Férias na Ilha Flores, Indonésia

Flores

Contrariamente ao esperado pelo nome, não existem muitas flores na Ilha das Flores, na Indonésia. O que traz a maioria dos visitantes às Flores da Indonésia (não confundir com a homónima açoriana) são os seus belos “jardins subaquáticos”, já que Flores é considerada como um dos melhores destinos de mergulho do mundo.

 

Como chegar à Ilha Flores:

A ilha das Flores é uma ilha da Insulíndia. Faz parte das Pequenas Ilhas de Sonda, um arco insular com uma área estimada de 14.300 km² estendendo-se para leste da ilha Java na Indonésia. Flores, com 13540 km², está localizada a leste de Sumbawa e Komodo, e a oeste de Lomblen e do Arquipélago de Alor. A sudeste fica Timor.

Aeroportos em Destaque

Komodo Airport (LBJ)

Hasan Aroeboesman Airport (ENE)

Wai Oti Airport (MOF)

Bandar Udara Turelelo (Bajawa Soa Airport) (BJW)

Procura e reserva de Voos

Voos baratos para a Ilha Flores

 

 

 

Onde Ficar na Ilha Flores (Indonésia)

Labuan Bajo é o principal destino para ficar hospedado nas Flores, concentrando a maior oferta turística de alojamento, bares, restaurantes e lojas. É aqui, em Labuan Bajo que se localiza o Aeroporto de Komodo.

Hotéis em Flores, Indonésia

banner 320x50 pt

 

Férias em Labuan Bajo, Flores

Cidade piscatória localizada no extremo oeste da grande ilha de Flores, na região de Nusa Tenggara, Labuan Bajo é tradicionalmente apenas um local de passagem conveniente entre as aldeias populares à beira mar de Nusa Tenggara e as cordilheiras e florestas vulcânicas não pisadas de Flores, no leste.

Graças ao conjunto de ilhas tropicais perfeitas, a uma curta viagem de barco do porto, às areias douradas de praias como Pede e Binongko e às excelentes conexões com outras grandes cidades e pontos turísticos da Indonésia, como a Ilha Komodo), Labuan Bajo é atualmente um destino tusritico completo por si só.

Em Labuan Bajo poderá desdicar o seu tempo a caminhadas nos lagos da cratera ou mergulhando nos mares cristalinos, explorando a Cascata Cunca Wulang ou ainda viajar até à bela ilha Seraya Kecil.

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Labuan Bajo

banner 320x50 pt

O que fazer na Ilha das Flores (Indonésia)

Águas incrivelmente claras e cristalinas, areias clara e limpa, e um grande número de criaturas subaquáticas, incluindo tubarões, tartarugas e raias fazem as delicias dos amantes do mergulho que visitam Flores.

Muitos dos turistas que fazem férias na Indonésia não se aventuram tão longe no país, mas caso tenha tempo, vale a pena conferir esta parte do país. Além das oportunidades de mergulho, há também os parques nacionais para explorar, lagos multicoloridos, e, claro, esta área do país é também lar do feroz dragão de Komodo.

Em resumo, quer pretenda explorar a terra ou o mar, há imensas atrações para mantê-lo ocupado nesta parte fascinante do mundo.

 

As melhores coisas para fazer em Flores

Ilha Komodo - Parque Nacional Komodo

Ilha Komodo

Lar do Parque Nacional Komodo e dos Dragões de Komodo, esta ilha é, sem dúvida, o local mais famoso de Flores. A ilha de Komodo está situada na costa de Flores e é uma das ilhas mais famosas da Indonésia por ser lar dos temíveis dragões de Komodo. Na verdade, os dragões não são tão assustadores quanto parecem e são realmente um tipo de lagarto grande que embora tenham uma saliva tóxica, não constituem grande perigo para os visitantes.

De modo a tornar a experiência dos visitantes mais segura, a Ilha Komodo tem uma série de guias que o levarão a vários pontos onde você pode observar os dragões com segurança.

 

Bukit Cinta Hill, A colina do Amor

Love Hill

Love Hill situa-se nas proximidades de Labuan Bajo e é um local bastante visitado por causa do excelente cenário ao pôr-do-sol. Do topo da colina do amor, você pode ver florestas tropicais, colinas pitorescas e as águas azuis do bonito mar das Flores.

