali onde foram levados os detidos do Massacre de Batepá em 1953, hoje simbolizado com um **memorial** com nomes de todas as vítimas do massacre. Daí pode-se também aceder às belas praias do norte da ilha que se localizam a escassos minutos; praias do Governador e dos Tamarindos.
Lagoa Azul / A região norte de São Tomé
Simplesmente a praia mais emblemática do Norte. O cenário da Lagoa Azul vista da estrada é incrível, um cenário de cortar a respiração. Para chegar à Lagoa Azul é necessário descer um declive pronunciado, mas o esforço é compensado. Salta imediatamente à vista a cor do mar, que alterna entre o azul-turquesa e o verde-esmeralda consoante a disposição da luz. A Lagoa Azul é um dos melhores locais de mergulho de São Tomé. Tem boa visibilidade e grande variedade de corais.
Cidade de Neves / A região norte de São Tomé
É aqui se encontrará a maior aldeia piscatória da ilha na zona norte. Neves é também considerada cidade industrial do Arquipélago, uma vez que é em Neves que está sediada a ENCO (empresa nacional de combustíveis e óleo) e a fábrica de cerveja Rosema. Já em neves, não poderá deixar de saborear as famosas santolas (sapateiras).
Roça Monte Forte / A região norte de São Tomé
É uma roça de produção de cacau e que atualmente produz cacau biológico. É um local ideal para visitar as plantações de cacau, o seu processo de secagem e transformação. Pode-se efetuar passeios pedestres às roças vizinhas, conhecer a cascata Angolares e fazer excursões para o pico de São Tomé e pernoitar o alojamento rural aí existente.
Ana Ambó – Marco dos Descobrimentos / A região norte de São Tomé
Este é um local carregado de histórias para o Arquipélago. Aqui encontra-se o padrão dos descobrimentos, que simboliza a chegada dos portugueses ao Arquipélago, pois foi em Ana Ambó, onde os navegadores João de Santarém e Pêro Escobar pisaram pela primeira vez a terra em São Tomé, no ano de 1470.
Roça Diogo Vaz / A região norte de São Tomé
A Roça Diogo Vaz foi nacionalizado e tornou-se numa empresa estatal. Em 2013, foi concedida a uma nova sociedade que se engajou na produção de cacau orgânico e chocolate. A roça dispõe de 420 hectares que foram totalmente replantados com cerca de 150.000 plantas de cacaueiro, os quais incluem as variedades Amelonado e Trinitário, endémicas a São Tomé e Príncipe. Em Diogo Vaz são realizados passeios temáticos e provas de chocolate e possui um alojamento local.
Santa Catarina / A região norte de São Tomé
Santa Catarina é uma comunidade piscatória situada no extremo norte da ilha. Ao caminho conheça o único túnel existente na ilha. O Túnel de Santa Catarina, local ideal para uma foto de praxe. Passando pela aldeia piscatória de Santa Catarina verá com certeza as crianças brincam e saltitam no rio, junto às progenitoras enquanto estas lavam a roupa. As casas são rústicas, de madeira, causalmente pintadas de cores fortes.
Cascata Angolar / A região norte de São Tomé
Cascata Angolar situada na zona norte do país, a trilha para a mesma passará por uma sucessão de túneis mais escuros uns do que os outros, o chamado o reino dos morcegos, a mesma encontra-se escondida num penhasco entre dois túneis.
Savanas do Nordeste / A região norte de São Tomé
O nordeste de São Tomé, apresenta-nos um habitat humanizado completamente distinto do resto da ilha, numa área que se estende desde o Aeroporto até à Lagoa Azul. Aí a densidade de árvores é baixa e dominam os capins, estando também presentes junto à costa algumas zonas pantanosas, resquícios de mangais e pequenas lagoas. Não sendo um local para observação de espécies endémicas, exceto as mais comuns, esta área é ideal para encontrar as espécies típicas de habitats abertos, bem como algumas migradoras menos comuns. Algumas espécies que se podem aí observar são perdiz, codorniz-de-são-tomé, canário, padé-campo, padé-campo-amarelo, viúva-de-asa-branca, pardal-de-cabeça-vermelha ou viuvinha. A visita, maioritariamente por estradas não asfaltadas, pode ser feita a pé ou de carro, sendo aconselhável um veículo todo o terreno e o acompanhamento por parte de um guia qualificado. Nesta área, alguns dos melhores locais para explorar são os arredores do Aeroporto, de Fernão Dias, da praia dos Tamarindos ou da praia das Conchas.
