Férias em Kalimantan (Bornéu)

Kalimantan

Situado no Bornéu, uma imensa ilha de terreno acidentado no Arquipélago Malaio, localizado no Sudeste Asiático, que é dividida entre os estados malaios de Sabá e Sarawak, o estado indonésio de Kalimantan e a pequena nação de Brunei.

Bornéu

O Bornéu é famoso pela exuberante natureza, mais concretamente pelas praias espetaculares e pela antiga floresta tropical, que abriga uma incrível biodiversidade de animais selvagens, como orangotangos e leopardos. Em Sabá (Malásia), encontra-se o maior pico da ilha, o monte Kinabalu, com 4.095 metros de altitude, e, na costa, fica a ilha Sipadan, um famoso ponto de mergulho.

Kalimantan

Kalimantan faz parte da Indonésia e está localizado na ilha de Bornéu (que aliás é Kalimantan em indonésio). 73% da ilha do Bornéu é território da Indonésia e o restante é composto pela Malásia e Brunei.

 

Como chegar a Kalimantan, Bornéu:

Aeroportos em Destaque:

Aeroporto de Noor Sjamsudin (BDJ)

Kalimarau Airport (BEJ)

Supadio International Airport (PNK)

Aeroporto Internacional de Sepinggan (BPN)

Tjilik Riwut Airport (PKY)

Bontang Airport (BXT)

Sampit Airport (SMQ)

Procura e reserva de Voos

 

Kalimantan, na verdade, significa 'Ilha do clima escaldante” e deriva do sânscrito para Kalamanthana, pois está localizado perto do equador e, como resultado, um clima muito quente ao longo de todo o ano. Se quiser ir até à linha do equador nesta região, siga para a cidade de Pontianak, que fica diretamente sobre a linha equatorial.

O Bornéu é a terceira maior ilha do mundo com hectares de floresta tropical exuberante, rios serpenteantes e campos acidentados.

A área de Kalimantan, que é a maior parte da ilha, encontra-se dividida em cinco províncias:

Kalimantan Central, Kalimantan Ocidental, Kalimantan Oriental, Kalimantan Setentrional e Kalimantan Meridional.

 

 

Onde ficar em Kalimantan, Bornéu:

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalimantan, Bornéu

banner 320x50 pt

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalimantan Oeste, Bornéu

banner 320x50 pt

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalimantan Sul, Bornéu

banner 320x50 pt

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalimantan Central, Bornéu

banner 320x50 pt

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalimantan Este, Bornéu

banner 320x50 pt

 

O que Fazer em Kalimantan, Bornéu / O que Visitar em Kalimantan, Bornéu:

 

Como seria de esperar, trekking e caminhadas nas florestas tropicais intocadas é  o passatempo favorito dos visitantes, sendo possível conferir toda a flora e fauna locais, como os macacos- proboscis. Para entrar na natureza no seu estado puro e visitar uma parte menos conhecida da Indonésia, nada como viajar até ao Estado de Kalimantan no Bornéu, uma das ilhas mais bonitas desta parte do mundo.

 

 

 

Balikpapan

Balikpapan

Localizada no leste de Kalimantan, a cidade de Balikpapan é o que se pode considerar o lado mais moderno do Bornéu indonésio. Como tal, este é um ótimo lugar para entrar lentamente em Kalimantan, um destino que conta com uma boa variedade alojamento hoteleiro, assim como um grande centro comercial.

Balikpapan conta ainda com vários museus entre outras atrações e situa-se perto de várias áreas rurais, ideais para que pretende explorar a área circundante da cidade. Também é um bom ponto de partida para outras áreas de Kalimantan ou para explorar alguns dos locais de mergulho vizinhos.

 

Banjarmasin

Banjarmasin

Banjarmasin fica no sul de Kalimantan e também é o lugar onde você encontrará as poderosas montanhas Meratus.

A cidade é dividida por longas vias navegáveis ​​que você pode explorar usando pequenas canoas locais, e este é o lugar perfeito para desfrutar de uma experiência na cidade, juntamente com uma forte cultura e tradições locais.

Uma das melhores coisas a fazer é fazer um passeio pelo canal, ou você também pode visitar a principal mesquita da cidade, chamada Mesjid Raya Sabilal Muhtadin, para conferir a maravilhosa arquitetura islâmica.

