As Melhores ilhas para visitar na Indonésia

As melhores Ilhas para visitar na Indonésia

Caso procure uma aventura numa ilha para as suas próximas férias, a Indonésia é o destino certo, um dos maiores arquipélagos do mundo composta por pelo menos 17.000 ilhas onde certamente não faltará emoção, aventura, locais e experiências inesquecíveis.

Férias na Indonésia

Algumas das ilhas formam as principais províncias da Indonésia, como Sumatra, Java, Lombok e Bali, e muitas das ilhas menores estão desabitadas, mas caso procure algo entre as principais províncias e as ilhas desabitadas, encontrará uma enorme variedade de ilhas, a maioria delas perfeitas para umas relaxantes férias na praia, e ideais para fazer mergulho e explorar algumas das delícias subaquáticas da Indonésia.

Dependendo do seu orçamento, da distância que pretende percorrer e do tempo de viagem, há ainda a possibilidade de se afastar das multidões enquanto fica bem perto dos principais centros ou fazer a viagem para alguns dos enclaves menos visitados da Indonésia.

Deixamos aqui algumas sugestões das melhores ilhas a visitar na Indonésia:

 

Gili Trawangan (Ilhas Gili)

Gili Trawangan

Gili Trawangan faz parte de um grupo de três ilhas conhecidas coletivamente como as Ilhas Gili, que ficam na costa de Lombok. Facilmente acessível a partir de Bali por barco rápido ou lento, Gili Trawangan é a maior das Ilhas Gili e é conhecida como Gili T. Apesar de ser a maior ilha e de todo o preogresso turístico, as únicas formas de se deslocar aqui são a pé, de bicicleta, ou carroça puxada a cavalo.

Dos pontos turísticos em destaque a salientar um santuário de tartarugas, vastos coqueirais e belas praias. Se durante o dia as praias de areia brancas e água cristalina são o centro das atenções, à noite Gili Trawangan ganha vida e a vida noturna vibrante com música ao vivo, bares noturnos, noites de festa e eventos temáticos torma-se na atração principal da ilha.

Os melhores alojamentos em Gili Trawangan, desde hotéis baratos a resorts de luxo

banner 320x50 pt

 

 

Ilhas Wakatobi

The Wakatobi Islands

Wangi-Wangi

O mini-arquipélago das Wakatobi situa-se no Sulawesi e é composto por quatro ilhas, Wangi-Wangi, Kaledupa, Tomia e Binongko. As Ilhas Wakatobi são conhecidas por ser um local de mergulho fantástico e situam-se no amplo Parque Nacional Wakatobi, que foi formado para preservar a diversidade da vida marinha aqui, e você também pode desfrutar de caminhadas pelas ilhas, além de mergulhar com snorkel ou nadar.

Para chegar às Ilhas Wakatobi, você precisará passar por Bali, mas a longa jornada vale a pena visitar um paraíso de praia intocada que muitos visitantes não conseguem ver.

 

 

 

Ilhas Mentawai

The Mentawai Islands

As Ilhas Mentawai são um conjunto de mais de setenta ilhas localizadas na costa oeste da Ilha Sumatra.

A melhor maneira de pensar nos Mentawais (como costumam ser conhecidos) é como uma versão de Bali em Sumatra, pois existe uma cultura de surf bem desenvolvida aqui que atrai aficionados ao surf de todo o mundo. Há uma série de torneios de surf realizados anualmente e alguns dos melhores surfistas do sudeste da Ásia são encontrados nos Mentawais.

Caso não pretenda usufruir das ondas para fazer surf, poderá fazer passeios de barco que permitirão percorrer as pequenas enseadas das ilhas ou caminhar pelo interior de muitas das ilhas e explorar exuberantes florestas tropicais.

Hotéis nas Ilhas Mentawai

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilha Komodo

Komodo

A ilha de Komodo está situada na costa de Flores e é uma das ilhas mais famosas da Indonésia por ser lar dos temíveis dragões de Komodo.

Na verdade, os dragões não são tão assustadores quanto parecem e são realmente um tipo de lagarto grande que embora tenham uma saliva tóxica, não constituem grande perigo para os visitantes.

De modo a tornar a experiência dos visitantes mais segura, a Ilha Komodo tem uma série de guias que o levarão a vários pontos onde você pode observar os dragões com segurança.