Trilho Caminho das Águas / A região norte de São Tomé
Um roteiro que combina ambiente natural com atividades agrícolas que exploram o ambiente social e cultural das aldeias produtoras de cacau orgânico. Viajamos por belas paisagens até o vale do Rio Contador até a usina hidrelétrica, desfrutando de vistas de plantas luxuosas e aves nativas. Passando por uma série de túneis escavados na montanha durante a era colonial e lar de centenas de morcegos, descobriremos a pitoresca Cachoeira Angolar escondida em um penhasco formando um anfiteatro natural. No caminho de volta, seguimos a rota do cacau, começando em Generosa, cuja população é principalmente de Cabo Verde. Vamos escalar Monte Careca de onde teremos uma vista magnífica da costa Oeste e da cidade de Neves. A caminhada será concluída em Monte Forte, onde aprenderemos sobre o processamento do cacau na sede da Cooperativa CECAB, produtores de cacau orgânico.
Rio do ouro / A região norte de São Tomé
Nasce no Pico Lagoa Amélia (tal como o rio Manuel Jorge) atravessa a roça Agostinho Neto (ex –Rio do Ouro) e Conde (Parte superior) e desagua na praia Fernão Dias. O seu caudal é de 1248 m/s e a área de bacia 48 km quadrado. As suas cascatas cuja vista é digna de ser apreciada. O Rio do Ouro é um dos mais pitorescos rios de São Tomé e sobre qual existem lendas bastante curiosas. Após receber água das roças Esperanças e São Pedro (dependências da Roça Monte Café) corre a nordeste para ser engrossado pelo seu afluente de Água e outros menores.
Mucumbli / A região norte de São Tomé
São Tomé e Príncipe são duas ilhas vulcânicas cheias de rochas para os amantes da escalada. Embora seja uma prática ainda pouco explorada nas ilhas, em Mucumbli poderá praticar escalada com vias de 1º até 4º. A escalada para os profissionais poderá ser feita no pico Cão Grande e Cão Pequeno. O melhor período para visitar as ilhas e praticar a escalada é na época seca (gravana) que vai de junho a setembro. Para mais informações contacte as agências locais.
Roça Ponta Figo / A região norte de São Tomé
Ponta Figo foi uma grande fazenda constituída em 1928-1929 e estendia por quase toda a zona norte da ilha de São Tomé. A roça Ponta Figo seguia a estrutura típica, organizada em núcleo central ou sede e dependências. A sede era constituída pela casa do administrador, as casas dos empregados denominadas de senzala, o hospital, os armazéns, os secadores, as estufas destinadas a preservação do cacau, as lavandarias, a cantina e a padaria. A Roça Ponta Figo possuía 16 dependências: António Morais, Ponta Figo Praia, Ribeira Funda, Ribeira Palma, Rosema, Ribordelo, Stª. Teresa, Monte Forte, Generosa, Bom Sucesso, Costa Santo, Cascata, Fortunato, João Paulo, Mendes Leite e Manuel Moras.
Fábrica de Cerveja Rosema / A região norte de São Tomé
Situada na cidade de Neves, a maior fábrica de produção de cerveja na ilha. A Cerveja Rosema é muito apreciada pelos turistas que visitam as ilhas.
Rota do Cacau / A região norte de São Tomé
Uma Visita nos cacaueiros entre as comunidades de Ponta Figo, Generosa e Monte Forte, onde podemos saborear a história da Cultura do cacau e a magnífica arquitetura colonial que ainda persiste na região.
Ainda que os trilhos estejam sinalizados, deve se fazer acompanhar de um guia local certificado, que permitirá acesso alguns sítios de interesse que só os mesmos tem acesso; - Não deixe nenhuma outra marca da sua passagem a não ser somente a sua pegada; - É aconselhável levar binóculos, pode ser muito útil pelo facto dos trilhos envolverem áreas de grande interesse para observação de aves. - Se for comer ou comprar algo, prefira produtos local de forma a contribuir a promover a economia local; - Se tiver interesse em algum produto específico da rota (café ou pimenta) pode obter nas referidas cooperativas; - Leve sempre água para a realização dos percursos; - Use vestuários e sapatos de caminhada confortáveis; - Aproveite ao máximo a visita e conheça novas culturas, adaptando ao ritmo e aos costumes da população local; - Deve sempre solicitar ao guia se pode tirar alguma eventual foto, principalmente dentro das comunidades; - Evite distribuir doces ou qualquer outro presente durante o percurso, se tiver algum donativo, pode entregar nalguma instituição social ou aos lideres da comunidade.