Os melhores Templos para visitar em Bali

Tanah Lot

Uma das atrações que faz toda a diferença nesta incrível ilha do sudeste asiático são os seus incríveis templos que com toda a certeza vão fazer com que frequentemente saia da sua rota para os visitar.

Bastam uma pequena caminhada por um pequeno aglomerado populacional para encontrar um ou mais templos que lhe chamem a atenção.

 

Leo2 InPixio

Se há algo que não falta em Bali são os famosos templos hindus, com cerca de 10.000 espalhados por toda a ilha.

Uma estadia por muito longa que seja nunca será suficiente para explorar todos os templos, no entanto dos muitos templos existentes em Bali, há alguns que são de visita essencial e outros praticamente imperdíveis. Alguns dos templos de visita imperdível são o Uluwatu, Tanah Lot, Pura Ulun Danu Bratan e Pura Besakih.

Para melhor aproveitar as suas férias em Bali, deixamos aqui alguns dos templos que deve obrigatoriamente visitar:

 

 

Pura Besakih

Pura Besakih, the Mother Temple

O complexo do templo de Besakih é a jóia da coroa do leste de Bali, abraçando as encostas de Gunung Agung, a montanha mais sagrada e mais alta da ilha. Besakih é o local mais venerado em Bali para os hindus balineses, que acreditam que os deuses ocasionalmente descem para residir no templo, período em que os adoradores vestem suas roupas e lhes oferecem ofertas elaboradas.

O mais sagrado de todos os templos de Bali, o "Templo Mãe" de Pura Besakih está localizado a cerca de 3.000 pés de Gunung Agung, no leste de Bali. Este amplo complexo consolida 23 templos separados, alguns dos quais remontam ao século X. O eixo principal do templo está alinhado com o pico de Gunung Agung, a montanha mais alta e o local mais sagrado de toda Bali.

Pura Besakih escapou por pouco da destruição em 1963, quando o fluxo de lava da erupção assassina de Gunung Agung perdeu o templo por meros metros. Hoje, Pura Besakih é um grande atrativo para turistas e devotos balineses.

Nos dias claros, com o Agung dramaticamente destacado atrás, e com cerimónias em pleno andamento, é lindo.

Localização: Lado este de Bali, com acesso via Ubud, Denpasar ou Candidasa.

 

 

Gunung Kawi

Gunung Kawi

Localizado a cerca de 1,6 km ao sul de Tampaksiring, o "Vale dos Reis" de Bali está localizado numa ravina entre os campos de arroz. O rio Pakerisan atravessa este desfiladeiro, e as falésias que ladeavam o rio apresentam santuários esculpidos na pedra em homenagem a reis e rainhas do século XI. Os balineses, que são grandes crentes na santidade da água, acreditam que o rio santifica Pura Gunung Kawi.

O local não é um templo em si, nem é uma tumba real - a realeza honrada aqui provavelmente foi cremada de acordo com o costume balinês.

Localização: Perto de Tampaksiring, acessível via Ubud. O templo pode ser visitado juntamente com Tirta Empul nas proximidades.

 

 

Tirta Empul

Tirta-Empul

A nascente sagrada que alimenta Tirta Empul fornece água benta para padres e banhos para os balineses comuns, que acreditam que um mergulho por aqui pode trazer boa sorte e saúde. Deve ser feita uma oferenda no primeiro no templo antes que possa banhar-se e meditar na longa piscina principal.

Diz a lenda que o deus Indra criou a primavera Tampaksiring (homônimo da cidade vizinha) como um antídoto para uma primavera venenosa criada por um rei demónio do mal.

Tirta Empul foi provavelmente construído em 926 DC durante a dinastia Warmadewa em Bali. Um complexo de moradias próximas abriga VIPs do governo; foi originalmente construído para o ex-presidente Sukarno na década de 1950.

Localização: Perto de Tampaksiring, acessível via Ubud. O templo pode ser visitado juntamente com Pura Gunung Kawi nas proximidades.

 

 

Pura Penataran Agung Lempuyang

Pura Penataran Agung Lempuyang

Obscuridade à parte, o templo de Pura Luhur Lempuyang é um dos lugares religiosos mais importantes de Bali: é um dos seis tristes kahyangan ("templos do mundo") dedicados a Sang Hyang Widi Wasa (o Deus supremo), e também é um dos nove templos direcionais da ilha que "protegem" os balineses nativos dos maus espíritos.