 

 

 

Nusa Lembongan

Nusa Lembongan

Mushroom Beach Nusa Lembongan

A uma curta viagem de barco de Bali, Nusa Lembongan está ligada à pequena ilha Nusa Ceningan através de uma ponte. Nusa Lembongan é uma ótima opção para quem não pretende ficar muito longe dos trilhos mais visitados, mas pretende ficar fora das áreas mais turísticas. Localizada na costa de Bali, muitos pensam que Nusa Lembongan faz parte da mesma área, embora, na verdade, seja uma regência diferente.

Apesar de estar perto de Bali e Lombok, Nusa Lembongan é frequentemente ignorada pelos visitantes, o que significa que ainda mantém uma atmosfera serena e um ritmo relaxado. Se gosta de mergulhar, esta é uma escolha muito melhor do que a maioria das partes de Bali, pois a visibilidade é mais clara e há ainda a forte hipótese de ver tubarões, raias e tartarugas.

Pesquise hotéis e muito mais em Nusa Lembongan

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilha Wai

Wai Island

A Ilha Wai está localizada nas ilhas Raja Ampat, no oeste da Papua Ocidental, e é uma das mais difíceis de alcançar, mas também uma das ilhas mais impressionantes da Indonésia.

As ilhas situam-se no topo de um atol de corais e são cobertas por uma praia de areia branca e cercadas por mares azuis e recifes de corais, repletos de peixes coloridos e outras formas de vida marinha. O pôr do sol da ilha é conhecido por ser espetacular e para aqueles que pretendem passar os dias no oceano e as noites relaxando na praia, isto não deve ser desperdiçado.

Devido ao seu tamanho pequeno, há um único resort localizado aqui, por isso é uma excelente escolha para quem procura um local isolado para as férias na praia.

 

 

 

Gili Air

Gili Air

Gili Air é a segunda maior das Ilhas Gili em Lombok e é mais silenciosa que Gili Trawangan, embora mais movimentada que Gili Meno, a menor das 3 ilhas.

Muitos turistas optam por vir para Gili Air para fugir à atmosfera festiva de Gili Trawangan.

Aqui encontrará ótimos locais para snorkeling, entre esses locais destacam-se belos recifes de coral ao largo da costa que atraem tartarugas e ocasionalmente tubarões-baleia.

Também é possível caminhar pela ilha através de uma série de belos caminhos cênicos e, à noite, encontrará alguns restaurantes à beira-mar que servem frutos do mar frescos grelhados na brasa.

Pesquise hotéis e muito mais em Gili Air

banner 320x50 pt

 

 

Ilhas Bangka–Belitung

The Bangka – Belitung Islands

As ilhas Bangka - Belitung estão localizadas a leste da ilha de Sumatra e muitos indonésios consideram-nas como as ilhas mais bonitas do arquipélago.

As ilhas são bastante populares entre os locais, recebendo muitos turistas domésticos. Quanto aos turistas estrangeiros, raramente viajam para este belo destino caracterizado por águas azuis transparentes e areias limpas misturadas com formações rochosas cénicas.

São nada mais, nada menos que sete ilhas que poderá visitar num passeio de barco que faz paragens em todas, permitindo que visite cada uma das ilhas com algum tempo e muitas destas ilhas têm uma fauna e flora tropical verdadeiramente fantástica.

Hotéis em Bangka Island

banner 320x50 pt

Hotéis em Belitung Island

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Nusa Penida

Suda Penida

Broken Beach, Nusa Penida

Muitas pessoas optam por vir aqui em vez de Nusa Lembongan, para sair completamente do roteiro turístico conhecido, contudo não encontrará muito para além de fazendas de algas, longas praias e belas oportunidades de mergulho e snorkeling, para além de um recorte litoral fabuloso, especialmente no lado sul da ilha. Muitos dos visitantes que fizeram mergulho aqui e em Nusa Lembongan, defendem que o mergulho é um pouco melhor em Nusa Penida sendo possível encontrar raias e tartarugas com maior frequência já que se aproximam mais da costa graças à pouca afluência de visitantes.

Pesquise hotéis e muito mais em Nusa Penida

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilha Samosir

Samosir

Caso busque uma experiência de ilha completamente diferente do convencional, inclua a ilha de Samosir no seu roteiro. Situada em plena cratera do lago Toba, na ilha de Sumatra, Samosir é uma ilha dentro de outra ilha.