Se você estiver visitando Labuan Bajo, faz sentido visitar a cidade primeiro e depois fazer o seu caminho aqui no início da noite para que você possa aproveitar ao máximo as deslumbrantes vistas do pôr-do-sol sobre o resto de Flores.

 

 

 

Visite a Ilha Seraya

Seraya Island

A Ilha Seraya é uma das ilhas mais famosas de Flores e um dos destinos mais recomendados para visitar nesta parte da Indonésia.

Um recife com uma grande variedade de vida marinha faz com que a Ilha Seraya seja outro grande destino para mergulho e snorkeling num local onde tubarões e tartarugas marinhas são presença frequente.

Para além da espetacularidade da experiência de mergulho, vale a pena explorar a ilha  onde encontrará cenários magnificoa e uma vila de pescadores numa das extremidades, onde poderá fazer uma paragem para comer e beber algo local.

 

 

 

Caverna do Hobbit

Hobbit Cave

Liang Bua, a Caverna do Hobbit situa-se a cerca de meia hora de Ruteng em Flores e é um dos achados arqueológicos mais surpreendentes da Indonésia.

A caverna situa-se no ilterior de um complexo maior e foi encontrada em 2003. É chamada Caverna Hobbit, pois contém uma série de pequenos esqueletos humanos que se pensa terem cerca de 18.000 anos de idade.

Existe alguma discórdia quanto à idade exata dos fósseis e restos esqueléticos encontrados aqui, que mudariam parte da teoria da evolução, mas independentemente da história, a caverna é um lugar fascinante para visitar e aprender um pouco de história. Há também um pequeno museu ao lado da caverna que explica a caverna em termos arqueológicos e históricos.

 

 

 

Parque Marinho das 17 Ilhas

17 Islands Marine Park

Flores possui vários parques marinhos e um deles é o 17 Islands Marine Park – Parque Marinho das 17 Ilhas, que consiste numa vasta extensão de águas azuis claras e cintilantes, repletas de várias espécies de peixes e tartarugas. Se pretender ficar fora da água, existem várias praias espetaculares para relaxar à beira mar. Caso opte por explorar as várias ilhas, existem excelentes trilhos ao longo da selva onde poderá avistar raposas voadoras, aves tropicais e até morcegos.

A maioria das ilhas do Parque Marinho das 17 Ilhas está desabitada, pelo que será necessário contratar um guia para levá-lo às ilhas.

 

 

 

Sano Nggoang Lake

Sano Nggoang Lake

Flores é terra de lagos cênicos e picos altos, o mais profundo desses lagos é Sano Nggoang, que desce a uma profundidade de 500 metros.

Ideal para uma viagem de um dia desde Labuan Bajo, onde poderá caminhar através de uma seção de floresta exuberante encontrando várias fontes termais espalhadas ao longo do percurso. Estas fontes termais são ótima para uma pausa na viagem e nadar nas águas quentes que se diz terem propriedades medicinais.

O Lago Sano Nggoang está localizado a cerca de 35 quilômetros do Labuan Bajo.

 

 

 

Caminhe até Wae Rebo

Wae Rebo

Wae Rebo é uma vila tradicional habitada pelo povo Manggarai, e a viagem até aqui é uma experiência única e inesquécivel.

A caminhada estende-se por mais de 10 quilômetros através de vastas selvas e falésias escarpadas, passando por cascatas e quedas de água onde poderá fazer pequenas paragens para se refrescar nas piscinas de águas límpidas e transparentes da base das cascatas.

Uma vez em Wae Rebo, verá como os habitantes locais vivem e poderá inclusive de desfrutar de comida e música típica e até passar a noite numa cabana redonda que ainda é feita no estilo tradicional.

 

 

 

Assista à Dança Caci

Caci dance

Algo bastante comum encontrar em Flores são pequenos povoados praticamente parados no tempo, que por si só, constitui um atrativo extra.

O povo indígena na parte oeste de Flores é conhecido como o povo Manggarai, povo de tradições e celebrações diferentes de tudo o que provavelmente verá noutras partes da Indonésia. Uma delas é a dança Caci, onde dois homens dançam e tentam lutar batendo um no outro com chicotes, vestidos como animais. A dança é acompanhada por batidas de tambor e é mais um espetáculo cerimonial do que uma luta.