O templo apresenta um desafio interessante para os visitantes: alcançar o topo significa conquistar 1.700 degraus cortados na selva da montanha, exigindo cerca de uma hora e meia de escalada séria. Os balineses comuns sobem as escadas para pedir ajuda divina com problemas ou pedir bênçãos de cima.

O templo no topo oferece vistas impressionantes de Gunung Agung, emoldurado pelo portão do templo. Tente visitar na quinta-feira depois de Galungan, para ver Lempuyang durante o seu odalan.

Localização: Este de Bali, acessível via Candidasa.

 

 

Goa Gajah

Goa-Gajah

Conhecida como a "Caverna do Elefante", Goa Gajah deve o seu nome à proximidade ao rio Elephant.

A principal atração de Goa Gajah é a entrada ameaçadora da caverna - a rocha circundante foi esculpida na forma de rosto, com a boca aberta.

O interior da caverna apresenta uma estátua do deus hindu Ganesha e uma área de culto dedicada ao deus hindu Shiva. Goa Gajah provavelmente remonta ao século 11 e é mencionado num poema que remonta ao século 1300.

Localização: centro de Bali, a cerca de 10 minutos de carro a sudeste de Ubud.

 

 

 

Pura Tanah Lot

Tanah Lot

Provavelmente a atração mais famosa de Bali, o icónico Tanah Lot é um templo hindu, incrivelmente localizado no topo de uma formação rochosa grande e cénica que durante a maré cheia deixa o templo completamente cercado pelo mar, tornando-o num cenário simplesmente espetacular e algo surreal. A sua localização faz com que seja um dos pontos turísticos mais incríveis da Indonésia. Muitas pessoas vêm aqui assistir ao pôr-do-sol ao redor do templo. Caso seja o seu objetico, chegue cedo para conseguir o melhor local para assistir ao espetáculo.

Quando a maré está baixa, é possível caminhar pela areia até este templo que presta homenagem aos espíritos guardiões do mar. O Tanah Lot é palco habitual de várias cerimónias religiosas durante o dia, sendo possível juntar-se aos locais nas mesmas. Dos muitos templos existentes em Bali, o Tanah Lot é de visita obrigatória.

Tanah Lot situa-se numa rocha a curta distância da costa, elevando-se sobre o mar. O acesso ao templo é limitado à maré baixa; mesmo assim, este templo pitoresco é bombardeado por visitantes.

A construção do templo foi supostamente inspirada pelo padre Nirartha no século XV; depois de passar a noite no afloramento rochoso onde o templo está agora, ele instruiu os pescadores locais a construir um templo naquele local. Hoje, Tanah Lot é considerado um dos templos direcionais mais importantes de Bali. Um esforço multimilionário de restauração na década de 90 salvou Tanah Lot de cair no mar.

Como um dos templos mais populares de Bali, Tanah Lot está cercado por multidões e vendedores. Não visite se você estiver em paz e sossego, mas venha se quiser uma excelente vista do pôr-do-sol.

Localização: acessível via Ubud ou Denpasar. O templo pode ser visitado junto com Pura Taman Ayun nas proximidades.

 

 

 

Pura Taman Ayun

Pura Taman Ayun

Construído em 1600 pelo rei de Mengwi, Pura Taman Ayun sobrevive hoje como um belo exemplo de templo público real. Os descendentes da família real de Mengwi ainda patrocinam o templo, que também serve como templo do clã kawitan (um templo dedicado à adoração dos ancestrais deificados, neste caso, os governantes anteriores da família real de Mengwi).

"Taman Ayun" significa "belo jardim"; um fosso circunda o templo, o que dá ao complexo a aparência de flutuar na água. Um pátio paisagístico entrado através de um candi bentar ornamental (portão da frente dividido) contribui para a beleza do templo. O pátio interno apresenta vários meru (pagodes) de várias camadas.

Localização: Cerca de 18 quilómetros a noroeste de Denpasar; 9 km ao sudoeste de Ubud. O templo pode ser visitado juntamente com Tanah Lot nas proximidades.

 

 

 

 

Pura Ulun Danu Bratan

Ulun Danu Beratan

Ulun Danu é um dos principais cartões-de-visita e tema dos postais de Bali, um dos locais de visita imperdível na “Ilha dos Deuses”. Trata-se de um complexo de templos localizado no lado ocidental do Lago Beratan em Bedugul, centro de Bali. Toda a área de Bedugul é um autêntico resort de fim-de-semana e fárias da Ilha. Um dos destinos mais populares entre os habitantes e visitantes da ilha. O Ulun Danu Beratan é um dos lugares mais calmos e serenos da ilha. Não deixe de conferir todos os diferentes santuários, cada um dedicado a um deus diferente, e observe os toques arquitetônicos ornamentados, como os intrincados portões esculpidos.