O Lago Toba tem a fama de ser o maior lago de cratera do mundo e está localizado num vulcão extinto cheio de água através de uma fonte subterrânea.

Você pode nadar no lago ou fazer um passeio de barco pelas águas. Na própria ilha de Samosir, você pode explorar as aldeias tradicionais de Batak e aprender como essas pessoas indígenas teriam vivido nos tempos antigos.

Há também um cemitério onde pode ver os túmulos ornamentados dos antigos reis de Batak e, se alugar uma moto e viajar pelas colinas ao redor de Samosir, encontrará deliciosas fontes termais, perfeitas para uma tarde de imersão.

Hotéis em Samosir Island

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilha Lembeh

Lembeh Island

Muitas das ilhas da Indonésia oferecem excelentes oportunidades de mergulho, mas a ilha de Lembeh é um pouco diferente, pois é famosa por suas oportunidades de mergulho em ambientes de lodo ou lama.

Localizadas em Sulawesi e acessíveis a partir da cidade de Bitung, as águas ao redor de Lembeh estão cheias de sedimentos naturais, que abrigam uma incrível variedade de criaturas subaquáticas e, se você gosta de macro fotografia, isso não deve ser desperdiçado.

Agumas das espécies que encontrará aqui incluem nudibrânquios, caranguejos e chocos e ocasionalmente tubarões-baleia ou dugongos

 

 

 

Ilha Seram

Ilha Seram

Seram significa "assustador" em indonésio, mas não deixe que o nome impeça de visitar esta ilha. Localizada em Maluku, Seram é uma das mais belas ilhas tropicais do arquipélago, famosa pelas oportunidades de caminhadas.

Grande parte da ilha é composta de florestas exuberantes e há uma série de trilhos que pode seguir por toda a ilha, permitindo que aprecie a flora e fauna locais.

Você precisa fazer um pouco mais de esforço para visitar Seram do que outros lugares da Indonésia, mas vale mais a pena pelo ambiente descontraído e pelas vistas panorâmicas sobre a água.

 

 

 

Ilha Weh

Ilha Weh

A Ilha Weh é uma pequena faixa de terra ao largo da costa da província de Aceh, no extremo norte da Indonésia, sendo um destino fascinante que resulta numa experiência incriveil e única para aqueles que se aventuram por aqui.

Facilmente acessível a partir de cidades maiores, como Medan, no norte de Sumatra, a Ilha Weh é uma espécie de jóia escondida na Indonésia, onde encontrará amplas extensões de praia ideais para relaxar ou mergulhar com snorkel. Embora raramente seja visitado por estrangeiros, existe uma estrutura turística doméstica bastante interessante com uma boa variedade de comodidades, como pousadas, restaurantes e cafés.

Hotéis em Weh Island

banner 320x50 pt

 

 

 

Ilhas Karimunjawa

Karimunjawa Islands

As Ilhas Karimunjawa estão localizadas no Mar de Java e muitos habitantes locais defendem que serão a nova Bali nos próximos anos.

Embora as Ilhas Karimunjawa raramente sejam visitadas por estrangeiros, são um destino deveras interessante com belas praias tropicais e uma infinidade de pontos de mergulho que oferecem excelente visibilidade.

 

 

 

Gili Meno

Gili Meno

Gili Meno, a menor das Ilhas Gili, é um local popular entre casais em lua-de-mel ou viajantes que pretendem fugir de tudo o que está apinhado de turistas e buscam um paraíso tranquilo.

À semelhança das restantes Ilhas Gili, não há carros e as únicas formas de andar pela ilha são a pé, de carroça puxada por cavalo ou de bicicleta.

Com uma atmosfera super tranquila e descontraída, vale a pena passear pela ilha e apreciar as águas suaves da costa, mergulhar com snorkeling ou simplesmente passar o tempo à beira mer, numa praia tranquila.

Devido à falta de poluição, os mares são cristalinos e as tartarugas e as raias são presenças habituais por aqui.

À noite, sente-se em um café à beira-mar e desfrute da paz e tranquilidade. Gili Meno é uma boa opção para quem busca tranquilidade e não pretende afastar-se muito dos trilhos turísticos mais conhecidos, pois pode facilmente chegar a Gili Meno, desde Lombok ou Bali.

Pesquise hotéis e muito mais em Gili Meno

banner 320x50 pt