 

 

Ilha Bidadari

Bidadari Island

Mais um excelente destino para uma viagem de um dia desde Flores, Bidadari é uma pequena ilha com um recife encantador que fica ao largo da costa, sendo mais um excelente ponto de mergulho e snorkeling.

Centenas de peixes coloridos, bem como outras criaturas subaquáticas, como cobras e polvos fazem de ilha Bidadari seu habitat natural.

Caso pretenda ficar algum tempo nesta ilha, encontrará aqui um resort de luxo.

 

 

 

Blue Stone Beach

Blue Stone Beach

A praia de Penggajawa é conhecida como Blue Stone Beach (Praia da pedra azul), sendo também referida como Green Stone Beach (Praia pedra verde).

Tais designações devem-se ao facto de se tratar de uma prais onde pedras de cores azuladas e everdeadas substituem a tradicional areia expectável numa praia, sendo um fenomeno natural estranhos mas de beleza única de Flores. A principal razão para vir aqui é apreciar a paisagem espetacular e tirar algumas fotos memoráveis num cenário único.

 

 

 

Mergulho no Parque Nacional Komodo

Parque nacional Komodo

O grande atrativo do Parque Nacional de Komodo são os dragões de Komodo, tanto que muitas pessoas nem percebem que esta ilha é também um excelente local para fazer mergulho e snorkel.

As águas do Parque Nacional Komodo são famosas pela enorme abundância de espécies e belos corais, sendo trequentemente atravessadas por enormes cardumes de peixes e mantas.

As correntes marítimas alteram com frequência e podem ser fortes pelos que é uma área recomendável para mergulhadores experientes.

 

 

 

Ilha Kanawa

Kanawa Island

A Ilha Kanawa está localizada na costa de Labuan Bajo e é um paraíso subaquático. As águas de Kanawa estão repletas de vida marinha sendo bastante comum avistar tartarugas, raias e tubarões passeando pelos recifes coloridos e jardins de coral que balançam nas correntes subaquáticas. A ilha é perfeita para quem quer fugir das multidões e aproveitar a localização isolada de uma ilha que se encontra praticamente no seu estado original.

 

 

 

Campos de arroz em forma de teia de aranha em Cancar

spider web fields at Cancar

Outra das atrações que tornam Flores famosa, são os seus arrozais, ou mais concertamente, a forma em que a cultura é disposta no terreno.

Os campos de arroz em Flores são chamados de campos lingko ou teia de aranha, pois os terraços de arroz são organizados numa uma formação semelhante a uma teia de aranha, com cada parte da teia atribuída a uma família diferente na área. Dependendo da riqueza da família, a mesma terá um bocado maior ou menor da teia. Um dos melhores locais para ver estes terraços de arroz em forma de teia de aranha é em Cancar, perto de Ruteng.

Como os terraços de arroz estão no campo, a melhor forma que aqui chegar é contratar um motorista que conhece os pontos de vista perfeitos a partir dos quais você pode admirar esse incrível cenário.

 

 

 

Ilha Padar

Ilha Padar

A Ilha Komodo parece ofuscar todas as restantes atrações de Flores, no entanto existem muitas outras atrações igualmente espetaculares e, uma vez na área, vale a pena fazer uma viagem até à Ilha Padar.

Os principais atrativos da ilha de Padar são as praias, com três áreas de areal distintas na ilha: preto, branco e rosa, respectivamente.

Chega à ilha de Padar é relativamente fácil, desde Labuan Bajo e uma vez aqui poderá caminhar por toda a ilha numa variedade de trilhos. Se possível, planis  atravessar a ilha de manhã, aproveitando o clima mais fresco para caminhae e, quanto o calor começar a apertar, opte do ficar na praia e nadar.

 

 

 

Admire e surpreenda-se com os Lagos coloridos de Kelimutu

lakes of Kelimutu

Lagos de Kelimutu

Uma das atrações principais em Flores é Kelimutu, que apesar de não ser a atração principal é um vulcão. O principal motivo que leva os visitantes a Kelimutu são os três lagos da cratera que se aninham dentro da montanha e cada um brilha com uma cor diferente. Os lagos são azuis, vermelhos e verdes, e a diferença de tonalidade é o resultado dos diferentes gases borbulhando sob a superfície. É possível caminhar até os lagos e até é acampar perto da cratera, para que acorde cedo e assista ao espetacular nascer do sol sobre a cratera.