 

Ilha Bunyu

Bunyu Island

A ilha Bunyu, em Bulungan, no norte de Kalimantan, é um dos melhores lugares para conhecer a cultura local e também experimentar a comida local. Bunyu é composta de três aldeias distintas que abrigam a tribo indígena Tidung de Kalimantan. A ilha também é conhecida por sua famosa fruta chamada salak, que é uma das melhores e mais deliciosas frutas indígenas da Indonésia. Portanto, tente algumas quando visitar.

Outros bons locais para visitar aqui incluem a bonita praia de Nibung e você também encontrará clubes de praia e até mesmo um campo de golfe.

 

 

 

Parque Nacional Danau Sentarum

Danau Sentarum National Park

O Parque Nacional Danau Sentarum é uma grande área de pântanos e zonas húmidas que se estende ao longo de 132.000 hectares.

Grande parte do parque é composta de florestas tropicais de baixo nível, além de grandes pântanos de turfa, albergando uma grande quantidade de flora e fauna indígena num local incrivelmente pitoresco.

Orangotangos, macacos-narigudo, crocodilos, faisões e cegonhas são alguns dos animais selvagens que poderá encontrar no Parque Nacional Danau Sentarum.

E como que não bastasse, ainda há alguns grupos indígenas de Kalimantan que vivem na área do parque. Não existe experiência mais gratificante do que visitar os acampamentos destas tribos indígenas e ver como vivem nesta ilha há séculos.

 

 

Ilha Derawan

Derawan Island

A Ilha Derawan é Património Mundial da UNESCO na Indonésia e situa-se na costa da ilha principal de Kalimantan. Faz parte de seu pequeno arquipélago e é um dos melhores lugares para mergulhar em Kalimantan e nos arredores.

As águas aqui estão repletas de vida marinha, como polvos azuis e peixes-escorpião, e também é possível encontrar cavalos-marinhos balançando, além de peixes com tubulação fantasma.

Aqui situa-se Blue Trigger Wall, uma famosa rocha com cerca de 18 metros de comprimento, 10 metros abaixo da superfície da água, que torna este local num dos melhores pontos de mergulho em Derawan.

 

Ilha Kakaban

Kakaban Island

A ilha de Kakaban é uma das mais famosas de Kalimantan e é conhecida por seu majestoso lago que fica no centro. O lago está cheio de graciosas medusas não venenosas, o que significa que você pode nadar com elas e apreciar esse incrível espetáculo da natureza de perto.

Existem aqui duas espécies de medusas, as Medusas Douradas e as Medusas da Lua, sendo o Lago de Kakaban, juntamente com a Micronésia, os únicos lugares do mundo onde poderá ver este fenómeno.

 

 

 

 

Rio Mahakam

Mahakam River

 O rio Mahakam é o rio mais longo de Kalimantan Oriental e é a espinha dorsal central da comunidade, fornecendo água à área e servindo como uma das principais vias de transporte da ilha, em grande parte coberta de floresta tropical. O rio também abriga uma espécie de golfinho de água doce conhecido como 'pesut', sendo possível avistar essas elegantes criaturas marinhas no seu habitat natural enquanto faz um cruzeiro no rio que também permitirá que confira um grande número de outras espécies indígenas da região.

 

 

 

Parque Nacional Kutai

Kutai National Park

 Outro parque nacional de Kalimantan é o Parque Nacional Kutai, coberto por uma floresta intocada. O parque estende-se ao longo de 198.000 hectares, contanto também com várias faixas de manguezais, assim como campos de coloridas orquídeas selvagens.

O Kutai sofreu danos irreparáveis em 1998, em virtude de um incêndio florestal devastador, estando atualmente com algumas áreas já recuperadas. O Parque Nacional Kutai é também lar de ursos malaios, simpáticos lêmures, veados e orangotangos.

 

 

 

 

 

Sampit

Sampit

Sampit é uma cidade situada nas margens do rio Sampit e há uma série de atrações que você pode desfrutar na cidade. Uma das melhores é a praia de Pandaran, que fica ao lado da foz do rio Sampit e onde pode observar o ponto em que o rio se infiltra no mar mais amplo.

Outra atração importante aqui é o Orchid Park em Pembuangan Hulu, que é uma área de floresta que, como o nome sugere, é coberta por lindas e coloridas orquídeas.

 

 

 

Parque Nacional Tanjung Puting

Tanjung Puting National Park

O Parque Nacional Tanjung Puting é considerado um dos parques nacionais premium em Kalimantan e é aqui que encontrará o maior número de elegantes orangotangos balançando nas árvores. Aqui existe um centro de conservação e pesquisa e o parque é uma Reserva da Biosfera da UNESCO que abrange 415.040 hectares de terra e também possui um parque irmão adjacente na Malásia.