Este templo situado nas margens do Lago Bratan é o segundo templo mais importantes depois de Pura Besakih, mas para os produtores de arroz em Bali, é o principal templo da ilha. Pura Ulun Danu Bratan é o templo principal nos muitos templos e santuários que pontuam o sistema de irrigação subak popular em Bali. O templo é dedicado ao culto à deusa dos lagos e rios, Dewi Batari Ulun Danu.

Parte do templo está localizada em terra firme, nas margens do lago, enquanto uma parte significativa parece "flutuar" no lago. Está situado numa ilha ao lado do complexo de templos na margem. Um meru de 11 telhados (pagode) fica na seção da margem com uma beleza imponente cercada por um lago plácido.

Localização: Lago Bratan, a uma hora e meia de Denpasar.

 

 

 

Pura Luhur Uluwatu

Uluwatu

Pura Luhur Uluwatu é ao mesmo tempo um importante templo balinês (um dos seis kahyangan tristes reverenciados por todos os balineses) e o local de uma apresentação noturna de kecak que reencena o Ramayana, com homens seminus cantando, atores mascarados e um drama dramático de dança.

Pura Luhur Uluwatu foi construído pela primeira vez por um guru hindu javanês no século X. O templo situa-se no topo dum penhasco que se eleva a 200 pés acima do mar, numa das excelentes áreas de surf em Bali, na parte mais ocidental do sul de Bali - o nome do templo refere-se à sua posição "no topo da rocha", e os visitantes ficam de olho no mar enquanto as ondas rebentam contra a base dos penhascos. A vista é especialmente bonita durante o pôr-do-sol.

Kecak Dança

Bali é famosa por suas danças culturais, uma delas é a dança Kecak, que foi desenvolvida na década de 1930.

A dança leva o nome do som 'cak' que é repetido por toda parte e é baseado na história do épico hindu chamado Ramayana. Você pode assistir a apresentações de dança por toda a ilha e muitos dos espetáculos têm lugar no exterior, ao por do sol. Um dos melhores locais para assitir a um espetáculo de dança Kecak é, sem sombra de dúvidas, o Templo Uluwatu.

Localização: 18 quilômetros ao sul de Kuta.

 

 

 

Pura Goa Lawah

Goa Lawah (Bat Cave)

O templo de Pura Goa Lawah, no leste de Bali, está centralizado em torno de uma caverna habitada por milhares de morcegos. Uma praia de areia preta nas proximidades faz de Goa Lawah um local popular para purificação pós-cremação, para as famílias balinesas que podem pagar.

O sacerdote javanês Nirartha tem a reputação de ter visitado a caverna no século XV. Diz a lenda que o interior da caverna se estende por mais de 30 quilómetros abaixo da superfície para emergir em Pura Besakih.

Localização: 6 milhas a oeste de Candidasa.

 

 

Pura é a designação dos templos hindus típicos da ilha em língua balinesa. A construção segue regras, estilos e rituais da arquitetura tradicional balinesa. A maior parte desses templos encontram-se no Bali, onde a maioria da população segue uma forma local de hinduísmo, mas há muitos “puras” noutras partes da Indonésia onde há população significativa de origem balinesa. O “Pura”maior e mais sagrado do Bali é o Pura Besakih ("Templo-Mãe de Besakih"), situado na encosta do monte Agung.

 

Excursões e actividades em Bali

Bali, a famosa “Ilha dos Deuses” da Indonésia é uma verdadeira “caixa de surpresas” em termos de atrações surpreendentes.

Belas praias, cenários incríveis, quer à beira mar, que no interior da ilha, uma cultura fascinante de um povo bastante acolhedor e imensos templos.

É relativamente fácil e não muito dispendioso alugar um carro com motorista particular, que o levará às principais atrações desta bela ilha.

No entanto poderá optar por reservar excursões guiadas e, claro para outras actividades como mergulho, passeios pelas ilhas Nusa, nas proximidades do lado este da ilha, a melhor opção será, sem dúvida uma excursão.

Aqui encontra a melhor oferta de excursões em Bali, permitindo planear antecipadamente o seu programa de visitas a atrações em Bali, durante as suas férias.

Excurses e Ingressos