Apenas algumas das atividades que pode desfrutar no parque incluem cruzeiros ao longo do rio, além de passeios de barco, onde você pode conferir toda a vida selvagem local e desfrutar de um cruzeiro de lazer ao mesmo tempo. Apenas alguns dos animais que fazem de Tanjung Puting seu lar, incluem leopardos, cervos-rato, ursos malaios e macacos-narigudos.

 

 

 

Área de Floresta Protegida do Rio Sesayap

Sesayap River Protected Forest

Para aqueles que visitam a província Norte de Kalimantan na Ilha do Bornéu é imperdível uma viagem à Floresta Protegida do Rio Sesayap.

A melhor forma de apreciar a majestoja floresta é fazer um cruzeiro pelo rio de onde poderá ver todas as paisagens deslumbrantes, além de desfrutar de árvores exuberantes e flores gigantes. Há também macacos, cobras e diferentes pássaros coloridos para serem apreciados.

Também poderá procurar as árvores Perengat que possuem uma fruta ácida especial usada numa variedade de remédios naturais.

 

 

 

Parque Nacional Sembuku Sembakung

Sembuku Sembakung National Park

O Parque Nacional Sembuku Sembakung é o único lugar em Kalimantan onde encontrará elefantes e esta incrível floresta natural estende-se por cerca de 400.000 hectares.

É uma das mais novas áreas da Indonésia a ser declarada parque nacional e corre ao longo da fronteira de Kalimantan Oriental. Um dos grandes atrativos do parque é o fato de cobrir seis áreas diferentes de terra, que incluem manguezais, colinas verdes e florestas exuberantes.

 

 

 

Tapin Bini (Kalimantan)

Tapin Bini (Kalimantan)

 

 

 

White Mountain

White Mountain

White Mountain, ou Gunung Putih, localiza-se na região de Bulungan e é um dos picos mais importantes de Tanjung Palas. A razão pela qual as pessoas se reúnem aqui é caminhar até o pico da montanha e, a partir daqui, desfrutar de vistas claras sobre a paisagem circundante.

Caso não lhe agrade a ideia de uma caminhada nas montanhas, pode explorar a caverna subterrânea que também é encontrada aqui e que pode ser alcançada através de algumas encostas cênicas. Poderá explorar a área ao redor da boca da caverna e existem 42 focos no interior que o levarão por parte do caminho para o interior da câmara principal.

 

 

 

Ilha Maratua

Maratua Island

A Ilha Maratua fica entre a Indonésia e a parte malaia de Kalimantan, pertencendo ao arquipélago de Derawan. Uma das principais razões para visitar Maratua é conferir os dois lagos famosos encontrados na área, Tanah Bamban e Hajj Buang.

Existe aqui um resort famoso pelos seus quartos em palafitas sobre a água, onde a visibilidade é tão boa que é possível ver peixes e tartarugas nadando. Os desportos aquáticos são abundantes aqui, sendo um destino excelente para a prática de mergulho e snorkeling, passear de jet ski, ou apenas alugar um barco e conferir as belas paisagem.

 

 

 

Pontianak

Pontianak

Pontianak é a maior cidade de Kalimantan e situa-se na união dos rios Sungai Kapuas e Sungai Landak. Alguns dos melhores pontos para visitar na cidade incluem o Istana Kadriyah, que é um antigo palácio real, bem como o Museu Negeri Pontianak, que é o museu nacional e um ótimo local para aprender mais sobre a história e a cultura da região. Aqui também há um Monumento ao Equador e uma Dayak Longhouse tradicional.

 

 

Locais em Destaque em Kalimantan, Bornéu:

Balikpapan, Banjarmasin, Pontianak, Samarinda, Palangkaraya, Singkawang, Banjarbaru, Pangkalan Bun, Ketapang, Tanjung

Locais de Interesse em Kalimantan, Bornéu:

Tarakan, Mahakam River, Gunung Palung National Park, Tanjung Puting National Park, Meratus Mountains, Mount Kelam, Balanga Museum, Mahakam Bridge, Bekantan Conservation Area Mangrove Park, Sultan Suriansyah Mosque, Sabilal Muhtadin

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.


travel 2 icon

 

Pacotes de Férias

tracking route icon

 

Circuitos

cruise icon
 

Cruzeiros

Transport Airplane icon
 

Voos

Household Bed icon
 

Hotéis

car icon
 

Aluguer de Carro

colosseum icon
 

Passeios Turísticos

insurance icon
 

Seguro de Viagem